domingo, 22 de fevereiro de 2015

Fim do Horário de Verão: Não perca a condução

ônibus
Com o fim do horário de verão, transportes adotam programação especial. Quem for utilizar ônibus rodoviários deve estar atento ao horário que está na passagem. Ônibus metropolitanos e urbanos, trens e metrô operam uma hora a mais na virada de sábado para domingo. Foto: Adamo Bazani.
Fim do Horário de Verão: Não perca a condução
Metrô, CPTM e Ônibus Urbanos e Metropolitanos operam uma hora a mais. Terminais rodoviários terão partidas paralisadas na mudança de horário
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros de transportes urbanos, metropolitanos e rodoviários devem estar atentos às mudanças operacionais que ocorrem deste sábado, dia 21 de fevereiro, para domingo, dia 22, com o fim do Horário de Verão, quando à meia noite os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Quem vai utilizar ônibus rodoviário nos principais terminais do País, deve seguir o horário que estiver no bilhete já respeitando a mudança. Se estiver marcado, por exemplo, na passagem, 23h59 de 21 de fevereiro, é necessário embarcar ainda de acordo com o Horário de Verão. Se a passagem discriminar uma partida para 00h15 do dia 22 de fevereiro, fica valendo o horário habitual.
Para evitar transtornos, a Socicam, empresa que administra boa parte dos terminais rodoviários no País, incluindo Tietê, Barra Funda e Jabaquara, em São Paulo, vai paralisar as partidas na transição entre os dois horários.
Em relação aos transportes metropolitanos, o Metrô e a CPTM informam que os trens vão operar uma hora a mais, obedecendo o Horário de Verão e o horário habitual.
Os passageiros de sábado para domingo vão poder embarcar até a uma hora da madrugada de domingo do horário habitual.
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o Corredor Metopolitano ABD, de ônibus e trólebus da Metra, e o os ônibus municipais da capital paulista fiscalizados pela SPTrans, também operam uma hora a mais que as tabelas previstas na virada de sábado para domingo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

“Passe-livre” no Metrô e CPTM fica só para março

metrô
Metrô de São Paulo. Diferentemente do que havia anunciado o governador Geraldo Alckmin, passe-livre estudantil em trens e metrô não foi concedido de imediato no dia 19 de fevereiro, ficando agora apenas para o início de março. No caso de ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU, previsão é a partir do próximo dia 19.
Secretaria recua e passe-livre ferroviário só no início de março
Para ônibus metropolitano, expectativa é a partir do dia 19 de março
ADAMO BAZANI – CBN
Após o governador Geraldo Alckmin alardear no último dia 19 de fevereiro de 2015 a gratuidade imediata para estudantes de ensino básico, médio e tecnológico da rede pública e estudantes do nível superior de baixa renda na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e no Metrô de São Paulo, a secretaria de transportes recuou e informou que apenas no início do mês de março é que o benefício estará em vigor.
Segundo a pasta, houve um problema de comunicação entre o sistema da SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora dos ônibus da capital paulista, e dos transportes ferroviários. A gratuidade para os estudantes nos trens e no metrô será concedida através do Bilhete Único da SPTrans.
A secretaria não detalhou que tipo de falha foi este e o dia exato do início da gratuidade em março.
As regras para concessão continuam.
Também permanece a previsão da gratuidade só a partir de 19 de março nos ônibus e trólebus da Metra, no Corredor Metropolitano ABD, e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos na Grande São Paulo e regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e de Campinas.
Ônibus intermunicipais de outras cidades gerenciados pela Artesp _ Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo não darão gratuidade aos estudantes. Eles atendem à boa parte dos municípios do interior paulista.
No caso dos ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU, a gratuidade será concedida pelo Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitanos.
Para ter direito, tanto para trens, ônibus e metrô, o estudante deve procurar a instituição de ensino. O limite, de acordo com a frequencia semanal às aulas, é de 48 viagens por mês. Podem ter direito ao passe livre metropolitano, os estudantes nas seguintes condições:
– alunos dos ensinos fundamental e médio matriculados na rede pública;
– estudantes de cursos profissionalizantes de nível técnico da rede pública;
– estudantes do ensino superior da rede pública e privada, que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional – R$ 1.182;
– estudantes do Centro Paula Souza e Etecs; – estudantes das Fatecs, que comprovem renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo;
– bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos); – financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);
– integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família);
– atendidos por programas governamentais de cotas sociais e raciais.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

São Luís passa a contar com 124 ônibus novos nesta semana

ônibus
Entrega de ônibus novos em São Luís. Renovação de frota esta atrasada. Em maio, prefeitura promete licitar sistema. Foto: A. Baeta/Agência de Notícias da Prefeitura de São Luís
São Luís passa a contar com 124 ônibus novos nesta semana
Renovação da frota está atrasada e prefeitura elaborou novo cronograma de entregas
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta semana começam a circular em São Luís, no Maranhão, 124 novos ônibus. No entanto, a renovação da frota está atrasada. Até 31 de janeiro, deveriam ter sido entregues ao sistema de transportes pelas empresas operadoras, 250 veículos zero quilômetro.
A quantidade faz parte de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado após a greve dos motoristas e cobradores de ônibus em 23 de setembro do ano passado.
Agora, o novo prazo para a entrega total da frota de 250 ônibus novos é o final de março. Além destes 124 ônibus, em dezembro do ano passado, já fazendo parte deste acordo, a capital maranhense recebeu 39 ônibus.
Até dezembro de 2015, serão 500 coletivos novos, já incluindo estes 250.
Os veículos foram entregues na última sexta-feira, dia 20 de fevereiro, e vão atender às seguintes linhas: Santa Rosa, Circular 1 e 2, Habitacional Turu, Forquilha, Residencial Primavera, Chácara Brasil, Olho D’Água, Ipem Turu, Santa Clara, Recanto dos Pássaros, Bairro de Fátima, Vila dos Nobres, Coroadinho, Coheb/Sacavém, Parque Timbira, Jardim Tropical/São Francisco, Divineia, Sol e Mar, Popular Ipase, Vila Luizão, Vila Itamar, Socorrão 2, São Raimundo, Vila José Reinaldo Tavares, Cidade Olímpica, Vila Cascavel, Santa Bárbara, Vila Embratel, Parque Vitória, Anjo da Guarda, São Bernardo, Quebra Pote, Cidade Operária, Terminal/BR 135, Arraial e Cidade Operária São Francisco.
Em maio deve ser lançado um edital de licitação de todo o sistema municipal de São Luís.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.



Fonte: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/02/22/sao-luis-passa-a-contar-com-124-onibus-novos-nesta-semana/

Suspeito de assaltar ônibus cai da Ponte Rio-Niterói e sobrevive

Um homem suspeito de assaltar um ônibus da Viação Coesa, que passava pela Ponte Rio-Niterói no sentido Rio de Janeiro, se jogou na Baía de Guanabara no início da tarde deste sábado (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estaria armado, mas foi rendido e agredido por passageiros. Quando o ônibus parou, então, ele fugiu e pulou da ponte. 
O Grupamento Marítimo de Botafogo informou que ele foi resgatado pelos Bombeiros e encaminhado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio, com quadro estável. Ele estaria passando bem e está sob custódia da polícia.

Projeto de BRT em vez de Linha 3 do metrô é criticado por especialistas

O BRT é um quebra-galho, uma meia solução diante de uma solução completa', diz professor de Engenharia de Transportes.

Rio - O compromisso do governador Luiz Fernando Pezão, reafirmado há duas semanas, de licitar a obra da Linha 3 do metrô acenava para o fim da espera de uma promessa que se arrasta desde o primeiro mandato de seu antecessor, Sérgio Cabral. Mas o projeto que ligaria Niterói e São Gonçalo por trilhos — e Itaboraí futuramente — pode descarrilar e dar lugar a um corredor BRT até Maricá, como antecipou nesta quinta-feira o Informe do DIA
A alternativa mais econômica, em um momento de queda da arrecadação estadual, preocupa os especialistas. Segundo eles, o BRT não tem capacidade para atender à demanda do Leste Fluminense, que se prepara para receber o Comperj, polo petroquímico com inauguração prevista para 2016, em Itaboraí.


"O BRT é um quebra-galho, uma meia solução diante de uma solução completa. A Linha 3 tem uma demanda, hoje, de 500 mil viagens por dia, quantidade que justifica o metrô. Pode ser que o BRT atenda num primeiro instante, mas o transporte induz o aumento da demanda”, diz o professor de Engenharia de Transportes Alexandre Rojas, da Uerj, que estima que o custo do corredor BRT seja um terço do valor da obra do metrô. A previsão era de que a Linha 3 custasse cerca de R$ 3,5 bilhões, dos quais R$ 2,57 já tinham sido prometidos pelo governo federal.
Professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, Paulo Cézar Ribeiro indica que o BRT transporta 20 mil passageiros por hora por sentido, enquanto o metrô tem capacidade para 60 mil por hora. “Se o PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano, que está sendo atualizado) apontar demandas altas, a única solução é o sistema ferroviário. Colocar BRT é gerar problema”, alerta.
“Essa ideia é um retrocesso em termos de capacidade e de preservação do ambiente”, critica Eva Vider, mestre da UFRJ.
Moradores reclamam
Moradores de Niterói e São Gonçalo não aprovaram a possibilidade do projeto que ligaria Niterói e São Gonçalo por trilhos não sair do papel.
“Seria melhor ter um metrô. O transporte seria mais confortável e mais ágil. Com o BRT, os ônibus vão sair do ponto final já lotados”, esbravejou a vendedora Wilcilene Sousa, de 39 anos, moradora de São Gonçalo. “Na porta da minha casa passava um trem, prometeram um metrô e agora não teremos mais nada”, criticou o motorista Paulo César Amaral, 64, que mora na Rua Maurício de Abreu, em Neves.
Procurada pelo DIA  nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Transportes informou que ainda não existe definição sobre qual projeto será desenvolvido. “A Linha 3 está em fase de estudos e todos os projetos estão em análise”, informou em nota.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Teresina renova frota de ônibus



Com a intenção de renovar sua frota e modernizar o sistema de transporte público, a cidade de Teresina, Piauí, apresentou recentemente 44 novos ônibus, todos com chassis Volvo, modelo B270F, de motorização dianteira. De acordo com a prefeitura da capital piauiense, os veículos são identificados por zonas em que irão operar, com faixas de cores. Aqueles que terão uma barra verde circularão na zona Norte da cidade, já os que possuem a barra vermelha operarão na zona Leste. Na zona Sudeste, as faixas serão azuis e a barra amarela identificará os ônibus que irão operar na zona Sul.

A chegada dos novos veículos permitirá que a idade média da frota passe a ser de quatro anos e meio. Atualmente, a capital possui 446 veículos, parte deles com vida útil ultrapassada, e que deixarão de rodar.
 
É interessante a configuração desses novos veículos, com portas em ambos os lados da carroçaria, o que dá a entender que neste primeiro momento serão utilizados em serviços convencionais e para o futuro, nos corredores, com estações à esquerda das vias. É a criatividade brasileira para se adequar à realidade, onde os custos operacionais muitas vezes não permitem o uso de modelos mais modernos pelas operadoras.

Neste primeiro momento, segundo a prefeitura de Teresina, já foram implantadas algumas faixas exclusivas para os ônibus e dentro de dois anos, os corredores exclusivos serão construídos para a melhoria do transporte público local.


Fonte: Fonte: Revista AutoBus/ Ônibus Paraibanos
Foto: Divulgação

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Marcopolo reduzirá a jornada de trabalho


Medida integra um conjunto de ações da empresa para evitar demissões diante da forte retração do mercado
Roberto Hunoff, de Caxias do Sul
Com aprovação de 68% dos seus mais de 6 mil trabalhadores das duas unidades de Caxias do Sul, a Marcopolo adotará flexibilização de jornada nos meses de março a maio. Após o retorno às atividades, pois haverá férias coletivas no período de 16 a 25 de fevereiro, cada semana deverá ter um dia a menos de trabalho. 
Os trabalhadores também aprovaram a proposta de não trabalhar os últimos dois dias úteis de fevereiro – 26 e 27. 
Os dias não trabalhados de março a maio não serão descontados dos salários dos funcionários. 
A compensação, de acordo com a proposta da empresa, se dará até outubro do próximo ano. Já os dois últimos dias úteis de fevereiro serão descontados dos salários de março e maio. A medida integra conjunto de ações da fabricante de carrocerias de ônibus para evitar demissões diante da forte retração do mercado. 
Além da Marcopolo, outras empresas adotaram férias coletivas combinadas com feriados prolongados. A Guerra, fabricante de implementos rodoviários, colocou 490 funcionários em férias coletivas ao longo de fevereiro. A Agrale terá uma semana de paralisação, de 16 a 20 de fevereiro, mas o sindicato dos metalúrgicos recebeu informação de que a empresa deverá propor redução de jornada na sequência. 
As Empresas Randon também não trabalharão na semana do Carnaval e no dia 27 de fevereiro. A Neobus, outra grande empresa do segmento de ônibus, continuará operando na semana do Carnaval para atender pedidos em carteira. No entanto, deve propor medidas para março. Ainda há indicações de paradas em outras empresas, como Intral, Madal e Eaton.
O segmento brasileiro de ônibus fechou o ano passado com volumes de produção em queda de 14,5%. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) indicam que foram montadas 27.967 carrocerias, das quais 43% tiveram origem no Rio Grande do Sul, um ponto abaixo do consolidado em 2013. A Marcopolo registrou recuo de 17%, para 6.047 ônibus – no número não estão incluídos as veículos produzidos pela Volare; a Neobus, de 23%, para 2.916 unidades; e Comil, de Erechim, de 7%, para 3.107 ônibus.
O setor de implementos rodoviários, por sua vez, fechou o ano passado com recuo superior a 10% em relação a 2013, com destaque para a queda de 19% na linha de veículos rebocados, equipamentos de maior valor agregado e com aproximadamente 40% da produção nacional concentrada em Caxias do Sul. Janeiro foi ainda pior. A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários apurou declínio de 34% nas vendas internas, sendo que veículos rebocados apresentaram tombo de 54%, somando 2.220 unidades. Na linha de carrocerias sobre chassis, o mercado recuou 22%, para 6.072 unidades. 
Na soma dos dois segmentos foram emplacados 8.292 produtos. “Esse primeiro resultado, mesmo que registrado em período tão curto, sinaliza, diante do atual cenário da economia em geral e de crédito para o setor, que este ano poderá ser mais um período difícil para a indústria de implementos rodoviários”, definiu Alcides Braga, presidente da entidade. Sua expectativa é para uma queda de 5% a 10%.

Viação Algarve cedes sua frota para serviço especial para Mangaratiba

Como faz todos os anos, a Empresa de Viação Algarve cede sua frota de ônibus executivos a Expresso Mangaratiba, pertencente ao mesmo grupo para reforço de frota para atender a demanda de passageiros para os municípios de Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá.



Fonte: http://buselite.blogspot.com.br/2015/02/viacao-algarve-cedes-sua-frota-para.html

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Após impasse político, RIT terá passe de papel para as linhas metropolitanas

Medida será temporária até a adoção de um sistema metropolitano de bilhetagem eletrônica, segundo a Comec. Passageiros que fazem a integração terão de portar dois modelos de vale-transporte.
Ônibus da região metropolitana. Impasse entre estado do Paraná e prefeitura de Curitiba faz com que gestão de tarifa seja separada. Passageiros de 13 cidades vizinhas à capital e que formam a RIT terão de possuir dois vales diferentes. As transferências gratuitas entre ônibus metropolitanos e municipais urbanos continuam. Foto: Fernando Trilha Júnior.
Ônibus da região metropolitana. Impasse entre estado do Paraná e prefeitura de Curitiba faz com que gestão de tarifa seja separada. Passageiros de 13 cidades vizinhas à capital e que formam a RIT terão de possuir dois vales diferentes. As transferências gratuitas entre ônibus metropolitanos e municipais urbanos continuam. Foto: Fernando Trilha Júnior.

Os desentendimentos políticos entre o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba em relação aos subsídios para a integração entre as linhas metropolitanas de 13 cidades e as municipais da capital paranaense fizeram com que a gestão das tarifas de ônibus, que antes era de responsabilidade da empresa municipal Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), fosse separada.
Por causa disso, o pagamento das passagens nos ônibus metropolitanos integrados será diferente em relação aos ônibus municipais de Curitiba. Essa era uma das principais características da RIT – Rede Integrada de Transporte.
O Cartão-Transporte da Urbs, que antes era aceito em todos os ônibus da RIT, a partir deste sábado, dia 14 de fevereiro de 2015, não vai mais valer nos ônibus metropolitanos integrados.
Ele continua sendo aceito apenas nos ônibus urbanos municipais.
Os passageiros da região metropolitana devem pagar a tarifa de R$ 3,30 com dinheiro ou com um passe de papel, que é comercializado na sede da Metrocard – Rua Benjamin Constant, 148, no centro de Curitiba. O vale de papel também pode ser comprado em um dos terminais metropolitanos.
A Metrocard é a empresa que gerencia a venda dos cartões metropolitanos das linhas não integradas, pertencente às companhias de ônibus.
Mas agora, passa a ser responsável pela comercialização de toda a bilhetagem eletrônica das linhas metropolitanas, sejam integradas ou não.
Segundo a Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, órgão do governo do estado do Paraná, a integração entre as linhas continua, mas o passageiro terá de portar dos bilhetes, dependendo em qual ônibus for realizado o embarque.
Por exemplo, na ida, a partir de um dos 13 municípios que formam a RIT com destino a Curitiba, o passageiro tem de pagar com o Vale-Transporte Metropolitano, no caso de linha integrada. Em um dos terminais do sistema, ele pode continuar a viagem num ônibus municipal sem pagar nova tarifa.
Na volta, de Curitiba para uma destas cidades, o mesmo passageiro que pegar um ônibus municipal deve pagar com o Cartão-Transporte da Urbs e no terminal embarcar gratuitamente em qualquer linha metropolitana integrada.
As cidades que formam a RIT são: Almirante Tamandaré, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária, Contenda, Colombo, Campo Magro, Campo Largo, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Piraquara e Fazenda Rio Grande.
Ainda de acordo com a Comec, o vale de papel é uma solução temporária até a implantação de um sistema de bilhetagem eletrônica com cartão somente para as linhas metropolitanas. Esta bilhetagem será operada pelas empresas de ônibus e pela Metrocard. O gerenciamento dos recursos é de responsabilidade da Comec.
Em nota, o presidente da Coordenação da Região metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, responsabiliza a prefeitura da capital pela “desintegração” na gestão das tarifas.
“A mudança exigirá um período de adaptação, mas temos que adotar esse novo modelo por conta da decisão de Curitiba, de acabar com a integração financeira … Estamos adotando essas medidas com um objetivo maior, que é o de manter a integração e o valor da passagem”, disse Akel na nota.
A prefeitura de Curitiba, até a conclusão desta reportagem, não havia se manifestado sobre o a bilhetagem, mas alfinetou a Comec em relação à redução do trajeto de algumas linhas de ônibus metropolitanas.
“Para garantir que passageiros da Região Metropolitana continuem a contar com integração do transporte – o que significa chegar ao destino final sem pagar nova passagem –, a Urbs vai promover no próximo sábado (14) alterações na operação de ligeirinhos que atendem usuários de Araucária, Campo Largo, Colombo e São José. As mudanças são necessárias em função da decisão da Comec de reduzir a extensão das linhas metropolitanas integradas desses quatro municípios e estão sendo informadas aos usuários por meio de cartazes e mensagens nos painéis eletrônicos nos terminais, estações e ônibus de Curitiba. As quatro linhas metropolitanas que passarão a fazer trajetos mais curtos a partir de sábado (14) atendem, por dia, 82 mil passageiros. O mais carregado deles é o Colombo/CIC que transporta por dia 35,8 mil passageiros e tem um trajeto, ida e volta, de 43,2 quilômetros. A segunda linha mais carregada é a Curitiba/Araucária, que atende 19,9 mil passageiros por dia, com um trajeto total de 54,9 quilômetros. O Barreirinha/São José transporta por dia 17,5 mil passageiros e faz um trajeto total de 43,1 quilômetros. O Campo Largo/Curitiba atende 8,1 mil passageiros com um trajeto de 54,7 quilômetros. A decisão da Comec representa, na prática, um corte na oferta do transporte metropolitano integrado, com a redução do trajeto. A linha São José/Boqueirão terá uma extensão de 7,2 quilômetros, enquanto a linha Barreirinha/São José tem 43,2 quilômetros. O trajeto da Araucária/Capão Raso será reduzido de 54,9 para 39,5 quilômetros. A Colombo/Cabral fará um trajeto de 18 quilômetros, enquanto a Colombo/CIC faz 53,2 quilômetros. A linha Campo Largo/Curitiba será reduzida de 54,7 para 49,8 quilômetros.” – diz a Urbs em nota.
POLITICAGEM: Esta é a causa para a continuação do uso de um bilhete apenas na RIT, como ocorria até agora.
As empresas de ônibus não são responsáveis por estas mudanças e os passageiros perdem a praticidade de ter apenas um cartão para todas as linhas integradas.
A solução de dois vales, segundo a Comec, é para garantir as integrações gratuitas.
Enquanto o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito, Luciano Ducci, ambos do mesmo partido, PSDB, estavam concomitantemente no poder, não havia discussões apesar de já existirem distorções quanto ao financiamento do sistema, principalmente das integrações entre metropolitanas e municipais.
Foi só Gustavo Fruet, do PDT, opositor político de Beto Richa, ganhar as eleições, que as rusgas entre estado e município começaram. Não somente na área de transportes, mas o setor de mobilidade foi um dos principais panos de fundo.
Pesquisa de origem e destino encomendada pelo governo do Paraná, com concordância da prefeitura, realizada pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP, Universidade de São Paulo, revelou que a demanda dos passageiros das linhas metropolitanas era de 31% e os custos de operação, de 27,82%. Portanto, somente estas linhas, sem as integrações com as urbanas municipais, não eram deficitárias como alegava a Urbs, da prefeitura.
Na prática, como todo o dinheiro era centralizado no órgão municipal, mesmo os recursos sendo estaduais, não eram usados apenas para as metropolitanas e acabavam sendo destinado às urbanas municipais.
Enquanto governo e prefeitura eram do mesmo partido, a distorção passava.
Agora com a rivalidade política, o governo quis corrigir o erro.
A prefeitura não aceitou e anunciou a separação do sistema municipal da RIT do ponto de vista financeiro.
Duas propostas da Comec de redução de subsídios foram rejeitadas pela Urbs.

COMO VAI FUNCIONAR O SISTEMA DE DOIS TIPOS DE VALE-TRANSPORTE NA RIT?

A Comec distribuiu um folheto com perguntas e respostas para tentar responder as principais dúvidas dos passageiros sobre a necessidade de portar dois vales diferentes. O conteúdo é o seguinte:
“Em virtude do processo de separação da TARIFA Metropolitana e Urbana de Curitiba, o Vale Transporte será diferente para os dois sistemas a partir do dia 14/02/2015 (sábado) –
– A integração metropolitana irá acabar? Não.
– Haverá mudanças nas Linhas Metropolitanas Integradas? Sim. Algumas linhas terão trajetos modificados, o que será informado pela COMEC e pelas empresas que operam as linhas.
Qual tipo de Vale Transporte será aceito nas linhas metropolitanas integradas? Temporariamente será necessária a utilização de um Vale Transporte de Papel até a implantação de uma bilhetagem eletrônica mais moderna.
– Utilizo o transporte metropolitano integrado. Como devo proceder no pagamento da passagem? Nos ônibus, tubos e terminais INTEGRADOS identificados com “M“ serão aceitos somente o Vale Transporte de Papel e dinheiro. Em São José dos Pinhais poderá ser aceito cartão transporte VEM
– Como e onde eu consigo o Vale Transporte de Papel? O Vale Transporte de Papel poderá ser adquirido na Metrocard (Rua Benjamin Constant, 148 – Centro-Curitiba) ou então nos terminais metropolitanos.
– O Cartão Transporte da URBS (Linhas Urbanas) será aceito nos ônibus, tubos e terminais metropolitanos integrados? Não. Assim como o Vale Transporte de Papel não será aceito nos ônibus, tubos e terminais urbanas integradas.
O Vale Transporte de Papel terá validade? Sim. Em função de ser uma solução temporária, apenas para mudança do sistema de bilhetagem eletrônica atual, o prazo de validade estará impresso em cada Vale Transporte de Papel.
Haverá mudanças nas Linhas Metropolitanas Não Integradas? Não.”
Na página do Facebook, a Metrocard diz como as empresas empregadoras que compraram créditos que para os funcionários que moram na região metropolitana devem proceder com a mudança:
As empresas que fornecem Vale Transporte para seus funcionários podem efetuar a comprar junto a Metrocard e pedir que seus funcionários façam a retirada fracionada na Metrocard? Não. Os lotes de Vale Transporte Temporário de Papel devem ser adquiridos na Metrocard e devem ser retirados de uma vez só vez.
E meus créditos do Cartão Transporte (URBS) o que faço com eles? Os créditos do Cartão Transporte (URBS) podem ser utilizados nos ônibus, tubos e terminais URBANOS de Curitiba.
Posso trocar meus créditos do Cartão Transporte (URBS) por Vale Transporte Temporário de Papel? Não.
Posso recuperar meu saldo de créditos do Cartão Transporte (URBS) por dinheiro? Procure informações junto a URBS ou ligue 156;
Por que está havendo esta mudança? Em função da mudança de gestão da Rede Integrada de Transporte Metropolitana.
A partir de agora a Bilhetagem das Linhas Metropolitanas INTEGRADA será sempre desta forma? Não. Trata-se de uma solução temporária para transição dos sistemas de bilhetagem.
Após o período de transição poderei trocar o Vale Transporte Temporário de Papel por dinheiro? Não. Haverá um prazo para que todos os Vales Temporários de Papel sejam utilizados.”

READEQUAÇÃO DAS LINHAS

Em nota, a Urbs informa como serão as alterações das linhas e como o passageiro deve proceder.
“Ligeirinho Colombo/CIC – por decisão da Comec, a partir de sábado vai terminar no Terminal Cabral. Para que o usuário que embarcou em Colombo consiga chegar ao mesmo destino na CIC, passando pelo mesmo trajeto, a Urbs vai colocar em operação a linha CIC/Cabral, a partir do Terminal Cabral.
Ligeirinho Barreirinha/São José – da mesma forma, para atender os passageiros que se deslocam no trajeto entre a Barreirinha e o município de São José dos Pinhais, a Urbs vai implantar o Ligeirinho Barreirinha/Guadalupe, que faz parada nas estações tubo Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar, onde é possível pegar o ônibus Boqueirão Centro Cívico e, no terminal Boqueirão, fazer a integração para São José.
Esta alteração também foi necessária para garantir o deslocamento, com integração, dos usuários da linha metropolitana Barreirinha/São José que, segundo anunciado pela Comec, também fará um trajeto bem menor a partir do próximo sábado, fazendo a ligação apenas de São José ao Terminal Boqueirão.
Ligeirinho Araucária/Curitiba – esta linha também será encurtada pela Comec. Deixará de vir até o centro de Curitiba para terminar no Terminal Capão Raso. Com isso será desativada a estação Rui Barbosa, na Desembargador Westphalen, quase esquina com Visconde de Guarapuava. Em função da mudança feita pela Comec, o ligeirinho Curitiba/Araucária não vai mais parar na estação tubo Vila Guaira.
Ligeirinho Campo Largo/Curitiba – também o teve a extensão da linha reduzida pela Comec, passando a ter ponto final no Terminal Campina do Siqueira e não mais na estação Hospital Militar, na rua Vicente Machado. Como este era o único ônibus que parava nessa estação, ela será desativada.”
Outras alterações de trajetos de linhas devem ser realizadas nas próximas semanas.

INTEGRAÇÃO FOI UMA DAS MARCAS NO SISTEMA

Apesar de a integração continuar, com o passageiro pagando uma tarifa mesmo usando mais de um ônibus, seja metropolitano integrado ou municipal urbano de Curitiba, a existência de um cartão para todo sistema era uma das marcas da RIT – Rede Integrada de Transporte.
Desde os anos de 1980, o sistema era integrado fisicamente, com a Urbs gerenciando o sistema de transportes de Curitiba já em 1986. As integrações tarifárias foram implantadas aos poucos:
  • 05/04/1996 – Almirante Tamandaré;
  • 11/05/1996 – Pinhais;
  • 17/07/1996 – São José dos Pinhais;
  • 20/07/1996: Araucária;
  • 20/07/1996 – Contenda;
  • 21/09/1996 -Colombo;
  • 06/03/1997 – Campo Magro;
  • 12/04/1997 -Campo Largo;
  • 01/07/1997 – Bocaiúva do Sul;
  • 19/04/1998 – Rio Branco do Sul;
  • 19/04/1998 – Itaperuçu;
  • 01/07/1999 – Piraquara;
  • 02/09/2000: -Fazenda Rio Grande.
Era um cartão só para todas estas cidades e essa foi uma das principais características por décadas do sistema de Curitiba e região metropolitana: andar por 14 municípios com o mesmo valor, de forma integrada. Isso ganhou até mais destaque que os corredores de ônibus e as estações-tubo.

Rede noturna terá linhas de ônibus para os trajetos do metrô

Ao todo serão 151 linhas que vão funcionar entre 00h00 e 04h00 com 454 veículos.
Ônibus na Avenida Paulista, uma das regiões que vai contar com maior oferta de transporte coletivo noturno com a linha  N506/11 Terminal Sacomã - Metrô Vila Madalena. Foto: Adamo Bazani
Ônibus na Avenida Paulista, uma das regiões que vai contar com maior oferta de transporte coletivo noturno com a linha N506/11 Terminal Sacomã – Metrô Vila Madalena. Foto: Adamo Bazani

A SPTrans – São Paulo Transporte, responsável pelo gerenciamento dos ônibus na capital paulista, anunciou nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro de 2015, a relação de linhas da madrugada, que vão compor a rede noturna promessa do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.
De acordo com a empresa, serão 151 linhas de ônibus que vão operar a partir de 28 de fevereiro diariamente entre meia noite e quatro horas da manhã. Deste total, 50 linhas serão do tipo estrutural, atendendo áreas com maior demanda e contando com veículos convencionais ou articulados. Os intervalos destas linhas são de 15 minutos entre um ônibus e outro. Já 101 linhas serão locais, com veículos menores e intervalos médios de 30 minutos.
Ao todo, de acordo com a SPTrans, a rede da madrugada terá 454 ônibus à disposição em operação e uma reserva de 88 veículos.
A tarifa continua sendo de R$ 3,50, a normal do sistema, com a possibilidade de integrações e uso de qualquer modalidade do Bilhete Único.
Todas as linhas têm a letra N na frente de cada número.

LINHAS NOS TRAJETOS DO METRÔ

Entre as linhas noturnas, a SPTrans anunciou serviços que vão cobrir exclusivamente os trajetos do metrô, que não opera nesta faixa de horário. A operação vai se dar da seguinte maneira:
– Ônibus da Madrugada no trajeto da LINHA 1 AZUL DO METRÔ:
Trecho Norte: A linha N201/11 atenderá do Tucuruvi até a Sé (Terminal Parque D. Pedro II)
Trecho Sul: A linha N604/11 atenderá da Sé (Terminal Parque D. Pedro II) ao Jabaquara
- Ônibus da Madrugada no trajeto da LINHA 2 VERDE DO METRÔ:
A linha N506/11 atenderá entre as estações Vila Madalena e Sacomã. O atendimento às estações Vila Prudente e Tamanduateí será feito pelas linhas locais.
- Ônibus da Madrugada no trajeto da LINHA 3 VERMELHA DO METRÔ:
Trecho Oeste: A linha N106/11 atenderá de Palmeiras-Barra Funda a Sé (Terminal Parque D. Pedro II).
Trecho leste: A linha N308/11 atenderá da Sé (Terminal Parque D. Pedro II) a Itaquera
- Ônibus da Madrugada no trajeto da LINHA 4 AMARELA DO METRÔ:
O trajeto entre Butantã e o Centro será atendido pela linha N801/11.
– Ônibus da Madrugada no trajeto da LINHA 5 LILÁS DO METRÔ:
A linha N731/11 fará o atendimento do trajeto da 5 Lilás. Esta linha é local e tem intervalo de 30 minutos.
CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DAS LINHAS DIVULGADA PELA SPTRANS.
– Área 1: verde claro – Zona Noroeste
  • N101/11 Term. Lapa – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N102/11 Term. Lapa – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N103/11 Term. Pirituba – Term. Lapa
  • N104/11 Term. Pirituba – Term. Lapa
  • N105-11 Term. Cachoeirinha – Term. Lapa
  • N106/11 Term. Pq. Dom Pedro II – Metrô Barra Funda
  • N131/11 Term. Lapa – Vila Piauí
  • N132/11 Term. Pirituba – Pq. São Domingos
  • N133/11 Term. Pirituba – Cidade D´Abril 3ª Gleba
  • N134/11 Term. Cachoeirinha – Taipas
  • N135/11 Term. Pirituba – Jd. Donária
  • N136/11 Term. Lapa – Morro Doce
  • N137/11 Term. Pirituba – Perus
  • N138/11 Term. Cachoeirinha – Jd. Princesa
  • N139/11 Term. Pirituba – Jd. Paulistano
  • N140-11 Term. Pirituba – Vila Mirante
  • N141/11 Term. Cachoeirinha – Jd. Carumbé
  • N142/11 Term. Pirituba – Term. Casa Verde
  • N143/11 Metrô Barra Funda – Morro Grande
– Área 2: azul escuro – Zona Norte
  • N201/11 Term. Pq. Dom Pedro II – Metrô Tucuruvi
  • N202/11 Metrô Santana – Term. Pinheiros
  • N203/11 Metrô Tucuruvi – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N204/11 Metrô Tucuruvi – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N205/11 Term. Cachoeirinha – Term. Pinheiros
  • N206/11 Term. Casa Verde – Metrô Santana
  • N207/11 Term. Casa Verde – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N208/11 Term. Casa Verde – Metrô Vila Madalena
  • N209/11 Term. Cachoeirinha – Metrô Santana
  • N231/11 Term. Cachoeirinha – Pedra Branca
  • N232/11 Metrô Tucuruvi – Pq. Novo Mundo (Circular)
  • N233/11 Metrô Santana – Vila Sabrina (Circular)
  • N234/11 Metrô Tucuruvi – Lgo. Do Peri(Circular)
  • N235/11 Metrô Santana – Pedra Branca (Circular)
  • N236/11 Metrô Santana – Jd. Antártica (Circular)
  • N237/11 Metrô Tucuruvi – Edu Chaves (Circular)
  • N238/11 Metrô Santana – Cem. Pq. Dos Pinheiros (Circular)
  • N239/11 Metrô Tucuruvi – Vila Nova Galvão (Circular)
  • N240/11 Metrô Santana – Cachoeira
  • N241/11 Metrô Santana – Vila Albertina (Circular)
  • N242/11 Metrô Santana – Jd. Campo Limpo (Circular)
  • N243/11 Metrô Santana – Jd. Brasil
  • N244/11 Metrô Tucuruvi – Jd. Flôr de Maio (Circular)
  • N245/11 Metrô Santana – Jd. Pery Alto (Circular)
– Área 3: amarelo – Zona Nordeste
  • N301/11 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N302/11 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N303/11 Term. A. E. Carvalho – Term. Aricanduva
  • N304/11 Term. São Miguel – Term. Aricanduva
  • N305/11 Term. São Miguel – CPTM Guainases
  • N306/11 Term. São Miguel – Metrô Itaquera
  • N307/11 Term. Pq. Dom Pedro II – Term. Pinheiros
  • N308/11 Metrô Itaquera – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N331/11 Term. A. E. Carvalho – Oliveirinha (Circular)
  • N332/11 Term. A. E. Carvalho – Vila Císper (CPTM USP) (Circular)
  • N333/11 Term. São Miguel – Cidade Kemel (Circular)
  • N334/11 Term. A. E. Carvalho – Est. CPTM Guaianases (VIA JD.ROBRU)
  • N335/11 Term. Penha – Ermelino Matarazzo (Circular)
  • N336/11 Term. São Miguel – Jd. Camargo Velho (Circular)
  • N337/11 Term. São Miguel – Jd. Camargo Velho (Circular)
  • N338/11 Est. CPTM Guaianases – Lajeado (Circular)
  • N339/11 Metrô Itaquera – Artur Alvim (Circular)
  • N340/11 Metrô Itaquera – Jd. Santo Antônio (Circular)
  • N341/11 Term. São Miguel – Vila Císper (CPTM USP)(Circular)
  • N342/11 Term. Penha – Jd. Danfer (Circular)
  • N343/11 Term. A. E. Carvalho – Metrô Itaquera (Circular)
  • N344/11 Term. Penha – Vila Císper (Circular)
– Área 4: vermelho – Zona Leste
  • N401/11 Term. Vila Carrão – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N402/11 Metrô Itaquera – Term. Vila Carrão (VIA ARICANDUVA)
  • N403/11 Term. Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
  • N404/11 Term. São Mateus – Term. Penha
  • N405/11 Term. Vila Carrão – Metrô Itaquera
  • N406/11 Term. Cidade Tiradentes – Term. São Mateus
  • N407/11 Term. Vila Carrão – Metrô Belém (VIA ARICANDUVA)
  • N431/11 Term. São Mateus – Jd. Da Conquista (Circular)
  • N432/11 Term. São Mateus – Jd. Santo André (Circular)
  • N433/11 Term. Vila Carrão – Metrô Belém
  • N434/11 Term. Vila Carrão – Jd. IV Centenário/Aricanduva (Circular)
  • N435/11 Term. Cidade Tiradentes – Metalúrgicos (Circular)
  • N436/11 Term. Cidade Tiradentes – Barro Branco (Circular)
  • N437/11 Est. CPTM Guaianases – Term. Cidade Tiradentes (Circ)
  • N438/11 Metrô Itaquera – Hosp. Santa Marcelina (Circular)
  • N439/11 Metrô Itaquera – Cohab Fazendo do Carmo (Circular)
  • N440/11 Term. Vila Carrão – Savoy/Dalila (Circular)
  • N441/11 Term. Cidade Tiradentes – Vila Yolanda (Circular)
- Área 5: verde escuro – Zona Sudeste
  • N501/11 Term. São Mateus – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA ANHAIA MELO)N502/11 Term. Sacomã – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA AV. DO ESTADO) N503/11 Term. São Mateus – Term. Pq.
  • Dom Pedro II (VIA SAPOPEMBA) N504/11 Term. Sacomã – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA PAES DE BARROS)
  • N505/11 Term. Sacomã – Term. Pinheiros
  • N506/11 Term. Sacomã – Metrô Vila Madalena (VIA PAULISTA)
  • N507/11 Term. Sacomã – Metrô Santana
  • N508/11 Term. Sacomã – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA AV. NAZARÉ)
  • N531/11 Term. Sapopemba/Teotônio – Term. Sacomã (Circular)
  • N532/11 Term. Sapopemba/Teotônio – Hosp. São Mateus (via São Roberto)(Circular)
  • N533/11 Term. Sacomã – Jd. Planalto (Circular)
  • N534/11 Term. Sacomã – Vila Arapuá
  • N535/11 Term. Sacomã – Jd. Celeste (Circular)
  • N536/11 Term. Sacomã – Jd Itapolis
  • N537/11 Metrô Vila Mariana – Vila Prudente (Circular)
  • N538/11 Term. Sacomã – Jd. Celeste (Circular)
  • N539-11 Term. Sacomã – Hosp. Heliópolis (circular)
– Área 6: azul-claro – Zona Sul
  • N601/11 Term. Grajaú – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N602/11 Term. Grajaú – Term. Santo Amaro (VIA ATLÂNTICA)
  • N603/11 Metrô Jabaquara – Term. Pinheiros
  • N604/11 Metrô Jabaquara – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N631/11 Term. Grajaú – Term. Santo Amaro (V IA JD. PRIMAVERA)
  • N632/11 Term. Grajaú – Term. Santo Amaro (VIA RIO BONITO)
  • N633/11 Metrô Jabaquara – Morumbi Shopping (Circular)
  • N634/11 Term. Santo Amaro – Jd. Luso (Circular)
  • N635/11 Term. Grajaú – JD Gaivotas
  • N636/11 Term. Grajaú – JD Noronha
  • N637/11 Metrô Jabaquara – Jd Miriam
  • N638/11 Terminal Grajaú – UNISA
  • N639/11 Terminal Grajaú – Vargem Grande
  • N640/11 Terminal Santo Amaro – Eldorado
– Área 7: vinho – Zona Sudoeste
  • N701/11 Term. Santo Amaro – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA SANTO AMARO/NOVE DE JULHO)
  • N702/11 Term. Santo Amaro – Term. Pq. Dom Pedro II (VIA IBIRAPUERA/23 DE MAIO)
  • N703/11 Term. Jd. Ângela – Term. Santo Amaro
  • N704/11 Term. Capelinha – Term. Santo Amaro (CORREDOR ITAPECERICA)
  • N705/11 Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros
  • N706/11 Term. Campo Limpo – Term. Pinheiros
  • N731/11 Term. Capelinha – Term. Santo Amaro (VIA CARLOS CALDEIRA)
  • N732/11 Term. Jd. Ângela – TERM ROD. Jd. Jacira (Circular)
  • N733/11 Term. Jd. Ângela – Vila Gilda (VIA ARACATI) (Circular)
  • N734/11 Term. Capelinha – Valo Velho (Circular)
  • N735/11 Term. Capelinha – Jd. Guarujá (Circular)
  • N736/11 Term. Jardim Ângela – Jd. Horizonte Azul
  • N737/11 Term. Jardim Ângela – Parque do Lago
  • N738/11 Term. Guarapiranga – Parque do Lago
  • N739/11 Term. Capelinha – Jardim Universal
  • N740/11 Term. Jardim Ângela – JD. Riviera
  • N741/11 Term. Capelinha – Valo Velho (Circular)
  • N742/11 Term. João Dias – Term. Pinheiros (VIA GIOVANNI GRONCHI)
  • N743/11 Term. João Dias – Jd Planalto
  • N744/11 Term. João Dias – Jd. Vaz de Lima (Circular)
  • N745/11 Term. Capelinha – Term. Campo Limpo
  • N746/11 Term. Campo Limpo – Jardim Irene Transwolff
- Área 8: laranja – Zona Sudoeste
  • N801/11 Term. Metrô Butantã – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N802/11 Term. Pinheiros – Term. Pq. Dom Pedro II
  • N831/11 Term. Lapa – Pq. Da Lapa (Circular)
  • N832/11 Term. Lapa – Pq. Continental – (Circular)
  • N833/11 Term. Pinheiros – Ceasa (Circular)
  • N834/11 Term. Lapa – Term. Pinheiros (Circular)
  • N835/11 Term. Pinheiros – Jd. João XXIII (Circular)
  • N836/11 Term. Pinheiros – Pq. Continental (Circular)
  • N837/11 Term. João Dias – CDHU Butantã (Circular)
  • N838/11 Metrô Vila Madalena – CPTM Leopoldina (Circular)
  • N839/11 Metrô Butantã – Metrô Vila Mariana (Circular)
  • N840/11 Term. Vila Mariana – Santa Cecília (VIA ALAMEDA SANTOS) (Circular)
  • N841/11 Term. Vila Mariana – Santa Cecília (VIA SÃO CARLOS DO PINHAL) (Circular)
  • N842/11 Term. Pinheiros – Cohab Raposo Tavares (Circular)
  • N843/11 Term. Capelinha – Pq. Arariba