domingo, 29 de novembro de 2015

Transportes Paranapuan recebe Torino e Apache VIP e volta a operar a linha 634

Depois de 4 meses sem operar as linhas 634 e 635 (clique aqui e veja a matéria da época), a Transportes Paranapuan voltou a operá-las neste sábado, dia 28/11/2015.
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Para isso, ela teve que adquirir 20 veículos que estivessem em condições de operação. Como o prazo era curto, ela recorreu ao mercado para comprar esses veículos.
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E a escolhida foi a R.Matias. A Matias vendeu 15 Torinos e 5 Apache Vip da 3ª geração, todos montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721, já na versão euro V.
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Os veículos não possuem ar condicionado. Como são veículos que já pertenciam ao sistema (a exemplo da Auto Viação Palmares), a SMTU permite a compra. Só tem obrigação de ter ar condicionado, veículos que vem de empresas de fora dos sistema municipal ou veículos novos.
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Há expectativa da compra de mais veículos para continuar melhorando os serviços da empresa.
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Por enquanto, apenas as linhas 634 e 635 voltarão a serem operadas pela Paranapuan, as demais ainda continuam a serem operadas pelo pool.


sábado, 28 de novembro de 2015

Racionalização das linhas de ônibus deixa passageiros confusos

Algumas linhas tiveram seus trajetos alterados e outras foram extintas

POR CARINA BACELAR 28/11/2015 13:54 / atualizado 28/11/2015 14:03

Passageiros ficam confusos com racionalização das linhas de ônibus na Zona Portuária - Carina Bacelar
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RIO - Muitos passageiros estavam confusos na manhã desta sábado, quando passa a vigorar a quarta fase da racionalização das linhas de ônibus na cidade. No terminal ao lado da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, de onde saíam até ontem 3 das 5 linhas que hoje foram extintas, pessoas que embarcavam para a zona sul estranhavam a mudança nos pontos de ônibus e procuravam informações. Muitos não sabiam da modificação.

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Saindo da Rodoviária, começa a operar neste sábado a Troncal 6, que vai até o Jardim de Alah, em Ipanema, passando pelo Túnel Santa Bárbara. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a Troncal 6 substituirá os deslocamentos das linhas 126 (Copacabana-Rodoviária), 128 (Leblon-Rodoviária), 136 (Copacabana-Rodoviária), 154 (Ipanema-Central) e 155 (Ipanema-Central).

A manicure Bruna Souza, de 31 anos, conferiu um panfleto distribuído no antigo ponto do 126, de onde agora sai o Troncal 6, antes de embarcar na nova linha. No terminal, uma agente distribuía panfletos e dava informações aos passageiros.

— Não sabia das mudanças. Geralmente pego o 126. Fiquei um pouco perdida. Eu acho que essa mudança só piora as coisas. Esse ônibus vai ficar cheio, pior do que já está. Nos dias de semana, ele demora muito pra sair do ponto - reclamou.

Já o porteiro José Roberto Rodrigues, de 53 anos, se surpreendeu com as mudanças ao pegar um ônibus com a família para ir à praia:

— A gente esta perdido. Não sabia que ia mudar. Estou com parte da família de São Paulo e tentando dar uma de guia turístico, mas nem sei como voltar para cá.

O frentista Antônio José da Silva, que costumava pegar a linha 126 para ir trabalhar, em Botafogo, já conhecia até os motoristas do ônibus e estranhou os novos condutores que circulavam pelo ponto.

— Eu estou meio confuso. Ninguém havia falado nada até agora (sobre o fim da linha) - contou.

VINTE E NOVA LINHAS FORAM EXTINTAS

Também entrará em operação neste sábado a Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório – via Itanhangá), que substituirá a linha 354. O traçado da linha 434 (Grajaú x Leblon) passará a ser circular e terá seu trajeto encurtado na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

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Com a implementação dessa quarta etapa, foram criadas dez novas linhas (mais um serviço parcial), 13 linhas tiveram seus trajetos alterados e outras 29 foram extintas. Estudos da SMTR mostram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro.

A implementação total do projeto deve ser finalizada em março de 2016, com redução de 35% da frota que circula na Zona Sul. O trabalho de comunicação direta aos usuários por meio de panfletos, placas e cartazes está sob responsabilidade do Rio Ônibus.

No dia 5 de dezembro, finalizando a primeira fase do planejamento, duas novas linhas circulares serão criadas para atender exclusivamente a Zona Sul; outras oito serão substituídas.




Fonte: Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/racional...#ixzz3snxONYwV 

SMTR determina plano de contingência após fim de operação de empresa do Consórcio Internorte

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) determinou ao Consórcio Internorte a substituição da consorciada Top Rio em razão da má prestação do serviço aos passageiros na região da Pavuna e Anchieta, o que desrespeita o contrato de concessão vigente. Em razão do não cumprimento da frota determinada e da má conservação dos ônibus, o consórcio foi notificado em três ocasiões a fim de se adequar às exigências do contrato de concessão e multado com base no Código Disciplinar dos Ônibus, publicado em 2012. Diante do descumprimento das normas de maneira consecutiva, a SMTR informa que a consorciada Top Rio irá encerrar suas atividades, deixando de integrar o Consórcio Internorte, a partir deste sábado (28/11).

 "A Secretaria Municipal de Transportes não vai admitir o mau atendimento à população. O consórcio já havia sido notificado diversas vezes para que desse solução ao serviço precário que estava sendo realizado. Determinamos a implementação imediata do plano de contingência sob pena de multa diária. Se em 30 dias a situação não estiver normalizada, a multa contratual será ainda maior", afirma o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani. 

Pelo plano de contigência estabelecido pela SMTR, o Consórcio Internorte deverá assumir cinco linhas de ônibus urbanos e dois rodoviários (executivos): 384 (Pavuna x Passeio), 385 (Village Pavuna x Passeio – via Camboatá), 386 (Anchieta x Passeio – via Mariópolis), 399 (Pavuna x Passeio – via Av. Presidente Vargas e Rua Alcobaça), 945 (Pavuna x Cidade Universitária), 2295 (Pavuna x Castelo) e 2302 (Mariópolis x Castelo). Já o Consórcio Santa Cruz deverá assumir a operação da linha 300 (Sulacap x Candelária). 

A SMTR irá monitorar a execução do plano de contingência e fará fiscalizações permanentes para garantir a normalidade do atendimento à população. Caso a determinação não seja cumprida corretamente, os consórcios estão sujeitos a multas contratuais diárias. 

Em ofício enviado à secretaria, o Consórcio Internorte justificou que os problemas de operação das linhas se deram por dificuldades financeiras da consorciada.



Via Rio encerra as atividades

É a quarta empresa do grupo Breda a ser extinta esse ano.
O INICIO E O FIM: Chegou ao fim a Via Rio Class, empresa que operava em três dos cinco consórcios da cidade (Internorte, Transcarioca e Santa Cruz). O dia 27/11 foi o último ar da graça. A empresa surgiu em 2001, numa divisão da Top Rio que operava a linha 300 Sulacap x Praça XV (atualmente Sulacap x Candelária) e outras linhas. A empresa durou até 2010, quando com a licitação, foi incorporada a City Rio (atual VG) com a Breda Rio e a Auto Diesel.
Em 2013 a empresa ressurgiu assumindo a 300 e outras linhas do Eixo Norte-Centro da City Rio.
Com o fim, algumas de suas linhas ficarão sem rodar até que apareçam empresas para assumir. A 386 e a 399 já foram assumidas pela Pavunense
Trívia: a uma certa maldição entre as empresas que possuíam o modelo Mega BRS com chassi Scania, pois as 4 que tiveram (Rio Rotas, Andorinha, Via Rio e Translitorânea) faliram.
Trívia 2: Não se espantem se alguns desses Megas BRS forem para a Algarve (D90000), pois ela faz parte do mesmo grupo de Andorinha, Via Rio, Rio Rotas e Translitorânea. E se ela falir ano que vem, já sabe o porque!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Auto Viação Palmares assume linhas 839 e 849

Ontem a empresa Auto Viação Palmares entrou na operação das linhas 839 (Campo Grande - Santa Cruz) e 849 (Campo Grande - Base Aérea) em operação conjunta com a Expresso Pégaso.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ministério Público do Rio quer que terceira viagem no Bilhete Único seja gratuita ao usuário



As mudanças nos ônibus do Rio pesaram no bolso do eletricista Wekciley Souza, de 35 anos. Morador de Maricá, ele usava só o Bilhete Único intermunicipal para ir ao trabalho, em Copacabana. Agora, além do BU, paga uma condução a mais para ir da Rodoviária à Zona Sul — já que o 127, que fazia o trajeto todo, foi extinto, e a opção criada, a Troncal 2, o faz chegar atrasado. Casos como o de Wekciley e de moradores da Zona Oeste levaram o Ministério Público (MP) a acionar a Prefeitura do Rio na Justiça para que o processo de corte de linhas seja interrompido e que a terceira viagem, quando necessária, não tenha custo para o usuário.
O MP questiona a falta de metas de tempo de viagem e de monitoramento das mudanças.

A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) alega que “as linhas troncais 1,3 e 4, e as integradas 1, 2, 8, 8SP e 9 tiveram tempo de viagem inferior ao limite do Bilhete Único Carioca, que é de 2h30m”. É demais para Wekciley.
— Acordo às 4h30min para estar às 7h em Copacabana. Não dá para sair mais cedo. E, se pegar a Troncal 2, não chego a tempo nunca — conta o eletricista que, por mês, gasta cerca de R$ 70 a mais.
O MP fez o pedido de liminar no dia 20 de outubro. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), a prefeitura tem até sábado para se defender. A Procuradoria Geral do Município informou que “apresentou as informações necessárias”. Porém, ainda não consta no processo eletrônico. O julgamento, segundo o TJ, será nas próximas semanas.
— O meu vale-transporte não aumentou, então sai direto do salário. É justo que a gente não precise pagar o terceiro ônibus — defende o eletricista Wekciley.
A SMTR afirma que as mudanças têm como objetivo aumentar a velocidade e reduzir o tempo das viagens. Segundo o órgão, o processo “já está gerando serviços com intervalos mais regulares”.
Acordo de 2013 protege usuário
Em 2013, a Prefeitura do Rio firmou 20 compromissos com o MP num acordo que pretendia melhorar o transporte por ônibus. Numa das cláusulas, segundo o MP, o município se comprometia “a garantir que a integração resultante do seccionamento/complementação de linhas municipais não acarretaria ônus financeiro para os usuários com origem e destino na área central”. É com base no acordo que o MP pede a interrupção dos cortes de linhas.
Em outro ponto, o pedido de liminar enviado à Justiça diz que a prefeitura deveria definir “a meta a ser alcançada pelo Projeto de Racionalização (...) segundo indicadores de redução de tempo de viagem”. O MP afirma que a prefeitura apresentou respostas “vagas” sobre a falta de metas e citou, no pedido de liminar, o que recebeu do município: “a efetividade das ações será sentida quando aplicadas em campo, com a operação das linhas criadas, modificadas e eliminadas”.
A SMTR, que já extinguiu 21 linhas e encurtou oito, afirma que estudos anteriores à racionalização mostraram que “80% dos passageiros não precisam fazer integrações”. “Para os 20% que precisam integrar as viagens, não há necessidade de pagar uma segunda passagem. Todos os novos serviços oferecem alternativas que permitem aos usuários continuarem usando os transportes, mesmo com as mudanças, sem pagar a mais”.
A secretaria cita ganho de velocidade média em corredores BRS e afirma que “novos estudos estão sendo feitos para comprovar os efeitos das medidas”. “O processo de racionalização da frota da Zona Sul está previsto para ser concluído até abril de 2016. Conforme o trabalho for evoluindo, será possível notar o ganho no tempo de viagem”, continua.
O que a Procuradoria pede

Medidas

O MP não pede só que a passagem da terceira baldeação seja de graça para o usuário do Bilhete Único. O pedido de liminar apresentado à Justiça aponta outras medidas que, na opinião do órgão estadual, deveriam ser tomadas “em caráter de urgência”.

Interrupção

O primeiro pedido é que o processo de racionalização seja interrompido e que as etapas programadas não sejam consumadas. Pelo planejamento, há mudanças marcadas para a próxima sexta-feira, para o dia 28 e para o dia 5 do mês que vem. Ainda não há data para o julgamento acontecer.

Estudo

Segundo o MP, o corte de linhas só deve voltar a ocorrer quando a Prefeitura do Rio apresentar um estudo com dados como “padrões de viagens, identificando a origem e o destino dos usuários da região”.

Consulta

O MP também pede a criação de uma Ouvidoria específica para a “avaliação da satisfação do usuário” e a realização de audiências públicas para “receber relatos da comunidade impactada”. O órgão ainda sugere uma multa de pelo menos R$ 50 mil por dia caso essas medidas não sejam cumpridas pela prefeitura.

Resposta

O município, segundo o Ministério Público, informou que os canais de ouvidoria existentes são “suficientes” e que as sugestões “estão sendo consideradas”. O MP, no entanto, considera a resposta insuficiente, pois nem “sequer apresentaram cópia das reclamações”.

Adequação

Por último, o MP pede que a prefeitura apresente, em 10 dias, metas que considerem o tempo de viagem dos usuários de todas as linhas criadas ou alteradas, “com o seu consequente monitoramento”.


domingo, 22 de novembro de 2015

BRT - Transoeste - Santa Cruz - Jardim Oceânico

A única diferença entre Alvorada e a futura estação BarraShopping, é que depois da passagem subterrânea, vc anda mais um pouquinho e atravessa passarela. Coisa de 300m. Para quem desembarca no Alvorada (se a linha for ponto final lá), às vezes é mais rápido sair de lá e ir andando pro Shopping do que esperar um parador que passe no BS, só pra evitar andar uns 300m ou 4 minutos a mais.

Não é questão de bem-vinda ou não, acontece que é claramente mal localizada. Por mim, construiria uma passarela igual a do Merck com elevador na altura do ponto do BS e a estação dupla seria localizada entre essa passarela e a passagem subterrânea, com um acesso de cada uma por cada extremos das estações, ao invés de colocar tudo na subterrânea.

Reparem nas esquematizações:





sábado, 21 de novembro de 2015

No Rio, Governo e prefeitura tentam fechar acordo para tarifa única em ônibus e metrô

O governo do estado e a prefeitura tentam fechar com empresas de ônibus e com o Metrô Rio acordo que estabeleça tarifa única para utilização dos dois meios de transporte. A medida é considerada fundamental para a integração da Linha 4 do metrô, que irá até a Barra, com o BRT Transoeste.

Carlos Roberto Osorio, secretário estadual de Transportes, diz que os governos buscam uma passagem que tenha valor inferior à soma das tarifas do metrô (R$ 3,70) e do Bilhete Único Carioca (R$ 3,40). O problema é que os empresários querem receber o valor cheio das passagens, e a prefeitura não aceita subsidiar o sistema.

Subsídio

O modelo seria parecido com o da integração entre ônibus intermunicipais e trens: o passageiro paga R$ 5,90 para usar os dois modais. Mas este sistema é subsidiado pelo governo estadual que, por ano, destina R$ 600 milhões para as concessionárias.

Informações: O Dia 



Viação Pavunense entra em operação na linha 386

A empresa Viação Pavunense, integrada ao consórcio Internorte acaba de assumir hoje a linha 386 (Mariópolis - Passeio) da empresa Via Rio Class. A linha volta a ter ônibus básicos com cobrador e tem serviços com ar condicionado.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Terceira etapa de mudanças em linhas de ônibus começa sexta-feira

A terceira etapa da primeira fase da racionalização da frota de ônibus na Zona Sul começa na próxima sexta-feira (20). Nessa etapa, será colocada em operação a nova linha Troncal 2, que ligará a Praça General Osório, em Ipanema, à Rodoviária Novo Rio e passará pela Lapa.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a linha Troncal 2 servirá como opção para os deslocamentos que hoje são feitos pela 119 (Copacabana-Candelária-Circular), 190 (Rodoviária-Leme-Circular), 433 (Vila Isabel-Leblon) e 464 (Maracanã-Leblon). Essas duas últimas linhas (433 e 464) terão seus trajetos encurtados no Mourisco, em Botafogo, a partir desta sexta-feira.
A linha 472 (Triagem-Leme-Via Praça XV) teve seu trajeto reavaliado, para garantir um atendimento mais qualificado aos passageiros. Em vez de encurtada, como divulgado no último dia 9, a linha terá apenas uma alteração no trecho que liga Botafogo ao Leme. Em vez de seguir pelo Túnel Novo e Avenida Princesa Isabel, o novo itinerário se dará pelo Túnel Velho e as ruas Siqueira Campos ou Figueredo Magalhães, conforme o sentido. Desta forma, a 472 mantém a ligação direta do Leme ao Centro, além de ser mais uma opção para o bairro Peixoto, evitando sobreposição com as linhas troncais.

Nova linha Troncal 2 – General Osório x Rodoviária (via Lapa)

Itinerário de ida:
Praça General Osório, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Rua Raul Pompéia, Rua Francisco Otaviano, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Av. Princesa Isabel, Túnel do Leme  (galeria Engº Coelho Cintra), Av. Lauro Sodré, Av. Venceslau Braz, Av. Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo (pista lateral), Praça Nicarágua, Av. Rui Barbosa, Praça Cuauhtemoque, Praia do Flamengo, Av. Beira Mar (pista esquerda), Rua Teixeira de Freitas, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua do Passeio, Av. Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Av. Mem de Sá, Rua Frei Caneca, alça de acesso à Av. Trinta e Um de Março, Av. Trinta e Um de Março,  Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Av. Cidade de Lima, Via D1, Rua General Luís Mendes de Moraes, Terminal Padre Henrique Otte (ponto terminal).

Itinerário de volta:
Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Av. Trinta e Um de Março, alça de descida para a Rua Salvador de Sá, Rua Heitor Carrilho, Rua Frei Caneca, Túnel Martim Sa, Rua Riachuelo, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo (pista direita), Praia do Flamengo, Praça Cuauhtemoque, Av. Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Rua Clotilde Guimarães, Rua da Passagem, Rua General Gois Monteiro, Av. Lauro Sodré. Túnel do Leme (galeria Engº Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Rua Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Rua Raul Pompéia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa Aragão, Rua Prudente de Morais, Praça General Osório (ponto terminal em baia existente na Rua Teixeira de Melo).

Mudanças a partir de sexta-feira (20):
• Troncal 2 (T2) General Osório x Rodoviária (via Lapa)

Linhas eliminadas:
• 119 (Copacabana-Candelária-Circular)
• 190 (Rodoviária-Leme-Circular)
Os deslocamentos desses serviços passam a ser feitos pela T2

Linhas encurtadas:
• 433 (Vila Isabel-Leblon) – no Mourisco, em Botafogo
• 464 (Maracanã-Leblon) – no Mourisco, em Botafogo
Os deslocamentos desses serviços passam a ser feitos pela T2

472 (Triagem-Leme-Via Praça XV)
Mantém a ligação direta do Leme ao Centro, além de ser mais uma opção para o bairro Peixoto, evitando sobreposição com as linhas troncais.

Informações: g1 RJ


domingo, 15 de novembro de 2015

RECORDAR É VIVER - Antigo Campo Grande

Hoje vamos diferente o que estamos acostumados a ver aqui no BLOG vamos umas fotos do bairro de Campo Grande que completa 413 anos de história nada ou menos uma homenagem a esse bairro tão querido por todos.

Vejam as fotos abaixo:



Genuíno e autêntico registro da Viação Campo Grande, possivelmente, em 1964 quando ainda rodava com seus Lotações Chevrolet Boca de Sapo aqui na linha 846 - Rio da Prata x Campo Grande. A fachada é do Colégio Estadual Professora Jeannete de Souza C. Mannarino, logo no início da Estr do Joari (atual Rua Olinda Ellis). A verdade demora mas aparece!!! 

                                                   Texto e Pesquisas Marcelo Prazs



Méritos para o contextual de toda obra.... Pare, olhe respire.... A Transportes Oriental, o nosso reconhecimento ao legado deixado ao Rio de Janeiro.... Saudemos seus funcionários e destacamos seus modelos Cermava 'Massa' e Caio Coach Fita Azul.... 

                                             Texto e Pesquisas Marcelo Prazs


Não são miragens, são relíquias do legado da TOSA (Oriental) que teve por pouco tempo esta identidade visual. Destaque para este Caio Coach ''Guanabara'' prefixo 42066 na linha 689 - Cpo Grande x Méier. Curta e espie a vontade!!!

                                                    Texto e Pesquisas Marcelo Prazs




Uma vislumbrante imagem deste Cirb Oriental na linha 398 - Lgo São Francisco x Cpo Grande, ao lado do Cermava Coach ''Guanabara" prefixo 42095 da linha 397 -Lgo São Francisco x Cpo Grande (via Bangu). Sensacional e perpétuo!!

                                              Texto e Pesquisas Marcelo Prazs

Essa foi uma pequena homenagem a Campo Grande logo mais eu volto com mais homenagem

Até!!!


Transportes Barra se expande mais na Zona Oeste!

A Transportes Barra que viu no encerramento das atividades da Andorinha Rio e Rio Rotas a possibilidade de crescer no consórcio Santa Cruz, não parou até agora. Linhas como 731, 737, 812/811, 926, etc são operadas pela empresa. Agora, a Barra assumirá as linhas 358, que voltou a circular,e a 366!
Na linha 366 Campo Grande - Tiradentes e 358 Cosmos - Candelária, a empresa entrará para ajudar.
Diga nos comentários o que você acha da Transportes Barra operar essas 2 linhas!





UTIL adquire mais 22 ônibus Marcopolo Paradiso

ônibus
UTIL compra novos ônibus. Renovação de frota é aposta para conseguir mais passageiros. Foto: Marina Bueno
Veículos vão ser usados em linhas interestaduais
ADAMO BAZANI
A encarroçadora de ônibus Marcopolo anunciou nesta segunda-feira, dia 9 de novembro de 2015, que a UTIL – União Transporte Interestadual de Luxo comprou mais 22 ônibus modelo Paradiso 1200 como parte da renovação de frota da empresa.
Os veículos vão operar em linhas interestaduais.
Os ônibus foram encarroçados sobre chassi da Mercedes-Benz. A capacidade é para 46 passageiros, as poltronas são semi-leito com descansa pés e pernas, cinto seguranças retráteis, além de porta copos e porta revistas. O sistema de ar condicionado possui dutos individuais. A configuração também apresenta uma parede interna de separação do ambiente do motorista com porta deslizante, o que poupa espaço dentro da carroceria.
Em nota, o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso disse que as empresas de transporte rodoviário investem em elevação da qualidade de serviços e sofisticação para conquistarem mais passageiros.
“A UTIL está sempre atenta a esta evolução no transporte rodoviário brasileiro e oferece veículos com elevado padrão de sofisticação, conforto e segurança para seus clientes”, explica o executivo.
A UTIL – União Transporte Interestadual de Luxo S.A. foi fundada em 1950 e hoje tem atuação nos estados de Minas Gerais Rio de Janeiro e São Paulo.

Prefeitura do Rio vai cortar mais 16 linhas de ônibus



Os passageiros de mais 20 linhas de ônibus, a maioria das zonas Norte e Sul do Rio e uma da Zona Oeste, serão afetados pelas novas mudanças que a prefeitura colocará em prática até o começo de dezembro. Ao todo, 16 linhas serão extintas e outras quatro terão trajetos encurtados, exigindo baldeação. Quatro novos trajetos serão criados. As alterações começam no dia 20 e continuam nos dias 28 deste mês e no dia 5 de dezembro.
No feriado de Zumbi dos Palmares, sexta-feira da semana que vem, serão eliminadas duas linhas e outras três serão encurtadas, afetando moradores do Leme, Vila Isabel, Grajaú e Maracanã. O militar Júlio da Silva, de 25 anos, pega o 433 (Vila Isabel-Leblon) para visitar parentes e ir à praia. Ele reprovou a ideia de fazer baldeação em frente ao novo ponto final da linha, no Mourisco, em Botafogo.
— Tenho um tio que mora no Leblon. Acho que vou passar a visitá-lo de metrô .
O 433 já foi apontado pela Secretaria municipal de Transporte como opção para usuários do 421, extinto em 24 de outubro. Agora, o órgão sugere o 432 (Vila Isabel-Leblon, via Túnel Santa Bárbara) como alternativa de fuga da baldeação no 433 e na 464, ambos com trajetos encurtados. A mesma orientação serve para quem sai da Uerj em direção à Zona Sul.
Já alunos do Cefet, da Escola Técnica Federal de Química e da Universidade Veiga de Almeida, usuários das duas linhas encurtadas, podem fugir da baldeação até a Zona Sul recorrendo à 457 (Abolição -Siqueira Campos) ou 435 (Grajaú-Gávea), que vão pelo Santa Bárbara.
Baldeação como alternativa
Quem usa a 472, que será encurtada, e quer ir à Zona Sul terá de descer na Av. Presidente Vargas e pegar as troncais 1, 3 ou 4. Já moradores do Leme, em substituição a duas linhas que vão até o Centro e serão extintas, devem pegar uma troncal na Av. Princesa Isabel ou a 538 e a 539 (Rocinha-Leme) e fazer baldeação no Rio Sul.
— Muita gente pergunta sobre a mudança na linha, mas nem nós sabemos — diz o despachante da 464 Carlos Roberto Xavier.
A SMTR afirma que a divulgação será feita com pelo menos dez dias de antecedência.

De Geraldo Ribeiro
Informações: Jornal O Extra




Comissão da Câmara aprova internet grátis em terminais e aeroportos de todo o País

Matéria ainda deve passar por outra comissão. De acordo com a proposta dinheiro virá do Fust.
Terminal Rodoviário de acordo com a proposta fundo federal Vai bancar wi-fi gratuito para passageiros. Foto: Adamo Bazani.
Terminal Rodoviário de acordo com a proposta fundo federal Vai bancar wi-fi gratuito para passageiros. Foto: Adamo Bazani.
A comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados aprovou nesta quinta-feira, 12 de novembro de 2015, o projeto de lei 2070/ 15 do deputado Hélio Leite que obriga cidades com até 50 mil habitantes a terem até o dia 31 de dezembro de 2017 wi-fi em todas rodoviárias, terminais de ônibus, estações de trem, portos e aeroportos. As cidades com mais de 50 mil habitantes terão prazo até 31 de dezembro de 2018.
O projeto modifica parte da lei 9.998, de 2000, do Fust – Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações que prevê o uso dos recursos para implantação de redes públicas de acesso à internet em bibliotecas, escolas, postos de saúde e áreas de fronteira.
Segundo a relatora na comissão, deputada Clarissa Garotinho, sobra dinheiro do Fust que depois é retornado à União.
“O fundo é desvirtuado para aplicações que não àquelas dispostas na lei. Somente em 2014, a arrecadação chegou a R$ 1,7bilhão. Então, nada mais justo que esse recurso ser empregado em tecnologias de conectividade que beneficiem os cidadãos”, disse à Agência Câmara.
O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A matéria é analisada em caráter conclusivo, ou seja, só precisa ser aprovada na Câmara pelas comissões sem ir ao Plenário, a não ser que haja decisões conflitantes entre diferentes comissões ou se houver recurso assinado por, no mínimo, 51 deputados pedindo a apreciação do plenário, independentemente se a matéria ter sido aprovada ou não.

Linhas de ônibus de Taguatinga e Ceilândia serão reorganizadas

Seis linhas de ônibus da M Norte, em Taguatinga, e duas do setor P Norte, em Ceilândia, sofrerão alterações a partir da segunda (16). As mudanças são o início da racionalização dos itinerários nas duas regiões administrativas, que, por serem as mais populosas de Brasília, sofrerão modificações setorizadas.

A iniciativa é mais um passo do ajuste no sistema de transporte público do DF para tirar de circulação linhas pouco utilizadas e uni-las a opções já existentes. Com isso, segundo o diretor-técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Márcio Antônio Ricardo de Jesus, fica mais fácil a assimilação dos itinerários pelos passageiros e aumenta a quantidade de viagens.

Além de Taguatinga e de Ceilândia, outras nove regiões passaram pelo processo: Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Samambaia, Cruzeiro, Sudoeste, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e São Sebastião. "Estamos trabalhando para garantir o que está previsto na licitação de 2011: um novo sistema de transporte", explica o diretor. Os próximos beneficiados serão Gama e Santa Maria, que terão outras opções de integração com o Expresso Sul. "Os estudos para que essas operações tenham início até o fim do mês já estão prontos."

Há cerca de 1,1 mil linhas cadastradas em Brasília. Baseado em estudos do DFTrans, em parceria com as empresas de ônibus que operam o sistema no DF, a expetativa é retirar as linhas subutilizadas e trabalhar com um modelo tronco-alimentado. Ou seja, opções que circulem dentro das regiões administrativas para levar passageiros a veículos de uma linha central, que segue para outros locais, como o Plano Piloto — a exemplo de como ocorre atualmente no Expresso Sul, em que os ônibus saem do terminal de 4 em 4 minutos.

Como funcionará

Em Taguatinga, as seis linhas que serão integradas a outras já existentes são: 368.2, 322.3, 323.5, 324.3, 358.1 e 364.1. Será criado um novo horário para a de número 0.368 durante a semana, às 22h10. 

A linha 322.3 deixará de circular, e trechos da QNL/QNJ e da Samdu serão atendidos pela 322.2. Os horários da 323.5 serão cumpridos pela 0.323, que passará também aos fins de semana. Os passageiros com destino à L2 Sul não pegarão mais a 324.3, e sim 324.1. A linha 0.358 receberá mais horários para atender quem usa o ônibus 358.1 — assim como a 0.364, para os que pegam o 364.1.

No P Norte, a linha 0.314 será readaptada e passará pela Comercial Norte e não mais pelo Pistão Norte. Com isso, absorverá os horários da 314.2 todos os dias da semana. Já a 314.1 passará pelo Pistão e não mais pela Comercial Norte, e assim rodará somente nos dias úteis e aos sábados, absorvendo os horários da 314.3.

O DFtrans entregará, a partir de sexta-feira (13), panfletos com todas as mudanças que ocorrerão na segunda-feira. Os novos horários e itinerários poderão ser consultados no site da autarquia a partir do início das alterações.

Ajustes

Para Jesus, diretor do DFTrans, por ser dinâmico e se tratar de uma novidade, é natural que o novo sistema necessite de ajustes. Para isso, o DFTrans faz monitoramento frequente na operação para detectar o que precisa ser melhorado. Os passageiros também contribuem com o processo de forma indireta pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria-Geral do DF.

Informações: Agência Brasília