segunda-feira, 28 de julho de 2014

Protesto de ônibus deixa trânsito congestionado no Grande Recife



Nesta segunda (28), primeiro dia de greve dos rodoviários no Grande Recife, alguns motoristas de ônibus abandonaram os veículos próximo ao giradouro do Complexo de Salgadinho, em Olinda. Com o protesto, o trânsito ficou parado e bastante congestionado. Segundo a coordenação de trânsito de Olinda, o fluxo de veículos também está travado na Avenida Presidente Kennedy, na Joaquim Nabuco e demais vias para quem tenta seguir para o bairro do Varadouro.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), no Recife, alguns motoristas deixaram os ônibus estacionados na Avenida Mário Melo, próximo da Cruz Cabugá, mas os carros conseguem passar livremente. Equipes da CTTU estão em oito pontos da cidade para tentar evitar que os motoristas fechem as vias.
Os pontos que contam com o apoio da CTTU são os da Av. Cruz Cabugá com a Av. Norte; Av. Cruz Cabugá com a Av. Mário Melo; Rua do Príncipe com a Gervásio Pires; Av. Conde da Boa Vista com a Rua Dom Bosco; Cais de Santa Rita, na entrada e saída do terminal; e Ponte Velha com a Rua da Aurora.
Para os usuários do serviço público de transporte, o metrô pode funcionar como uma alternativa. Nesta segunda, ele funciona com 14 trens na linha Centro e oito na linha Sul. Além desses, há quatro trens a mais para ajudar, se necessário; eles serão responsáveis por 40 viagens a mais, na ida, e 40, na volta. No fim do dia, serão 80 viagens a mais.
O porquê da greveMotoristas, cobradores e fiscais de ônibus decidiram cruzar os braços em assembleia realizada na última quarta (23). Eles aprovaram indicativo de greve e comunicaram a decisão ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A categoria não aceita a proposta de reajuste de 5% nos salários e no tíquete-refeição, feita pelo Urbana-PE. Eles querem aumento de 10%, proposto pelo MPT, e elevação no valor do tíquete-refeição de R$ 171 para R$ 320.
A greve deve afetar a vida de cerca de 2 milhões de passageiros que utilizam o transporte diariamente na Região Metropolitana. Atualmente, o sistema conta com aproximadamente 3.000 veículos integrando a frota, distribuídos em 385 linhas e 18 empresas operadoras de ônibus. São feitas, em média, 25 mil viagens por dia. O sistema conta também com mais de 15 terminais integrados.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/07/protesto-de-onibus-deixa-transito-congestionado-no-grande-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário