terça-feira, 22 de novembro de 2016

Motoristas de BRT desistem da paralisação após acordo com consórcio

Motoristas dos corredores expressos não vão mais parar nesta quarta-feira

Após reunião com representantes do Consórcio BRT, na tarde desta terça-feira, que terminou em acordo, representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio) afastaram a possibilidade da greve dos motoristas de BRT programada para a zerro hora desta quarta-feira. Segundo o sindicato, a direção do consórcio se comprometeu a encaminhar para todas as empresas que fazem parte do sistema, um ofício determinando a suspensão dos descontos nos contrascheques das multas por avanço de sinal nos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).
— Foi uma decisão sensata por parte da direção da CCO. Não é só o motorista que ganha com isso, mas sim todos os usuários, que poderão continuar contando com um transporte de qualidade. A paralisação está descartada e com a certeza de que nada será descontado, o décimo terceiro integral está garantido — comemorou o vice-presidente do sindicato Sebastião José da Silva.


Segundo o sindicato, os motoristas alegam que são multados porque não conseguem parar o veículo a tempo nos sinais, quando o mesmo passa do verde para o amarelo, sempre que o ônibus - que mede 28 metros - está muito perto do semáforo. Uma prova disso, segundo os dirigentes é que 90% das multas registradas são das placas traseiras. Na segunda-feira, a prefeitura já havia decidido pela suspensão das cerca de 4 mil multas, por avanço de sinal e parada sobre a faixa, aplicadas entre 2015 e 2016.
Elas serão alvo de auditagem, segundo a Secretaria municipal de Transportes, assim com as infrações por excesso de velocidade na região de Campinho, que também estão sendo questionadas pelos motoristas. Os profissionais alegam que são multados circulando a 40Km/h naquele trecho, quando as placas indicam velocidade máxima de 50 Km/h.
A secretaria analisa ainda a possibilidade de utilizar sinais com temporizadores nos corredores BRT, uma das reivindicações da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário