Localizada em frente ao condomínio Novo Leblon, a estação BRT vai servir também de vitrine, permitindo à população se ambientar à nova realidade do sistema de ônibus na cidade. Uma segunda estrutura igual está em fase de conclusão no trevo entre a Avenida das Américas e a Estrada do Magarça, em Guaratiba.
– A imagem de marca do BRT para o Rio de Janeiro vai ser essa estação, assim como foi no BRT de Curitiba, com aquela estrutura tubular. A gente desenvolveu o projeto de arquitetura em um escritório aqui do Rio, criando uma estrutura bonita e de qualidade – ressalta Alexandre Risso, engenheiro de vias especiais da Secretaria Municipal de Obras.
Produzida toda em chapas de aço, a estação BRT Novo Leblon tem 250 m² de área interna e uma arquitetura que permitiu a criação de um ambiente iluminado e fresco – mesmo trabalhando em sua capacidade máxima, de 5 mil passageiros por hora –, sem a utilização de equipamentos que gerariam consumo de energia.
– Foi uma preocupação do escritório de arquitetura fazer telhados duplos com material isolante no meio e paredes laterais ventiladas, com chapas de aço perfuradas. Isso é um diferencial muito grande dessas estações, porque vai gerar uma sensação térmica muito agradável, sem a necessidade do uso de ar-condicionado – explica o engenheiro.
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