quarta-feira, 30 de julho de 2014

BRS da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, entrará em operação neste sábado

Novo corredor preferencial para ônibus tem três quilômetros de extensão, da Rua Humaitá até a Praia de Botafogo

POR O GLOBO
29/07/2014 18:09 / ATUALIZADO 29/07/2014 18:16






RIO — O trânsito de Botafogo, na Zona Sul, sofrerá mudanças a partir deste sábado. Isso porque será inaugurado o BRS da Rua Voluntários da Pátria. Com três quilômetros de extensão, o novo corredor preferencial para ônibus começa na esquina da Rua Humaitá e termina na Praça Nicarágua, na Praia de Botafogo (pista externa). O horário de operação da faixa será o mesmo adotado na maioria dos corredores já implantados: de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; e, aos sábados, das 6h às 14h. Quem não respeitar a regra, pode ser multado.
Ao contrário da maioria das vias nas quais o sistema já foi implantado, os novos corredores preferenciais para ônibus ocuparão apenas uma faixa de rolamento, uma vez que as ruas do bairro são mais estreitas em comparação com outras áreas onde o modelo foi adotado. Segundo a CET-Rio, serão 13 pontos de ônibus ao longo da via. Na Rua Humaitá, sentido Botafogo, haverá sinalização de BRS nos abrigos, mas não a faixa exclusiva.
Além de reorganizar o trânsito e reduzir o tempo de viagem dos passageiros em cerca de 20%, o BRS vai ordenar 38 linhas que circulam pela Rua Voluntários da Pátria e 33 que passam somente pela Enseada de Botafogo. Todas elas foram agrupadas em pontos específicos para BRS, de 1 a 3. Com o novo BRS, a cidade passa a contar com 47,3 quilômetros de faixas preferenciais para coletivos.
O BRS da Voluntários da Pátria estava previsto para começar a operar em maio, mas teve o início do funcionamento adiado pela prefeitura. Na época, a decisão foi tomada em virtude das diversas alterações viárias que vinham ocorrendo em função de obras no Centro, Zona Portuária e BRT Transcarioca. O esquema especial para a Copa do Mundo também influenciou o adiamento. A CET-Rio informou ainda que o próximo BRS a ser inaugurado será o da Rua São Clemente, também em Botafogo, no dia 9.
CORREDORES JÁ IMPLANTADOS
Copacabana: ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana; e nas ruas Barata Ribeiro e Raul Pompeia.
Ipanema/Leblon: na Avenida Ataulfo de Paiva e na Rua Visconde de Pirajá; e na Rua Prudente de Morais e na Avenida General San Martin.
Centro: na Avenida Presidente Antônio Carlos e na Rua Primeiro de Março; ao longo da Avenida Rio Branco; e na Avenida Presidente Vargas (pistas central e lateral, nos sentido Centro e Zona Norte).
Centro/Zona Norte: do Largo da Carioca à Praça Saens Peña (Tijuca); e do Estácio ao Largo da Carioca.
Maracanã-Méier: ao longo das avenidas 24 de Maio e Marechal Rondon.


Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/brs-da-rua-voluntarios-da-patria-em-botafogo-entrara-em-operacao-neste-sabado-13423475#ixzz390MBLPst

Nenhum comentário:

Postar um comentário