quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ESPECIAL DE ANO NOVO - Giro Pelas Ruas





Empresa: Empresa de Viação Algarve

Carros: D90501 - D90565

Linha: 2303 - Cesarão - Carioca

Local: Ponto Final no Conjunto Cesarão em Santa Cruz - RJ

Giro pelas ruas - ESPECIAL DE ANO NOVO

Bom pra começar tenho aqui as fotos da Viação Algarve no ponto final das linhas 2303 , 871A , 872A e 759.

Fotos Abaixo:





Empresa: Empresa de Viação Algarve

Carros: D90138 e D90108

Linha: 872A - Cesarão - Sepetiba - Via: Curral Falso

Local: Ponto Final no Conjunto Cesarão em Santa Cruz - RJ

Transportes com esquema especial para o Réveillon em São Paulo

Ônibus, trens e metrô vão operar com frota reforçada para atender a quem for assistir aos festejos de virada de ano na Avenida Paulista.
Os serviços de transportes urbanos na cidade de São Paulo e na região metropolitana vão contar com esquema especial de funcionamento entre os dias 31 de dezembro e primeiro de janeiro.
Alguns serviços de ônibus para a região da Paulista vão ter reforço nas escalas, mas por causa das interdições devido à corrida de São Silvestre e à festa de Réveillon, 27 linhas municipais terão desvios na Avenida Paulista. O mesmo ocorre com a linha seletiva da Urubupungá para a região de Alphaville.
Já o metrô opera durante toda a madrugada.
Os passageiros vão poder embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela até às duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, Brigadeiro, Consolação, e Paulista permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, mas apenas para desembarque.
Já na Linha 5-Lilás, será possível embarcar em todas as estações até a meia-noite. Após esse horário, as estações permanecerão abertas somente para desembarque.
Quem normalmente utiliza a estação Trianon-Masp deve ficar atento. Por ficar próxima ao palco do show da virada, a estação será fechada às seis da noite do dia 31 de dezembro e vai ser reaberta às 4h40 do dia primeiro de janeiro.
A CPTM também vai ter operação especial de madrugada.
Todas as estações de trem estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro. Após esse horário, o embarque será possível apenas nas estações que fazem transferência gratuita com o Metrô: Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Luz, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí. Todas as demais estações do sistema da CPTM continuarão abertas para desembarque. Os trens vão circular com intervalos de 15 minutos, em média.
Já na segunda-feira, dia 05 de janeiro, para atender os passageiros que retornam do feriado, as estações das linhas 1, 2, 3 e 4 do Metrô abrem mais cedo, às quatro horas da manhã.
A linha 5 Lilás terá início das operações às 4h40.

Fonte: http://onibusbrasil.com/blog/2014/12/30/transportes-com-esquema-especial-para-o-reveillon-em-sao-paulo/

Aumento de ônibus é o maior anunciado pela prefeitura do Rio em pelo menos 10 anos

RIO - Ano novo, preço novo — e nas alturas. A prefeitura do Rio anunciou nesta terça-feira que o valor da passagem dos ônibus municipais passará para R$ 3,40 a partir de sábado, dia 3. O reajuste é de 13,3% em relação à tarifa atual do Bilhete Único Municipal (R$ 3). O GLOBO levantou que, pelo menos desde 2006, o governo municipal nunca estabeleceu um aumento tão elevado no preço das passagens. O maior reajuste na última década havia sido fixado em janeiro de 2012, quando a passagem pulou de R$ 2,50 para R$ 2,75 (uma alta de 10%).
De acordo com a prefeitura, o cálculo do novo reajuste segue os critérios fixados por contrato e a fórmula de cálculo utiliza valores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento dado em fevereiro deste ano, de R$ 2,75 para R$ 3, já havia causado polêmica. Um relatório de técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM) sugeriu, à época, que o valor caísse para R$ 2,50, já que não havia evidências para justificar sequer o valor de R$ 2,75. O conselheiro Ivan Moreira, entretanto, ressaltou que, se uma auditoria comprovasse prejuízo para a população, haveria medidas compensatórias. O aumento anunciado ontem, portanto, é o segundo aplicado sem que a auditoria externa citada pelo TCM seja concluída.
INTERMUNICIPAIS E BILHETE ÚNICO TERÃO REAJUSTE DE 12,4%
Também foram divulgadas as novas tarifas dos ônibus intermunicipais, que entram em vigor em 10 de janeiro. O índice de 12,46% de reajuste nos valores das passagens dos ônibus e vans intermunicipais foi publicado no Diário Oficial do estado. Com isso, a tarifa passará de R$ 2,80 para R$ 3,15. O valor do Bilhete Único acompanhará o índice, passando de R$ 5,25 para R$ 5,90. A nova tarifa do Bilhete Único começa a valer em 1º de fevereiro de 2015.



O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) aprovou o reajuste anual das tarifas nas linhas intermunicipais e manteve a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme determinado pela portaria 975, de dezembro de 2009. A revisão considerou o IPCA acumulado de 2014 (6,56%), somado ao IPCA que vigorou em 2013 (5,53%), quando foi revogado o aumento que havia sido concedido no início daquele ano, atualizando os valores defasados no período. O Detro não autorizou o índice de 26% solicitado pela Fetranspor.
De acordo com a autarquia estadual, o valor das novas tarifas deverá ser afixado nos ônibus, guichês e pontos de vendas de passagens pelas empresas. O RioCard continua sendo aceito com o valor antigo até 30 dias após a data fixada para o reajuste entrar em vigor.
Más notícias ainda para quem costuma viajar de táxi. O reajuste da tarifa dos 33 mil amarelinhos que circulam no município do Rio acontece a partir da próxima sexta-feira. O aumento de cerca de 5% vale tanto para os veículos convencionais quanto para os executivos. A bandeirada, que não sofria alteração desde 2 de janeiro de 2014, passará de R$ 4,80 para R$ 5,20. De acordo com resolução da Secretaria municipal de Transportes, a quilometragem na tarifa 1 passará de R$ 1,95 para R$ 2,05, de segunda a sábado, das 6h às 21h. Já na tarifa 2, o quilômetro rodado, em vigor das 21h às 6h e aos domingos e feriados, passará de R$ 2,34 para R$ 2,46.
A secretaria autorizou ainda a cobrança, na tarifa 2, das corridas com destino a áreas de ladeiras íngremes, sem discriminação horária. A tarifa da hora parada ou de espera sobe de R$ 24,57 para R$ 25,83, enquanto o preço para transportar volumes com dimensões entre 30 e 60 centímetros passa de R$ 1,95 para R$ 2,05, desde que a bagagem seja manuseada pelo motorista.
VEREADOR QUER CPI
O aumento das passagens dos ônibus municipais foi duramente criticado pelo vereador Paulo Pinheiro, do PSOL. O parlamentar afirmou que a bancada do partido vai se reunir nos próximos dias e enviará ofício ao Tribunal de Contas do Município questionando o aumento.
— Vamos brigar novamente pela instalação da CPI dos Ônibus. Parece que o prefeito não está preocupado com a voz das ruas. Eu espero que ele retroceda novamente e volte atrás nesse aumento absurdo — disse.

Na tabela de reajuste divulgada ontem pela prefeitura, constam os gastos com instalação de ar-condicionado e com gratuidades.
— A Lei Orgânica do município já estabelecia que gratuidades não podiam ser usadas como item de aumento de preço. No caso do ar-condicionado, o prefeito nunca disse que a instalação seria feita com o dinheiro dos cidadãos — protestou o vereador.
O aumento dos ônibus foi o estopim dos protestos por todo o Brasil em junho de 2013.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/aumento-de-onibus-o-maior-anunciado-pela-prefeitura-do-rio-em-pelo-menos-10-anos-14933050#ixzz3NTPQaLRo © 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 






segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O que esperar da mobilidade urbana em 2015?

Promessas não faltam, mas ainda não há a formulação de uma política que de fato garanta qualidade de vida às pessoas em cidades cujo uso do espaço urbano deve se tornar mais democrático.
Ônibus urbanos. O que esperar da mobilidade para 2015? Propostas com soluções concretas existem. Os diversos setores da sociedade devem deixar de lado discursos e demagogias, ver os interesses em comum e saber cobrar também de forma concreta. Foto: Adamo Bazani.
Ônibus urbanos. O que esperar da mobilidade para 2015? Propostas com soluções concretas existem. Os diversos setores da sociedade devem deixar de lado discursos e demagogias, ver os interesses em comum e saber cobrar também de forma concreta. Foto: Adamo Bazani.

Todo início de ano é a mesma coisa. É época de fazer um balanço do que se foi e pensar no que pode estar reservado para os próximos 365 dias que marcam o calendário romano, o qual a maior parte do Ocidente segue.
É assim com todas as áreas: vida pessoal, com o país, a economia, política e com os setores que fazem parte do dia a dia de todos os cidadãos. Entre eles está a mobilidade urbana.
Aliás, mobilidade urbana que virou um termo da moda e um ótimo chavão nos discursos e promessas de políticos.
Mas o que esperar do ir e vir das pessoas nas cidades em 2015?
Pois bem, se a população em geral, os operadores de transporte, a indústria do setor e, especialmente, os passageiros, esperarem e somente esperarem, muito pouca coisa vai acontecer. Exemplo foi a Copa do Mundo, que teve resultados pífios não só em relação ao futebol (dos males o menor), mas, sobretudo, a respeito do tal legado.
As obras de mobilidade para a Copa não foram entregues como o prometido e algumas delas vão ficar prontas somente nas Olimpíadas em 2016. Mas os estádios, inclusive, os elefantes-brancos em cidades onde não há um futebol expressivo, estão em pé. Muitos com serventia contestável.
No entanto, tanto empresários do setor de transportes, passageiros e indústria devem saber bem o que cobrar.
Não adianta apenas falar: “queremos um transporte melhor” porque a resposta vai ser exatamente a mesma: “faremos, eleitores queridos, um transporte melhor”.
Não adianta a população sair às ruas querendo tarifa-zero se não for discutido se isso vai ser possível e de onde virá o dinheiro para bancar os custos de operação. Não adianta o empresário cobrar do poder público melhores condições de operar se ele mesmo não fizer jus em demonstrar planos concretos para também oferecer um serviço de melhor qualidade. Não adianta a indústria do setor de transportes pedir inúmeras desonerações e incentivos se não houver um compromisso formal e que possa ser mostrado em números sobre a possibilidade de se investir no desenvolvimento de ônibus ainda mais modernos e manutenção e até ampliação do número de empregos.
Saber cobrar é fundamental.
E há questões concretas que precisam ser lembradas e que vão melhorar e muito a questão do transporte público nas cidades. Os diversos agentes ligados à mobilidade urbana devem, cada um com sua perspectiva, se unir em prol destas questões.
É burrice achar que empresário de ônibus e população, por exemplo, são inimigos. Um demonizar o outro só vai fazer com que o inferno que é tentar se deslocar nas cidades se torne mais aterrorizante.
Um dos exemplos de questões que devem ser enfatizadas é a PEC 90 que faz com que o transporte público passe de serviço essencial para direito social. Não é questão de terminologia, mas com a alteração, será possível mais fontes de financiamento e recursos direitos para o transporte coletivo que é uma das principais soluções para a diminuição dos congestionamentos que tanto corroem tempo, saúde, dinheiro e qualidade de vida.
As cidades devem se tornar democráticas. A lei da Mobilidade Urbana, número 12.587, de 2012, estabelece que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos para os deslocamentos dos cidadãos. O limite inicial é de que todas as cidades com este total de pessoas concluam os planejamentos em abril de 2015, mas o Congresso já discute ampliá-lo para 2018. Por que? Porque boa parte das cidades sequer deu atenção ao assunto.
Se o mero contribuinte deixa de cumprir alguma lei, ele é severamente punido. Mas se os administradores públicos não fazem a lição de casa, na canetada conseguem mudar de prazo.
Associações de Empresários, Indústrias de Ônibus e Materiais de Ferrovia e Movimentos Populares precisam cobrar esta questão.
“Entre as exigências da Política Nacional de Mobilidade Urbana, os planos devem priorizar o transporte coletivo sobre o individual, com foco na intermodalidade. A definição, além disso, deve contar com a participação popular. A política tarifária deve ter contribuição dos beneficiários diretos e indiretos para custeio da operação dos serviços, e é permitido o subsídio.
O objetivo, segundo o texto da lei, é integrar os diferentes modos de transporte e melhorar a acessibilidade e a mobilidade a fim de contribuir para o acesso universal à cidade.” – diz o texto básico.
Para isso, é necessário criar malhas de transportes que integrem ônibus alimentadores de bairro eficientes, ônibus em corredores exclusivos de alta velocidade, trem e metrô.
Outro ponto para democratizar os deslocamentos é o financiamento dos transportes.
Um carro polui proporcionalmente bem mais por pessoa transportada que um ônibus, mesmo na comparação com um coletivo de tecnologia antiga. Assim, este usuário do carro provoca mais gastos na saúde pública, na conservação e sinalização de vias e ocupa de forma desproporcional o ambiente urbano.
Ele dá mais gasto, portanto, para usar a cidade do que um passageiro que usa ônibus, trem ou metrô. Então, ele deve pagar mais. É justiça, não é perseguir quem usa carro, às vezes por falta de opção de um bom transporte.
Mas para o transporte ser bom, não há varinha de condão e nem apenas boa vontade basta.
É preciso ter dinheiro para investir.
E nada mais justo que as pessoas que usam de maneira desproporcional a cidade compensem quem usa de maneira inteligente, racional.
Assim, a proposta da destinação de parte da Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, o tal imposto da gasolina, para o financiamento do transporte público pode, se bem aplicada, ajudar a corrigir ou reduzir esta distorção.
Além disso, as políticas de gratuidades precisam ser tratadas sem demagogias.
Primeiro é preciso entender que não existe gratuidade. Os serviços têm custos e são remunerados de alguma maneira.
Hoje o que se vê nas cidades é a proposta de passe-livre para estudantes. A gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou a medida, logo em seguida, os municípios do ABC Paulista já declararam que vão adotar a prática que deve se disseminar em todo o País.
A ideia realmente é muito boa. Afinal, torna universal e reduz o custo pessoal do acesso à educação.
Mas de onde vai vir o dinheiro para bancar este direito? Há várias fontes, como destinação melhor de impostos e a própria arrecadação destinada à educação. Pode parecer ruim dizer que as secretarias de educação devem colaborar com passagens de ônibus num país que nem oferece faculdades e escolas básicas suficientes. Mas ora, o argumento dos políticos não foi esse? Que o transporte até a instituição de ensino faz parte da educação. Então não é justo que os passageiros pagantes e as transportadoras arquem com isso.
Se a educação é universal, assim como o acesso a ela também, o financiamento deve ser universalizado e não cair nas costas de uma parcela da sociedade.
Nesta breve reflexão é possível ver que não precisa tirar coelhos da cartola e nem inventar a roda para melhorar os transportes. Já há em andamento propostas que podem ser concretas.
Basta que as cobranças também sejam concretas.

Mais quatro pacientes recebem alta após acidente de ônibus



Mais quatro vítimas que estavam internadas por conta do acidente com o ônibus da Viação que tombou e caiu em uma ribanceira no município de Serra, no Espírito Santo, receberam alta médica. A informação foi divulgada pelo boletim da Secretaria de Saúde do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira, 29.
O acidente, que deixou nove pessoas mortas e 24 feridas, aconteceu na madrugada do último sábado, 27. Os pacientes foram socorridos e encaminhados para os hospitais Jayme dos Santos Neves e São Lucas. No fim de semana, 14 passageiros receberam alta médica.
Das seis pessoas que estavam no Jayme dos Santos Neves, duas já foram liberadas. São elas: Milton Esteiner Junior, 27 anos, e Leilaine Almeida Paixão, 26 anos. Iolanda de Oliveira Queiroz, Maria Perpétua Pereira Silva, Ana Paula Souza Santos e Tiago de Almeida Miguel continuam na unidade com o quadro de saúde estável.
E dos quatro feridos que permaneciam no Hospital São Lucas, dois receberam alta: Emiliana de Souza Castro e Greice Pereira de Jesus. Continuam internados, sem gravidade no estado de saúde, Gilberto Cândido de Souza e Jessica Soares Santos.

sábado, 27 de dezembro de 2014

Novos Carros na Translitoral Transportes






Fonte: http://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ_RJ_TRANSLITORANEA.htm

Alckmin anuncia novo secretário de transportes metropolitanos

Clodoaldo Pelissioni sai da pasta de Logística para substituir Jurandir Fernandes. Gestão no DER foi alvo de denúncia de esquema de propina.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 23 de dezembro de 2014, o novo secretário de Transportes Metropolitanos.
Clodoaldo Pelissioni, que até então ocupava a pasta de Logística e Transportes, assume no lugar de Jurandir Fernandes.
A secretaria de transportes metropolitanos é responsável pelas empresas estatais EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos (gerenciamento de ônibus intermunicipais e vans da ponte ORCA), Metrô e CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
A pasta para 2015 terá orçamento de R$ 4,5 bilhões.
Clodoaldo é formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Ele também foi superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem -DER do Estado de São Paulo entre janeiro de 2011 e junho de 2014.
Homem de confiança do governador, Clodoaldo foi tesoureiro de campanha de Alckmin nas eleições para prefeito em 2008 e para o governo do Estado de São Paulo em 2010.
O novo secretário também foi tesoureiro do diretório municipal do PSDB quando José Serra concorreu à prefeitura de São Paulo em 2004 e ao Palácio dos Bandeirantes em 2006.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES

Quando estava à frente do DER, a gestão de Clodoaldo foi alvo de denúncias de irregularidades e supostos pagamentos de propina. Em 2012, um consórcio responsável por supervisionar obras de duplicação de rodovias teria pagado propinas a funcionários DER que tinham taxa fixa de 4% sobre o valor dos contratados de três empresas responsáveis pelas obras que eram supervisionadas. Mas em 2012, por ser ano eleitoral, esse percentual subiu para 4,5%.
À época, Clodoaldo negou as acusações e disse que não atuava mais em campanhas desde 2011.

Distrito Federal oferece nova ferramenta de consulta sobre sistema de ônibus

Pelo site do DFTrans é possível consultar itinerários, paradas e tabelas de operação.
A DFTrans – Transporte Urbano do Distrito Federal já disponibiliza na internet uma nova ferramenta de informações sobre o sistema de ônibus da região.
O passageiro pode consultar dados como horários de cada linha, localização dos pontos, itinerários completos, melhores opções de linhas para determinados destinos e identificar no mapa as estações do BRT Expresso DFSul e do Metrô e os locais servidos por estas estruturas.
Ao selecionar as paradas, é possível saber cada linha que atende a determinadas áreas.
Selecionando as linhas, é possível ter acesso as informações como a empresa operadora e os horários divididos por turnos e dias da semana.
O passageiro interessado deve selecionar o banner “Horário do Ônibus” no site da gerenciadora DFTrans:http://www.dftrans.df.gov.br/

Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,00 em Salvador

Prefeitura diz que vai exigir contrapartidas das empresas de ônibus.
Ônibus em Salvador. Tarifa passa a ser de R$ 3,00 a partir de 1º de janeiro. Foto: Felipe Pessoa de Albuquerque.
Ônibus em Salvador. Tarifa passa a ser de R$ 3,00 a partir de 1º de janeiro. Foto: Felipe Pessoa de Albuquerque.

A partir do dia 1º de janeiro de 2015, a tarifa de ônibus municipal em Salvador passa dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,00.
O último reajuste foi aplicado em 2011 e aumento está abaixo do índice acumulado de inflação.
Mesmo assim, a prefeitura diz que vai exigir contrapartidas das empresas vencedoras da mais recente licitação que dividiu o sistema em três lotes.
Até o final de janeiro devem ser colocados 700 ônibus zero-quilômetro. O edital prevê 2 mil 500 ônibus novos de um total de três mil na cidade. Os 1 mil 800 restantes serão substituídos à medida que a idade útil da atual frota for alcançando dez anos.
O poder público também exige a instalação de GPS nos ônibus com a possibilidade de os passageiros poderem consultar por aplicativos a localização do coletivo e a previsão do tempo de chegada em determinado ponto de parada. Está também nos planos da prefeitura a instalação de totens eletrônicos para informar sobre as linhas que passam pelo local e o tempo de espera.
Além disso, devem ser retornados os serviços de micro-ônibus executivos com padrão de poltronas rodoviárias e ar-condicionado.
Depois da licitação, o sistema de Salvador foi dividido pelos seguintes consórcios:
– Subúrbio: região atendida pelo Consórcio Plataforma, formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. A cor dos ônibus será amarela. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 35 milhões 480 mil.
– Centro ou “miolo” de Salvador: área atendida pelo Consórcio Ótima, formado pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahiax. Os ônibus serão de cor verde. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 86 milhões 377 mil.
– Orla: região operada pelo Consórcio Salvador Norte composto pelas empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde. A cor dos ônibus será azul. A outorga para operação foi de R$ 57 milhões 899 mil.

Tarifa de ônibus em Praia Grande vai a R$ 3,30 neste domingo

Prefeitura diz que vai exigir em troca melhorias no sistema, como wi-fi em terminais e aplicativo que informa a localização e o tempo de espera dos coletivos.
Ônibus em Praia Grande. Tarifa sobe de R$ 2,90 para R$ 3,30. Prefeitura diz que vai exigir melhorias da Viação Piracicabana. Foto: Caique Cazares.
Ônibus em Praia Grande. Tarifa sobe de R$ 2,90 para R$ 3,30. Prefeitura diz que vai exigir melhorias da Viação Piracicabana. Foto: Caique Cazares.

Passageiros da rede municipal de ônibus de Praia Grande, no Litoral de São Paulo, devem preparar o bolso.
A partir deste domingo, dia 28 de dezembro de 2014, a tarifa de ônibus passa de R$ 2,90 para R$ 3,30.
Como contrapartida, a prefeitura diz que exigiu uma série de melhorias nos serviços.
Na última quarta-feira, dia 24 de dezembro, foram colocados em serviço mais seis ônibus novos que se juntam aos 75 em operação na cidade. Até o final de fevereiro, a operadora da cidade, Viação Piracicabana Praia Grande, deve colocar outros cinco novos ônibus nas ruas.
A prefeitura também promete a instalação de rede de internet grátis nos terminais de ônibus Tático e Tude Bastos além de disponibilizar um aplicativo para celulares e outros dispositivos móveis chamado “Quanto Tempo Falta PG”, pelo qual será possível saber em tempo real a localização dos ônibus em cada linha e o tempo de espera no ponto, além de informações a respeito dos itinerários.
Até o final de 2015, deve ser implantado também um sistema de reconhecimento facial para controlar as gratuidades nos serviços de ônibus. O objetivo também é fazer com que as crianças com até cinco anos de idade tenham cartões eletrônicos para não serem obrigadas a passar por baixos das catracas para o direito de isenção tarifária.
De acordo com a prefeitura, o sistema de reconhecimento deve evitar fraudes no uso das gratuidades.
Dos 1 milhão e 400 mil passageiros transportados por mês, 363 mil são isentos de pagamento de passagem.

Especialistas identificam fraude para dispensar o uso do ARLA 32

São colocados chips de potência nos motores e líquido obrigatório que reduz a poluição é dispensado.
O descompasso entre as vendas de óleo diesel para ônibus e caminhões e do ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo registrado desde abril de 2013 fez com que especialistas e a Pretrobras descobrissem que é maior do que se imagina o número de fraudes em motores para dispensar o uso do produto.
Tanto é que no Rio de Janeiro foi realizado um seminário para discutir o problema e propor alternativas para solucioná-lo. A principal fraude consiste na utilização de um chip que adultera o motor.
O ARLA 32, feito com 32,5% de uréia industrial, é obrigatório nos ônibus e caminhões fabricados a partir de 2012 que já seguem a sétima fase do Proconve – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores com base nas normas internacionais de restrição às emissões de poluentes – Euro V.
O agente líquido fica num tanque separado do tanque de diesel e é injetado eletronicamente no sistema de escape do ônibus e caminhões com a tecnologia SCR – sigla em inglês para redução catalítica seletiva.
Em contato com os gases de escape, o ARLA 32 consegue transformar Óxido de Nitrogênio NOx, substância cancerígena, em Nitrogênio puro, que é inofensivo à saúde .
Os ônibus e caminhões que seguem os padrões Euro V emitem até 63% menos Óxidos de Nitrogênio e 80% menos de materiais particulados.
No entanto, tem se tornado uma prática no mercado de transportes a instalação de emuladores, uma espécie chip de potência nos motores.
Os modelos de 2012 em diante perdem desempenho sem o ARLA. O chip compensaria esta perda.
No entanto, os especialistas advertem que a economia inicial não comprando o ARLA pode resultar em prejuízo com danos aos motores. Além disso, todos os ganhos ambientais com as novas normas são anulados. Para se ter uma ideia, um ônibus ou um caminhão com o chip, sem usar o ARLA, polui como cinco veículos juntos do mesmo modelo. Ou então, é como se o ônibus ou caminhão fosse antigo, com os mesmos níveis de poluição de 20 anos atrás.
Participaram do seminário advogados, técnicos, engenheiros e representantes do Centro de Pesquisas da Petrobrás, do Departamento de Poluição da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América Latina – Affevas.
Os especialistas apontaram duas soluções em conjunto para o problema: a criação de uma cultura para que os frotistas não tornem esta prática corriqueira, mostrando a importância da preservação ambiental e os riscos à vida útil do motor, e a regulamentação de instrumentos para fiscalização e punição para quem adultera os ônibus e caminhões, deixando estes veículos mais poluentes.

Passe Livre convoca 1ª passeata contra a alta das tarifas de ônibus

Responsável por eclodir manifestações em junho de 2013 por todo o Brasil, grupo promete voltar às ruas para barrar reajuste em SP

Congeladas desde o histórico movimento popular eclodido em junho de 2013 por todo o Brasil, as tarifas de transporte público em São Paulo começam a subir no próximo dia 6. E o Movimento Passe Livre (MPL), responsável por alguns dos primeiros atos que levaram milhões às ruas para reclamar também de outras dores, já avisou:
 - Não aceitaremos nenhum centavo a mais! Agora é de R$ 3 para baixo, até zerar!

atocontratarifa

Na ocasião, as tarifas de ônibus e metrô subiriam de R$ 3,00 para R$ 3,20. Mas, após as manifestações ganharem proporção inesperada – e depois de muito os dois baterem os pés -, o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin não tiveram escolha: recuaram.
Agora, a Prefeitura pretende levar o preço da passagem de ônibus, quando paga em cash, para os R$ 3,50. Quanto às viagens de metrô, por ora não há anúncio oficial em relação ao tamanho do reajuste.
Para quem quiser repetir o coro de 2013, de ♪ quem não pula quer tarifa ♫, o primeiro “grande ato contra” do MPL está marcado para 9 de janeiro, em frente ao Teatro Municipal.

Quatro dias antes, no dia 5, eles prometem aula pública diante da Prefeitura – “se é que alguém ali ainda quer aprender alguma coisa”, dizem. Ambos os eventos estão marcados para as 17hs.
Sobre o passe livre estudantil anunciado pela gestão Haddad, o MPL considera uma vitória de quem esteve nas ruas, “uma conquista do povo”. E entende que cobrar passagens dos demais cidadãos “é uma escolha política pela exclusão de pessoas e em favor do lucro dos empresários de ônibus”.
Procurados pelos De olho nos preços para maiores esclarecimentos, representantes do MPL ou se negaram a conversar ou não atenderam aos telefonemas. Mantemos nosso espaço aberto, caso queiram.
Doeu no bolso?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Mercedes-Benz vende 70 ônibus para renovação da frota em Goiânia

Modelo OF 1721 foi comprado pela HP Transportes Coletivos.
Chassi de ônibus modelo OF 1721. HP Transportes de Goiânia compra 70 unidades para renovação de frota. Divulgação: Mercedes-Benz.
Chassi de ônibus modelo OF 1721. HP Transportes de Goiânia compra 70 unidades para renovação de frota. Divulgação: Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz anunciou que a HP Transportes Coletivos adquiriu 70 chassis de ônibus OF 1721 para renovação de parte da frota dos transportes coletivos de Goiânia.
Os veículos devem ser entregues no início do ano que vem.
Os ônibus, com motor dianteiro, devem prestar serviços em linhas urbanas.
Em nota, a Mercedes-Benz diz que detém atualmente 48% das vendas de ônibus no Brasil a partir de 8 toneladas, levando em conta os dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores referentes ao período entre janeiro e novembro deste ano, com 11 mil 704 chassis.
Ainda na nota, a Mercedes-Benz destaca algumas características do modelo OF 1721, da categoria de 17 toneladas:
“O chassi OF-1721 da Mercedes-Benz é indicado tanto para o transporte urbano, como intermunicipal, rodoviário e fretamento. Ele foi desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento, permitindo porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm). O motor eletrônico OM-924 LA, com potência de 208 cv e torque de 780 Nm, proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações. Além da tradicional configuração de suspensão metálica, o chassi OF 1721 também é oferecido ao mercado com suspensão totalmente pneumática, elevando notavelmente o conforto a bordo, o que aumenta a satisfação dos passageiros e do motorista. O sistema de freios é um destaque do OF 1721. A começar pelo Top Brake. Conjugado ao freio-motor convencional, este sistema exclusivo da Mercedes-Benz oferece vantagens para o cliente, como o aumento da durabilidade das lonas de freio, maior durabilidade dos pneus e maior eficiência na capacidade de frenagem. O ABS evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.” – explica a Mercedes-Benz em nota.

Velocidade dos ônibus subiu 67,5% em 2014 nas faixas exclusivas, diz CET

Mesmo com as políticas de mobilidade urbana adotadas pela prefeitura, a lentidão na cidade aumentou. Em relação a multas, o motorista deve se preparar. No próximo ano, 1200 guardas civis vão poder penalizar os motoristas que cometerem infrações.
Ônibus Caio Millennium BRS em faixa exclusiva na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani.
Ônibus Caio Millennium BRS em faixa exclusiva na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani.

As ações em prol da mobilidade urbana tomadas pela prefeitura de São Paulo ainda não foram suficientes para reduzir os congestionamentos na cidade.
É o que revela um estudo divulgado nesta sexta-feira pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego sobre diversos aspectos do ir e vir na capital paulista.
Entre 2013 e este ano, a média da lentidão no trânsito da cidade subiu 2,8%, indo de 142 quilômetros para 146 quilômetros.
Mesmo assim, o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, vê o número de forma positiva. De acordo com o estudo da CET, a média de lentidão na cidade tem aumentado numa proporção menor. Tatto diz que hoje a sensação do paulistano é de que melhorou o trânsito em São Paulo.
Ainda segundo a CET, um estudo específico sobre o desempenho dos ônibus mostrou que a velocidade do transporte coletivo aumentou 67,5%, passando de 12,2 quilômetros por hora para 20,3 quilômetros por hora. Isso fez com que o tempo médio gasto pelo paulistano em ônibus caísse 40,7 minutos por dia.
Vale ressaltar, entretanto, que este estudo levou em conta apenas 65,7 km de faixas analisados entre janeiro e outubro e não a velocidade dos ônibus em toda a cidade.
Além disso, o levantamento só levou em conta um mês de compartilhamento das faixas entre ônibus e táxis, não revelando assim de fato a interferência da circulação dos táxis na velocidade dos coletivos nestes espaços analisados pela CET. Desde setembro, as faixas à direta em São Paulo deixaram de ser exclusivas para os ônibus, quando os taxistas foram autorizados a circular com passageiros e a realizar embarques e desembarques.
A prefeitura diz que há um estudo anterior que mostra que a presença dos táxis nas faixas não atrapalha o transporte coletivo.
Em relação a multas, os motoristas devem se preparar em São Paulo. A partir do início do próximo ano, 1.200 guardas civis metropolitanos vão começar a penalizar motoristas que cometerem infrações de trânsito. Eles se somam aos mil 865 agentes da CET. Além disso, há 600 fiscais da SPTrans – São Paulo Transporte que multam invasões a corredores e faixas de ônibus.