sábado, 5 de março de 2016

Pontos de bandalhas e de acidentes preocupam moradores da Barra

Em frente ao Barra Bali, muitos motoristas tentam econominar minutos com manobras proibidas; Já no Cebolão, a reclamação é sobre a falta de luz



Bandalhas. As proibidas manobras são executadas a todo o tempo em frente ao Barra Bali.; na foto, o carro foi na direção das Américas - Agência O Globo
PUBLICIDADE

Rio - Há tempos, as obras realizadas em frente ao condomínio Barra Bali implicam em transtornos para moradores dos arredores, pedestres e motoristas. Desde maio do ano passado, com o início da construção do terminal do BRT Transolímpico, pistas de desvio foram criadas, provisoriamente, devido às interdições nas avenidas Salvador Allende e Alfredo Balthazar da Silveira. E se tornaram palco de incontáveis bandalhas, acrescentando mais um incômodo à rotina.

As pistas correm nos dois sentidos: Alfredo Balthazar, em direção à praia; e Avenida das Américas ou Avenida Salvador Allende. Na ausência de um canteiro central, a divisão entre elas é feita por uma linha de blocos de concreto, e muitos motoristas trocam de pista esgueirando seus carros entre um e outro, em manobras perigosas.

— Até micro-ônibus faz bandalha. São muitas o tempo todo; é bem perigoso. Eu nunca vi um acidente grave, mas já fiquei sabendo de batidas durante a noite, quando está mais escuro e a manobra se torna ainda mais arriscada — afirma Luiza Pavão, dona da banca de jornal em frente às pistas.

Na tarde da última quinta-feira, a equipe do GLOBO-Barra flagrou ao menos 15 bandalhas em pouco mais de 40 minutos, em diversos pontos. Com as arriscadas manobras, motoristas que acessam a pista em direção à praia não economizam mais de um minuto, num dia sem trânsito, já que o retorno oficial fica poucos metros à frente. Já o retorno para a Avenida das Américas é mais distante. A ausência de um agente de trânsito é outra queixa dos moradores.


Depois do fechamento de retornos, muitos motoristas fazem bandalhas na Alfredo Balthazar da Silveira - Foto de Fabio Rossi / Agencia O Globo
— Quando fizeram as pistas, até havia agentes. Mas há tempos eles não vêm. É um transtorno muito grande. Quase sofri um acidente, quando um carro atravessou para fazer bandalha. Os pedestres que também tentam atravessar de qualquer jeito estão sujeitos a riscos. É uma zona, cada um faz o que quer. Em alguns trechos colocaram montes de areia para tentar impedir a bandalha, mas não adiantou muito — lamenta a moradora Rosangela Pimenta, para quem o tempo do sinal fechado para os carros, em frente ao Barra World, contribui para piorar o congestionamento.

Já a Secretaria municipal de Obras diz que a empresa executora do trabalho disponibiliza operadores de trânsito, além de colocar blocos de concreto para servirem de barreiras físicas contra motoristas imprudentes. No dia em que O GLOBO-Barra esteve no local, não havia agentes coibindo as infrações.

Falta luz na Avenida das Américas

As obras no entorno do Cebolão têm forte fiscalização de moradores próximos. Há duas semanas, O GLOBO-Barra noticiou o mau acabamento da nova alça de acesso à Avenida das Américas. Agora, leitores reclamam de perigo na pista central do elevado, onde há uma faixa interditada por blocos de concreto e cones, e, segundo eles, falta iluminação.

PUBLICIDADE

Na parte elevada da Avenida das Américas, na altura da Cidade das Artes, sentido Recreio, após a entrada para a nova alça de acesso à Avenida Ayrton Senna, a pista vai afunilando, em função das interdições necessárias às obras do terminal da estação BarraShopping do BRT Transoeste. Da sua janela, no condomínio Nova Ipanema, o corretor de imóveis José Figueiredo viu recentemente dois acidentes graves no local.

— Não há sinalização e, desde o carnaval, os postes de luz estão apagados. O motorista que está dirigindo ali se depara de repente com um bloco de 1,5m. Já vi algumas batidas, fora acidentes mais sérios. E, quando chove, uma poça d’água se forma rapidamente na pista — reclama Figueiredo, que proibiu seu filho de dirigir no local à noite. — Não dá para se arriscar.


Não mais que de repente. Blocos de concreto no meio da Av das Americas tem causado muitos acidentes, principalmente à noite, agravado pelos postes apagados - Foto de Fabio Rossi / Agencia O Globo
A Secretaria municipal de Obras diz que há um painel indicando a realização de obras no local. Já a Rioluz esclareceu que foi necessário retirar postes durante as interdições, mas prometeu notificar a empresa contratada para que providencie iluminação provisória.



Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/pontos-de-bandalhas-de-acidentes-preocupam-moradores-da-barra-18783464#ixzz41nSqlvQT

Nenhum comentário:

Postar um comentário