quinta-feira, 30 de abril de 2015

Novos carros da Via Rio começam á circular.




Começaram á circular nesta semana os novos veículos da Via Rio Class oriundos da Viação Andorinha.Os carros são do modelo Neobus Spectrum City, alguns são montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722M e outros Volkswagem 17-230 EOD.Dessa vez os ônibus foram para as linhas 300, 386 e 399 enquanto os Mega BRS foram também para a 399 e para a 384


Fonte: http://www.noticiasonibus.blogspot.com.br/2015/04/novos-carros-da-via-rio-comecam-circular.html?m=1

Galo Branco recebe seus Vips IV.



A Viação Galo Branco de São Gonçalo recebeu hoje em sua garagem a compra da empresa após os Marcopolo Torino 2014, que dessa vez é Caio Apache Vip IV montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Blue Tec 5 padronizados para a frota municipal de São Gonçalo.



Fonte: http://www.noticiasonibus.blogspot.com.br/2015/04/galo-branco-recebe-seus-vips-iv.html?m=1

Novos carros da Tijuca começam á circular.



Começaram á circular ontem os novos ônibus da Auto Viação Tijuca adquiridos pela a empresa nesta semana.
Os veículos são do modelo Marcopolo Torino 2014 montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Blue Tec 5 e estão operando na linha 226.


Fonte: http://www.noticiasonibus.blogspot.com.br/2015/04/novos-carros-da-tijuca-comecam-circular.html?m=1

Barra assume linha 746.



Após pegar 55% das linhas da Andorinha e da Rio Rotas, o Grupo Redentor assume mais uma linha das mesmas.
Dessa vez o Grupo pegou a linha 746 que liga Senador Camará á Cascadura, que antes era operada com 15 á 20 veículos mas que agora está rodando com somente 10 pela falta de ônibus.
A única empresa do Grupo que está operando a linha é a Transportes Barra, que esta retirando carros da 731 e da 737.


Fonte: http://www.noticiasonibus.blogspot.com.br/2015/04/barra-assume-linha-746.html?m=1

Sobre a linha 926.



Após semanas sem circular, a linha 926 que liga Penha á Senador Camará está sem rumo.
A Viação Andorinha que operava  linha foi a falência junto com a Rio Rotas Turísticas deixando mais de 10 linhas para outras empresas operarem, dentre dessas linhas está a 926.
Boatos dizem que o Grupo Redentor irá operar, outros boatos dizem que a Jabour irá pegar a linha, mas a única coisa que os passageiros querem e ônibus na linha, independente da empresa.
As empresas mais prováveis em operar a linha com dignidade é as empresas do Grupo Redentor.


Fonte: http://www.noticiasonibus.blogspot.com.br/2015/04/sobre-linha-926.html?m=1

domingo, 26 de abril de 2015

Haddad entra na Justiça para renegociar dívidas com Governo Federal

Medida beneficiaria plano para construção de corredores de ônibus na cidade.
Com recursos a mais após renegociação das dívidas, cidade teria condições de construir num ritmo maior estruturas para melhoria de mobilidade urbana, como corredores de ônibus e terminais, cujas metas não devem ser alcançadas conforme a prefeitura prometeu para 2016.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que foi o próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que apresentou as dificuldades administrativas por parte do Governo Federal para a aplicação da lei que possibilita a renegociação das dívidas de estados e municípios, com a União, fazendo com que a Capital Paulista entrasse na Justiça.
A ação, segundo Haddad, é para que haja igualdade de tratamento entre os municípios.
No mês passado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também cobrou na Justiça a troca de indexadores.
Fernando Haddad ainda afirmou que o Governo Federal não foi pego de surpresa pela ação movida pela cidade de São Paulo.
O assunto foi levado à presidente Dilma Rousseff na última reunião da Gente Nacional dos prefeitos que ocorreu neste mês.
Haddad disse que a possibilidade de ação judicial por parte de São Paulo foi discutida com Levy mais de uma vez.
No dia 31 de março, o ministro Joaquim Levy acenou com a possibilidade de um acordo para que a troca de índices fosse aplicada a partir de fevereiro de 2016. O acordo deveria ser formalizado em quinzes dias, o que segundo a prefeitura de São Paulo, não ocorreu.
Haddad deu a entender que não se sentiu completamente seguro com a promessa do Governo Federal em cumprir o acordo e que numa relação entre poderes públicos não bastam boas intenções.
Atualmente, por ano, a prefeitura paga 4 bilhões de reais ao Governo Federal. Com a mudança do indexador, a cidade economizaria 1 bilhão e 300 mil reais anualmente.
Se a prefeitura conseguir uma decisão liminar favorável, este valor seria depositado numa conta judicial até a regulamentação da lei ou até o esgotamento da ação na Justiça.
Hoje o valor total da dívida da cidade é de 62 bilhões de reais, que poderia cair para 36 bilhões com a renegociação prevista na lei. Sendo do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff, Haddad quis minimizar os impactos políticos de sua decisão ao afirmar que a questão das dívidas é apartidária.

Aplicativo 'Ônibus Manaus' terá atualização com horários dos coletivos

O aplicativo Ônibus Manaus terá uma atualização que promete dar mais praticidade ao dia a dia de quem depende de transporte coletivo na capital.

A partir de agora, além de informações sobre o itinerário dos ônibus que circulam pela cidade, será possível consultar também seus horários. O lançamento da nova ferramenta será realizado no Manauara Shopping, que agora patrocina o 'app', no próximo dia 27, às 11h.  O centro de compras é um dos cinco destinos mais procurados no aplicativo.
De acordo com o CEO do Trânsito Manaus, Luiz Eduardo Leal, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, o horário da chegada dos veículos em cada parada será feita pela localização dada pelo GPS instalado nos ônibus que fazem parte do transporte coletivo da capital amazonense.
“Os horários serão disponibilizados a partir da localização do usuário. Da própria parada de ônibus, ele informa a linha que pretende utilizar e, através de geo-localização, o aplicativo mostra o horário que o ônibus vai chegar no ponto”, explicou Luiz.
Essa primeira atualização acontecerá para o sistema Android, presente em mais de 80% dos celulares comercializados em Manaus. Em seguida o site do aplicativo será atualizado para também fornecer os horários dos ônibus. Em seguida será a vez dos dispositivos com plataformas Windows Phone e iOS.
Para a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Maria Ferreira, apoiar este tipo de iniciativa é fundamental para se realizar mudanças no transporte público de Manaus. “O engajamento com ações de melhoria de transporte coletivo é importantíssimo para criarmos uma cidade melhor e com um trânsito mais confortável para todos. O Manauara Shopping entende isso”, afirmou.
Sobre o Ônibus Manaus
Com mais de 80 mil downloads realizados desde seu lançamento em 2012, hoje, o aplicativo fornece, através da troca de informações de usuários, itinerários, mapas, localização de rotas, entre outros.
Informações: d24AM.com

Em Sorocaba, Novos coletivos entram em operação nesta 2ª feira

Os novos 24 ônibus do transporte coletivo de Sorocaba foram apresentados na manhã de ontem no estacionamento do Paço Municipal. Os veículos serão utilizados em linhas das zonas norte, leste e oeste da cidade, operadas pela empresa Sorocaba Transporte Urbano (STU).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Segundo a Urbes, esses novos ônibus são maiores e apresentam acabamento diferenciado, com maior qualidade e espaço interno. Todos atendem às normas de acessibilidade vigentes, com carroceria com três portas de serviço, rampa e elevador na porta central, mostrador de itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, câmeras de vigilância e GPRS para melhor controle da operação e segurança aos usuários.
Inicialmente, os veículos serão utilizados nas linhas Senac (10), Jardim São Paulo/Jardim Capitão (15), Aparecidinha/Castelinho (48), Ouro Fino (60), Santa Bárbara (77), Ufscar (80), Interbairros I (301) e Interbairros III (303). Ele começarão a rodar na próxima segunda-feira. (G.B.)
Informações: Cruzeiro do Sul

China terá trem urbano de levitação magnética

A China deve ter um trem de levitação magnética, conhecido como maglev, na cidade de Pequim. A previsão para o início das viagens com passageiros esta marcado para o final de 2016. A nova linha S1 terá oito estações e a última delas conectará com a rede de metroviária.
Maglev usado em linha de alta velocidade na China
Divulgação

Não, não será um trem de alta velocidade, como o que esta em testes no Japão, e usa também a tecnologia de levitação com velocidade que chega a marca de 600 km/h. O sistema chinês terá composições rodando em até 80 km/h, com seis carros (vagões) cada composição, e capacidade de levar mais de mil passageiros.
As construções começaram em 2011, mas devido ao tremor que atingiu a cidade e as possíveis radiações emitidas pelo trem, a obra foi paralisada. Tempo depois, especialistas atestaram a segurança do modelo, e a obra foi liberada em 2014.
O país é o único a operar com trens desta tecnologia. Atualmente um trem de levitação magnética é usado na linha que liga Xangai com seu aeroporto internacional.
Informações: Viatrolebus

Grande Florianópolis quer 87 quilômetros de BRT em cinco anos

Corredores de ônibus ligariam a capital às cidades vizinhas.
Ônibus em Florianópolis. Região metropolitana deve ter 87 quilômetros de corredores de BRT em cinco anos. Foto: Renato de Aguiar.
Ônibus em Florianópolis. Região metropolitana deve ter 87 quilômetros de corredores de BRT em cinco anos. Foto: Renato de Aguiar.

A Superintendência da Região Metropolitana de Florianópolis divulgou plano de construção de 87 quilômetros de corredores de ônibus de trânsito rápido, BRT – Bus Rapid Transit, em até cinco anos.
Os corredores seriam totalmente separados do tráfego comum de outros veículos, o pavimento previsto é mais reforçado para suportar o peso dos ônibus e, em vez de pontos, haveria estações com plataforma no mesmo nível do assoalho dos veículos, oferecendo acessibilidade, pré-embarque, que é o pagamento de passagem antes da chegada do ônibus, painéis indicando linhas e previsão de demora dos veículos, além de maior abrigo ao passageiro da chuva e do sol.
Estas vias exclusivas, pela proposta da Superintendência, devem ligar a capital catarinense às cidades vizinhas.
O custo previsto para estas obras seria em torno de R$ 1 bilhão e 400 milhões.
A proposta faz parte do Plamus – Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis que projeta ações para curto, médio e longo prazos.
Como ação rápida, o Plamus deve integrar os papéis dos governos federal, estadual e municipais para o melhor aproveitamento da estrutura atual, como melhoria de vias, de sinalização e da distribuição das linhas de ônibus.
Os corredores de ônibus são propostas classificadas de médio prazo.
O poder público também quer implantar a Zona 30, de restrição a velocidade de veículos a 30 km/h, e a construção de 146 quilômetros de ruas e calçadas, com espaço diferenciado para bicicletas e transporte público. A criação de mais 14 quilômetros de ciclovias para integras as já existentes também está no plano para a mobilidade da região.
Para um futuro mais distante, a Superintendência prevê uma reorganização do espaço urbano, com a elaboração de um novo plano diretor. Entre as sugestões, está a concessão de incentivos fiscais para empresas e grandes estabelecimentos de comércio e serviços instalarem seus negócios perto de áreas residenciais para evitar grandes e demorados deslocamentos metropolitanos.

Aplicativo de transporte de Manaus passa a informar previsão de chegada dos ônibus

Lançamento de nova ferramenta será em shopping que está entre os cinco destinos mais procurados pelos passageiros.
Ônibus em Manaus. Aplicativo de transporte coletivo passa a informar horários e previsão de chegada dos ônibus nos pontos. Foto: João Canjica de Carvalho.
Ônibus em Manaus. Aplicativo de transporte coletivo passa a informar horários e previsão de chegada dos ônibus nos pontos. Foto: João Canjica de Carvalho.

O aplicativo para celulares e outros dispositivos móveis “Ônibus Manaus” passa a oferecer mais um serviço gratuito para os passageiros de transportes coletivos da cidade: previsão em tempo real de chegada dos ônibus nos pontos.
Até então, o aplicativo apenas informava os horários fixos de partidas, que poderiam registrar atrasos, e os itinerários das linhas de ônibus.
A previsão de chegada dos veículos em cada ponto é possível pelos equipamentos de GPS dos ônibus e o sistema de localização dos celulares.
O passageiro deve selecionar a linha que atende o local onde está. A relação das linhas é fornecida pelo aplicativo.
O lançamento oficial da ferramenta será feito nesta segunda-feira, 27 de abril, no Manauara Shopping, um dos patrocinadores do aplicativo. O estabelecimento especial está, segundo os responsáveis pelo “Ônibus Manaus”, entre os cinco destinos mais procurados pelos passageiros de transporte público que usam o aplicativo.
Atualmente, os serviços estão disponíveis para celulares com sistema Android. Em breve, devem servir também a aparelhos com plataformas iOS e Windows Phone.

Justiça condena DF por conceder benefícios fiscais a empresas de ônibus

Para judiciário, concessão foi irregular. Empresas com dívidas com o INSS e Fisco contaram com benefício, o que contraria a Constituição Federal.
Ônibus de empresa que operou no Distrito Federal. Companhias de ônibus vão ter de devolver R$ 49 milhões por concessão irregular de benefício fiscal. Foto: José Augusto da Silva Gama.
Ônibus de empresa que operou no Distrito Federal. Companhias de ônibus vão ter de devolver R$ 49 milhões por concessão irregular de benefício fiscal. Foto: José Augusto da Silva Gama.

A Justiça condenou definitivamente, sem mais possibilidade de recurso, o Distrito Federal pela concessão de isenção fiscal do ICMS sobre o óleo diesel a empresas de ônibus entre os anos de 2008 e 2013.
De acordo com ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça e Defesa da Ordem Tributária – Pdot, a concessão do benefício foi irregular, já que empresas com débitos junto ao INSS e ao Fisco do Distrito Federal também gozaram da isenção, contrariando o que determina a Constituição: “a pessoa jurídica em débito com o sistema de seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios”.
A medida adotada pelo Governo do Distrito Federal também desrespeita a Lei Orgânica que deixa claro o impedimento de concessão de benefícios fiscais a empresas devedoras: “o agente econômico inscrito na dívida ativa junto ao fisco do Distrito Federal, ou em débito com o sistema de seguridade social, conforme estabelecido em lei, não poderá contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios”.
Agora, além de ser responsabilizada pela irregularidade, a Secretaria da Fazenda deve cobrar uma dívida de R$ 49 milhões das empresas de ônibus, mesmo as que não estão mais operando.
Em 2008, o Governo do Distrito Federal, pela lei 4.242/08, concedeu a isenção do ICMS sobre as operações de venda de óleo diesel para as viações. No ano seguinte, pelo Decreto 30.056/09, o DF dispensou as empresas da obrigação de apresentar ato declaratório para comprovar ausência de débito com o Fisco Distrital e com a Seguridade Social.
Em 2010, diante da dispensa da obrigação, o Ministério Público entrou com ação na Justiça que foi finalizada somente agora.

Rio licita construção de terminal para BRT Transolímpica

O projeto prevê também a implantação de uma passarela sobre a avenida

A Secretaria Municipal de Obras publicou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município, o aviso de licitação para a construção do terminal modal da Avenida Marechal Fontenelle, em Jardim Sulacap, para o sistema de BRT do rioTransolímpica.
terminal receberá as linhasalimentadoras de Bangu e Realengo, principalmente, com destino à Barra da Tijuca. O projeto prevê também a implantação de uma passarela sobre a avenida, que dará acesso ao mezanino, onde ficarão as catracas de acesso e saída do terminal.
O orçamento estimado é de R$ 24,8 milhões. Os interessados poderão apresentar propostas no dia 9/06, às 10h30 na sede da Coordenadoria de Licitação, à Rua Afonso Cavalcanti nº 455 – 9º andar, Cidade Nova.
O Edital estará disponível para consultas no mesmo endereço da realização da licitação, no horário: 9h às 12h e de 13h as 17h ou pelo site http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br. Maiores esclarecimentos serão prestados nos mesmos endereços e horários acima citados, pelos telefones (21) 2976.2567-(21) 2976.2631- (21) 2976-2632 e (21) 2976.2392 ou através do endereço eletrônico odli@pcrj.rj.gov.br

Rio de Janeiro-RJ. Justiça libera prefeitura e cronograma para frota de ônibus é dispensado

Com muito calor e pouca transparência. A Justiça liberou a Prefeitura do Rio da obrigação de apresentar um cronograma de metas para a implantação de ar condicionado em 100% da frota de ônibus da cidade.O pedido havia sido feito pelo Ministério Público, mas, em despacho do dia 10 de abril, a juíza da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, Natascha Maculan Dazzi, considerou que, em ofício apresentado anteriormente, o município já se comprometia em entregar para a população um número mínimo de veículos equipados com ar. Por isso, para a magistrada, determinar que o cronograma fosse apresentado pela prefeitura significaria interferir na administração pública. A data final para entrega da frota totalmente refrigerada é 31 de dezembro de 2016. Mas será preciso acelerar esse processo.


Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes, apenas 21% dos 9.106 veículos que circulam, hoje, no município do Rio, são equipados com ar. Desses, 1.875 são ônibus articulados do BRT e convencionais, e 802 são veículos executivos, os famosos “frescões”. A meta da secretaria é que até o final de 2015, 2.233 ônibus estejam equipados com ar condicionado.
O Ministério Público garantiu nesta sexta-feira que vai recorrer da decisão. Para o órgão, o ofício da Prefeitura do Rio não equivale à apresentação de um cronograma de metas progressivas.
O próprio prefeito Eduardo Paes afirmou, no início deste ano, ter dúvidas sobre o cumprimento da meta de ter 100% dos coletivos equipados com ar condicionado até o prazo inicialmente estabelecido.
Apesar da “derrota” pontual do Ministério Público, a magistrada foi favorável a outra solicitação para que a prefeitura apresente um projeto de sistema de informação em tempo real sobre a localização e taxa de ocupação dos coletivos.
O prazo determinado para que isso seja feito é de 30 dias. Desde março, o Ministério Público acusa a prefeitura de não cumprir prazos assumidos em acordo de 2013.
Informações: O Dia

Porto Alegre-RS. Transcal adquire 21 chassis de ônibus da Iveco

A Transcal, empresa de transporte de passageiros do Rio Grande do Sul adquiriu, recentemente, 21 unidades do chassi 170S28 da Iveco Bus, divisão de ônibus da CNH IndustrialDo total entregue, seis unidades serão para transporte urbano, com carroceria Neobus MegaPlus, e quinze unidades para fretamento, com carroceria Neobus New Road.
A Transcal já possui 20 veículos da marca e transporta aproximadamente 50 mil passageiros por dia na região metropolitana de Porto Alegre. "O fechamento do negócio é a confirmação de que temos um produto de alta qualidade, pronto para atender o setor de transportes. Continuamos investindo para oferecer um veículo moderno, confiável e com a durabilidade comprovada para atuar nesse segmento", afirma Humberto Spinetti, diretor de negócios de Ônibus e Veículos de Defesa da Iveco para a América Latina.



Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas chega para atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal. O veículo passou por mais de 1,2 milhão quilômetros em testes realizados pela Iveco para validação dos componentes e constatação da disponibilidade de uso do chassi. Além disso, o 170S28 rodou, em condições reais de uso, 600 mil quilômetros na fase de testes com transportadoras.







Corredor de BRT Norte Sul do Grande Recife se arrasta para entrega em maio

Dez estações, a urbanização da PE-15 e a ampliação de três terminais ficarão pendentes.

Corredor BRT na Avenida Cruz Cabugá com velocidade de 4km/h. Foto: Aline Soares Especial DP/D.A.Press



A Secretaria das Cidades confirma a entrega do corredor Norte/Sul para maio deste ano. Mas nem tudo o que foi idealizado para o corredor de BRT deverá se confirmar no próximo mês. Além de obras que vão continuar pendentes, entre elas 10 estações, urbanização da PE-15 e ampliação de três terminais: Igarassu, Pelópidas e PE-15, previstos no projeto original, o sistema denominado de Via Livre opera de forma limitada em razão das invasões na faixa exclusiva e congestionamento no tráfego misto. A maior velocidade desenvolvida no corredor é de 34km/h, mas cai para 4km/h na Avenida Cruz Cabugá.

O congestionamento coloca em risco a principal característica do sistema: a regularidade.A faixa exclusiva para o BRT na Cabugá, também prevista,  ainda não é uma certeza.O sistema opera atualmente com 13 estações, das 26 previstas no atual projeto. Antes a previsão era de 33 estações. O Norte/Sul transporta, atualmente, uma média de 25 mil pessoas por dia, o que corresponde a  14% dos 180 mil passageiros estimados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para o trecho do corredor.

Ele também não contará, por enquanto, com a integração no Terminal de Igarassu. E assim como ocorreu em Camaragibe, no corredor Leste/Oeste, a cidade só deverá assistir o BRT passar por ela. O terminal de Igarassu não comporta um ônibus do porte do sistema  e haverá apenas uma estação a cinco quilômetros do terminal e nada mais.

Confira a reportagem completa no blog Mobilidade Urbana

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Falta de planejamento pode comprometer VLT no Rio de Janeiro

VLT Rio de Janeiro

Falta de planejamento pode comprometer VLT no Rio de Janeiro
Sistema de corredores de ônibus também foi mal dimensionado e população sente perda de qualidade nos serviços
THIAGO MATHIAS – CBN
OUÇA REPORTAGEM EM:
A um ano da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos, no Centro do Rio de Janeiro, a prefeitura ainda não sabe o valor da tarifa, como será a integração com outros transportes e a estimativa de passageiros transportados. A operação vai começar no primeiro semestre de 2016, mas o mês e o dia não estão definidos. A primeira linha vai ligar a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Via Binário e Avenida Rio Branco.
Questionado pela CBN sobre quantas linhas de ônibus serão substituídas no Centro após a implantação do VLT, o subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, não soube responder.
A falta de planejamento pode gerar problemas, a exemplo do que aconteceu com o BRT Transoeste. Com o sistema mal dimensionado, os ônibus que circulam pelo corredor estão sempre lotados. Meses após a inauguração, em junho de 2012, a pista do BRT já estava cheia de remendos. O roteiro semelhante se repete no VLT. A prefeitura ainda vai se reunir com o governo do estado e as concessionárias para definir a integração com outros transportes.
O professor do Departamento de Trânsito e Transportes da Universidade Federal do Paraná Eduardo Ratton diz que a discussão sobre a tarifa única deveria ter começado há muito mais tempo. Para ele, as deficiências vão aparecer quando os trens entrarem em operação e o planejamento adotado vai determinar se o transporte será bem-sucedido.
Apesar da falta de informações, a prefeitura comemora o sucesso do VLT. Desde o dia 22 de março, há um protótipo do veículo na Praça da Cinelândia, no Centro da cidade. O professor de Engenharia de Transportes da PUC-Rio, José Eugênio Leal, teme pela segurança do transporte. Ele cobrou mais clareza nas medidas de prevenção, já que o espaço será compartilhado com pedestres.
“Ele não está segregado, está andando com os outros: com a rua, os pedestres, os veículos e as motos. São necessárias uma grande conscientização de todos e uma série de medidas de segurança para reduzir a possibilidade de acidentes, que inevitavelmente vão acontecer.”
O projeto do VLT prevê a entrega de 32 trens com capacidade para 420 pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o sistema de pagamento será o de validação voluntária, sem roletas ou cobrador. Passageiros poderão ser abordados por fiscais da empresa e terão de apresentar comprovantes do pagamento. O custo da implantação do sistema é de R$ 1,157 bilhão
Thiago Mathias, repórter da CBN Rio de Janeiro

terça-feira, 21 de abril de 2015

Rio multa Consórcio Santa Cruz em R$ 10 milhões

ônibus

Rio multa em R$ 10 milhões Consórcio Santa Cruz
Entre os motivos alegados pela prefeitura estão frota abaixo do estipulado e má conservação dos ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
O Consórcio Santa Cruz, operador de transportes da zona Oeste do Rio de Janeiro, foi multado pela Secretaria Municipal de Transportes em R$ 10 milhões, nesta segunda-feira, dia 21 de abril.
De acordo com informações da prefeitura, o consórcio cometeu diversas irregularidades, como frota até 50% menor que o determinado pela secretaria e má conservação dos veículos.
Os fiscais da secretaria verificaram as irregularidades pelo monitoramento do GPS e por trabalho de rua.
Desde outubro do ano passado, o Consórcio Santa Cruz recebeu diversas notificações pelo estado dos ônibus. Trinta veículos ao menos foram autuados.
Como defesa, o consórcio alegou que para suprir a demanda e a paralisação de duas empresas, a Andorinhas e Rio Rotas, desde março, usou ônibus reservas.
A secretaria, no entanto, diz que não constatou que os serviços foram regularizados.
As linhas operadas pelo consórcio que estavam com a frota abaixo do determinado pela prefeitura são:  358, 391, SV358, 684, 689, 730, 731, 737, 738, 740, 745, 746, 759, 784, 786, 790, 811, 812, 819, 846, SN846, 847,848, 885, 894, 2303, 2307, 853 A, 854 AA e 926.
O consórcio poder recorrer administrativamente.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Praia Grande terá faixa exclusiva para o transporte de ônibus

A exemplo de Santos, Cubatão e Guarujá, em breve, Praia Grande também passará a contar com um importante equipamento para melhoria no transporte urbano municipal e intermunicipal. A Cidade passará a contar uma faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Roberto de Almeida Vinhas (trecho que vai do Bairro Maracanã até Solemar – 11,8 km) e Marginal esquerda (trecho que vai do Bairro Imperador até Cidade da Criança – 10 km). 



Nos corredores deverão circular linhas intermunicipais (Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá) e municipais (atendendo a bairros como Cidade da Criança, Princesa, Imperador, Solemar, Flórida, Real, Caiçara, Melvi, Samambaia, Esmeralda e Maracanã). 

Em razão do sistema tronco-alimentador, atenderá também os demais bairros do Município. O corredor da Avenida Roberto de Almeida Vinhas terá mão única de direção, porém a Avenida Marginal continuará com mão dupla, nos mesmos moldes do trecho já pavimentado da via. 

Informações: A Tribuna

Transportes Campo Grande adquire ônibus da Lourdes

Após ter adquirido unidades do modelo Caio Foz Micro da Jabour e Caio Foz Super da Novacap, a Transportes Campo Grande adquiriu hoje 1 unidade do modelo Caio Apache Vip 2 montados sobre o chassi OF-1418 oriundos da Viação Nossa Senhora de Lourdes.
Esse veículo foi adquirido pela a empresa para reforçar as linhas repassadas da Andorinha e da Rio rotas para a empresa.




Fonte: http://www.histurbana.blogspot.com.br/2015/04/portal-noticia-de-onibus-exclusivo.html

Sequer concluído, BRT acumula problemas e precisa de reforma

Relatório feito pela Secretaria Municipal de Transportes indica a necessidade de intervenções.

BRT Transoeste

Mesmo antes de estar totalmente concluído, o BRT Transoeste já precisa passar por reformas. É o que mostra um relatório feito pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O órgão da prefeitura já encaminhou uma lista de problemas que precisam ser resolvidos para a Secretaria Municipal de Obras (SMO). 
O estudo não diz quanto será necessário investir que se coloquem em prática todas as intervenções necessárias, assim como não tem data para ser tirado do papel. O BRT Transoeste consumiu recursos da ordem de 1 bilhao de reais do município e é considerado primordial para a realização dos Jogos Olímpicos.  
Entre os problemas indicados estão a superlotação de estações, que tiveram sua capacidade subestimada. O trecho final, entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra, encontra-se em obras e deve ser concluído em 2016. Quando estiver terminado, o Transoeste terá 63 quilômetros de extensão e 57 estações.

domingo, 19 de abril de 2015

Prefeitura paralisa obras em comunidades por ordem de traficantes

Iniciativas estão paradas ou em marcha lenta.
Rio - Na capital fluminense, onde traficantes e milicianos há décadas impõem a lei do terror nas comunidades carentes, bandidos passaram a demonstrar ainda mais ousadia. O DIA constatou que obras públicas para a melhoria do cotidiano dos moradores estão emperradas ou em ritmo lento por conta da influência de criminosos. Nas regiões conflagradas pela violência, até as ações governamentais têm que passar pelo crivo das quadrilhas. 
Exemplos de como grupos fora da lei decidem o que pode ou não ser feito não faltam. É o caso das estações do BRT Transoeste de Cesarão II e Vila Paciência, em Santa Cruz, que estão inoperantes desde janeiro. O próprio consórcio responsável pelo sistema informa que o fechamento ocorreu “em função de atos de vandalismo”. As estações foram incendiadas e depredadas por ordem de bandos armados, após operações policiais na Favela do Rola. Desde então, o governo municipal tenta reformar os pontos de ônibus articulados, sem sucesso. 


“Funcionários estiveram aqui com equipamentos e tintas, mas a bandidagem, por meio de motoqueiros, mandou recado para irem embora. À noite transformam as estações em bocas de fumo, onde o crack é a principal oferta”, conta X., de 45 anos, que mora nas imediações da Cesarão II. 
Indignados, moradores ressaltam que o terminal, na Av. Cesário de Melo, fica em frente a um Posto de Policiamento Comunitário (PPC) da PM, que mantém um ‘caveirão’ (blindado) da corporação parado ao lado da unidade, sem nenhum policial para operá-lo. No meio da tarde de quarta-feira, os dois PMs de plantão saíram para fazer rondas e a unidade ficou vazia. 

Campo Grande recebe Foz Super da Novacap

Essa semana a Transportes Campo Grande colocou nas ruas os modelos Caio Foz Super recém-adquiridos da empresa Novacap, para operar as linhas 846, 847 e 848.




Fonte: http://buselite.blogspot.com.br/2015/04/campo-grande-recebe-foz-super-da-novacap.html