segunda-feira, 4 de junho de 2018

Apesar de promessa do prefeito, estações do BRT seguem fechadas

Na estação Cesarão II, havia um caveirão com um policial

Quatro dias após o prefeito Marcelo Crivella anunciar que o BRT voltaria a rodar na Avenida Cesário de Melo, as 22 estações do eixo que liga Campo Grande a Santa Cruz continuam fechadas. Além disso, o policiamento no corredor Transoeste foi reduzido nos últimos dias.
Na última quarta-feira, após o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, revelar que cinco estações da região tinham sido dominadas pelo tráfico, a Polícia Militar designou equipes para patrulharem cada uma delas. Já neste domingo, apenas três estações continuavam com policiamento reforçado.
Em frente à estação Cesarão II, havia um caveirão parado e com a porta aberta. Dentro do blindado, um policial militar sentado com as pernas para fora olhava para baixo, mexendo no celular. Já na estação Três Pontes, havia um carro da PM com dois agentes que estavam de pé, lado a lado, encostados na parte traseira do carro e de costas para a plataforma. A terceira estação com presença de policiais era a Cesarão I, onde também havia um carro com uma dupla de policiais.
Quem percorre o eixo Cesário de Melo percebe que as estações estão todas e com as portas abaixadas. Apesar disso, em algumas delas é possível ver a movimentação de moradores de rua, que entram através dos vidros quebrados. Três estações, apesar de fechadas, ainda contam com funcionários em seu interior: São Jorge, Icurana e Parque São Paulo. Não há movimento de articulados nesse trecho do corredor.
Em nota, o consórcio BRT confirma que permanece suspenso o atendimento ao público nas estações da avenida que liga Santa Cruz a Campo Grande. “A equipe de infraestrutura está realizando um levantamento dos materiais e equipamentos necessários para a reabertura das estações do eixo da Avenida Cesário de Melo", diz o consórcio.
Na mesma entrevista coletiva em que prometeu a retomada da circulação dos articulados na Avenida Cesário de Melo, na semana passada, o prefeito Marcelo Crivella afirmou que negocia com o consórcio que administra o corredor expresso uma contrapartida ao reajuste das tarifas de ônibus. Segundo Crivella, um projeto de segurança, nos moldes do programa Segurança Presente, será implantado no sistema de veículos articulados. Na ocasião, o prefeito disse que o programa seria implantado nos próximos dias. Até agora, no entanto, ainda não há qualquer detalhamento sobre o projeto ou previsão para que a promessa se torne, de fato, realidade.
A assessoria de comunicação da SMTR informou, por telefone, que a suspensão da circulação dos articulados no trecho da Avenida Cesário de Melo se deu diante de situações atípicas, provocadas pela greve dos caminhoneiros. No entanto, caso o atendimento à população continue suspenso, as empresas que formam o consórcio estarão sujeitas às sanções previstas em contrato sobre a manutenção do serviço.
Já a Prefeitura do Rio disse que o Consórcio BRT garantiu ao prefeito Marcelo Crivella que, a partir desta segunda-feira, dia 4, colocará em ação um plano de contingência para operar o Corredor Transoeste, no trecho da Cesário de Melo, cujas estações estão fechadas por conta do vandalismo e da falta de segurança. A partir do meio-dia, será Implementada a linha 5805 (Campo Grande x Santa Cruz), operando em paralelo ao corredor Transoeste, com ônibus urbano. O Consórcio BRT faz um levantamento dos materiais e equipamentos necessários para a recuperação das estações que foram depredadas nesse trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário