domingo, 31 de maio de 2015

Novos carros na 1001. Barra remaneja veículos. Novo corredor BRS na Rua Teodoro da Silva.

A Auto Viação 1001 adquiriu hoje unidades do modelo Marcopolo Senior Micro montados sobre o chassi Mercedes-Benz LO -916 Blue Tec 5.


 Após por para operar seus novos Mega Plus, a Transportes Barra está remanejando os antigos veículos que operavam na linha 803 (Senador Camará X Taquara) para as linhas 731 (Campo Grande X Marechal Hermes) e 926 (Penha X Senador Camará).
Os ônibus remanejados cujos são dos modelos Neobus Mega 2006 e Spectrum City foram para ambas das linhas citadas acima para aumentar a frota das mesmas.


Começa neste sábado, dia 30/05, a operação efetiva do 12º corredor BRS da cidade do Rio. Implantado na Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel – zona Norte do Rio, a nova faixa exclusiva para ônibus promete reduzir em até 20% o tempo de viagem no eixo Grajaú x Maracanã (já que também é contado a continuação da Teodoro da Silva –  a Av. Professor Manoel de Abreu). Serão 41 linhas que estarão organizadas em dois grupos BRS, já seguindo o padrão que havia antes da implantação.




As linhas dos BRS 2, 6 e 7 (antigo Grupo Saens Peña) terão 5 pontos de parada, enquanto que as linhas dos BRS 4, 5 e Intermunicipal (antigo grupo Centro) terão 6 pontos de parada.


Lista das linhas de cada ponto BRS:
BRS 2 (Grande Tijuca x Zona Sul)
1) 420 – Vila Isabel x Prado Junior (Vila Isabel)
2) 421 – Vila Isabel x Prado Junior – via Lapa (Vila Isabel)
3) 423 – Grajaú x Real Grandeza – via Lapa (Estrela Azul)
4) 425 – Grajaú x Real Grandeza – via Santa Bárbara (Estrela Azul)
5) 432 – Vila Isabel x Gávea – via Santa Bárbara (Vila Isabel)
6) 433 – Vila Isabel x Leblon – via Lapa (Vila Isabel)
7) 434 – Grajaú x Leblon – via Lapa (Estrela Azul)
8) 435 – Grajaú x Gávea – via Santa Bárbara (Estrela Azul)
9) 436 – Grajaú x Leblon – via Rebouças (Estrela Azul)
10) 438 – Vila Isabel x Leblon – via Jóquei (Vila Isabel)
11) 439 – Vila Isabel x Leblon – via Rebouças (Vila Isabel)

BRS 4 (Zona Norte x Centro)
1) 232 – Lins x Castelo (Matias)

BRS 5 (Zona Oeste x Centro via Zona Norte)
1) 222 – Vila Isabel x Praça Mauá (Vila Isabel)
2) 306 – Praça Seca x Castelo (Redentor)
3) 341 – Taquara x Candelária (Barra)
4) 346 – Madureira x Candelária (Futuro)
5) 353 – Madureira x Rodoviária (Redentor)6) 368 – Rio Centro x Castelo (Redentor)
7) 390 – Curicica x Candelária (Litoral Rio)
8) SV390 – Curicica x Candelária – via Pau Ferro (Litoral Rio)
9) 2110 – Gardênia Azul x Castelo (Redentor)
10) SV2110 – Gardênia Azul x Candelária (Redetor)
11) 2111 – Praça Seca x Castelo (Redentor)
12) SV2111 – Praça Seca x Candelária (Redentor)
13) 2114 – Freguesia x Castelo (Redentor)
14) SV2114 – Freguesia x Candelária (Redentor)

BRS 6 (Zona Norte x Grande Tijuca)
1) 605 – Vila Isabel x São Francisco Xavier (Vila Isabel)
2) 609 – São Francisco Xavier x Méier (Três Amigos)
3) 623 – Penha x Saens Peña (via Túnel Noel Rosa) (Circular) (Lourdes)
4) 625 – Olaria x Saens Peña (Circular) (Lourdes)
5) 627 – Inhaúma x Saens Peña (Penha Rio)
6) 630 – Penha (Iapi) x Saens Peña (Penha Rio)
7) 638 – Saens Peña x Marechal Hermes (Circular) (Três Amigos)
8) 639 – Jardim América x Saens Peña (via Rocha Miranda) (Caprichosa)

BRS 7 (Zona Oeste x Grande Tijuca)
1) 600 – Taquara x Saens Peña (via Cidade de Deus) (Litoral Rio)
2) 612 – Curicica x Praça Saens Peña (via Cidade de Deus) (Circular) (Litoral Rio)

BRS I (Linhas Intermunicipais)
1) 134B – Nova Iguaçu x Vila Isabel (via Shopping Iguatemi) (Evanil)
2) 423A – São Gonçalo x Vila Isabel (via PPCS) (Coesa)
3) 427A – São Gonçalo x Vila Isabel (via BR-101) (Coesa)
4) 428A – São Gonçalo x Vila Isabel (via UERJ) (Coesa)
5) 488L – Duque de Caxias x Usina (Fábio’s)
6) 703D – Santa Rosa x Vila Isabel (via PPCS) (Garcia)
7) 1703D – Santa Rosa x Vila Isabel (via PPCS) (Garcia)8) 2423A – São Gonçalo x Vila Isabel (via PPCS) (Coesa)

REGRAS:– Horário de Funcionamento do BRS: Segunda à sexta, das 6h às 21h e sábados, das 6h às 14h. A circulação é livre fora destes horários e também aos domingos e feriados.– Poderão circular nas faixas: ônibus ou micro-ônibus, de linhas municipais e intermunicipais regulamentadas, nos respectivos pontos de parada sinalizados; táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito, considerando o sentido de circulação da via; veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar e para transporte de portador de necessidades especiais, portando autorização especifica emitida pelos órgãos de trânsito.– Carros só poderão acessar as faixas para fazer conversões à direita e acessar garagens.

Linhas 627 e 630 já seguem pela pista da direita da Boulevard 28 de Setembro. Foto: Gabriel P. GomesDuas linhas tiveram modificações no itinerário. As linhas 627 e 630, ambas da Penha Rio, deixaram de passar pela pista da esquerda da Boulevard 28 de Setembro e passaram para a pista da direita, depois passando pela Praça Barão de Drummond, Rua Barão de São Francisco e retornando para a Rua Teodoro da Silva. A alteração começou a vigorar desde a última segunda-feira. E sobre a Boulevard 28 de Setembro, a via já está sendo preparada também para receber o 13º corredor BRS da cidade, que englobará a Rua Visconde de Santa Isabel, também. A previsão é de que o corredor entre em operação em meados de Junho, no mais tardar, início de Julho.
Fonte: Portal Flumibuss


sábado, 30 de maio de 2015

Mais carros novos na Alpha. Novos carros da Barra começam á circular.

A Auto Viação Alpha adquiriu nesta semana mais 6 unidades do modelo Marcopolo Torino 2014 montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF -1721 Blue Tec 5, no total serão 12 carros.
Veja abaixo os 6 veículos que já chegaram á garagem:

A48012
A48014
A48018
A48033
A48160
A48167


Começaram á circular hoje (27/05) pelas linhas 746 (Cascadura X Jabour) e 803 (Merck X Senador Camará) alguns dos novos Mega Plus da Transportes Barra que estão sendo adquiridos pela empresa aos poucos.
No total, serão 150 carros para  empresa pintados nas cores do Consórcio Santa Cruz para operar em todas as linhas que a Barra pegou da Andorinha e da Rio Rotas.



Fonte: http://histurbana.blogspot.com.br/2015/05/portal-noticias-de-onibus-mais-carros.html

AMD divulga mini Solum no Nordeste

Encarroçadora vai participar de feira destinada ao transporte alternativo em João Pessoa.
Mini-ônubus Solum. Fabricante AMD quer divulgar o produto em diversas regiões, como Norte e Nordeste. Veículo é indicado para o transporte urbano. Cooperativas e autônomos estão entre os clientes potenciais. Foto: Divulgação
Mini-ônubus Solum. Fabricante AMD quer divulgar o produto em diversas regiões, como Norte e Nordeste. Veículo é indicado para o transporte urbano. Cooperativas e autônomos estão entre os clientes potenciais. Foto: Divulgação

AMD Encarroçadora e Implementadora do Brasil Ltda, de Caxias do Sul, no Rio de Grande do Sul, quer ampliar a participação no mercado de ônibus de pequeno porte nas regiões Norte e Nordeste do País.
Por isso, além da divulgação convencional, a marca tem como estratégia expor o mini-ônibus Solum em eventos destinados aos potenciais consumidores deste tipo de veículo, cooperativas ou proprietários autônomos que atuam nos sistemas de transportes alternativas.
Tanto é que entre os dias 28 e 30 de maio, a empresa vai mostrar o veículo XVI Encontro Regional do Transporte Alternativo, organizado pela Fenatral – Federação Nacional dos Transportes Alternativos, em João Pessoa, na Paraíba.
A Fenatral, que foi criada em 19 de abril de 2007, por permissionários, concessionários e trabalhadores autônomos do transporte alternativo, opcional, suplementar e complementar, quer discutir com o encontro, legislação, mercado e financiamentos, necessidades de modernização e estar em dia com os mais novos produtos destinados a este tipo de prestação de serviços.
De acordo com a AMD, o mini-ônibus Solum, o primeiro modelo da marca, é destinado ao transporte urbano. O veículo tem 8,77 metros de comprimento e capacidade para 30 passageiros sentados e espaço para cadeira de rodas ou cão-guia, como determina a legislação.
O Solum é montado exclusivamente sobre chassi Volkswagen 9.160 OD Plus, com câmbio manual e sistema entre carroceria e chassi que impede a movimentação do veículo com as portas abertas.
A AMD pertence ao Grupo Diniz, proprietário da concessionária da Volks Apta Caminhões e Ônibus e de empresas dos setores de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, construção pesada, locação de equipamentos, de imóveis e corretagem de seguros.
O Solum foi desenvolvido por uma parceria entre a AMD e a Apta Caminhões e Ônibus.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Novos carros na Palmares.Paranapuan poe adesivo em seus executivos. Mudança na linha LECD7

A mais nova empresa do Rio de Janeiro,Expresso Palmares que foi fundada através de uma cisão da Expresso Pégaso. Os carros são do modelo Caio Foz Micro montados sobre o chassi Mercedes-Benz LO -916 Blue Tec 5 e equipados com ar condicionado. 











Assim como a Expresso Recreio e a e a Viação Ideal, a Transportes Paranapuan está colocando em seus executivos um adesivo com o símbolo da empresa que se encontra na palavra "EXECUTIVO" substituindo o "O" pelo logotipo da empresa.


A Expresso Recreio divulgou em sua página no Facebook que a partir desta segunda-feira, 25/05, a linha experimental Castelo x Recreio via Linha Amarela (LECD-7), no sentido Centro x Bairro, passará a ter mudanças no itinerário. A empresa fez testes com os três horários da linha à tarde (17:35, 18:15 e 18:55) durante duas semanas, colocando o itinerário pela Rua 24 de Maio (que liga os bairros de São Francisco Xavier e Méier) e constatou que o horário que seguia pela 24 de Maio chegou primeiro que o outro horário que seguia pela Avenida Brasil.
A razão para tal mudança são as obras do corredor BRT TransBrasil, que prejudica muito o sentido Zona Oeste da Avenida Brasil (e que teve a área de interdição ampliada para 4.950 metros desde ontem, 23/05).
O itinerário da LECD-7 ficará assim a partir de agora:
IDA: Segue inalterado (Linha Amarela – Av. Brasil – Rodoviária – Prefeitura)
VOLTA: Av. Almirante Barroso – Av. Graça Aranha – Rua Araújo Porto Alegre – Av. Antônio Carlos – Av. Primeiro de Março – Av. Presidente Vargas (pista central) – Viaduto dos Fuzileiros – Praça da Bandeira – Avenida Radial Oeste – Rua São Francisco Xavier – Rua 24 de Maio – Av. Amaro Cavalcante – Rua Dois de Fevereiro – Rua Borja Reis – Acesso 2 da Linha Amarela (sentido Barra), de onde seguirá normalmente.
A empresa ressalta que não pegará passageiros do Méier para o Recreio, pois os ônibus já virão cheios, mas não informa se parará para desembarque dos passageiros do trecho da 24 de Maio. Os moradores do Méier contam com somente uma opção de ônibus executivo (a 2251 – Engenho de Dentro x Castelo, da Matias), e a entrada de mais uma opção de ônibus executivo abre espaço para a concorrência.


Uberaba planeja o BRT/Vetor Sudoeste

A cidade de Uberaba planeja um novo corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit), orçado em R$ 22.802.483,00, cujo o recurso deve vir da Caixa Econômica Federal, e que será liberado após avaliação do projeto.
Será construído um terminal no Beija-Flor, e ao longo do percurso serão erguidas estações nos bairros, Beija-Flor I, Pontal, Dom Eduardo, Escola Criativa, Moradas das Torres, Cemitério, Hospital Regional, Macapá, Carmelo, Corina de Oliveira e Bento Ferreira.
O BRT/Vetor Sudoeste terá ao longo de seu traçado uma ciclovia, e o pavimento no terminal do Beija Flor, assim como nas áreas de frenagem em frente às estações será constituído por concreto.
“É um projeto feito para Uberaba, observando tudo o que é necessário. Sabemos que não é possível agradar todos, mas nossa intenção é fazer o melhor para atender a maioria, ou seja, quem usa o transporte público, moradores e comerciantes que serão atingidos pela implantação do sistema”, disse o secretário municipal de Planejamento, Marcondes Nunes de Freitas, após objeções de comerciantes preocupados com o impacto do projeto na avenida.
Em janeiro a prefeitura entregou o primeiro BRT Vetor (Via Especial de Transporte para Ônibus Rápido) da linha leste-oeste, construído ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, a principal via da cidade.
brt-mg

domingo, 24 de maio de 2015

Ambulantes vendem produtos em ônibus BRT

Vendedores ambulantes dentro do ônibus BRT no corredor Transoeste

“Bom dia senhores, passageiros! Tenho aqui jujuba e paçoca para adoçar sua viagem. Só paga R$ 1”. Aproveitando a brecha da falta de fiscalização e a “vista grossa” do motorista, o ambulante entra no ônibus expresso do BRT Transoeste, na estação Gastão Rangel, em Santa Cruz. E, após faturar alguns trocados com a venda de guloseimas, desce na estação seguinte: a Cajueiros, no mesmo bairro. Nela, cerca de dez jovens, valendo-se da porta que não fecha direito, sobem pela mureta da plataforma, para viajar de graça, sem passar pela roleta.
— Isso já virou rotina. À noite, é muito pior — afirmou, sobre o calote, uma passageira que não quis se identificar.
Essas situações, somadas a outras constantes no sistema como a superlotação, ar-condicionado que não dá conta e a insegurança, renderam ao serviço o apelido de BRTrem, dado pelos passageiros.
— Só que, enquanto o trem está melhorando, o BRT está piorando. Já tem até camelô — aponta o estagiário Cassiano Henrique da Silva Alves Chagas, de 20 anos.
Na manhã de quinta-feira, a equipe do EXTRA fez seis viagens no Transoeste, percorrendo dez estações entre Santa Cruz e Mato Alto. Pelo caminho flagrou dezenas de passageiros acessando as estações pela plataforma de embarque, sem pagar, além da ação dos ambulantes.
Passageiros se arriscam para entrar na plataforma sem pagar
Passageiros se arriscam para entrar na plataforma sem pagar Foto: Guilherme Pinto / Extra
Em algumas estações entravam mais de um, mas nunca oferecendo o mesmo tipo de produto, numa espécie de ética respeitada por eles. Na estação Santa Cruz, os vendedores não se intimidaram nem com a presença dos dois policiais militares que faziam a segurança no local. Nas demais, não havia policiamento.
— Rapidez é a única vantagem do BRT. Não vejo conforto nenhum. Nem fora do rush consigo viajar sentado e o ar-condicionado só funciona bem com o ônibus vazio. Esperava mais do serviço, pelo que prometeram. Do jeito que está, diria que o BRT virou BRTrem, pois tem todos os problemas do trem. Até camelô já tem dentro dos ônibus. Não falta mais nada para ficar igual — comentou Carlos Rafael Amaro, de 30 anos, técnico de informática que mora em Santa Cruz.
Situação semelhante também é verificada no corredor Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca ao Galeão, na Ilha do Governador. Os vendedores oferecem de tudo um pouco: bala, biscoito, água, chocolate e picolé. Entre os passageiros, a ação dos ambulantes divide opiniões.
Ambulantes vistos pelo EXTRA não concorrem entre si: cada um vende um tipo de produto diferente para os usuários
Ambulantes vistos pelo EXTRA não concorrem entre si: cada um vende um tipo de produto diferente para os usuários Foto: Guilherme Pinto / Extra
— Deviam ser combatidos porque acabam contribuindo para deixar ônibus e estações mais sujas — diz um passageiro, que não quis se identificar.
— São trabalhadores. Estão correndo atrás — rebate o pedreiro José Ricardo Lemos, de 45 anos.
Código proíbe vendas
Tanto a Secretaria municipal de Transportes quanto o Consórcio BRT recorreram ao código disciplinar, de 2010, para informar que o motorista não deve permitir “a venda de objetos ou alimentos no interior do veículo”. O artigo 37 prevê aplicação de multa de R$ 54,23 (20 Ufir) ao profissional. Isso não impede a repressão, que segundo o consórcio, é feita por PMs do Proeis e guardas municipais. Ainda segundo o consórcio, há registro em vídeo da ação de ambulantes, “mostrando inclusive danos a equipamentos”.
Sobre o problema do calote, o consórcio diz que é grave e merece atenção, “inclusive por ser, por vezes, praticado por beneficiários de gratuidade, além de ser crime previsto no Código Penal (Artigo 176), passível de multa e detenção”. O BRT diz que atua de forma complementar, com equipes do Proeis e monitoramento por câmera. Com relação à qualidade do serviço, informou que pesquisa ainda não divulgada mostra aprovação de 74% nos dois corredores de BRT.
A Guarda informou que, além do ordenamento do trânsito no entorno, também atua impedindo acesso de ambulantes às estações. As mercadorias apreendidas são levadas para os depósitos da prefeitura, acrescentou.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/ambulantes-vendem-produtos-em-onibus-brt-16242302.html#ixzz3b6HWMo00

sábado, 23 de maio de 2015

TRANSPORTES CAMPO GRANDE

Você vem acompanhando aqui no OCD Holding, todas as mudanças que ocorrem na Zona Oeste do Rio. Com a falência da Andorinha/Rio Rotas, muita coisa mudou na região que era atendida pelas duas empresas.
A Transportes Barra assumiu linhas, a Padre Miguel(Feital) comprou alguns carros e até reativou a 856(até Campo Grande, mas reativou).
Mas vamos falar da Transportes Campo Grande. Foi a que teve maior e mais chamativo crescimento das empresas que operam na região da Av. Santa Cruz. Era uma empresa que não tinha nenhuma linha no bairro que lhe dá nome.
Começou com a 397, o que lhe fez ter uma grande renovação de frota, caindo consideravelmente a idade media dela. Começou a operar também a 396, que sai de um bairro ao lado de sua garagem.
Após isso, já depois da falência da Andorinha, começou a operar a linha 819, ligando o Centro de Bangu ao Jd. Bangu. Para isso, recebeu 10 Caio Foz LO 916 vindos da Jabour de forma emergencial. Foram mostrados aqui no OCD em 07/04/2015.
Foz ex Jabour D86224.
Depois disso, ela passou a operar também as linhas 846, 847 e 848, ligando o Centro de Campo Grande aos sub-bairros Rio da Prata via Est. Cabuçu(846), Rio da Prata via Lameirão Pequeno(847) e Monte Santo(848). Para isso, ela foi a Novacap e comprou 10 Foz Super OF-1418.  Isso foi mostrado aqui no dia 20/04/2015.
Foz Super ex Novacap B51565.
Ainda em Abril, ela passou a operar mais uma linha em Campo Grande: A 786, ligando o bairro a Marechal Hermes. Dessa vez ela foi lá na Penha, na N.S.Lourdes e comprou 10 carros: 6 Foz Super OF-1418 e 4 Apache Vip II também OF-1418. Mostrado no OCD no dia 30/04/2015.
Foz Super ex Lourdes B58016.
Apache Vip ex Lourdes B58088.
Não contente, a Campo Grande passou a operar mais um linha: A 689. Porém essa só vai até Cascadura. Com isso, ela foi até Jacarepaguá e pegou Spectrum City da Litoral Rio. Lembrando que antes da Litoral eles foram da Verdun.
Spectrum City ex Verdun B71014 e Litoral Rio C20048.
E para que os micrões pudessem ser remanejados entre as novas linhas, começaram a operar nessa semana, alguns micros modelo Senior oriundos também da Jabour.
Senior ex Jabour D86249.
Somando todas as compras emergenciais, a Campo Grande aumentou sua frota em pelo menos 55 veículos, sendo sua maior numeração D53750.
São mais 6 linhas que entraram nos últimos dois meses no plantel da empresa.
Lembrando que em todas as fases, os Mascarello Gran Via Midi apoiaram as linhas.

TRANSLITORAL



Oito meses após a apresentação realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e após alguns testes e demonstrações em algumas cidades do Brasil, o segundo ônibus biarticulado do município começou a operar nesta semana, se juntando ao outro veículo de mesmo tipo, que já opera desde o ano passado.
O ônibus em questão é o Viale BRT encarroçado em chassi Volvo B12M biarticulado, com 28 metros de comprimento, da empresa Translitoral Transportes, de prefixo E22047C que, desde segunda-feira está à disposição do Consórcio BRT para operar nos corredores da cidade.
A exemplo do outro biarticulado da cidade, o Mega BRT da Viação Redentor, de prefixo E47016C, o veículo está em operação no corredor Transoeste, na linha Pingo D’Água X Alvorada, a princípio operando apenas nos horários de pico do sistema. Cabe lembrar que o E22047C já foi visto, no começo desta semana, operando no corredor Transcarioca.

Apresentação do novo modelo da Marcopolo. New Torino 2014 Low Entry

Ônibus da empresa Marcopolo, carro Torino Low Entry, carroceria Marcopolo Torino 2014, chassi Mercedes-Benz O-500U BlueTec 5. Foto na cidade de Caxias do Sul-RS por Marcio  Bruxel, publicada em 21/05/2015 20:02:53.

Fonte: http://histurbana.blogspot.com.br/2015/05/apresentacao-do-novo-modelo-da.html

Transportes Barra reativa a linha 926

Hoje 23/05, a linha 926 (Senador Camará - Penha) volta a circular pela empresa Transportes Barra após cerca de dois meses depois do fechamento das empresas Viação Andorinha Rio e Rio Rotas Transportes e Turismo.



Fonte: http://buselite.blogspot.com.br/2015/05/transportes-barra-reativa-linha-926.html

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Exclusivo: 689 volta á circular. Mais Mega Plus para a Barra. Novos carros na Redentor. .

A linha 689 que liga Campo Grande ao Méier voltou a circular hoje (18/05) pela a Transportes Campo Grande com intervalos de 10 minutos.
A linha foi desativada após as empresas Andorinha e Rio Rotas encerrarem suas atividades, assim deixando a 689 e outras linhas sem empresas, mas que hoje já estão sendo operadas por outras empresas


A Viação Redentor recebeu ontem em sua garagem mais ônibus novos da Transportes Barra que irão operar em linhas do Consórcio Santa Cruz que foram pegas pela Barra após o encerramento das atividades das empresas Andorinha e Rio Rotas.
Assim como os outros carros, esses são do modelo Neobus Mega Plus montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF- 1721L Blue Tec 5.


Autor das fotos desconhecuda
A Viação Redentor adquiriu nesta semana cerca de 8 unidades do modelo Neobus Mega Plus montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF -1721L Blue Tec 5.
Comparando as numerações dessa aquisição da empresa, estes 8 veículos irão substituir alguns Megas 2006 que rodam atualmente na linha 314 mas que irão operar nas linhas 368, 348 e 352.


A Transurb S/A adquiriu nesta semana mais unidades do modelo Neobus Mega Plus montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF -1721 Blue Tec 5.
Assim como a primeira e segunda remessa de ônibus com ar, essa também irá para a linha 422 e poderá ser que a Transurb possa remanejar alguns veículos da 422 para serem fixos na 410.



Mais informações: noticiasonibus.blogspot.com


Novo bi articulado começa á circular. Lista de linhas dos corredores Transoeste e Transcarioca.

Começou a operar semana passada o novo bi articulado da Translitoral Transportes que já fez testes na empresa ano passado e só foi adquirido pela mesma semana passada, e assim já operando.
O veículo do modelo Marcopolo Viale BRT está operando nos trajetos Pingo Dágua X Alvorada, Mato Alto X Alvorada e há relatos em que dizem que ele já operou o Fundão X Alvorada Expresso.



57XXX - Transcarioca
58XXX - Transoeste

5700-Alvorada x Galeão (Semi-Direto)
5701-Madureira x Alvorada (Expresso)
5702-Madureira x Alvorada (Parador)
5703-Madureira/Fundão x Santa Efigênia (Expresso)
5704-Fundão x Alvorada (Expresso)
5705-Galeão x Penha (Parador)
5706-Penha x Madureira (Parador)
5800-Santa Cruz x Alvorada (Parador)
5801-Pingo d'Água x Alvorada (Expresso)
5802-Magarça x Alvorada (Expresso)
5803-Mato Alto x Alvorada (Parador)
5804-Paciência x Salvador Allende (Expresso)
5805-Santa Cruz x Campo Grande (Parador)
SD5800-Santa Cruz x Alvorada (Direto)
SD5803-Mato Alto x Alvorada (Direto)
SP5701-Tanque x Alvorada (Expresso)
SP5702-Tanque x Alvorada (Parador)
SP5800-Santa Cruz x Salvador Allende
SP5803-Mato Alto x Salvador Allende
SPA5801-Pingo d'Água x Salvador Allende
SPB5801-Alvorada x Notre Dame
SPD5801-Pingo d'Água x Alvorada (Direto)
SR5800-Santa Cruz x Alvorada
SR5803-Mato Alto x Alvorada
OBS: Os trajetos Magarça X Alvorada e Galeão X Penha foram desativados porém continuam registrados.

Fonte: Rio Ônibus.

Trabalhadores protestam em Lisboa contra a privatização dos transportes

Dezenas de trabalhadores e sindicalistas protestaram em Lisboa contra a privatização dos transportes, fazendo uma marcha entre o Largo de Camões e a Assembleia da República, e gritando palavras de ordem a pedir a demissão do Governo.

A marcha foi a forma de protesto escolhida contra a privatização da TAP, da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e da CP-Carga, contra a subconcessão ou privatização do Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo, Soflusa, Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e Metro do Porto, contra a entrega a privados dos serviços lucrativos da CP e a fusão da Refer (gestora da estrutura ferroviária) com as Estradas de Portugal, dizem as entidades organizadoras.
"Ainda podemos ganhar esta batalha", afirmou à Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, deixando ainda um aviso: "O Governo que não pense que depois desta manifestação as coisas vão acalmar. Os trabalhadores dos transportes não vão parar de lutar para defender as empresas que são de todos".
Durante a marcha, os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Está na hora, está na hora, de o Governo ir embora" ou "privatização é roubo à população".
O protesto foi organizado pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, FECTRANS - Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações, CGTP-IN, outras organizações sindicais, comissões de trabalhadores e outras comissões de utentes.
O coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira, defendeu que as privatizações implicam um serviço público de pior qualidade, menor oferta às populações, serviço mais caro e um incremento do transporte individual, que tem custos ambientais e energéticos para o país.
José Manuel Oliveira defendeu ainda que o transporte público deve ser assumido como uma ferramenta importante para o país, que não deve ser privatizado, e lembrou que todas as empresas em processo de privatização reduziram o número de trabalhadores.
Informações: Público Portugal

domingo, 17 de maio de 2015

TRANSPORTES CAMPO GRANDE

Após assumir 5 linhas que eram operadas pela Rio Rotas e uma da Andorinha Rio, a Transportes Campo Grande fez um grande compra de veículos semi-novos para a operação das linhas 786, 819, 846, 847, 848. Inicialmente vieram os microonibus Caio Foz  vindos da Auto Viação Jabour. Dessa vez vieram mais veículos de diversas outras empresas.
Foz ex Jabour D86224.
A empresa adquiriu junto a Litoral Rio Transportes algumas unidades do Neobus Spectrum City com chassi Mercedes-Benz OF-1418 fabricados em 2010. Antes de passarem pela Litoral, foram da Viação Verdun.
Spectrum City ex Litoral Rio C20048 e ex Verdun B71014.
Também vieram Caio Foz Super montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418 oriundos das Viações Nossa Senhora de Lourdes…
Foz Super ex Nossa Senhora de Lourdes B58016.
e Novacap.
Foz Super ex Novacap B51565.
E da Lourdes também vieram unidades do Caio Apache Vip II com o mesmo chassi das outras compras.
Apache Vip ex Nossa Senhora de Lourdes B58088.
Uma curiosidade é que o Foz Super D53696 foi renumerado para D53738 e o Vip II que tinha sido numerado D53727 recebeu a numeração D53696.

EXPRESSO RECREIO

Fundada em 2014, a Expresso Recreio chegou para inovar o serviço executivo na cidade do Rio de Janeiro, trazendo, nos veículos de sua frota, itens de conforto e tecnologia que, até então, nenhuma empresa de ônibus do município possuía.
Administrada pela Braso Lisboa, a empresa teve como objetivo substituir a Expresso Pégaso na operação das linhas 2329 e 2333 (antigas 1133). A Pégaso, que já havia repassado as linhas 360 (antiga S-20 via Orla), 361 (antiga S-20 via Linha Amarela) e 382 para a Viação Redentor, repassou aquelas linhas para a Recreio, se dedicando exclusivamente às linhas da Zona Oeste da cidade.
A Recreio iniciou suas operações com 24 novos ônibus do modelo Marcopolo Audace e no último dia 12 de maio entrou em serviço o primeiro de 5 novos Neobus N10 encarroçados em chassi Mercedes-Benz OF-1721L.
Os novos veículos são dotados alguns itens como conexão wi-fi, carregador de celular, portas USB, suspensão a ar, 3 telas com resolução HD, que exibem conteúdos variados, e ainda saídas de aúdio individuais, para que cada passageiro possa acompanhar a programação exibida nos monitores.
A previsão é que os 4 novos ônibus restantes iniciem, em breve, sua operação nas linhas da empresa.