domingo, 28 de fevereiro de 2016

Cinco linhas de ônibus da Zona Oeste do Rio somem do mapa após empresa decretar falência

Vanda mostra as linhas extintas

Há pouco mais de um mês, desde que a Viação Algarve decretou falência, em 23 de janeiro, pelo menos cinco de suas 22 linhas não foram assumidas pelas outras integrantes do Consórcio Santa Cruz, e seus ônibus não são mais vistos na Zona Oeste do Rio. Quatro eram convencionais — 750 (Sepetiba-Coelho Neto), 754 (São Fernando-Coelho Neto), 388 (Santa Cruz-Carioca), 881 (Vilar Carioca-Campo Grande) — e uma, executiva, a 2331 (Santa Cruz-Castelo). Juntas, transportavam mais de 85 mil passageiros, como mostra o site Transparência da Mobilidade, cujas informações mais recentes são de julho de 2015.
Na quarta e na quinta-feira passadas, o EXTRA esteve nos pontos finais em Sepetiba, Santa Cruz e Campo Grande, onde permaneceu por cerca de duas horas, em cada, e nesse período não encontrou nenhum ônibus destas linhas. Passageiros, motoristas e despachantes confirmaram o sumiço dos coletivos
— Essa placa é só enfeite. Há muito não vejo os ônibus da 388 por aqui— reclamou Vanda Costa, de 53 anos, diante do painel com as linhas que saem da Rua Alberto Álvaro, em Santa Cruz.
A auxiliar de serviços gerais pegava só um ônibus para chegar ao trabalho, em São Cristóvão. Agora, recorre a três conduções (dois ônibus e trem) no mesmo percurso.
Sem opção, passageiros são obrigados a fazer baldeações
Sem opção, passageiros são obrigados a fazer baldeações Foto: Guilherme Pinto
A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) diz que as linhas 750,754 e 2331 foram extintas por apresentarem trajetos “sobrepostos com outras linhas em operação”. Já a 388 e a 881 estariam incluídas no plano de contingência ainda em implementação “e recebendo ajustes a fim de atender melhor os usuários”.
O Rio Ônibus, informou que uma reorganização de linhas está em discussão com a secretaria, com base em estudos de sobreposição de itinerários. Porém, o prazo inicial dado da própria prefeitura era de 30 dias e já acabou.
Extinção sem aviso prévio
A informação de que a 750, 754 e 2331 foram eliminadas surpreendeu passageiros, que disseram não terem sido avisados previamente da extinção. O EXTRA também não encontrou aviso nos pontos finais destas linhas.
— É uma surpresa para mim. Estou sabendo agora. Estão diminuindo as linhas aos poucos e quando a gente for ver já não tem mais nada — disse o funcionário público Sérgio Madalena, de 57 anos, morador em Sepetiba.
Sérgio pega seis conduções todo dia para ir trabalhar
Sérgio pega seis conduções todo dia para ir trabalhar Foto: Guilherme Pinto
Segundo a secretaria, os passageiros da 750 e da 754 têm as linhas alimentadoras do BRT e da SuperVia, como opção, podendo ainda fazer integração com as linhas 756 (Santa Cruz) e 759 (Cesarão) a partir de seus pontos iniciais.
Eles podem ainda, segundo a SMTR, recorrer ao Bilhete Único Carioca, sem a necessidade de pagar mais uma passagem. Porém, há casos em que a baldeação inclui uma terceira condução, como acontece com Sérgio, que trabalha no Centro.
A linha executiva 2331, segundo a secretaria, foi substituída pela 2303, que faz o mesmo trajeto. A alimentadora 858 é apresentada como opção de integração com o BRT e a SuperVia, para quem mora perto da Avenida Antares.
Robson desistiu de esperar pela volta da 754 a São Fernando
Robson desistiu de esperar pela volta da 754 a São Fernando Foto: Guilherme Pinto
‘Não dão atenção para os moradores daqui’
— No dia 1º de fevereiro fiz uma reclamação sobre a ausência da linha no 1746. Na ocasião, a atendente deu prazo de dez dias para apresentar uma solução. Me disseram também que outra empresa assumiria a linha, mas o tempo passou e nada aconteceu. Perdi a esperança. Não dão atenção para os moradores daqui. Os ônibus eram velhos e o intervalo, irregular nos últimos tempos, mas pelo menos tínhamos opção. Agora nem isso. Eu pegava o ônibus aqui em São Fernando e ia direto ao meu trabalho, em Coelho Neto. Agora tenho de fazer baldeação em Santa Cruz. Só não gasto mais porque tenho Bilhete Único, mas perco mais tempo, por causa da espera. É pelo menos uma hora a mais — afirmou Robson dos Santos, ex-usuário da linha 754.

Fora de operação

A Algarve é a quinta empresa a decretar falência, desde o ano passado. Antes dela, deixaram de operar a Top Rio, a Andorinha, a Rio Rotas e a Translitorânea.

Frota

A saída destas empresas, segundo o Rio Ônibus representa a substituição de cerca de 500 veículos. Dois mil funcionários perderam emprego com o fim das viações.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/cinco-linhas-de-onibus-da-zona-oeste-do-rio-somem-do-mapa-apos-empresa-decretar-falencia-18762404.html#ixzz41THPyAbR

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Confira as novas mudanças de linhas de ônibus no Rio

A partir deste sábado (27), os usuários de ônibus do Rio vão enfrentar mais uma mudança nas linhas, com a implantação de uma nova etapa do plano de racionalização das linhas da Zona Sul, organizado pela Secretaria Municipal de Transportes. Nesta fase, sete linhas terão o trajeto modificado, uma será eliminada e duas novas linhas serão criadas.
Hudson Pontes/ O Globo
Assim como nas etapas anteriores, as informações sobre as mudanças nas linhas estarão disponíveis no site da SMTR e agentes da prefeitura estarão nas ruas distribuindo panfletos aos usuários e tirando todas as dúvidas sobre as alterações.
Para as mudanças deste sábado, os agentes serão distribuídos em pontos-chave dos seguintes bairros: Botafogo, Jardim Botânico, Horto, Cosme Velho e Tijuca.
Sete linhas alteradas
A linha 201 (Santa Alexandrina - Praça XV - circular) passa a ser 201 (Santa Alexandrina - Castelo - via Lapa - circular).

A linha 409 (Saens Peña - Jardim Botânico - via Horto) passa a ser 409 (Saens Peña - Praia de Botafogo - via Lapa - circular).
A linha 410 (Saens Peña - Gávea) passa a ser 410 (Saens Peña - Gávea - via Túnel Santa Bárbara).
A linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) passa a ser 422 (Grajaú - Largo do Machado - circular).
A linha 497 (Penha - Cosme Velho) passa a ser 497 (Penha - Largo do Machado).
A linha 498 (Circular da Penha - Cosme Velho) passa a ser 498 (Circular da Penha - Largo do Machado).
A linha 509 (Horto - Jardim de Alah - circular) passa a ser 509 (Horto - General Osório - via Leblon - circular).

Extinção de 1 linha
A linha 438 (Vila Isabel -Leblon - via Jóquei - circular) acaba. A opção para os passageiros é pegar a linha 439 (Vila Isabel - Leblon - via Túnel Rebouças/Jóquei - Circular).

Criação de 2 linhas
Serão criadas as linhas 218 (Vila Isabel - Candelária - circular). O itinerário de ida e volta é o seguinte: Praça Barão de Drummond, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Mendes Tavares, Rua Teodoro da Silva, Av. Professor Manuel de Abreu, Rua Dona Zulmira, Rua São Francisco Xavier, Av. Heitor Beltrão (pista direita), Rua Silva Ramos, Rua Gonçalves Crespo, Largo Frei Cassiano Villarosa, Rua Felisberto de Menezes, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Av. Presidente Vargas (pista lateral), agulha acesso pista central após Rua Carmo Neto, Av. Presidente Vargas (pista central), Praça Pio X, Praça da Candelária, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros, Av. Osvaldo Aranha, Rua Pará, Rua Senador Furtado, Rua Mariz e Barros, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Rua Mata Machado, Av. Maracanã, Praça Varnhagem, Rua Felipe Camões, Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Praça Barão de Drummond (ponto terminal).

A outra nova linha é a 5088 (Horto - Botafogo - via Jardim Botânico - circular). E o itinerário de ida e volta é: Rua Pacheco Leão, Rua Jardim Botânico (sentido Botafogo), Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo (sob o Viaduto Álvares Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central, Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Lopes Quintas, Rua Corcovado, Rua Van Martins, Rua Pacheco Leão (ponto terminal próximo à Rua Dona Castorina).
Informações: G1 RJ

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Alteração e extinção de ônibus para Zona Sul do Rio deixa passageiros indignados

A nova linha Troncal 7 substitui a linha 183: bairro mais atingido pelas mudanças é Laranjeiras

Como parte da racionalização dos ônibus do município do Rio, outras cinco linhas de transporte foram extintas ou encurtadas a partir deste sábado: 157 (Central — Gávea), 180 (Central — Cosme Velho), 183 (Central — Laranjeiras), 184 (Central — Laranjeiras) e 405 (Ramos — Cosme Velho). Na Central do Brasil, funcionários da Rio Ônibus distribuíam panfletos e cartazes com as novas informações. Ainda assim, a maior parte dos usuários do transporte estavam perdidos, reclamando da falta de opções de coletivo para parte da Zona Sul, como Lagoa e Leblon.
— Isso tudo é um absurdo, um abuso com a população. Parece que os governantes querem obrigar todo mundo a comprar o Bilhete Único! Como vou chegar no meu trabalho agora, em Botafogo? — reivindicou a diarista Rosemere Fraga, de 54 anos, usuária do extinta 157.
A acompanhante Rosenete Trubat, de 49 anos, também não conseguia chegar a Lagoa para trabalhar:
— Estou aqui na Central há quase 1 hora. Estou indignada! Até agora, não tenho opção nenhuma. Nossos governantes não andam de ônibus, né? Quero ver como será na segunda-feira — disse, inconformada.
Indignada, a diarista Rosemere Fraga não sabia o que fazer para ir da Central a Botafogo: de lá, não há mais linhas o bairro da Zona Sul
Indignada, a diarista Rosemere Fraga não sabia o que fazer para ir da Central a Botafogo: de lá, não há mais linhas o bairro da Zona Sul Foto: Fabiano Rocha / EXTRA
Saiba o que acontece com cada linha: 157, 180, 183 e 405.
A linha 157, que normalmente saía da Central do Brasil com destino a Botafogo, Humaitá, Lagoa, Leblon e Gávea teve o trajeto encurtado. Agora com o número 517, a linha passa a ser circular, saindo da Gávea e retornando de Botafogo, na altura da Rua Farani, para a Gávea. Passageiros que costumavam tomar o ônibus na Central do Brasil tem três alternativas: 461 (São Cristóvão — Ipanema), na Radial Oeste; 473 (São Januário — Siqueira Campos), na Leopoldina; e 415 (Usina — Leblon), no Centro. Outra alternativa é, na própria Central, tomar o novo Troncal 5 (Central — Alto Gávea) e, da Praia de Botafogo, fazer baldeação com o 517 (Gávea — Botafogo).
A linha 180, que normalmente saía do Cosme Velho com destino a Central, passando pela Praça Mauá, foi substituída pela linha Troncal 8 (Cosme Velho — Rodoviária, via Praça Mauá).
A linha 184, que normalmente saía de Laranjeiras, na Rua General Glicério, com destino a Central, também foi substituída pela linha Troncal 8 (Cosme Velho — Rodoviária, via Praça Mauá). O ponto final do ônibus não é mais na Rua General Glicério, e sim no Cosme Velho.
A linha 183, que normalmente saía de Laranjeiras, na Rua General Glicério, com destino a Central, foi substituída pela linha Troncal 7 (Cosme Velho — Central, via Túnel Santa Bárbara). O ponto final do ônibus não é mais na Rua General Glicério, e sim no Cosme Velho.
A linha 405 (Ramos — Cosme Velho) foi extinta. A alternativa é a linha 497 (Penha — Cosme Velho)
A linha 157 acabou: nova substituta é 517, linha circula que vai da Gávea a Botafogo


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/alteracao-extincao-de-onibus-para-zona-sul-do-rio-deixa-passageiros-indignados-18716664.html#ixzz40ns4HbJa

Corredores de Ônibus e Metrô devem atrasar ainda mais em 2016 depois de novo corte do Governo Federal

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Falta de prioridade ao transporte coletivo é um dos principais problemas nas cidades. Cortes de verbas devem dificultar investimentos em corredores de ônibus e metrô- Foto: Jornal do Brasil
Total de cortes é de R$ 23,4 bilhões. Recessão e inflação devem ser maiores neste ano do que a previsão inicial do governo. Educação e Saúde também sofreram grandes contingenciamentos
ADAMO BAZANI
Prefeitos e governadores de todo o país justificam entre os principais motivos para os atrasos na implantação de obras importantes para mobilidade urbana o fato de, por causa da crise econômica e fiscal, o Governo Federal ter repassado em 2015 menos recursos para financiamentos destas intervenções.
Exemplos são o prefeito de São Paulo Fernando Haddad em relação aos corredores de ônibus, cuja meta de conclusão de 150 quilômetros de seus espaços não deve ser atingida até o final de 2016, e também o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não consegue cumprir todos os cronogramas de obras de monotrilho e metrô, congelando o prazo para iniciar expansões da rede e construir estações.
Em 2016, a situação não deve melhorar. Não é pessimismo, mas o fruto de mais um corte apontado como necessário pelo Governo Federal para contornar o descontrole das contas públicas, problema já admitido pela própria presidente Dilma Rousseff.
Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016, o Governo Federal anunciou corte de R$ 23,4 bilhões no Orçamento de 2016. Serão atingidas as despesas discricionárias que são aquelas não obrigatórias dentro do Orçamento, como investimentos e financiamentos de obras. As despesas obrigatórias, que não sofreram cortes, só podem ser mudadas por Lei e englobam folhas de pagamento, juros e dívidas, por exemplo.
O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que financia a maior parte das obras de mobilidade urbana em todo o país, novamente foi um dos que mais perderam recursos.
Neste ano, o corte foi de R$ 4,27 bilhões .
No ano passado, o Governo Federal anunciou corte de R$ 69,9 bilhões. Deste total, o PAC perdeu R$ 25,9 bilhões.
Segundo o próprio Governo Federal, os cortes menores neste ano não significam que a situação do país esteja melhor em 2016 e sim que o Orçamento deste ano já saiu do Congresso mais enxuto, com previsões realistas sobre as menores receitas disponíveis para investimentos.
O Governo Federal ampliou a previsão de fatores negativos para economia. Neste ano, a queda do PIB – Produto Interno Bruto , que indica que o país está em recessão, deve ser de 2,9% – anteriormente para 2016, governo havia previsto uma queda de 1,9%. Em relação a 2015 a estimativa é que o PIB obteve um recuo de 3,7%.
A inflação vai ser maior do que o previsto. Segundo o Governo Federal, o IPCA -Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial, deve chegar a 7,1% em 2016, acima do teto da meta para este ano que é de 6,5%.
Em relação aos ministérios, os maiores cortes serão em Minas e Energia, Saúde e Educação.
CONFIRA OS PROGRAMAS E MINISTÉRIOS QUE MAIS VÃO SOFRER CORTES – VALORES NOMINAIS:
– PAC – Programa de Aceleração do Crescimento: Corte de R$ 4,27 bilhões, com Orçamento passando de R$ R$ 30,77 bilhões para R$ 26,43 bilhões.
– Ministério de Minas e Energia: Corte de R$ 3,14 bilhões, com Orçamento passando de R$ 6,51 bilhões para R$ 3,37 bilhões.
– Ministério da Saúde: Corte de R$ 2,53 bilhões, com Orçamento passando de R$ 91,5 bilhões para R$ 88,97 bilhões.
– Ministério da Educação: Corte de R$ 1,43 bilhão, com Orçamento passando de R$ 32,8 bilhões para R$ 31,5 bilhões.
– Ministério da Defesa: Corte de R$ 690 milhões, com Orçamento passando de R$ 8,07 bilhões para R$ 7,38 bilhões.
– Ministério da Agricultura: Corte de R$ 554 milhões, com Orçamento passando de R$ 2,03 bilhões para R$ 1,48 bilhão.
– Ministério da Fazenda: Corte de R$ 364 milhões, com Orçamento passando de R$ 3,30 bilhões para R$ 2,94 bilhões.
– Desigualdade Social e Combate à Fome: Corte de R$ 344 milhões, com Orçamento passando de R$ 31,87 bilhões para R$ 31,52 bilhões.
– Ministério da Justiça: Corte de R$ 249 milhões, com Orçamento passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 2,53 bilhões.
– Ministério do Trabalho e Previdência Social: Corte de R$ 223 milhões, com Orçamento passando de R$ 2,41 bilhões para R$ 2,19 bilhões.
– Ministério dos Transportes: Corte de R$ 199 milhões, com Orçamento passando de R$ 952 milhões para R$ 753 milhões.
– Ministério das Cidades: Corte de R$ 178 milhões, com Orçamento passando de R$ 618 milhões para R$ 440 milhões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Zona Sul do Rio tem mais 5 linhas de ônibus extintas neste sábado

Mais cinco linhas de ônibus deixaram de circular a partir deste sábado (20) pela Zona Sul do Rio. Nesta nova etapa de racionalização das linhas de ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes e cria novas três linhas e altera o itinerário de uma quarta.
SMTR promove mais uma alteração nas linhas de ônibus da Zona Sul do Rio (Foto: José Lucena/ Futura Press/ Estadão Conteúdo)
Foto: José Lucena/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Foram extintas as linhas  157 (Gávea – Central, via Lagoa/Leblon), 180 (Cosme Velho – Central, via Largo do Machado), 183 (Laranjeiras – Central, via Túnel Santa Bárbara), 184 (Laranjeiras – Central) e 405 (Ramos – Cosme Velho).

A nova linha Troncal 8 (Cosme Velho – Rodoviária, via Praça Mauá) teve o trajeto alterado e vai passar a circular pela Zona Portuária.

O mesmo acontece com a linha 580 (Largo do Machado – Cosme Velho), que vai passar a circular pela Rua General Glicério. O novo itinerário de ida e volta da linha circular é o seguinte: Rua General Cristóvão Barcelos, Rua General Glicério, Rua Professora Estelita Lins, Rua das Laranjeiras (sentido Largo do Machado), Rua Soares Cabral, Rua Almirante Sodré, Viaduto Jardel Filho, Rua Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua do Catete, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, Rua General Glicério, Rua Professor Ortiz Monteiro, onde agora será o ponto final, em frente ao número 512.
Foram criadas ainda a Troncal 7 (Central – Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara) e 517 (Gávea (PUC) – Botafogo, via Avenida Epitácio Pessoa na Lagoa). Esta linha será circular e terá itinerário diferente nos domingos e feriados, por causa das áreas de lazer da orla da Zona Sul.
A SMTR diz que o Rio Ônibus vai distribuir panfletos, cartazes com as informações e agentes estarão, no que chamam de pontos-chaves em Botafogo, Laranjeiras, Centro e Largo do Machado para informar os passageiros. Mas não há previsão de agentes no Subúrbio, como em Ramos, para auxiliar os passageiros da linha 405, que vai ser extinta.
Para quem usava a linha 157, a opção é pegar um ônibus da nova 517 e a Troncal 5 (Alto Gávea – Central, via Praia de Botafogo e Avenida 1º de Março). Para os usuários da linha 180, a opção é a Troncal 8 (Cosme Velho – Carioca, via Lapa e Castelo, circular). Na falta da 183, a alternativa é pegar o 580 mais a nova Troncal 7.
Já para quem costuma pegar os ônibus da linha 184, as alternativas são as baldeações entre a 580 e a Troncal 8 ou com a Troncal 7. Os usuários da 405, terão como opção a Troncal 7 com a 483 (Penha – Siqueira Campos, circular).
Veja abaixo o trajeto das três novas linhas que começam a circular no sábado:

Troncal 7 (Central - Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara)
Itinerário de ida: Terminal Procópio Ferreira, Av. Marechal Floriano, Rua Visconde da Gávea, Av. Presidente Vargas (pista lateral - sentido Praça da Bandeira), Rua Pereira Franco, acesso à Av. 31 de Março pela Praça Noronha Santos, Av. 31 de Março, Túnel Santa Bárbara, Rua Engenheiro Fernando Nascimento Silva, Praça Del Prete, Rua das Laranjeiras, Rua Cosme Velho, Terminal de Cosme Velho (ponto final).

Itinerário de volta: Terminal de Cosme Velho, Rua Cosme Velho, Rua das Laranjeiras, Rua Soares Cabral, Rua Almirante Sodré, Viaduto Jardel Filho, Rua Ipiranga, Rua das Laranjeiras, Rua Erfurt, Túnel Santa Bárbara, Av. 31 de Março, acesso à pista lateral da Av. 31 de Março, Av. 31 de Março (lateral), acesso de saída para a Rua Benedito Hipólito, Rua Benedito Hipólito, Rua Frederico Silva, Rua General Caldwell, Rua Moncorvo Filho, Praça da República, Terminal Procópio Ferreira (ponto final).
Troncal 8 (Cosme Velho – Rodoviária, via Praça Mauá)
Itinerário de ida: Terminal de Cosme Velho, Rua Cosme Velho, Rua das Laranjeiras, Rua Soares Cabral, Rua Almirante Sodré, Viaduto Jardel Filho, Rua Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua do Catete, Rua Antônio Mendes Campos, Rua do Russel, Av. Beira Mar, Av. Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Rua Uruguaiana, Rua Acre, Praça Mauá, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correa, Via Binário do Porto (sentido Rodoviária), Av. Professor Pereira Reis, Av. Cidade de Lima, Via D1, Rua General Luís Mendes de Moraes, Terminal Padre Henrique Otte (ponto final).

Itinerário de volta: Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua Cardoso Marinho, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Via Binário do Porto (sentido Praça Mauá), Av. Venezuela, Praça Mauá, Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Presidente Wilson, Rua Mestre Valentim, Av. Augusto Severo (pista central), agulha acesso pista lateral, Av. Augusto Severo (pista lateral), Praça Nossa Senhora da Gloria, Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, Rua das Laranjeiras sob o Viaduto Engenheiro Noronha, Rua das Laranjeiras, Rua Cosme Velho, Terminal do Cosme Velho (ponto final).
Linha 517 (Gávea PUC – Botafogo, via Epitácio Pessoa, circular)
Itinerário de ida / volta: Terminal da PUC, Av. Padre Leonel Franca, acesso sob Viaduto de acesso ao Túnel acústico Rafael Mascarenhas, Av. Padre Leonel Franca, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Delfim Moreira, Av. Vieira Souto, Av. Henrique Dumont, Av. Epitácio Pessoa, Rua Fonte da Saudade, Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo, (sob o Viaduto Álvares Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central, Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões, Rua Humaitá, acesso à Rua Fonte da Saudade, Rua Fonte da Saudade, Rua Frei Soriano, acesso sob Viaduto Saint Hilaire, Av. Epitácio Pessoa, Praça Almirante Saldanha da Gama, Av. General San Martin, Av. Bartolomeu Mitre, acesso à Rua Marquês de São Vicente, Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice governador Rubens Berardo, Av. Padre Leonel Franca, Terminal da PUC (ponto final).

Itinerário especial (domingos e feriados, no horário da área de lazer na orla): Terminal da PUC, Av. Padre Leonel Franca, acesso sob Viaduto de acesso ao Túnel acústico Rafael Mascarenhas, Av. Padre Leonel Franca, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Delfim Moreira (pista junto às edificações), Av. Vieira Souto (pista junto às edificações), Av. Henrique Dumont, Av. Epitácio Pessoa, Rua Fonte da Saudade, Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo (sob o Viaduto Álvares Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central, Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões, Rua Humaitá, acesso à Rua Fonte da Saudade, Rua Fonte da Saudade, Rua Frei Soriano, acesso sob Viaduto Saint Hilaire, Av. Epitácio Pessoa, Av. General San Martin, Av. Bartolomeu Mitre, acesso à Rua Marquês de São Vicente, Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice governador Rubens Berardo, Av. Padre Leonel Franca, Terminal da PUC (ponto final).
Informações: g1 RJ

Depois da Algarve, Auto Viação Bangu e Madureira Candelária serão as próximas a encerrarem suas atividades

Além do encerramento das atividades operacionais das empresas do Grupo Breda Rio (Translitorânea, Via Class, City Rio Rotas Turísticas e Algarve), as empresas Bangu e Madureira poderão encerrar suas atividades em breve. Ambas empresas vem enfrentando dificuldades na prestação de serviço. A Auto Viação Bangu opera dentro do Consórcio Santa Cruz, já a Madureira Candelária opera dentro do Consórcio Internorte. Dentro do plano de emergência, s empresas do mesmo Consórcio devem operar nas linhas das empresas que deixarem de operar a cidade. O caso mais recente foi com a Empresa Algarve do Consórcio Santa Cruz, com o fim do serviço da empresa, a Transportes Barra do mesmo Consórcio assumiu algumas linhas.  

De Jorge Mattos
Portal Histurbana




Viação Progresso participa de reunião com Vereadores e divulga nota à população



Na última terça-feira, dia 16 de fevereiro, os Vereadores Lucas Rabello, Rosana Raposo, Francisco Bulhões Dárcio Machado e Marcelo Neves se reuniram com representantes da Diretoria da Viação Progresso com sede no município de Três Rios, bem como o Gerente Regional em São José. O encontro teve o intuito de buscar melhorias com relação aos serviços das linhas Municipais e Intermunicipais.

Na reunião foram abordados temas como:

Aumento da passagem para R$ 3,20 - Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Lucas Rabello, foi solicitado a Diretoria da empresa que este aumento seja revisto, porém o Gerente Regional da empresa em São José, Sebastião Evangelista, afirmou que o valor da tarifa, o aumento é vinculado à planilha de custos dos serviços - Provavelmente não deverá haver redução no valor da tarifa em São José;

Proibição do embarque e desembarque de passageiros pela empresa Turb no Terminal de Rio Bonito - Segundo Lucas Rabello, "este foi um processo judicial antigo e que a Viação Progresso informou que por eles está tudo certo". Ainda segundo o Presidente da Câmara, a próxima etapa é agendar um encontro com a empresa Turb e com o Detro para esse assunto ser tratado e resolvido o mais rápido possível. A Viação Progresso divulgou nota à população nesta semana explicando toda a polêmica que gerou após o comunicado da empresa Turb informar que estava proibida de embarcar e desembarcar passageiros no terminal do Rio bonito por causa de um processo judicial movido pela Progresso. Confira a nota das duas empresas na íntegra na galeria abaixo;

Quantidade de horários de ônibus no município - Segundo os vereadores foram encaminhadas solicitações neste quesito à empresa para que possa rever o atual quadro de horários das linhas do município. O Gerente Regional afirmou que à respeito da demanda com os alunos da rede escolar do município, que sobrecarregam as linhas atuais em determinados horários, a empresa já colocou veículo exclusivo para transporte de alunos;

Segundo informações, existem muitas indagações do porque não se abriu concorrência para licitação, onde outras empresas pudessem também operar no município. Segundo o Vereador Lucas Rabello, na época da Licitação para transporte coletivo foi aberta a concorrência, mas parece que nenhuma empresa teve o interesse em participar, além da Viação Progresso.

Quanto a todas as reclamações que o Legislativo municipal tem recebido sobre o serviço prestado pela Viação Progresso no município, Lucas Rabello afirmou que todas as manifestações da população entregues aos vereadores serão encaminhados ao Poder Executivo e à empresa, para que tomem as devidas providências.

Confira na íntegra as notas divulgadas pelas empresas Turb e Viação Progresso:

Comunicado da empresa Turb

Comunicado da empresa Progresso


Informações: Portal Rede Info News


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

LINHA 750 SEPETIBA X COELHO NETO DESAPARECEU. SEM AVISO PRÉVIO - Postagem 800

LINHA 750 SEPETIBA X COELHO NETO DESAPARECEU. SEM AVISO PRÉVIO

Moradores de Sepetiba tem enviado diversas reclamações para nossa redação sobre o caso da linha 750. Desde que a Algarve decretou falência. Varias linhas do bairro foram remanejadas para outras empresas. Mas segundo moradores a linha 750 deixou de circular na região. Deixando moradores sem opção. Já que muitos utilizavam a linha para acessar o metrô e linha aceitava o Bilhete único. O mesmo não ocorre nas vans que fazem o mesmo trajeto. A linha já operava com horários irregulares e em péssimas condições. Mesmo assim erá a melhor opção de acesso ao metrô. Com o sumiço da linha. Moradores pagam um preço maior para chegar até Coelho Neto utilizando vans ou fazendo baldeações. Moradores exigem uma resposta imediata. Enquanto isso uma faixa imensa de trabalhadores do bairro ficam sem saber o que aconteceu com a linha que costumavam a usar para ir ao trabalho. Um verdadeiro descaso.

Fonte: https://portaldesepetiba.com.br/?p=6192

domingo, 14 de fevereiro de 2016

RECORDAR É VIVER - PARTE FINAL

Voltaremos com a última parte da nossa postagem agora pra encerrar com a Viação Santa Sofia.

Vamos lá:

VIAÇÃO SANTA SOFIA:



Aplausos para este Ciferal Alvorada Volvo Santa Sofia 53049 com vista da linha 786 - Mal Hermes x Cpo Grande. Ao lado, outro 'Volvão' da TAU com vista da linha 175. Bons tempos destas duas saudosas empresas cariocas!!!! 

                                                  Texto e Pesquisas Marcelo Prazs




Oportuno registro destes Ciferal Alvorada Volvo da Viação Santa Sofia 53053 da linha 786 - Mal Hermes x Cpo Grande. Abaixo, Alvorada OF 1313 da Santa Sofia 53093, também da linha 786. Maravilha de recordação!!!

Texto e Pesquisas Marcelo Prazs


Saudemos a presença do Ciferal Alvorada Santa Sofia 53193 (ainda na 'calçada' da fábrica da Ciferal) e o Nielson Urbanus 53195 da linha 786 - Mal Hermes x Cpo Grande. A solução sempre acompanha o problema, pare e pense!!!!!

Texto e Pesquisas Marcelo Prazs




Viação Santa Sofia com Caio Vitória 53183 com a breve pintura 'flamenguinha'. O período desta pintura foi de 1989 a 1991, salvo engano. Divirta-se relembrando os bons momentos da vida!!!! 

Bem encerramos por aqui espero que tenham gostado dessas postagens em breve a blog retorná com a série RECORDAR É VIVER Um bom fim de domingo a todos e bom início de semana.

Texto e Pesquisas Marcelo Prazs