sábado, 28 de novembro de 2015

Racionalização das linhas de ônibus deixa passageiros confusos

Algumas linhas tiveram seus trajetos alterados e outras foram extintas

POR CARINA BACELAR 28/11/2015 13:54 / atualizado 28/11/2015 14:03

Passageiros ficam confusos com racionalização das linhas de ônibus na Zona Portuária - Carina Bacelar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RIO - Muitos passageiros estavam confusos na manhã desta sábado, quando passa a vigorar a quarta fase da racionalização das linhas de ônibus na cidade. No terminal ao lado da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, de onde saíam até ontem 3 das 5 linhas que hoje foram extintas, pessoas que embarcavam para a zona sul estranhavam a mudança nos pontos de ônibus e procuravam informações. Muitos não sabiam da modificação.

Veja também


Passageiros ficam sem informações no ponto do Mourisco, em Botafogo
Prefeitura multa Rio Ônibus por falta de informações sobre mudanças
Passageiros ficaram irritados com a falta de informação sobre novas mudanças nas linhas de ônibusSegundpassageiros

imeiro dia útil da racionalização das linhas de ônibus
Passageiros ficaram irritados com a falta de informação sobre novas mudanças nas linhas de ônibusTerceira etapa de racionalização de linhas de ônibus começa com críticas
Passageiras obrigadas a saltar em Copacabana: destino era IpanemaAlterações nas linhas de ônibus ainda confundem passageiros
Saindo da Rodoviária, começa a operar neste sábado a Troncal 6, que vai até o Jardim de Alah, em Ipanema, passando pelo Túnel Santa Bárbara. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a Troncal 6 substituirá os deslocamentos das linhas 126 (Copacabana-Rodoviária), 128 (Leblon-Rodoviária), 136 (Copacabana-Rodoviária), 154 (Ipanema-Central) e 155 (Ipanema-Central).

A manicure Bruna Souza, de 31 anos, conferiu um panfleto distribuído no antigo ponto do 126, de onde agora sai o Troncal 6, antes de embarcar na nova linha. No terminal, uma agente distribuía panfletos e dava informações aos passageiros.

— Não sabia das mudanças. Geralmente pego o 126. Fiquei um pouco perdida. Eu acho que essa mudança só piora as coisas. Esse ônibus vai ficar cheio, pior do que já está. Nos dias de semana, ele demora muito pra sair do ponto - reclamou.

Já o porteiro José Roberto Rodrigues, de 53 anos, se surpreendeu com as mudanças ao pegar um ônibus com a família para ir à praia:

— A gente esta perdido. Não sabia que ia mudar. Estou com parte da família de São Paulo e tentando dar uma de guia turístico, mas nem sei como voltar para cá.

O frentista Antônio José da Silva, que costumava pegar a linha 126 para ir trabalhar, em Botafogo, já conhecia até os motoristas do ônibus e estranhou os novos condutores que circulavam pelo ponto.

— Eu estou meio confuso. Ninguém havia falado nada até agora (sobre o fim da linha) - contou.

VINTE E NOVA LINHAS FORAM EXTINTAS

Também entrará em operação neste sábado a Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório – via Itanhangá), que substituirá a linha 354. O traçado da linha 434 (Grajaú x Leblon) passará a ser circular e terá seu trajeto encurtado na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

PUBLICIDADE
Com a implementação dessa quarta etapa, foram criadas dez novas linhas (mais um serviço parcial), 13 linhas tiveram seus trajetos alterados e outras 29 foram extintas. Estudos da SMTR mostram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro.

A implementação total do projeto deve ser finalizada em março de 2016, com redução de 35% da frota que circula na Zona Sul. O trabalho de comunicação direta aos usuários por meio de panfletos, placas e cartazes está sob responsabilidade do Rio Ônibus.

No dia 5 de dezembro, finalizando a primeira fase do planejamento, duas novas linhas circulares serão criadas para atender exclusivamente a Zona Sul; outras oito serão substituídas.




Fonte: Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/racional...#ixzz3snxONYwV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário