quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Edital para projetos do BRT fracassa e será republicado em Londrina

O edital lançado pela Prefeitura Municipal de Londrina para a elaboração dos projetos do Bus Rapid Transit (BRT) não teve interessados. A Comissão de Licitações publicou na segunda-feira (13) que a concorrência avaliada em R$ 195.444 foi deserta. O secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, informou que o processo será republicado até esta quinta-feira (16).

O BRT é a proposta da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana de Londrina, com ônibus do transporte coletivo de grande porte que circulam por canaletas exclusivas em duas linhas que cortam a cidade de norte a sul e de leste a oeste. O investimento na obra deve ser de R$ 124 milhões vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
As empresas deveriam apresentar suas propostas até segunda-feira (13), mas ninguém procurou a administração. O secretário de Gestão Pública informou que vai republicar o edital sem modificações, assim como permite a Lei de Licitações.
Divulgação
Edital para projetos do BRT fracassa e será republicado em Londrina
Prefeitura precisa de projetos dos corredores do BRT
"Analisando o que está no edital, é um edital padrão, não tem qualquer alteração, com exceção da capacidade técnica que a empresa precisa ter nesse caso. Não tem nada que as empresas não tenham condições de fazer", comentou.
Questionado sobre o motivo do fracasso da licitação, Dias ponderou se há uma sobrecarga no mercado ou mesmo um descaso das empresas. No processo de contratação para projetos de modernização do prédio da prefeitura também houve dificuldade. Na contramão, as empresas se apresentam quando são chamadas por carta-convite em obras de valor menor.
"Só posso pensar que o mercado de projetos está saturado em Londrina e região. Não tem nenhuma manifestação do CREA, do sindicato das indústrias, na ACIL não tem nenhum tipo de reclamação, não temos nenhum pedido de impugnação. Isso me traduz que o diagnóstico é de mercado saturado", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário