segunda-feira, 15 de setembro de 2014

No BRT todo dia é Dia Mundial sem Carro



Na próxima segunda-feira, dia 22, será celebrado em diversos países o Dia Mundial Sem Carro e o Consórcio BRT lançou uma campanha em suas redes sociais para estimular o uso do transporte público e outras formas de mobilidade que não priorizem os deslocamentos por automóvel. Como o BRT é uma alternativa sustentável e de grande capacidade (os corredores Transoeste e Transcarioca já transportam juntos 320 mil passageiros por dia), criamos a campanha #TodoDiaMundialSemCarro, que mostra as vantagens do BRT.


Estudos indicam que até 2025 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. No Brasil, 85% da população já se encontra em cidades e isso implicará num aumento das viagens diárias na ordem de 50% nas áreas urbanas. Isso significa que investir em um bom planejamento urbano e no sistema de transporte público será essencial para alcançar benefícios econômicos, ambientais e sociais para o conjunto da população.


Todos os dias em nossa página do Facebook serão publicadas, até o dia 22, mensagens com os principais atributos do BRT: economia de tempo, economia de dinheiro, interação com a cidade e redução das emissões, entre outros aspectos. Em anexo, algumas das artes publicadas em nossa fan page (http://www.facebook.com/BRTRioOficial), que reúne 125 mil seguidores.


Criado na França, o Dia Mundial é um movimento internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, busca difundir o uso de formas sustentáveis de mobilidade e incentivar o uso dos transportes públicos integrados a bicicletas. O que se pretende nesta data é fomentar a discussão sobre o uso racional do automóvel não apenas em uma data específica do ano, mas continuamente, para reduzir a utilização do transporte individual, não para transformar o carro em um grande vilão ou proibir sua utilização, mas fazer com que seus proprietários restrinjam seu uso para as ocasiões em que ele realmente é necessário.


E para fazer com que essa tomada de consciência se transforme numa ação concreta e cidadã, o Rio de Janeiro está promovendo significativas mudanças em seu sistema de transporte público, tais como a implantação de uma rede de transporte de alta capacidade integrada aos trens e ao Metrô com quatro corredores de BRT até 2017 (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), totalizando 157 km. 


O BRT consiste num sistema tronco - alimentado, em cujo corredor segregado operam linhas troncais (serviços expressos e paradores) servidas por ônibus articulados e sendo alimentado nas suas estações por um sistema operado por ônibus convencionais que atenderem à demanda dos bairros próximos ao corredor. Esses veículos são equipados com motores do tipo Euro 5 (menos poluentes) e são movidos a biodiesel e diesel de cana. 


Este sistema racionaliza a rede municipal de transporte porque elimina ou reduz linhas convencionais para que elas não se sobreponham ao BRT. O que se obtém disso é um transporte mais rápido, confiável e confortável capaz de tanto melhorar o transporte público para quem já o utiliza quanto para atrair novos usuários. E é por isso que com o BRT no Rio todo dia é o Dia Mundial Sem Carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário