terça-feira, 15 de novembro de 2016

BYD e AES Eletropaulo vão fazer parceria para veículos elétricos no transporte coletivo

Ônibus elétricos da marca chinesa foram testados em diversas cidades brasileirasÔnibus elétricos da marca chinesa foram testados em diversas cidades brasileiras
A partir do início de 2017, frota de carros e caminhões terá veículos elétricos. Numa segunda etapa, será a vez dos ônibus metropolitanos
ADAMO BAZANI
A fabricante chinesa de veículos, BYD, que tem planta em Campinas, no interior de São Paulo, e a fornecedora de energia da capital paulista e região metropolitana, AES Eletropaulo, vão dar início em 2017 a uma parceria para uso de veículos elétricos. Parte da frota de caminhões e carros da distribuidora será movida a energia elétrica.
O objetivo é trocar experiências para aprimorar tanto os modelos como a forma de distribuição de energia para uma maior frota de veículos elétricos.
Assim, a fabricante deve apresentar na prática as necessidades de infraestrutura para mais carros elétricos e AES Eletropaulo vai mostrar à indústria oportunidades e dificuldades para a instalação de pontos de recarga de baterias e dimensionar o impacto do crescimento de consumo de energia elétrica com mais veículos que tenham esta forma de tração, mesmo que gradativamente.
Assim dependendo dos resultados da parceria, não estão descartadas alterações futuras na rede de distribuição e adaptações nos modelos de veículos que circulariam pela Grande São Paulo.
Numa segunda etapa, o projeto é ampliar a parceria para que a frota de ônibus metropolitanos tenha mais veículos elétricos.
Atualmente, na região metropolitana de São Paulo, apenas o Corredor ABD, entre São Mateus, na zona leste da capital paulista, e Jabaquara, na zona sul, passando por cidades do ABC, com extensão entre Diadema e Brooklin, opera com trólebus e outros modelos elétricos ou híbridos.
A operadora Metra é do mesmo grupo que proprietário da fabricante Eletra, que desenvolve os equipamentos da tração elétrica para estes coletivos há cerca de 30 anos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário