segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Grupo faz a inauguração simbólica da estação do BRT Maria Tereza, em Campo Grande



Sete meses após ser concluída, a estação do BRT Transoeste Maria Tereza, na Estrada do Monteiro, em Campo Grande, foi finalmente inaugurada neste sábado. Não pela prefeitura, mas por moradores, que decidiram fazer um protesto. Cansados da ineficiência do transporte público no bairro, representantes da grupo “Nós de Campo Grande” cortaram uma fita vermelha improvisada. As portas da estação, no entanto, continuam fechadas.
- Com o início do BRT, acabaram com as linhas 853, 854 e 855 e não fizeram uma nova para ligar essa parte de Campo Grande à Barra da Tijuca. A estação Maria Tereza teria esse objetivo, mas não tem previsão de ser inaugurada de verdade - explicou Guilherme Alves, um dos coordenadores do grupo, que faz parte da rede Meu Rio.
Para chegar ao corredor e seguir até a Barra, os moradores precisam ir para as estações de Santa Cruz ou Mato Alto. Assim, eles pegam dois ou três ônibus e gastam mais com a passagem.
- O BRT acabou atrapalhando nossa vida. Por isso, criamos uma mobilização no site “Panela de Pressão”, e muita gente aderiu. Agora decidimos inaugurar a estação, de forma irônica, e dar uso a ela. Vamos transformá-la em palco ou num coreto. Queremos chamar a atenção - afirmou Guilherme.



Quando viu a mobilização, a boleira Renata Marquet, de 55 anos, correu para chamar o marido. Os dois esperam com ansiedade o início das atividades da estação.
- Achei o protesto interessante. Minha filha vai para a Barra todos os dias e precisa esperar na estação de Mato Alto, que fica num lugar deserto - disse Renata.
Para o consultor financeiro Rodrigo Innfurnna, de 35 anos, a estação Maria Tereza virou um elefante branco:
- Mendigos dormem nela, e a prefeitura não parece querer colocá-la em funcionamento. Enquanto isso, sou obrigado a pegar três ônibus para a Barra.






Mais de mil reclamações por e-mail
Enquanto a prefeitura não faz a inauguração para valer, a estação Maria Tereza - novinha em folha - segue com as portas fechadas. Mais de mil pessoas já demonstraram insatisfação com o caso no site “Panela de Pressão”. Cada vez que um deles clica em “mandar uma pressão”, é enviado para o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, um e-mail com o assunto: “BRT Campo Grande-Alvorada, bota pra rodar!”.
Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o foco agora está na implantação da Transcarioca. Por isso, não há data definida para implantar a estação e as linhas de ônibus solicitadas pelos moradores de Campo Grande.
O Consórcio BRT informou que só é responsável pelo serviço depois que a prefeitura entrega a estação e autoriza sua operação.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/grupo-faz-inauguracao-simbolica-da-estacao-do-brt-maria-tereza-em-campo-grande-13783876.html#ixzz3C1wdgj6U




Nenhum comentário:

Postar um comentário