domingo, 20 de setembro de 2015

Marca São Geraldo deixará as estradas; ANTT autoriza incorporação da empresa à Gontijo

Uma história iniciada há 66 anos está chegando aos capítulos finais, após publicação no Diário Oficial da Resolução Nº 4.845 da ANTT. A resolução concede anuência prévia para a operação de incorporação da Cia. São Geraldo de Viação para a Empresa Gontijo de Transportes. Ou seja, a Gontijo está autorizada a incorporar as linhas e ônibus da São Geraldo, o que na prática significa a extinção da última.
A Gontijo adquiriu a São Geraldo em dezembro de 2003, sendo considerada na época a maior transação do transporte rodoviário já feita no país, e desde então as duas empresas funcionam como sendo só uma, tanto que quem procura a São Geraldo no Google, termina encontrando o site da Gontijo no topo da pesquisa. A frota da São Geraldo também teve a numeração modificada desde aquela época, passando a usar a mesma tipologia de numeração da Gontijo e utilizando a lógica de prolongamento da numeração da primeira. As empresas passaram a trocar carros constantemente em épocas de alta temporada. A aquisição da São Geraldo pela Gontijo foi concluída no início de 2004.
A fusão fará da gigante Gontijo ainda mais gigante: a empresa já é a maior empresa do Brasil e uma das maiores, se não a maior, da América Latina. Já é considerada a maior frotista Scania do mundo, tendo feito as maiores compras de chassis da montadora sueca.
A partir do momento em que a resolução da ANTT dá anuência prévia para essa incorporação, a marca pode desaparecer gradualmente. Isso pode ser representado, por exemplo, em carros da São Geraldo que serão retirados de circulação, bem como numa próxima renovação, toda a frota adquirida ter a pintura da Gontijo, ou carros da São Geraldo serem recaracterizados, entre outras possibilidades que ao longo dos anos, farão a marca São Geraldo desaparecer das estradas.
Com mais de 1.800 veículos, a Gontijo atua em 21 estados e no Distrito Federal, em mais de 100 rotas.

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