domingo, 15 de maio de 2016

Secretário de Transportes do Rio de Janeiro critica empresas de ônibus que fecharam

onibus
Ônibus antigo e modelo recente da Viação Bangu, a sexta a fechar as portas no Rio de Janeiro em menos de um ano
De acordo com Rafael Picciani, viações abrem brecha para a atuação de vans clandestinas
ADAMO BAZANI
O secretário municipal de transportes do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, disse na manhã desta sexta-feira, 13 de maio de 2016, que as empresas que deixaram de operar na cidade no último ano não se adaptaram ao novo sistema de transportes e que abriram brechas para atuação de vans clandestinas.
As declarações foram feitas em entrevista ao Bom RJ, da TV Globo.
Picciani disse que antes atual sistema havia mais vans na cidade
“Eu acredito que essas cinco empresas que saíram do sistema são a maior prova que as exigências e que o contrato a partir da licitação impôs às empresas e que não permitem que elas operem em situações que, infelizmente, eram comuns. Esses ônibus que nós vimos em estado de calamidade, que não rodarão mais pela Zona Oeste, no passado, antes das licitações e do contrato, eles continuariam atendendo a população mal e em risco … A prefeitura também realizou licitações que estabeleceu para as vans quais seriam as suas linhas, as suas escalas, as suas obrigações. Isso dentro de um mapa de mobilidades onde van cumpre uma tarefa, ônibus cumpre outra. Então eu não acredito na alegação de que a culpa é da existência desse serviço. Esse serviço existe exatamente pela falta de atendimento a todos os itens que o contrato prevê”
Nesta quinta-feira, 12 de maio, a Auto Viação Bangu anunciou o fim das atividades.
Em menos de um ano, é a sexta empresa de ônibus urbano no Rio de Janeiro que fechou as portas, sendo que cinco foram somente na zona oeste.
2016:
– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)
– Algarve (Consórcio Santa Cruz)
2015
– Translitorânea (Consórcio Intersul)
– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)
– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)
– Via Rio (Consórcio Internorte)
Nesta sexta-feira, o plano de contingência para cobrir os serviços da Viação Bangu conta com uma frota de cem ônibus, menor que o habitual. O secretário prometeu que a situação será regularizada na próxima semana.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário