quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mais linhas da Pluma são transferidas para outras empresas

Companhia de ônibus enfrenta dificuldades. Em procedimentos anteriores, mais serviços deixaram de ser prestados pela Pluma uma das mais tradicionais do País.
Ônibus da Pluma. Empresa praticamente encerra ciclo de operações com mais transferências de linhas. Foto: Adamo Bazani
Ônibus da Pluma. Empresa praticamente encerra ciclo de operações com mais transferências de linhas. Foto: Adamo Bazani

Uma das mais tradicionais empresas de ônibus rodoviários do País, a Pluma Conforto e Turismo, do Paraná, que atua desde 10 de fevereiro de 1966, mas teve suas origens com a Transportadora Galiotto, em 1954, é outra que enfrenta dificuldades e vai perdendo serviços.
Nesta segunda-feira, dia 22 de junho de 2015, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicou no Diário Oficial da União, a transferência de mais linhas importantes da Pluma para outras empresas como Auto Viação Catarinense Ltda e JBL Turismo Ltda.
Foram duas resoluções autorizando as transferências: 4.761 e 4.762, incluindo linhas internacionais como Curitiba (PR) – Asuncion (PY) e Criciúma (SC) – Asuncion (PY). Confira:
RESOLUÇÃO Nº 4.761, DE 18 DE JUNHO DE 2015 Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços Rio de Janeiro (RJ) – Buenos Aires (RA), via Foz do Iguaçu (PR), prefixo nº 10-0306-00, Rio de Janeiro (RJ) – Santiago (CL), prefixo nº 10- 0711-00, São Paulo (SP) – Buenos Aires (RA), via Porto Alegre (RS), prefixo nº 10-0839-00, Uruguaiana (RS) – São Paulo (SP), prefixo nº 10-0839-03, e Balneário Camboriú (SC) – Buenos Aires (RA), prefixo nº 10-1330-00, operados no regime de Autorização Especial, da Pluma Conforto e Turismo S.A. para JBL Turismo Ltda. – ME. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. JORGE BASTOS
RESOLUÇÃO Nº 4.762, DE 18 DE JUNHO DE 2015 Autoriza a transferência de serviços da empresa Pluma Conforto e Turismo S.A. para a empresa Auto Viação Catarinense Ltda. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, e nº 3.076, de 26 de março de 2009, fundamentada no Voto DAL – 192, de 18 de junho de 2015, e no que consta do Processo nº 50500.086236/2015-57, resolve: Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços Curitiba (PR) – Porto Alegre (RS), via BR-101, prefixo nº 09-0061-00, Curitiba (PR) – Santa Maria (RS), via U. da Vitória, prefixo nº 09-0149-00, Curitiba (PR) – Santa Maria (RS), via Lages (SC), prefixo nº 09-0889-00, Curitiba (PR) – Criciúma (SC), prefixo nº 09-0956-00, Curitiba (PR) – Asuncion (PY), prefixo nº 09-1025-00, Curitiba (PR) – Ijuí (RS), prefixo nº 09-1044-00, Paranaguá (PR) – Asuncion (PY), prefixo nº 09-1329-00, Porto Alegre (RS) – Joinville (SC), prefixo nº 10-0977-00, Porto Alegre (RS) – Balneário Camboriú (SC), prefixo nº 10-1321-00, Criciúma (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-0656-00, Joinville (SC) – Ijuí (RS), via Barracão, prefixo nº 16-1044- 01, Araranguá (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-1332-00, Araranguá (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-1332-01, Araranguá (SC) – Campinas (SP), prefixo nº 16-1332-02, Florianópolis (SC) – Foz do Iguaçu (PR), prefixo nº 16-1333-00, Criciúma (SC) – Asuncion (PY), prefixo nº 16-1334-00, operados no regime de Autorização Especial, da empresa Pluma Conforto e Turismo S.A. para empresa Auto Viação Catarinense Ltda. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. JORGE BASTOS Diretor-Geral
Anteriormente, algumas linhas da Pluma foram transferidos para a Expresso Nordeste, que atua no segmento rodoviário regular a partir do Sul do País também.
Movimento semelhante, mas não igual, ocorreu com a Viação Itapemirim. A empresa fundada por Camilo Cola, no Espírito Santo, transferiu por negociação financeira, 68 linhas para a Kaissara, marca da Viação Caiçara, que já era parceira operacional da Itapemirim, antes da transação.
A diferença é que a Pluma transferiu as linhas para outras empresas com quadro societário já difundido claramente ao mercado e com mais tempo de atuação em linhas com características interestaduais de média ou longa distância.

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