quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Velocidade dos ônibus subiu 67,5% em 2014 nas faixas exclusivas, diz CET

Mesmo com as políticas de mobilidade urbana adotadas pela prefeitura, a lentidão na cidade aumentou. Em relação a multas, o motorista deve se preparar. No próximo ano, 1200 guardas civis vão poder penalizar os motoristas que cometerem infrações.
Ônibus Caio Millennium BRS em faixa exclusiva na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani.
Ônibus Caio Millennium BRS em faixa exclusiva na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani.

As ações em prol da mobilidade urbana tomadas pela prefeitura de São Paulo ainda não foram suficientes para reduzir os congestionamentos na cidade.
É o que revela um estudo divulgado nesta sexta-feira pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego sobre diversos aspectos do ir e vir na capital paulista.
Entre 2013 e este ano, a média da lentidão no trânsito da cidade subiu 2,8%, indo de 142 quilômetros para 146 quilômetros.
Mesmo assim, o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, vê o número de forma positiva. De acordo com o estudo da CET, a média de lentidão na cidade tem aumentado numa proporção menor. Tatto diz que hoje a sensação do paulistano é de que melhorou o trânsito em São Paulo.
Ainda segundo a CET, um estudo específico sobre o desempenho dos ônibus mostrou que a velocidade do transporte coletivo aumentou 67,5%, passando de 12,2 quilômetros por hora para 20,3 quilômetros por hora. Isso fez com que o tempo médio gasto pelo paulistano em ônibus caísse 40,7 minutos por dia.
Vale ressaltar, entretanto, que este estudo levou em conta apenas 65,7 km de faixas analisados entre janeiro e outubro e não a velocidade dos ônibus em toda a cidade.
Além disso, o levantamento só levou em conta um mês de compartilhamento das faixas entre ônibus e táxis, não revelando assim de fato a interferência da circulação dos táxis na velocidade dos coletivos nestes espaços analisados pela CET. Desde setembro, as faixas à direta em São Paulo deixaram de ser exclusivas para os ônibus, quando os taxistas foram autorizados a circular com passageiros e a realizar embarques e desembarques.
A prefeitura diz que há um estudo anterior que mostra que a presença dos táxis nas faixas não atrapalha o transporte coletivo.
Em relação a multas, os motoristas devem se preparar em São Paulo. A partir do início do próximo ano, 1.200 guardas civis metropolitanos vão começar a penalizar motoristas que cometerem infrações de trânsito. Eles se somam aos mil 865 agentes da CET. Além disso, há 600 fiscais da SPTrans – São Paulo Transporte que multam invasões a corredores e faixas de ônibus.

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