terça-feira, 24 de outubro de 2017

Passageiros reclamam que os ônibus da linha 388 sumiram das ruas


Em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, os moradores que dependem da linha 388 , que faz o trajeto entre o bairro de Santa Cruz e o Largo da Carioca, afirmam que os ônibus só circulam em quatro horários pela manhã e outros quatro horários na parte da tarde. E que não circula nos fins de semana nem nos feriados.

Segundo os usuários, pela manhã, os ônibus circulam saem às 5h30, 6h, 6h30 e 7h. À tarde, nem dá para garantir a volta para casa, já que os ônibus só circulam entre 14h e 16h. Quem mora na região, só dispõe desta linha para chegar ao Centro do Rio. Sem o 388, os passageiros têm que pegar um ônibus até Coelho Neto e de lá seguir em outro ônibus ou de metrô. Ou então, pagar R$ 14 pela passagem de um ônibus mais confortável com tarifa diferenciada, conhecido como "frescão".

“O que a gente vê aqui em Santa Cruz, no Cesarão, é que a linha 388 simplesmente sumiu. Tem um ônibus ou dois a partir das 6h e depois não tem mais”, reclamou o morador Marcelo Calixto.

Outro morador, Rafael Monteiro, também questionou que a linha 388 não passa nos fins de semana e nos feriados. E que a única alternativa para ir ao Centro é o frescão.


O consórcio Santa Cruz e a Rio Ônibus informaram que, nos últimos dois anos, cinco empresas de ônibus da região fecharam e que o consórcio assumiu algumas linhas em caráter de contingência. E que as dificuldades foram aprofundadas pela falta de reajuste nas passagens, a redução de R$ 0,20 no valor e pela concorrência com vans e kombis.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) disse que tem feito ações de fiscalização e que nos últimos meses o consórcio foi multado cinco vezes por atuar abaixo do número determinado de ônibus.

A falta de linhas que deveriam estar circulando pelas ruas não é novidade. Na última quinta-feira (19), os moradores de Realengo, também na Zona Oeste, reclamaram da ausência de veículos cumprindo o trajeto da linha 367, que percorria o caminho entre o bairro e a Praça XV.

A 702 A, a linha alimentadora do BRT que passava pela Praça Seca e ia até Madureira e Oswaldo Cruz, também desapareceu das ruas há mais de uma semana. Os passageiros contam que são obrigados a fazer um longo caminho com várias baldeações para fazer o mesmo percurso.

O Bom Dia Rio também mostrou os problemas na linha 832 A, que ia da Taquara até o Terminal Alvorada. Outro caso é o da linha 874, que fazia Marambaia até Ilha de Guaratiba, passando pela Grota Funda. Os passageiros eram obrigados a andar 3 quilômetros por causa da falta dos ônibus. Momentaneamente os veículos voltaram a circular, mas depois voltaram a ser cortados, dizem os usuários.

Informações: g1 RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário