Em Porto Alegre, a tarifa subiu, em abril de 2014, de R$ 2,80 para R$ 2,95. A prefeitura aguarda o dissídio coletivo dos rodoviários, em fevereiro, para decidir sobre novo reajuste.
Em Florianópolis, a tarifa é R$ 2,75 em dinheiro e R$ 2,58 no cartão eletrônico desde maio de 2014. Até o momento, não há previsão de reajuste.
Em Goiânia, o último reajuste ocorreu em maio de 2014, quando as passagens dos ônibus que circulam na capital e mais 18 municípios da região metropolitana subiram de R$ 2,70 para R$ 2,80. O reajuste ou não da tarifa normalmente é discutido entre março e abril.
Não há previsão de reajustes no Distrito Federal, onde os preços das passagens de ônibus variam entre R$ 1,5 e R$ 3.
Em Cuiabá, o estudo do cálculo tarifário do transporte coletivo, feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, indica que a tarifa de ônibus deve ser de R$ 3,20. O valor representa aumento de 14,2% em relação aos R$ 2,80 cobrados atualmente. A tarifa será analisada pelo Conselho Municipal de Transportes na segunda quinzena de janeiro. O valor também deverá ser aprovado pelo prefeito.
Em Manaus, ainda não há definição sobre reajuste em 2015. A tarifa de ônibus local é R$ 2,75 desde julho de 2013. Em Vitória, a tarifa é R$ 2,40 desde junho de 2013 e ainda não há previsão de reajuste.
Em Maceió, o último reajuste ocorreu em 2012, quando a tarifa passou de R$ 2,30 para R$ 2,50. A Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas pediu revisão do valor e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió informou que vai elaborar um relatório demonstrando que não há necessidade de reajuste.
Em Fortaleza, o último reajuste ocorreu em dezembro de 2012, fixando o valor da passagem em R$ 2,20. A secretaria responsável pelo transporte urbano está analisando pedido de reajuste da tarifa e deve ter posicionamento até o fim do mês.
No Recife, a tarifa também subiu pela última vez em 2012. Em 2013, houve redução de R$ 0,10 e atualmente o valor é R$ 2,15 no anel viário, que responde pelo transporte de 80% da população. Está previsto para a próxima sexta-feira (9) o início das discussões sobre nova tarifa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário