quarta-feira, 30 de maio de 2018

Crivella anuncia que BRT terá aumento de tarifa e sistema de segurança nos próximos dias

A estação Cesarão III é uma das 22 ao longo da Avenida Cesário de Melo que estão fechadas



O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou nesta quarta-feira, que negocia com o consórcio BRT um aumento no valor da passagem e, como contrapartida, será implantado nos próximos dias um sistema de segurança no corredor expresso, aos moldes do Segurança Presente. Em função da violência, cerca de 20 estações entre Cesarão I e Campo Grande,a Zona Oeste, não puderam voltar a funcionar.
- O BRT está trabalhando nesta quarta-feira com 70% da sua capacidade e volta a rodar na Avenida Cesário de Melo ainda hoje. Havia denúncias do diretor de operações do BRT de problemas de drogas nas estações. As ações que foram feitas hoje não verificaram isso, mas as estações estão completamente depredadas. A Polícia Militar colocou uma viatura em cada estação - disse Crivella.
O secretário da Casa Civil do município do Rio, Paulo Messina, denunciou nesta terça-feira que cinco estações do BRT entre Cesarão I e Campo Grande foram tomadas pelo tráfico, que instalou no local cavaletes para vender drogas. Segundo ele, o relato foi feito pelo diretor de operações do corredor expresso durante reunião do Centro de Operações da prefeitura.
De acordo com o prefeito, a atuação do tráfico na região e a falta de segurança no transporte fizeram parte de negociações que a prefeitura mantém com as empresas de ônibus desde o ano passado.
- Estamos negociando com o sistema de ônibus desde o ano passado o aumento da tarifa. Desde aquela época, está sendo discutido um sistema de segurança para o BRT. Queremos ter policiais e guardas municipais que possam trabalhar conosco nas suas folgas, tipo o Centro Presente, Rio mais Seguro. Vamos implementar isso nos próximos dias - garantiu Crivella, sem dar detalhes se os agentes vão atuar apenas nas estações ou dentro dos veículos e se trabalharão armados.
O prefeito afirmou que o novo sistema de segurança não vai impactar no aumento do valor da passagem:
- Parte do reajuste será usado para a segurança no BRT. O aumento será feito com uma fórmula paramétrica, existe também um ganho extra que as empresas tiveram durante as Olimpíadas e há também a situação de o Rio de Janeiro ter perdido 500 mil empregos com carteira assinada. O Rio Ônibus tem 80% de suas passagens vendidas para as empresas, então foi uma queda enorme para essas empresas.
Sem citar valores, Crivella informou que "o preço da passagem no Rio será ainda mais barato do que o praticado nas cidades ao redor".
Rio sai do estágio de atenção
Após reunião com representantes das secretaria da Casa Civil, Educação, Saúde, Transporte, Conservação e Meio Ambiente, Comlurb, CET-Rio, BRT e Rio Ônibus, no Centro de Operações da prefeitura, Crivella afirmou que a cidade retornou ao estágio de normalidade, uma vez que não há mais impactos severos nas operações da cidade em decorrência dos bloqueios que existiam em rodovias de acesso ao Rio.
O estágio de atenção vigorava desde as 16h30 do dia 25 de maio, por conta dos problemas no funcionamento dos serviços de infraestrutura urbana, em especial na área de transportes, devido às restrições causadas pelos protestos de caminhoneiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário