quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Barra e Recreio ganham três linhas integradas de ônibus que substituirão outras 11


Adeus. Uma das mais tradicionais linhas da Barra, a 318 também vai ser extinta
Foto: Marcos Tristão
Adeus. Uma das mais tradicionais linhas da Barra, a 318 também vai ser extinta - Marcos Tristão
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RIO - Bastou o novo projeto de mobilidade urbana desenvolvido pela Secretaria municipal de Transportes virar burburinho nos pontos de ônibus da Barra e do Recreio para que se tornasse motivo de receio e insatisfação entre os usuários do sistema. Eles temem que a retirada de 11 linhas das ruas da região, a partir de 3 de outubro, prejudique suas rotinas.

A nova rede, que será baseada em três linhas chamadas de integradas — Integrada 1 (Alvorada-RioSul, via Avenida das Américas e Lagoa-Barra); Integrada 2 (Alvorada-RioSul, via avenidas Lucio Costa e Niemeyer); e Integrada 8 (Recreio-RioSul, via Avenida das Américas e Autoestrada Lagoa-Barra) — e dois corredores denominados Troncais, na Zona Sul, promete otimizar os tempos de viagem na cidade. O sistema é baseado na redução da frota, no aumento das baldeações e no respeito aos intervalos previstos entre os ônibus.

Para o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, os intervalos e as baldeações são, justamente, as chaves para o sucesso.

— O respeito aos intervalos será importantíssimo e permitirá a otimização de todo o sistema, impactando, por exemplo, nas baldeações. A baldeação gera um transtorno para o usuário e por isso refletimos tanto sobre o assunto. Mas, como esse transtorno ajuda o todo, no final, o cidadão vai entender que o esforço retornará em tempo ganho — espera.

A racionalização das linhas, que será promovida pelo modelo, é vista por Rafael Picciani como um rompimento com a lógica do passado, que resultava em inchaço do sistema:

— Antes o planejamento não se baseava em critérios técnicos. Vereadores, subprefeitos e associações criavam linhas na cidade sem pensar nas consequências disso.

Picciani pontua também, que um estudo feito pela secretaria, no início do ano, comprovou que 64% das linhas da cidade se sobrepõem em quase 80% de seus trajetos. Constatação que ajudou a estruturar a nova política.

Outro gargalo sinalizado pelo secretário, e que motivou a escolha do shopping RioSul como ponto final das integradas, é o fato de que muitas linhas que trafegam no sentido Centro transportam com poucos passageiros a partir daquele trecho da Zona Sul:

— Muitas linhas chegam ao RioSul praticamente vazias; então, por que não fazer do local um grande ponto final? Isso vai diminuir a frota que circula na região central da cidade e, consequentemente, o trânsito causado por ela.

PLEITO DAS VARGENS É ANALISADO

A prefeitura considera natural que as mudanças nas linhas de ônibus gerem, inicialmente, alguma insatisfação e desconfiança, e, em muitos pontos da Barra e do Recreio, é exatamente isso o que está acontecendo. No condomínio Barra Sul, um abaixo-assinado já foi organizado pelos moradores para evitar que a linha 318 (Central-Barra Sul), uma das mais tradicionais da Barra, deixe de existir.

— Queremos que a linha continue a funcionar. Como vão ser essas baldeações no RioSul? E os idosos, como ficam nessa história? Antes iam direto com o 318 até o Centro; agora vão precisar trocar de veículo várias vezes — argumenta Sandra Bastos, moradora do condomínio.

PUBLICIDADE
Alguns quilômetros acima, no Recreio, o morador Cezar Luiz Barbosa também discorda da nova política e lembra que a opção que restará aos moradores, além da linha Integrada 8, é o BRT, que, em sua opinião, não tem condições de receber mais usuários.

— A prefeitura fica defendendo o BRT e diz que todas as linhas que passarem na área de atuação do serviço vão ser extintas. O problema é que, como estamos no meio do trajeto da Transoeste, os ônibus já param aqui abarrotados, não dá para entrar. A insatisfação é geral — afirma.

De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, a superlotação no sistema BRT é pontual, 80% dela concentrada no horário de pico, entre 5h e 9h. Ainda de acordo com a pasta, desde o início da operação, em 2012, a frota do BRT aumentou 50%, e hoje conta com 326 ônibus.

O administrador regional do Recreio, Marcus Balestieri, diz que medidas já estão sendo analisadas para amenizar problemas no bairro:

— Sem dúvida, o Recreio vai ser um dos principais impactados pelas mudanças que vão ocorrer, mas o secretário está a par da situação e me disse que está estudando a possibilidade de fazer um BRT expresso do Colégio Notre Dame até o Terminal Alvorada. Assim, os moradores pegariam os ônibus vazios.

Em Vargem Grande e Vargem Pequena, a situação é bem mais crítica. Por causa do BRT, as linhas 747, 749 e 818 já haviam sido encurtadas, e a 826, extinta. Devido ao novo projeto de mobilidade, a partir de 5 de dezembro a linha 382 (Piabas-Carioca), uma das principais da região, também vai ser desativada.

Moradora de Vargem Pequena, Ana Maria Krauspenhar garante que muitos vizinhos estão preocupados por não saberem qual será o real cenário nos dois bairros após 5 de dezembro. A decisão da prefeitura gerou tantas reclamações que o secretário Rafael Picciani disse, durante uma reunião sobre mobilidade urbana na sede da Associação Bosque Marapendi (ABM), na quarta-feira da semana passada, que pode rever a medida.

— Os cortes no cenário atual, ainda sem o terminal de BRTs no Recreio, que ajudará no melhor funcionamento das alimentadoras das Vargens, prejudicaram e vão prejudicar muito os moradores da região. Então vamos rever alguns pontos. As reivindicações são importantes, porque o sistema ainda está em ajuste — ponderou.

CRONOGRAMA

Dia 3/10

Serão extintas as seguintes linhas da Barra, do Recreio e de São Conrado: 314 (Central-Barra da Tijuca, via Copacabana/Av. das Américas), 332 (Alvorada-Castelo (via Av. Lucio Costa), 501 (Barra da Tijuca-Gávea, via Av. das Américas, circular), 502 (Recreio-Gávea (via Av. das Américas, circular), 318 (Central-Barra Sul), 360 (Carioca x Recreio dos Bandeirantes), 504 (Piabas-Gávea, via Av. Benvindo de Novaes), 535 (Alvorada-Leme, via Av. Niemeyer e Copacabana), 305 (Rodoviária- Barra da Tijuca, via Túnel Rebouças), 505 (Recreio dos Bandeirantes-Gávea, circular) e 177 (São Conrado- Candelária, circular).

PUBLICIDADE
NOVAS LINHAS

Integrada 1 (Alvorada-RioSul, via Av. das Américas, Autoestrada Lagoa Barra e Av. Atlântica), Integrada 2 (Alvorada-RioSul (via Av. Lucio Costa, Av. Niemeyer e Av. Atlântica) e Integrada 8 (Recreio-RioSul, via Av. das Américas, Autoestrada Lagoa-Barra e Av. Atlântica).

Dia 24/10

Criação do corredor Troncal 1 (Praça General Osório- Central (via Av. Nossa Senhora de Copacabana e Aterro).

Dia 5/12

Será extinta a linha 382 (Carioca-Piabas (via Av. Benvindo de Novaes) e criado o corredor Troncal 3 (Gávea-Central, via Nossa Senhora de Copacabana e Aterro).



Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra-recreio-ganham-tres-linhas-integradas-de-onibus-que-substituirao-outras-11-17374319#ixzz3kgmxknKL

Nenhum comentário:

Postar um comentário