No entanto, mais da metade dos pesquisados vai de avião, aponta levantamento.
Ônibus rodoviário. Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que houve aumento intenção dos brasileiros pelas viagens de ônibus. No entanto, o avião continua sendo o principal meio de deslocamento de média e longa distância. Foto: Adamo Bazani
Se depender da intenção dos brasileiros, o número de viagens de ônibus vai aumentar nas férias de final e de início de ano.
É o que revela a pesquisa “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, realizada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com duas mil famílias, a pedido do Ministério do Turismo em novembro e divulgada nesta terça-feira, dia 09 de dezembro de 2014.
Segundo o levantamento, aumentou de 9% para 14,7% a preferência pelo uso dos ônibus rodoviários para as viagens até o mês maio.
Já as intenções em relação às viagens de carro tiveram queda de 34,1% para 28,1%.
Ainda de acordo com a pesquisa, 34,2% dos entrevistados pretendem viajar até maio.
A maioria deste total, no entanto, vai realizar os deslocamentos de avião: 54,1% dos entrevistados. No ano passado, este número era de 53,4%.
Os dados, colhidos em sete capitais, mostram que a popularização do setor aéreo, que foi intensificada a partir de 2001, fez do avião o principal meio de viagem do brasileiro entre capitais e cidades com maior infraestrutura.
No entanto, a capilaridade das linhas de ônibus que chegam a destinos ainda não cobertos pela aviação, principalmente em locais de difícil acesso, a regularidade dos serviços e a modernização do atendimento de algumas empresas são fatores que parecem fazer com que o transporte rodoviário de passageiros voltasse a ganhar um destaque maior na intenção das viagens.
Vale ressaltar, porém, que o setor é bem heterogêneo. Enquanto existem empresas que investem em diferenciais, como vendas de passagens pela internet, melhor capacitação de atendentes nos guichês e serviços telefônicos, renovação de frota, inclusive com novas categorias de serviços e com sanitários masculino e feminino diferentes em cada veículo, há viações que ainda não oferecem o mínimo exigido pelos passageiros.
E isso independe do porte da companhia de ônibus. Algumas empresas, mesmo pequenas, para permanecerem no mercado e conquistarem mais passageiros, oferecem serviços melhores que muitas companhias de grande porte.
O setor viveu um período de estagnação entre 2008 e este ano por causa das indefinições a respeito das linhas interestaduais e internacionais que seriam licitadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Após dura queda de braço com o Governo Federal, as empresas que não concordaram com o modelo proposto pela ANTT, conseguiram o que queriam. As concessões de linhas serão feitas individualmente, como ocorre com o setor aéreo, sem a divisão do sistema em lotes e grupos, um dos pontos mais criticados pelos empresários.
Em nota à imprensa,o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, explica que o período de férias estimula deslocamentos de curta distância, o que justifica o aumento expressivo da preferência por viagens de ônibus. “Verificamos, no entanto, que o avião continua sendo o meio de transporte mais requisitado, com o automóvel em segundo lugar”.
A pesquisa, que é realizada mensalmente mostra a intenção de viagem dos brasileiros para os próximos 180 dias a partir do mês da sondagem.
As entrevistas são feitas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, capitais que concentram cerca de 70% do fluxo doméstico de viagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário