A licitação para exploração do transporte coletivo em Nova Iguaçu está perto de entrar na linha. A Prefeitura de Nova Iguaçu abre no mês que vem os envelopes da concorrência pública para 83 trajetos pela cidade. A questão se arrasta desde 2003, quando o Ministério Público ganhou uma ação obrigando o município a fazer a licitação. Em 2013, a prefeitura chegou a anunciar a licitação para abril de 2014, o que não aconteceu.
Segundo o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, um dos objetivos da concorrência será tornar a frota mais eficiente para implantar corredores expressos (BRS). Haverá ainda mais rigor na fiscalização como, por exemplo, na questão da acessibilidade.
— Vamos cobrar mais das empresas. Uma das exigências em contrato será que todos os ônibus tenham GPS. Com isso, vamos poder controlar os horários desses veículos na rua. Saber o intervalo entre um e outro — garante Rubens Borborema.
A expectativa é de que de seis meses a um ano as mudanças já comecem a ser sentidas pela população.
A licitação ainda dividirá Nova Iguaçu em dois lotes — Norte (1) e Sul (2) —, com cinco novos terminais: Miguel Couto, Santa Rita, Austin, Cabuçu e Praça Santos Dumont, que serão construídos pelos vencedores do processo. O valor da concorrência não foi informado até o fechamento desta edição.
— A passagem continuará custando R$ 3,15 — diz Rubens Borborema.
Outra mudança que deverá chamar a atenção dos passageiros será a padronização dos ônibus. Os veículos ganharão cinco novas cores, de acordo com o ponto de desembarque.
Nas ruas, o serviço dos ônibus é criticado pela população. A demora é uma das reclamações da diarista Simone Soares, de 41 anos:
— Às vezes espero a condução por até uma hora. É muito tempo.
CENTRO DE OPERAÇÕES
Como o Rio de Janeiro, Nova Iguaçu ganhará seu próprio centro de controle de tráfego. O prédio deve ficar pronto em seis meses. A prefeitura ainda aguarda a escolha do terreno onde será instalada a sede desse órgão, bem como a colocação de câmeras de monitoramento nas principais vias.
NÚMEROS
De acordo com a administração municipal, a frota de Nova Iguaçu tem 454 ônibus, que transportam cerca de 4 milhões de passageiros diariamente. O número de veículos deve ser reduzido. A ideia da Secretaria de Transporte é que bairros com menor oferta passem a contar com mais opções de transporte.
SERVIÇO
Nas ruas, a população espera que as mudanças resultem em melhorias. A estudante Daniele Brasil tem uma deficiência no braço direito e afirma que os motoristas não param para ela. O preço da passagem também é alvo de críticas. Muitos dizem que o valor das passagens municipais (R$ 3,15) é alto.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/linhas-de-onibus-de-nova-iguacu-serao-licitadas-apos-acao-na-justica-15874985.html#ixzz3XO8dyROX
Nenhum comentário:
Postar um comentário