domingo, 27 de setembro de 2015

Ato contra aumento da tarifa de ônibus interdita via no Centro de Macapá

Uma manifestação de estudantes e movimentos sociais pedindo a redução da tarifa de ônibus em Macapá interditou no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira (25) o trecho da Avenida FAB que corta a Praça da Bandeira, no Centro da cidade. O protesto, com faixas, cartazes e gritos de ordem, criticou o aumento em 3 de setembro do valor da passagem de R$ 2,10 para R$ 2,75.
A Polícia Militar (PM) foi acionada ao local para conter um princípio de tumulto na via, que resultou em um acidente entre um ônibus e uma moto, mas sem feridos. Os militares informaram que o restante do movimento permaneceu pacífico e não houve registro de ocorrências graves, mesmo com alguns manifestantes alegando agressão por seguranças das empresas de ônibus, contratados para evitar danos aos veículos.
A estudante Karlion Syangh, de 27 anos, relatou que foi empurrada e teve o olho machucado durante o protesto.
"Eles chegaram batendo na gente e ameaçando com socos. Só não me acertaram porque um amigo me tirou de perto", disse a estudante.
No momento em que a reportagem do G1esteve no local, não havia mais nenhum segurança.
Sobre o aumento da passagem, Karlion conta que paga quatro passagens por dia para se deslocar de casa no bairro Novo Horizonte, na Zona Norte, até a faculdade onde estuda na Zona Sul. "Tenho que ir estudar. Quando vou falto morrer de tanto sufoco, com tanta gente dentro do ônibus, e ainda querem aumentar para um valor absurdo", reclamou.
De acordo com os organizadores, o movimento reuniu cerca de 50 pessoas, a PM não informou números. Os movimentos Brasil Livre e Geração de Valor assumiram a iniciativa do protesto.

MPF pede para a Justiça suspender licitação de obras do BRT em Palmas

O Ministério Público Federal pediu na Justiça a suspensão da licitação das obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Palmas. A ação civil pública é contra a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Palmas e se justifica, segundo o órgão, devido aos vícios nos atos administrativos referentes à implantação do corredor de BRT na cidade.
BRT de Palmas passará pelo setor Aureny 3 (Foto: Divulgação)
A investigação do órgão concluiu que o transporte público rápido foi superdimencionado. Para justificar a necessidade de um projeto desse porte, a prefeitura teria apresentado dados inverossímeis sobre a quantidade de usuários. O município informou que Palmas tem 89 mil passageiros por dia. "Tal demanda é superior à da cidade de Paris, na França, estimada em apenas 60 mil passageiros por dia", disse o órgão.
Ainda de acordo com o MPF, conforme o manual do BRT, editado pelo Ministério das Cidades, para que a implantação do sistema BRT do tipo mais completo seja considerada uma alternativa racional, há a necessidade de que a demanda real de usuários varie de 15 mil a 45 mil passageiros por hora em cada sentido do trajeto. Entretanto, após análise de dados fornecidos pela própria prefeitura, o órgão concluiu que a cidade teria hoje uma demanda de no máximo 3,7 mil passageiros por hora.
As projeções divulgadas pelo MPF indicam que mesmo daqui a 20 anos a demanda da capital não ultrapassaria a 6,7 mil usuários. O órgão considera ainda que a implantação deste modelo de BRT é um grave risco de dano social porque o alto custo da manutenção deste sistema de transporte pode ser repassado para a população, com um aumento no preço das passagens.
Além disso, na visão do MPF, o modelo escolhido para Palmas é considerado um dos mais caros do mundo. O primeiro trecho foi estimado em R$ 237.915.304,00. O segundo trecho que ligará a avenida Theotônio Segurado à região norte, deve custar R$ 238.550.000,00. A maior parte desses valores é recurso federal vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O órgão pediu na justiça a suspensão da licitação marcada para outubro quando a prefeitura pretende contratar a empreiteira que vai construir o primeiro trecho.
"O nosso objetivo final é que esse projeto seja cancelado, considerado ilegal e esses cerca de R$ 200 milhões que foram liberados para a prefeitura voltem para o orçamento da União", explicou a procuradora da república Renata Batista.
Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que o projeto foi submetido a estudos técnicos e que respeita a opinião do MPF. Disse ainda que Palmas está implantando um sistema de transporte moderno para evitar futuros problemas.
A Caixa Econômica Federal informou que esse assunto é de responsabilidade do Ministério das Cidades responsável pelo gerenciamento dos recursos. A produção da TV Anhanguera procurou o Ministério das Cidades que ainda não se manifestou sobre o caso.
O professor doutor em geografia urbana, João Bazolli, comentou que antes de o projeto do BRT ter sito elaborado, a prefeitura deveria ter feito um plano de mobilidade. "O transporte urbano deve ser inserido nesse plano de mobilidade até para que se comunique com outras formas de transporte. O plano de mobilidade é que vai dar a dimensão e a proporção do transporte urbano".

Redentor loca New Road da Vera Cruz e testa veículo durante o Rock In Rio

O Grupo Redentor, empresa líder do consórcio Transcarioca, locou junto a Viação Vera Cruz, algumas unidades do Neobus New Road 330 com chassi Mercedes-Benz OF-1721 com a tecnologia Bluetec 5.
Os veículos estão sendo utilizados no transporte executivo do Rock In Rio 2015, principalmente na linha que parte do Barra Shopping para o evento.
Alguns desses New Roads estão sendo repassados para a Expresso Garcia de Niterói.
Redentor testa ônibus no transporte executivo Rock In Rio
A empresa está testando durante o Rock In Rio uma unidade do Comil Versatile Gold com chassi Mercedes-Benz OF-1724. O veículo, que já esteve em teste em várias outras empresas fluminenses, como a Rio Minho, recebeu a numeração 47998 e está rodando sem a plotagem da padronização carioca, apenas com o nome da empresa, do consórcio e numeração de ordem.

domingo, 20 de setembro de 2015

Matias - Consórcio Internorte

> Matias – Rodoviária Âncora Matias LTDA.
- Empresa sediada no Rio de Janeiro; capital.
- Consórcio: Internorte.
- Filiada ao(s) sindicato(s): RIO ÔNIBUS.

- A empresa de Engenho de Dentro, Rodoviária Âncora Matias, recebeu em sua garagem mais algumas unidades do Marcopolo Torino 2014 para dar continuidade à sua renovação de frota climatizada. Os veículos são semelhantes aos anteriores, contando com ar condicionado da Spheros, vistas da FRT, elevador da Foca e encarroçados sobre o chassi OF-1721L da Mercedes-Benz. São 15 carros do mesmo modelo neste lote, e segundo a direção, por enquanto ainda não há uma definição certa quanto as linhas que serão contempladas com estas unidades.
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 > CARACTERÍSTICAS DOS VEÍCULOS:

- Modelo: Torino
- Montadora: Marcopolo
- Chassis: OF-1721L - Euro 5
- Fabricante: Mercedes-Benz
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> ACESSÓRIOS DOS VEÍCULOS:

- Vistas eletrônicas: FRT, cinco unidades 
- Elevador de acesso PNE: Foca
- Ar condicionado: Spheros.









- Local das fotos: Garagem Rodoviária Âncora Matias - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro/RJ.
- Cobertura: Diego Félix.

Redentor - Consórcio Transcarioca


Redentor - Viação Redentor LTDA
- Empresa sediada no Rio de Janeiro; capital.
- Consórcio: Transcarioca.
- Filiada ao(s) sindicato(s): RIO ÔNIBUS

- Cliente assídua da NEOBUS, a líder do Consórcio Transcarioca e cabeça do grupo, a Viação Redentor adquiriu 5 unidades do já conhecido Mega Plus. Embora seja um modelo comum na empresa, este lote possui características que se diferencia dos demais: O ar condicionado é da Spheros e os veículos possuem três portas, equipados com o novo modelo de elevador “embutido” da Ortobras. A motorização segue os padrões do grupo, com o 1721 L da Mercedes-Benz, e as vistas da Dimelthoz. Os veículos substituirão os Neobus Mega IV com ar condicionado, do ano de 2006.
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 > CARACTERÍSTICAS DOS VEÍCULOS:

- Modelo: Mega Plus
- Montadora: Neobus
- Chassis: OF-1721L BlueTec 5
- Fabricante: Mercedes-Benz 
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ACESSÓRIOS DOS VEÍCULOS:

- Vistas eletrônicas: Dimelthoz, 5 unidades (4 externas + 1 interna), âmbar.
- Ar condicionado: Spheros.
- Elevador: Ortobras.


















Marca São Geraldo deixará as estradas; ANTT autoriza incorporação da empresa à Gontijo

Uma história iniciada há 66 anos está chegando aos capítulos finais, após publicação no Diário Oficial da Resolução Nº 4.845 da ANTT. A resolução concede anuência prévia para a operação de incorporação da Cia. São Geraldo de Viação para a Empresa Gontijo de Transportes. Ou seja, a Gontijo está autorizada a incorporar as linhas e ônibus da São Geraldo, o que na prática significa a extinção da última.
A Gontijo adquiriu a São Geraldo em dezembro de 2003, sendo considerada na época a maior transação do transporte rodoviário já feita no país, e desde então as duas empresas funcionam como sendo só uma, tanto que quem procura a São Geraldo no Google, termina encontrando o site da Gontijo no topo da pesquisa. A frota da São Geraldo também teve a numeração modificada desde aquela época, passando a usar a mesma tipologia de numeração da Gontijo e utilizando a lógica de prolongamento da numeração da primeira. As empresas passaram a trocar carros constantemente em épocas de alta temporada. A aquisição da São Geraldo pela Gontijo foi concluída no início de 2004.
A fusão fará da gigante Gontijo ainda mais gigante: a empresa já é a maior empresa do Brasil e uma das maiores, se não a maior, da América Latina. Já é considerada a maior frotista Scania do mundo, tendo feito as maiores compras de chassis da montadora sueca.
A partir do momento em que a resolução da ANTT dá anuência prévia para essa incorporação, a marca pode desaparecer gradualmente. Isso pode ser representado, por exemplo, em carros da São Geraldo que serão retirados de circulação, bem como numa próxima renovação, toda a frota adquirida ter a pintura da Gontijo, ou carros da São Geraldo serem recaracterizados, entre outras possibilidades que ao longo dos anos, farão a marca São Geraldo desaparecer das estradas.
Com mais de 1.800 veículos, a Gontijo atua em 21 estados e no Distrito Federal, em mais de 100 rotas.

Transporte público no DF fica 40% mais caro a partir de hoje

As tarifas que custavam R$ 1,50 passaram para R$ 2,25; as de R$ 2, para R$ 3; as de R$ 2,50, para R$ 3; e as de R$ 3, para R$ 4.
Andar de ônibus ou de metrô no Distrito Federal (DF) ficou mais caro. Entrou em vigor, neste domingo (20), o aumento médio de 40% no valor das tarifas do transporte público do DF. O reajuste faz parte de uma série de medidas anunciadas na última terça-feira (15) pelo governo local para equilibrar as contas da capital federal.
As tarifas que custavam R$ 1,50 passaram para R$ 2,25; as de R$ 2, para R$ 3; as de R$ 2,50, para R$ 3; e as de R$ 3, para R$ 4. A passagem do metrô, que era R$ 3, passou para R$ 4 e não haverá mais descontos nos fins de semana e feriados. Os valores do tíquete de ônibus eram os mesmos desde 2006. A passagem de metrô não passa por reajuste desde 2009.
Usuários do transporte público ouvidos pela Agência Brasil dizem que o aumento nas passagens vai pesar no orçamento das famílias. “Para quem ganha pouco, esse R$ 1 na passagem faz muita diferença. No fim do mês, é um dinheiro que poderia usar, por exemplo, para o lazer da minha família”, afirma a empregada doméstica Lila Oliveira.
O contador Ricardo Monte conta que foi pego de surpresa com o anúncio do governo de Brasília. Ele mora no Entorno do DF, que também teve o valor das passagens reajustados neste ano, e precisa pegar dois ônibus para chegar ao trabalho. “Gasto pelo menos R$ 300 todo o mês com ônibus, fora o que minha esposa e filhos gastam. Esse valor vai para mais de R$ 400. Juntando toda a família, é mais de 30% da renda comprometidos com transporte público”, calcula Monte.
Para a vendedora Marinalva Monte, o reajuste das tarifas não veio acompanhado de melhoria no serviço. “Se os ônibus passassem na hora e não estivessem sempre cheios, eu até concordava com o aumento. Mas não é isso que acontece hoje”, reclama.
O governo do Distrito Federal informa que vai economizar, só neste ano, cerca de R$ 50 milhões com o aumento. Em 2016, a previsão é que esse valor chegue a, pelo menos, R$ 100 milhões. Isso porque o sistema de transporte é pago parte pelos usuários, com as passagens, e parte pelo governo.
Segundo o secretário de Mobilidade do DF, Carlos Tomé, o reajuste foi a única opção. “Sabemos que isso vai gerar uma carga maior de gasto para a sociedade, mas, se nós não fizéssemos agora, corria o risco de o sistema parar até o final do ano por absoluta falta de recursos”, disse à Agência Brasil . Ele acrescentou que o governo está tomando providências, como a reorganização das linhas de ônibus, para melhorar o transporte.
Movimentos sociais organizam protestos em Brasília contra a medida. “A gente não vai parar enquanto não baixar a passagem. Não temos condições de pagar essa passagem absurda”, disse Raíssa Oliveira, do Movimento Passe Livre.
Na última sexta-feira (18), um protesto na Rodoviária do Plano Piloto, na região central da cidade, terminou em confusão entre manifestantes e policiais militares.
O aumento no transporte faz parte de uma série de medidas propostas pelo governo do DF para reverter um déficit de R$ 5,2 bilhões no orçamento. O governo suspendeu o pagamento de reajustes salariais aos servidores públicos e realização de novos concursos, anunciou aumento de impostos e de outros serviços públicos, entre outras medidas. Com informações da Agência Brasil.

Semana da Mobilidade: Você pode enviar perguntas ao vivo para o secretário de transportes Jilmar Tatto

Jilmar Tatto
Secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, vai responder perguntas ao vivo pela internet e da plateia no Centro Cultural São Paulo, dentro da Semana da Mobilidade.
Além disso, será apresentado edital para interessados em desenvolver soluções tecnológicas que possam ajudar no trânsito e transportes públicos. No final do dia, prefeitura divulga dados do perfil do uso da bicicleta em São Paulo
ADAMO BAZANI
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, vai responder perguntas de jornalistas, de uma plateia ao vivo e também de internautas nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2015, a partir das 18 horas.
A atividade é desenvolvida pelo programa “Gabinete Aberto”, da prefeitura de São Paulo, e está inserida na Semana da Mobilidade, que é realizada na capital paulista até o dia 25 de setembro. “A Semana da Mobilidade é uma iniciativa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, realizada pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, do qual São Paulo faz parte.” – explica em nota a secretaria de transportes.
O encontro vai ser no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000 – próximo à Estação Vergueiro do Metrô.
Quem não puder comparecer ao evento, pode assistir a transmissão ao vivo e ainda enviar perguntas pelo site: http://saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/
O Facebook ( facebook.com/saopauloaberta  ) e o Twitter  ( @saopauloaberts ) também são formas de interagir com o evento.
O tema do programa será “A Tecnologia a serviço da Mobilidade Urbana”. O secretário promete responder a todas as perguntas, não apenas relacionadas à tecnologia, mas assuntos que estão em evidência como licitação dos transportes coletivos na cidade de São Paulo, corredores de ônibus, faixas para ônibus, ciclovias, redução de velocidade nas vias da cidade, áreas de estacionamento, entre outros.
Participam da roda de conversa, além do secretário Jilmar Tatto, o coordenador da SPAberta e secretário-adjunto de Relações Internacionais,  Gustavo Vidigal, o jornalista Rafael Italiani (O Estado de São Paulo),  jornalista Adamo Bazani (Blog Ponto de Ônibus), além de ativistas e integrantes de coletivos.
PREFEITURA RECEBE PROPOSTAS DE TECNOLOGIA PARA MOBILIDADE URBANA:
Também no Centro Cultural São Paulo, nesta segunda-feira às 16h, a prefeitura de São Paulo lança o Edital MobiCidade, do Laboratório de Mobilidade da Secretaria Municipal de Transportes.
Vai ser realizada oficialmente a chamada de projetos de tecnologia e informação que podem auxiliar nas áreas de trânsito e transportes coletivos com a participação de microempreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas.
Estes interessados devem participar de uma seleção e os projetos que podem se transformar em ferramentas de gestão de mobilidade urbana serão divididos em três categorias que podem receber financiamentos entre R$ 50 mil e R$ 200 mil.
Todos os projetos devem ser desenvolvidos no MobiLab, que é o Laboratório de Mobilidade da SMT – Secretaria Municipal de Transportes, coordenado pelo chefe de gabinete da SPTrans, Ciro Biderman.
Além da apresentação dos projetos, o evento, segundo a secretaria de transportes, vai ser uma oportunidade de desenvolvedores de tecnologia e especialistas em mobilidade terem uma interação maior. Haverá também palestrantes que vão debater temas como empreendedorismo, tecnologia e inovação nas políticas de mobilidade urbana.
PERFIL DO USO DE BICICLETA EM SÃO PAULO:
No final do dia, às 19 horas, a prefeitura de São Paulo vai divulgar o resultado da pesquisa “Perfil do Uso da Bicicleta”.
Com a polêmica expansão da rede de ciclovias na cidade de São Paulo, marcada por posicionamentos contrários e favoráveis, será que de fato os espaços criados pela prefeitura tiveram algum retorno?
Desde junho de 2014, foram inaugurados mais de 260,2 quilômetros de ciclovias. A meta é entregar 400 quilômetros até o final de 2015. A cidade possui atualmente, segundo a prefeitura, 356,8 quilômetros de malha cicloviária, contando com 31,9 quilômetros de ciclorrotas. Antes de junho de 2014, São Paulo tinha 64,7 quilômetros de ciclovias.
Mas será que toda esta estrutura tem modificado, mesmo que gradualmente, o perfil de deslocamentos na cidade? Mais pessoas estão indo trabalhar ou para a escola de bicicleta em São Paulo ou os espaços são usados pelo mesmo público de antes, contando com os cicloativistas?
Os dados serão apresentados pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, e o evento terá a cobertura da imprensa em geral e da mídia especializada, como o portalVia Trólebus, de Renato Lobo.
A divulgação dos números será no Itaú Cultural,  Avenida Paulista, 149.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RECORDAR É VIVER - Viação Campo Grande

Olá pessoal e busólogos de plantão retornamos com a série RECORDAR É VIVER com a Viação Campo Grande.

Vamos lá então:


Fascinante achado da história da Viação Campo Grande, nos década de 1970, quando ainda tinha outro endereço (segundo consta), entretanto, nunca conseguimos localizar esse outro citado endereço Av Santa Cruz 3.075 que seria supostamente no bairro de Bangu. Sendo assim, fico com a tese de que a garagem sempre foi no mesmo lugar na Av Santa Cruz - Bairro Jabour, apenas com a mudança do número (antigo) 3.075 para o (atual) 7825. A fonte do registro é da Zona Oeste Social de 28/02/1973 - 07/07/1976, da Voz de Realengo de 07/12/1974. Outro importante fato foi somente em 1976 que a Campo Grande começou a operar seus frescões na compra deste 15 unidades do Marcopolo III, conforme descrito ao lado. A verdade a plena visão!!!

                                                         Texto e Pesquisas Marcelo Prazs



Relíquia dos tempos... Trata-se de um Marcopolo III da Viação Campo Grande (Frescão), na extinta linha 2222 - Castelo x Santíssimo, passando pelo Viaduto de Deodoro ou Mag Bastos (dúvida cruel). Abaixo, uma rara saudação da empresa ao excelentíssimo Sr. Presidente Ernesto Geisel em seu 2º ano de exercício a frente do país, em 15/03/1976. Destaque para a diretoria da época que não constava ainda a presença do saudoso Agostinho Maia que só chegaria em 1982 quando na junção entre a Campo Grande e a Santa Sofia.

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs




E quem não se lembra desta época de ouro da Viação Campo Grande com os seus Marcopolo III nas linhas 2121 - Castelo x Sen. Camará e 2222 - Castelo x Santíssimo. O passado pode causar melancolia mas também muita alegria!!!!

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs


Viação Campo Grande com seu inesquecível Marcopolo III na extinta linha 2222 - Castelo x Santíssimo. Registrado pelo 'visionário' Donald Hudson, em 1982. O tempo é uma eterna criança de ontem de hoje e de sempre... Preservai este sentimento...

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs


Vale o registro, destes Caio Gabriela da Viação Campo Grande, seguindo seu destino pela Av Brasil, no sentido Centro pela linha 393 - Lgo São Francisco x Bangu, em torno de 1978. Esse tempo se foi... Vamos ouvir a velha e boa canção!!!!

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs



Registro de um informativo comercial da, então, Viação Campo Grande de 1976. Parecendo ser o carro 53529 com vista da linha 393 - Lgo São Francisco x Bangu. Leiam e curtam!!! A vida passa rapidinho!!! 

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs



Um registro histórico da (curta) fusão da Viação Campo Grande S/A com a Viação Santa Sofia Ltda (e Faça Turismo) de 1982 até 1985. Aqui neste documento, nota-se que a garagem da Santa Sofia está sendo referida já com a nova razão social TRANSPORTES CAMPO GRANDE LTDA. Quando houve o desmembramento, o setor da Zona Norte (linhas 627, 630 e 680) ficou com a Campo grande, enquanto as linhas 786, 815, 846 e 847 ficaram com a Santa Sofia. Em destaque, o saudoso Sr. Agostinho Maia, sócio fundador da Viação Santa Sofia que acabou ficando no comando da TCG no desmembramento, até seu falecimento no ano 2000. Lembranças perpétuas!!!! 

 Texto e Pesquisas Marcelo Prazs

Por hoje é só pessoal até breve mais um capitulo da série RECORDAR É VIVER.


Um abraço a todos!!!!