sexta-feira, 10 de março de 2017

Sindicato diz que ao menos seis empresas de ônibus do RJ operam no vermelho

Em dois anos, outras seis companhias fecharam as portas. Fetranspor e Rio Ônibus temem doze falências.
Ônibus da Translitorânea, uma das empresas que fecharam no Rio. Foto: Matheus Souza.
Ônibus da Translitorânea, uma das empresas que fecharam no Rio. Foto: Matheus Souza.
A situação das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, dos trabalhadores do setor e dos passageiros não vai nada bem. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, Sebastião José da Silva, ao G1 Rio, seis empresas estão operando no vermelho e têm atrasado salários e benefícios.
“Essas empresas estão há seis meses sem conseguir fazer seus pagamentos em dia. O pagamento deveria ser no quinto dia útil, e está saindo lá pelo dia 20”.
As companhias de ônibus apontam como a principal causa para o quadro a queda no número de passageiros. Entre janeiro e setembro do ano passado, foram 48 milhões de passagens a menos. O Diário do Transporte vem noticiando a situação desde 2015, quando houve o fechamento das primeiras companhias. Desde então, seis deixaram de operar.
Em dezembro, a Fetranspor e o Rio Ônibus, unidades sindicais que representam as empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro e da capital, respectivamente, disseram temer que ao menos doze companhias entrem em falência em 2017, se a situação persistir. O fechamento das seis viações provocou a demissão de 3,9 mil trabalhadores diretos.
Além da crise econômica, que diminui o número de passageiros no sistema, em especial com o vale-transporte, os investimentos insuficientes para dar mais eficiência ao sistema e erros na reformulação das linhas municipais ajudam a explicar o quadro.

EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO

Mesmo veículo sendo aproveitado pela ETURSA, de Santo André-SP. Foto: Adamo Bazani.
Mesmo veículo sendo aproveitado pela ETURSA, de Santo André-SP. Foto: Adamo Bazani.
2016:
– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)
– Algarve (Consórcio Santa Cruz)
2015:
– Translitorânea (Consórcio Intersul)
– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)
– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)
– Via Rio (Consórcio Internorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário