quinta-feira, 12 de abril de 2012

SÉRIES EXTINTAS HOJE :Transportes Zona Oeste


Transportes Zona Oeste foi uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro, com sede no bairro de Paciência.Que nasceu no ano de 1994 - 2010 e encerrou suas operaçoes em 2010. A empresa surgiu em 1995 através da cisão da Expresso Pégaso, e passou a operar as linhas que atendem a Avenida Brasil.

História

Nos primeiros anos a Oeste, como é mais conhecida, operou normalmente as linhas que lhe eram devidas (368,369,380,381,388,390,399,S15) mas depois começou a extinguir ou modificar itinerários, além de negociar suas linhas com a Auto Viação Jabour e com a própria fundadora Expresso Pégaso.
Exemplos:
  • A linha 390 deixa de ir até o Passeio (Centro) e vai, somente, até a estação de metrô de Coelho Neto. O mesmo acontece com a linha 388;
  • Há uma "troca-troca" de linhas entre Oeste/Jabour/EVA (Empresa de Viação Algarve)/Pégaso cujo o interesse é exclusivamente, dos empresários. As linhas 870/871/872/873 saem da EVA para Oeste. A linha 381 sai da Oeste e vai para Jabour. A Pégaso repassa a linha 1131 para Oeste e a 1132/1134 para Jabour;
Tudo isso sem notificações do orgão regulador do município, nem da empresa, para o conhecimento prévio da população.
Outro fato marcante: A Oeste foi a 1ª empresa do município a extinguir o cargo de cobrador e também deixou de oferecer serviço com tarifa modal (linha regular) entre a ligação da região de Sepetiba e Santa Cruz com destino ao Centro da Cidade.
Entre 2004 e 2005, o Grupo Breda Rio absorve várias empresas do Rio, entre elas, o trio Expresso Magaratiba/Transportes Zona Oeste/Viação Costeira. A partir daí, a qualidade da frota melhora, porém a relação serviço/tarifa continuou deixando a desejar.
Desde 2008, a SMTR, sob pressão do Ministério Público, vem atuando à rigor na fiscalização das empresas de ônibus do município. Como resultado, houve a cassação da Transportes Oriental inicialmente e posteriormente da Viação Ocidental que não apresentavam condições para transportar adequadamente seus passageiros. Impôs sanções na Viação Santa Sofia e na própria Oeste, além de outras empresas, visando amenizar a deficiência do transporte público na zona oeste.
Em 2009, a SMTU criou, com tarifas reduzidas, linhas de integração Metrô/ônibus com veículos semirrodoviários (AR) e com pintura padronizada, ligando a região de Santa Cruz/Campo Grande/Bangu a estação de Coelho Neto. Também foram criadas, neste mesmo padrão, linhas expressas para o Centro. Devido a impossibilidade de operação por parte da Oeste, estas linhas especiais foram repassadas para a Viação Algarve, que recentemente havia reiniciado suas operações.
De acordo com ranking elaborado pela SMTR, divulgado em 11 de junho de 2010,[1] a Oeste foi considerada a pior empresa de ônibus do município, com 56,05 pontos, acima do ponto de corte de 13,69 pontos.[2]
No final de outubro de 2010, a empresa encerrou suas operações, passando todas as linhas para a Viação Algarve, que foi uma das vencedoras da licitação realizada no mesmo ano para as linhas de ônibus do município do Rio de Janeiro, através do consórcio Santa Cruz, da qual a Viação Algarve se integrou.





Porém hoje em 2011 a empresa Algarve deixa seus passageiros a desejar um transporte melhor, sem duvida entrar no ranking das piores. Com poucos carros e os que ainda circulam sem nenhuma manutenção, os passageiros se expremem em carros lotados, quando passam; a exemplo do 2304 (Sepetiba X Carioca) com uma tarifa de R$ 8,00 existe apenas 5 carros que fazem apenas uma viagem na ida e uma viagem da volta.

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