terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aplicativo permite que passageiro compre e reserve poltrona de frescão

O Moov pode ser acessado por aplicativo no celular ou pela web e dá opções de compra em dinheiro, cartão de crédito ou RioCard, sem taxa extra

Rio - Com alguns toques no celular, já é possível comprar passagem de ônibus urbano com antecedência e reservar o assento para não ficar sem lugar — um tipo de ‘check-in’ rodoviário, como o procedimento adotado pelas companhias aéreas. Não é preciso fazer sinal ao motorista: um tablet avisa onde cada passageiro vai subir e descer. E só viaja quem estiver cadastrado, oferecendo maior sensação de segurança.

Tablet do lado do motorista ‘lê’ um QR Code que identifica o passageiro e informa se ele já pagou passagemDivulgação

Por meio de um aplicativo lançado em julho, usuários das linhas 2333sv (Recreio-Centro, via Zona Sul), da Expresso Recreio, e sva2343 (Ribeira-Candelária), da Viação Ideal, experimentam uma nova realidade de transporte executivo. Primeira plataforma de compra antecipada de passagens para ônibus frescões (aqueles confortáveis, com tarifas mais altas e ar-condicionado) do Brasil, o Moov contemplará mais uma rota até janeiro — a LECD7 (Recreio-Centro, via Linha Amarela) — e negocia ampliar sua atuação.
Segundo João Zecchin, CEO do Moov, todos os ônibus vinculados ao aplicativo — oito atualmente — atendem somente pessoas cadastradas e que tenham reservado poltrona. Os veículos não param para outros passageiros. A ferramenta tem 2,5 mil usuários. “A viagem é muito mais rápida e segura, já que todo mundo precisa cadastrar nome e CPF, e os ônibus não param de ponto em ponto”, diz Zecchin.
A Rio Ônibus, associação das empresas de ônibus do município, reconhece que não há regra da prefeitura que permita restringir a operação, mas esclarece que o aplicativo só funciona em linhas secundárias. Portanto, quem não quiser utilizar o Moov pode embarcar na linha-mãe de qualquer rota operada com o aplicativo, frisou em nota. “Assim, todos os clientes continuam sendo assistidos pelo sistema de transporte rodoviário.”

Moov também avisa quando o frescão está chegando. Não é necessário sequer fazer sinal para o carroDivulgação

O Moov pode ser acessado por aplicativo no celular ou pela web e dá opções de compra em dinheiro, cartão de crédito ou RioCard, sem taxa extra. No embarque, o passageiro aproxima de um tablet que fica no painel do ônibus um QR Code (código de barras bidimensional) gerado pelo programa. O aparelho avisa ao motorista se o usuário já pagou a tarifa. Caso contrário, passa o RioCard ou efetua pagamento em dinheiro. O tablet mostra os pontos de embarque e desembarque agendados.
O usuário também pode acompanhar o coletivo em tempo real.“O aplicativo informa que o ônibus vai chegar em 5 minutos”, destaca Vinicius Colonese, diretor da Expresso Recreio.
Para o engenheiro de Transportes Paulo Cézar Ribeiro, da Coppe/UFRJ, a ideia pode estimular usuários de carros a migrar para o transporte público. “Vale testar para ver se dar certo”, avalia.
“Com o Moov me sinto mais seguro e ganho tempo, porque o motorista só para para pessoas cadastradas”, elogia o estudante Felipe Machado, 23 anos, usuário da 2333sv. A Secretaria Municipal de Transportes informou que a iniciativa é de responsabilidade das empresas, mas que vai acompanhar o funcionamento do sistema.

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