quinta-feira, 12 de maio de 2016

Auto Viação Bangu encerra as atividades, após 54 anos de funcionamento

Com o fechamento da empresa, é a 6ª empresa a encerrar atividades na gestão de Rafael Picciani na SMTR. E pode não parar só nela…
P1250678 (2)
Linha 383, que já está sob operação da Transportes Barra. Até o início do 2º semestre, as demais linhas da Bangu serão assumidas pela Barra.
A Auto Viação Bangu, que estava prestes à completar 55 anos em 2017, encerrou as suas atividades para valer a partir de hoje, após o estopim da greve de funcionários da empresa. Os motoristas da empresa, que denunciavam os salários atrasados e as péssimas condições de trabalho, cruzaram os braços nesta última segunda-feira e ainda prejudicam quase 50.000 passageiros na região de Realengo, Padre Miguel e Bangu. Após uma rodada intensa de negociações, ficou decidido que a Transportes Barra irá assumir todas as linhas da empresa, de maneira gradual. Na última segunda-feira, a empresa de Vila Valqueire assumiu a operação das linhas 383 (Realengo/Praça da República) e 794 (Bangu Shopping/Cascadura via Barata) e ontem assumiu as linhas 777 (Padre Miguel/Madureira Shopping – Direto) e SV777 (Padre Miguel/Madureira Shopping – via Rua do Governo). Nesta quinta-feira, dia 12/05, outras 6 linhas serão reativadas pela Transportes Barra, sendo elas:
  • 394 (Vila Kennedy/Tiradentes) e SP394 (Vila Kennedy/Caju)
  • 739 (Sulacap/Bangu)
  • 741 (Barata/Bangu via Murundu – Circular)
  • 743 (Barata/Bangu via Água Branca – Circular)
  • 755 (Realengo/Coelho Neto)
  • 936 (Campo Grande/Fundão via Estrada da Posse)
P1240524 (2)
A Auto Viação Bangu empregava cerca de 700 funcionários, entre motoristas, operacional e manutenção. Parte destes será contratada pela nova empresa.
A reativação de todas as outras as linhas da Bangu vai depender da chegada de ônibus. Ao final da reunião que culminou com o fechamento da empresa de Magalhães Bastos, ficou decidido os seguintes pontos:
  • A garagem da Auto Viação Bangu também passa a pertencer à Barra e a mesma passará a utilizar assim que for feito a limpeza da mesma.
  • As linhas da Bangu serão todas operadas pela Barra, sendo que a linha 725 (Ricardo de Albuquerque/Cascadura), a única a pertencer ao Consórcio Internorte, poderá ser repassada à Viação Novacap, caso a empresa queira.
  • Nenhum carro da Bangu foi adquirido no pacote
  • Já anteriormente a essa negociação, a Barra já tinha adquirido 40 veículos novos que agora serão distribuídos nas linhas da Bangu;
  • Com a absorção das linhas da Bangu, as linhas do Consórcio Transcarioca, como a 341 (Taquara/Candelária) e a 878 (Tanque/Barra da Tijuca), deverão ser repassadas às outras empresas do grupo (Viação Redentor e Transportes Futuro)
  • Para ajudar na operação, a Viação Redentor e a Transportes Futuro repassarão cerca de 80 carros para a Transportes Barra.
  • O Grupo Redentor, em caráter de urgência, comprará ônibus semi-novos para não ter prejuízo nas operações.
  • Os funcionários da Bangu serão contratados na medida do possível mediante a necessidade atual de pessoal;
  • Com a vinda do BRT TransBrasil, a Barra terá direito à 47 vagas que seriam destinadas à Viação Bangu
  • A Bangu (nome) encerra suas atividades no transporte urbano, mas o CNPJ continuará aberto aberto voltar as atividades entrando em licitações no cenário, municipal e nacional;
  • A Lacosta Turismo não será incorporada ao Grupo Redentor, sendo assim, fica de forma independente.
A Auto Viação Bangu é a 6ª empresa a encerrar suas atividades somente na gestão de Rafael Picciani na Secretaria Municipal de Transportes. Já fecharam: Andorinha, Rio Rotas, Translitorânea, Via Rio e Algarve. Com exceção da Bangu, todas as outras empresas eram controladas pelo Grupo Breda, comandado por Álvaro Lopes. Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Transportes não se pronunciou sobre a greve e o fechamento da Auto Viação Bangu.

Um comentário:

  1. Está impossível avaliar qualquer coisa a respeito da Empresa Transportes Barra/Grupo Redentor, porém o 'primeiro contato' não está sendo dos melhores, pois não há como haver CONTATO...
    __________Faço parte do grupo de usuários da LINHA 936 (FundãoxCampo Grande), DA ANTIGA VIAÇÃO BANGU e que foi integrada EM TESE, pois ainda não de fato, como sendo da Transportes Barra/Grupo Redentor. Subentendia-se que se uma empresa ativa e atuante no mercado 'resgata' linha de outra empresa, essa linha continuará ativa também, mas isso não aconteceu, e não acontece há 15 dias (embora conste em listagens na web como já integrante e como se estivesse funcionando.... O que não é verdade!). E, até agora, não houve nenhuma atitude responsável desta empresa em manisfestar aos milhares de usuários desta linha, da antiga Viação Bangu, o COMO, o QUANDO será restabelecida essa LINHA, e qual o critério está sendo utilizado para restabelecimento das linhas, haja vista que a LINHA 936 é PRIMORDIAL POR SER A ÚNICA em toda região, e com função de interligação entre as zonas oeste e norte, com destino ao Fundão; importante, PORTANTO, uma vez que, além de passageiros ao longo do itinerário, possui conjunto específico de usuários permanentes: ALUNOS, FUNCIONÁRIOS, PESQUISADORES e PACIENTES do HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (estes, portanto, sem perfil de poder fazer baldeações ou pegar trens em pé) e ATÉ A PRESENTE DATA NÃO HOUVE O RETORNO DA LINHA, sem nenhuma previsão informada!? Como obter maiores informações? Como fazer contato.... O site da empresa está providencialmente em manutenção há 'eras'...?

    Se alguém tiver informações concretas acerca desta transição,agradeço, Cordialmente,

    Valéria Gomes
    (Integrante do Projeto PACC/UFRJ -
    Programa de Aperfeiçoamento de Cultura Contemporânea)

    ResponderExcluir