terça-feira, 22 de agosto de 2017

Motoristas de BRT anunciam greve de duas horas na quinta-feira

Ônibus do BRT passando no sinal vermelho

Os motoristas de BRT marcaram uma greve de alerta para a próxima quinta-feira. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Rio (Sintraturb Rio), os veículos vão parar entre 17h e 19h. A categoria pede a suspensão de 962 multas por avanço de sinal, causadas por um erro de projeto dos corredores BRT, e a instalação de temporizadores nos sinais de trânsito.
As punições são injustas porque, de acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), os motoristas não têm como parar um veículo do BRT, com 28 metros de comprimento, quando o sinal fica amarelo antes de passar para vermelho. O problema, diz a pasta, foi causado por um erro de projeto do sistema que está sendo reavaliado.
— O secretário anunciou que ia resolver, mas até agora não tomou nenhuma providência. Os motoristas estão tendo descontos abusivos direto dos contracheques — afirmou o presidente do Sintraturb, Sebastião da Silva.
A SMTR informou, no começo de agosto, que está em andamento um estudo técnico para estabelecer um tempo do sinal amarelo que seja compatível com o tamanho e a velocidade do BRT. Na ocasião, o secretário também anunciou que está aberto para receber representantes do Sintraturb. O EXTRA voltou a procurar a secretaria com as cobranças da categoria, e a pasta afirmou que mantém as declarações e só se pronunciará sobre a greve nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário