Prefeitura do Rio vai inaugurar 22 estações do BRT Transcarioca no dia 1º de junho
Além de serviço expresso Barra-Tom Jobim haverá serviço local entre Alvorada e Jacarepaguá
Novo Centro de Controle Operacional será aberto para monitorar serviço
RIO - O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta sexta-feira que 22 estações do BRT Transcarioca vão ser inauguradas no dia 1º de junho. Com isso, os ônibus do sistema vão operar prestando dois serviços distintos: uma linha expressa, que já havia sido anunciada na semana passada, que vai parar apenas em quatro estações para atender à Copa do Mundo (Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho e terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim). O segundo, anunciado nesta sexta-feira, vai operar entre o Terminal Alvorada e o Largo do Tanque parando em 16 estações intermediárias, localizadas entre a Barra da Tijuca, Camorim e Taquara. O serviço contará com as seguintes paradas: Alvorada, Lourenço Jorge, Makro, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio II, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Comandante Guaranys, Divina Providência, Santa Efigênia, Merck, André Rocha Bandeira Brasil (Taquara), Aracy Cabral e Mestre Candeia (Tanque), de acordo com listagem de nomes publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município.
Pelo planejamento original da prefeitura, essas estações seriam abertas em março. Mas o cronograma foi alterado, porque as obras não foram concluídas a tempo. Para operar o novo sistema, os consórcios que reúnem as empresas de ônibus do Rio estão construindo um novo Centro de Controle Operacional no Terminal Alvorada que ficará pronto na semana que vem. O novo CCO vai centralizar as operações dos BRTs Transoeste e Transcarioca. E no futuro, do BRT Transolímpico, que ligará a Barra a Deodoro.
O anúncio foi feito após uma reunião do prefeito com autoridades federais, do governo do estado e responsáveis pela organização da Copa do Mundo, no Palácio da Cidade, em Botafogo. No encontro, foram discutidos detalhes do planejamento operacional das áreas de segurança, saúde e mobilidade urbana. Na avaliação do prefeito e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Rio é a cidade mais preparada para a Copa, pela experiência acumulada com a organização de megaeventos.
— Na reunião, trocamos informações e consolidamos os últimos detalhes. A prefeitura já divulgou o seu plano de operação na semana passada. Temos a convicção de que a cidade vai receber bem os seus visitantes. Vamos ter um super evento. Toda a estrutura estará pronta e montada — disse Paes.
Aldo Rebelo também avalia que a cidade está preparada e acredita que as manifestações não serão um problema:
— Como era previsível, as manifestações de quinta-feira tiveram mais um um caráter de reivindicação de categorias profissionais do que protestar contra a Copa. Eu já previa uma redução do impacto dessas manifestações. Mesmo diante dos protestos, as pessoas estão s voltando para a Copa. A população sabe que o futebol num país desigual como o nosso, deu oportunidades para muita gente. O futebol tem o respeito e o carinho da população — avaliou o ministro.
Também participaram do encontro o coordenador-executivo do Geocopa e ministério dos Esportes, Luiz Fernandes, e o diretor executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade.
— O que tratamos hoje aqui foram detalhes da operação no Rio, que já tem experiência acumulada em eventos desse porte — disse Fernandes.
O coordenador do Grupo Executivo da Copa (Gecopa) disse que a cidade será uma das mais procuradas por estrangeiros na Copa:
— Mais de meio milhão de turistas compraram ingressos. Desses, pelo menos um terço tem ingressos para jogos no Rio e outras cidades-sede. Um sexto dos visitantes decidiu comprar ingressos apenas para jogos no Maracanã — acrescentou Fernandes.
O país que mandará mais turistas para o Brasil será os Estados Unidos, seguido pela Argentina, de acordo com Luiz Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário