domingo, 26 de outubro de 2014

Mais cinco terminais de ônibus de SP recebem aluguel de bicicleta

Com novas estações, são 169 em funcionamento; meta é de 300.
Projeto em parceria com a Prefeitura permite integração com Bilhete Único.


Os terminais Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro II, Bandeira e Pinheiros ganharam nesta quinta-feira (23) uma estação do BikeSampa, projeto de aluguel de bicicleta em parceria com a Prefeitura de São Paulo que permite a integração com o Bilhete Único.
Com as novas estações, são 169 em funcionamento. A previsão é que este número chegue a 300 até março de 2015.
Segundo a Secretaria de Transportes, o projeto está em sua terceira fase e tem foco nas regiões central e Leste da cidade. A localização é definida em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e inclui a análise do entorno, atratividade e viabilidade, de modo a não prejudicar a circulação de pedestres e o acesso às edificações.
Bike Sampa
Atualmente, já é possível fazer empréstimo de bicicletas usando o Bilhete Único na capital paulista em parte das estações da Bike Sampa, convênio entre a Prefeitura e o Banco Itaú.
O objetivo é aumentar o uso da bicicleta não só para lazer e esporte, mas também como transporte de pequeno percurso.
Para fazer o empréstimo basta fazer um cadastro no site do projeto Bike Sampa informando o número do Bilhete Único. O site também possui o mapa com os endereços das estações de empréstimo.
As regras para a utilização das bicicletas com o Bilhete Único são as mesmas que já valem atualmente no Bike Sampa. O veículo pode ser usado gratuitamente por 30 minutos e deve ser devolvido em qualquer estação do projeto, ainda que esta não possua um validador do cartão. Apesar da gratuidade, o sistema faz um bloqueio de R$ 10 no cartão de crédito fornecido, que funciona como caução. Após o período de uma hora, o usuário será cobrado em R$ 5 a cada meia hora. Caso a pessoa não utilize o veículo por mais de uma hora, o valor não será descontado. Se o usuário decidir finalizar o cadastro no sistema, o valor não será debitado e o crédito, desbloqueado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário