sábado, 27 de junho de 2015

Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes do Rio, pode excluir empresa de ônibus de consórcio



Secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani admitiu, em entrevista ao EXTRA, a possibilidade de cassar a Pégaso do consórcio Santa Cruz, que opera os ônibus na Zona Oeste. Mas a medida só pode ser tomada em outubro, após o prazo de 180 dias para que a empresa se defenda da multa contratual aplicada pelo município em 20 de abril. Também terá transcorrido um ano desde que o consórcio foi notificado pela primeira vez pela má qualidade do serviço. O secretário falou da dificuldade de fiscalizar o serviço e disse que às vezes tem vontade de “matar alguns caras que tratam mal seus passageiros”. A Pégaso é líder de queixas de passageiros por má conservação dos carros.
Como o senhor avalia o serviço prestado pelo Consórcio Santa Cruz, na Zona Oeste?
Como cidadão, não estou satisfeito e, como secretário, menos ainda. É preciso melhorar. É uma luta diária. Faço reuniões frequentes com o consórcio e cobro medidas que sanem esses problemas. Nunca tinham aplicado uma multa contratual, como fizemos. É uma multa pesadíssima, de R$ 10 milhões. Acredito que, num período curto, teremos um novo cenário. Mas concordo que tem coisas que são inadmissíveis, por isso estou indo às ruas lacrar veículos. Só este ano, lacramos 600 ônibus e aplicamos 1.235 multas operacionais.
A prefeitura notificou o consórcio pela primeira vez em outubro de 2014 e, de lá para cá, aplicou diversas multas. Os ônibus continuam circulando de forma precária. O senhor pensa em cassar a concessão?
É preciso entender que, quando existe um contrato, o limite de ação é o que está estabelecido ali. Vou cumprir as etapas que o contrato prevê: notifico, solicito plano de contingência, multo e determino ações para a melhoria do serviço. Se isso não for suficiente, levaremos às últimas consequências. Mas não pode ser no afã que a população quer. Confesso que tem dias que eu tenho vontade não só de tirar o cara do consórcio, mas de matar alguns caras que tratam muito mal seus passageiros. Mas tenho que respeitar o contrato.
A extinção da concessão está prevista no contrato. O que falta para isso acontecer?
Existem cláusulas que determinam outras ações antes. O consórcio tem o direito de punir seus consorciados e suprir as falhas de uma empresa. Se não tomar essa providência, tomaremos medidas mais duras, podendo chegar ao extremo de se cassar aquele consórcio, o que não é simples. Não tenho ônibus da prefeitura para substituir todos os ônibus desses operadores, então é necessário ter tolerância. Seria uma temeridade cassar o consórcio e, no dia seguinte, a população ficar sem ônibus.
Qual será sua próxima ação com relação à Pégaso?
Quero que o consórcio solucione. Após a multa contratual (no dia 20 de abril), o consórcio entrou com recurso. Imediatamente após o recurso chegar ao fim (o prazo para a defesa vai até outubro), se as medidas exigidas não tiverem sido respeitadas, aplicarei nova multa com a recomendação de exclusão da empresa. Se o problema é uma empresa, a laranja podre não pode ficar para estragar as outras.
Fiscalizar permanentemente o serviço é obrigação do poder concedente. É difícil na prática?
Sim, porque a cidade é gigante e o serviço funciona 24h por dia, com mais de nove mil ônibus e 20 mil profissionais envolvidos. Não tenho olhos para estar na cidade toda ao mesmo tempo, e nem tenho fiscal disponível para isso. Mas o advento do GPS para fiscalizar o cumprimento dos horários e a quantidade determinada de frota é um grande salto.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/rafael-picciani-secretario-municipal-de-transportes-do-rio-pode-excluir-empresa-de-onibus-de-consorcio-16573177.html#ixzz3eJj0b4TC

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mais linhas da Pluma são transferidas para outras empresas

Companhia de ônibus enfrenta dificuldades. Em procedimentos anteriores, mais serviços deixaram de ser prestados pela Pluma uma das mais tradicionais do País.
Ônibus da Pluma. Empresa praticamente encerra ciclo de operações com mais transferências de linhas. Foto: Adamo Bazani
Ônibus da Pluma. Empresa praticamente encerra ciclo de operações com mais transferências de linhas. Foto: Adamo Bazani

Uma das mais tradicionais empresas de ônibus rodoviários do País, a Pluma Conforto e Turismo, do Paraná, que atua desde 10 de fevereiro de 1966, mas teve suas origens com a Transportadora Galiotto, em 1954, é outra que enfrenta dificuldades e vai perdendo serviços.
Nesta segunda-feira, dia 22 de junho de 2015, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, publicou no Diário Oficial da União, a transferência de mais linhas importantes da Pluma para outras empresas como Auto Viação Catarinense Ltda e JBL Turismo Ltda.
Foram duas resoluções autorizando as transferências: 4.761 e 4.762, incluindo linhas internacionais como Curitiba (PR) – Asuncion (PY) e Criciúma (SC) – Asuncion (PY). Confira:
RESOLUÇÃO Nº 4.761, DE 18 DE JUNHO DE 2015 Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços Rio de Janeiro (RJ) – Buenos Aires (RA), via Foz do Iguaçu (PR), prefixo nº 10-0306-00, Rio de Janeiro (RJ) – Santiago (CL), prefixo nº 10- 0711-00, São Paulo (SP) – Buenos Aires (RA), via Porto Alegre (RS), prefixo nº 10-0839-00, Uruguaiana (RS) – São Paulo (SP), prefixo nº 10-0839-03, e Balneário Camboriú (SC) – Buenos Aires (RA), prefixo nº 10-1330-00, operados no regime de Autorização Especial, da Pluma Conforto e Turismo S.A. para JBL Turismo Ltda. – ME. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. JORGE BASTOS
RESOLUÇÃO Nº 4.762, DE 18 DE JUNHO DE 2015 Autoriza a transferência de serviços da empresa Pluma Conforto e Turismo S.A. para a empresa Auto Viação Catarinense Ltda. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, e nº 3.076, de 26 de março de 2009, fundamentada no Voto DAL – 192, de 18 de junho de 2015, e no que consta do Processo nº 50500.086236/2015-57, resolve: Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços Curitiba (PR) – Porto Alegre (RS), via BR-101, prefixo nº 09-0061-00, Curitiba (PR) – Santa Maria (RS), via U. da Vitória, prefixo nº 09-0149-00, Curitiba (PR) – Santa Maria (RS), via Lages (SC), prefixo nº 09-0889-00, Curitiba (PR) – Criciúma (SC), prefixo nº 09-0956-00, Curitiba (PR) – Asuncion (PY), prefixo nº 09-1025-00, Curitiba (PR) – Ijuí (RS), prefixo nº 09-1044-00, Paranaguá (PR) – Asuncion (PY), prefixo nº 09-1329-00, Porto Alegre (RS) – Joinville (SC), prefixo nº 10-0977-00, Porto Alegre (RS) – Balneário Camboriú (SC), prefixo nº 10-1321-00, Criciúma (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-0656-00, Joinville (SC) – Ijuí (RS), via Barracão, prefixo nº 16-1044- 01, Araranguá (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-1332-00, Araranguá (SC) – São Paulo (SP), prefixo nº 16-1332-01, Araranguá (SC) – Campinas (SP), prefixo nº 16-1332-02, Florianópolis (SC) – Foz do Iguaçu (PR), prefixo nº 16-1333-00, Criciúma (SC) – Asuncion (PY), prefixo nº 16-1334-00, operados no regime de Autorização Especial, da empresa Pluma Conforto e Turismo S.A. para empresa Auto Viação Catarinense Ltda. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. JORGE BASTOS Diretor-Geral
Anteriormente, algumas linhas da Pluma foram transferidos para a Expresso Nordeste, que atua no segmento rodoviário regular a partir do Sul do País também.
Movimento semelhante, mas não igual, ocorreu com a Viação Itapemirim. A empresa fundada por Camilo Cola, no Espírito Santo, transferiu por negociação financeira, 68 linhas para a Kaissara, marca da Viação Caiçara, que já era parceira operacional da Itapemirim, antes da transação.
A diferença é que a Pluma transferiu as linhas para outras empresas com quadro societário já difundido claramente ao mercado e com mais tempo de atuação em linhas com características interestaduais de média ou longa distância.

ZONA OESTE RECEBE NOVOS ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO

A Expresso Pégaso tem feito investimentos na renovação de sua frota e colocado carros novos em operação nos últimos dois meses. A previsão da empresa é de que 107 ônibus zero km estejam circulando nos próximos dias. O Consórcio Santa Cruz passa por uma reestruturação. Com a saída da operação das empresas Andorinha e Rio Rotas, as linhas estão sendo redistribuídas. Algumas empresas vêm ampliando gradativamente sua participação e assumindo as linhas para garantir atendimento de qualidade aos passageiros.
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Na Zona Oeste, as empresas operam em um cenário extremamente adverso, em uma região na qual a concorrência desleal do transporte clandestino cresce substancialmente, afetando a saúde financeira das participantes do consórcio a tal ponto que inviabilizou a recuperação da Andorinha e da Rio Rotas, levou à retirada de 400 ônibus de circulação e provocou desemprego de 1.200 rodoviários.
É importante destacar também que as linhas também enfrentam diariamente os prejuízos provocados por atos de vandalismo de alguns passageiros e até mesmo depredação criminosa, como no caso do ônibus da linha alimentadora do Transoeste incendiado em Santa Cruz no último dia 12.
Veja as linhas que vão receber os novos ônibus:
Linha 821 -Corcundinha x Campo Grande
Linha 822 - Corcundinha x Campo Grande – Via Vila Nova – Circular
Linha 840 – São Fernando x Campo Grande
Linha 738 – Urucânia x Marechal Hermes
Linha 869 – Santa Margarida x Campo Grande
Linha 842 – Paciência x Campo Grande
Linha 868 – Urucânia x Campo Grande
Linha 833 – Conjunto Manguariba x Campo Grande
Linha 893 – Jardim Palmares x Campo Grande
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Empresa paulista é escolhida para contrato de transporte público em Rondônia

A empresa de ônibus Ocimar Comércio de Automóveis, de Taboão da Serra (SP), foi escolhida para o contrato emergencial de transporte público de Porto Velho. A companhia concorria com a Ideal Locadora de Equipamentos, de Rondônia. Se o processo for concluído, a Ocimar receberá R$ 27 milhões para fornecer os serviços de ônibus na capital pelo período de seis meses. A empresa que perdeu a disputa pode apresentar recurso, até o dia 30 de junho, contra a inabilitação.
Assaltos estão frequentes nos ônibus em Porto Velho, afirma sindicato (Foto: Marcos Paulo)
Foto: Marcos Paulo

A habilitação da nova empresa foi anunciada na manhã desta terça (24), em uma coletiva de imprensa realizada na Secretaria Municipal de Administração (Semad), pasta responsável pelo processo licitatório das empresas de transporte. Ainda restam outras etapas para que o contrato temporário com a prefeitura seja celebrado. Segundo o secretário da Semad, Mário Medeiros, estima-se que o trâmite seja concluído de 45 a 60 dias.
"Essa é a etapa de habilitação, ou seja, a fase em que a empresa apresenta os documentos. É quase 25% do processo licitatório", explicou.
Após o anúncio, a empresa Ideal tem  cinco dias úteis para apresentar recurso em relação à inabilitação julgada pela prefeitura. Depois desse prazo, a comissão de licitação da prefeitura vai apresentar o resultado de classificação da empresa habilitada. Feito isso, a companhia classificada tem o prazo de oito dias para realizar a visita técnica no sistema de transporte coletivo de Porto Velho e mais 15 dias para formular a proposta técnica de prestação de serviços.
Segundo a prefeitura, a celebração do processo licitatório e o contrato com a prefeitura só será possível após análise da proposta técnica. Depois disso, ainda será disponibilizado mais um prazo para que a empresa vencedora mobilize os veículos e equipamentos para operar na capital.
O edital prevê 180 veículos com idade mínima de sete anos. O tipo de licitação utilizado na escolha da companhia é a de melhor técnica. A Ocimar foi a única a se apresentar no primeiro chamamento público realizado pela prefeitura para a contratação emergencial, mas foi desclassificada pela falta de carimbo da Junta Comercial, no balanço apresentado pela empresa no momento do credenciamento. A segunda chamada começou na sexta (22).
Medeiros não se pronunciou sobre questões técnicas como preço de tarifas ou como será a fase de transição da saída das empresas de ônibus Três Marias e Rio Madeira para a nova empresa porque, segundo ele, a responsabilidade da Semad é pelo processo licitatório. O secretário da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Carlos Guttemberg, não participou da coletiva. 
A empresa vencedora cumprirá contrato de seis meses que pode ser prorrogado por igual período. Paralelo ao cumprimento do contrato emergencial, a prefeitura alega que vai trabalhar no processo de concessão definitiva para uma nova empresa de transporte público.
Todo o processo de contratação emergencial iniciou no dia 24 de abril, quando a prefeitura determinou o fim da concessão da prestação do serviço às empresas de transporte Rio Madeira e Três Marias sob o argumento de que as empresas não cumpriam as exigências da prefeitura como oferecer frota de 200 veículos e apresentaram baixos índices de qualidade na prestação de serviços à população.
À época, as empresas de transporte alegaram que a quebra do contrato se devia a "perseguição política" e chegaram a entrar na Justiça com um pedido de suspensão do decreto. O processo foi deferido e o procedimento para contratação de novas concessionárias de transporte coletivo foi interrompido. Dias depois, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) suspendeu a liminar que deu vitória às empresas de ônibus e a licitação emergencial voltou a ter continuidade.

Barra poe Mega Plus na 801. Pégaso adquire ônibus de segunda-mão. Palmares começa a operar a linha 868. Expresso Rio de Janeiro recebe carros com ar condicionado. Novos carros na Ideal.

A Transportes Barra está colocando alguns de seus novos Neobus Mega Plus com ar condicionado para operarem a linha 801 (Merck X Bangu) que atualmente também é operada pela a Auto Viação Bangu.



A Expresso Pégaso adquiriu nesta semana 4 unidades do modelo Caio Foz Super montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1418 oriundos da Viação Novacap.
É possível que essa aquisição vá para a Auto Viação Palmares, mas mesmo assim a Expresso Pégaso está precisando colocar "novos ônibus" em suas linhas como 398, 366, 770 e 771.


Apos iniciar suas atividades pela a linha 869, a Auto Viação Palmares começou a operar hoje a linha 868 que liga Campo Grande á Urucânia, com isso, a Palmares totaliza 3 linhas em que ela opera, sendo: 869, 842 e 868.


A Expresso Rio de Janeiro de Magé recebeu nesta semana unidades do modelo Marcopolo Torino 2007 oriundos da Transturismo Rio Minho para operar a linha 601I (Magé X Nova Iguaçu - Via D.Caxias) que foi passada recentemente para a Rio de Janeiro. 


A Viação Ideal adquiriu nesta semana mais unidades do modelo Marcopolo Audace montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF -1721 Blue Tec 5 para suas linhas executivas.
Nesta aquisição, esses novos Audace irão substituir alguns Spectrum Road que já tinham saído de circulação.



Metrô-DF lança campanha para uso de carro exclusivo feminino, pessoas com deficiência e ciclistas

O Metrô-DF começou a uma campanha de conscientização para melhor utilizar os carros exclusivos para mulheres e pessoas com deficiência e para os usuários que transportam bicicletas.

Os carros ganharam adesivos de identificação na parte interna dos trens, e os pisos das plataformas estão sendo renovados. O carroexclusivo feminino e para pessoas com deficiência foi adotado em cumprimento a uma lei distrital desde o dia 1º de julho de 2013.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. Para usufruir o direito, os usuários devem utilizar sempre o primeiro carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.

Já o transporte de bicicletas deve ser realizado no último carro do trem, não podendo exceder cinco veículos por viagem. A recomendação é que, dentro do trem, a bicicleta seja acomodada de forma que não obstrua a passagem e que não perturbe os outros usuários. Isso porque, segundo o Metrô, passageiros sem bicicletas sempre têm preferência de embarque.

Desde seu funcionamento, o carro exclusivo feminino e para portadores de deficiência vem ganhando adesão de usuários. Segundo o órgão, diariamente, uma média de 15 pessoas entram em contato com a Ouvidoria para informar e reclamar sobre o descumprimento da lei.

Apesar de não haver punição, o Metrô-DF, garante que tem autuado quem desrespeita a norma por meio de seus empregados e, também, tem contado com o apoio dos próprios usuários, no sentido de preservar os direitos concedidos. Se houver resistência ao Corpo de Segurança Operacional do Metrô, quando os agentes solicitam a saída do usuário, eles são encaminhados à delegacia e podem responder criminalmente.

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, explica que a ideia da campanha é conscientizar a população para o respeito aos usuários e reforçar lições de cidadania e boas práticas sociais.

— Nossos principais fiscais são os usuários, que entram em contato com a empresa em casos de descumprimento da legislação. Queremos garantir uma prestação de serviço ainda mais eficiente e segura para a população do DF.

Informações: R7.com


Plano de Segurança é lançado para os terminais de ônibus de Campo Grande

A Secretaria Municipal de Segurança Pública lançou um novo plano de ações para aumentar a segurança nos terminais de ônibus de Campo Grande. A iniciativa tem como objetivo reduzir os índices de violência e vandalismo. Para isso, a secretaria vai reforçar o número de Guardas Civis Municipais que fazem a segurança dos terminais. Os agentes passaram, além de fazer a ronda constante pelos locais, também a realizar a abordagem seletiva dos passageiros.
Segundo a assessoria da Guarda Municipal, o Secretário Municipal de Segurança Pública , Valério Azambuja, disse que o Plano de Segurança foi criado para atender os terminais de transbordo, contempla ações preventivas  e de fiscalização intensa. “Nosso principal objetivo é o de coibir todo e qualquer tipo de violência nos terminais, e conferir a população a segurança que ela tanto necessita”.

O secretário informou também, que as ações preventivas deverão se intensificar nos próximos dias e os Guardas Civis Municipais irão realizar abordagens pontuais de fiscalização. “A Guarda vai fazer a abordagem durante o embarque e desembarque dos coletivos. Deverá analisar as situações de risco e, caso necessário, realizar a revista das bagagens dos cidadãos, que conferirem perigo aos demais passageiros. Vamos agir com mais rigor em busca de resultados ainda mais efetivos na redução da criminalidade”.

Além da fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deverá realizar uma campanha de conscientização da população, divulgando informações relevantes sobre a segurança nos terminais e as implicações judiciais que cada crime confere. A meta é mostrar aos cidadãos a necessidade de preservação do patrimônio e os incentivar a denunciar quem pratica qualquer tipo de crime nestes locais.

Outro auxílio para a fiscalização virá com a instalação das câmeras de segurança, feita pela Assetur, que irão registrar qualquer crime que for cometido nas dependências dos terminais. Quem presenciar atos de vandalismo pode acionar a Guarda Municipal tanto pessoalmente por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153. "Com a ação efetiva da Guarda Civil Municipal, dentro dos terminais, desde março deste ano, já registrou-se uma considerável queda no índice de criminalidade, contudo as novas ações irão forçar uma queda ainda maior nos números e propiciar ainda mais segurança. Para isso contamos também com o apoio da população”, finalizou Valério.

Por Elizângela Lemes
Informações: Capital News

domingo, 21 de junho de 2015

Empresa de ônibus do Rio tem 90% dos ônibus sem condições de circular

Fiscalização do Procon-RJ na empresa de ônibus Expresso Pégaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades

Quando embarca no ônibus da linha 398, da Expresso Pégaso, em Campo Grande, para ir ao trabalho, em Bonsucesso, o mecânico Gedeon Pessanha Mesquita, de 49 anos, nunca tem certeza de que o coletivo o deixará no seu destino. Nos últimos 20 dias, a má conservação dos veículos o deixou no caminho duas vezes. O ônibus quebrou, e ele precisou esperar outro para seguir viagem.
A preocupação do passageiro ganha força nos números. Desde 2013, a empresa, responsável por 30 linhas da Zona Oeste, teve 203 ônibus lacrados pela Operação Roleta Russa, do Procon, que analisa as condições dos carros. As últimas duas ações levaram à interdição de 90% da frota. Na quinta-feira, os fiscais lacraram um ônibus com mais de 150 multas de trânsito, algumas em aberto desde 2010, conforme dados da Secretaria municipal de Transportes. O veículo circulava com documento vencido em 2012.
Fiscalização do Procon na empresa de ônibus Expresso Pégaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades
Fiscalização do Procon na empresa de ônibus Expresso Pégaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades Foto: Márcio Alves / Extra
Os problemas são recorrentes, como mostram os dez processos que tramitam no Tribunal de Justiça desde 2012. Todos têm a Pégaso como ré e resultam de ação civil pública do Ministério Público. Motivo: mau serviço prestado. Em maio, o Procon lacrou 57 dos 59 ônibus da Pégaso vistoriados.
A prefeitura já multou o Consórcio Santa Cruz, ao qual a Pégaso pertence, inúmeras vezes (confira no gráfico ao lado). Uma delas, por descumprir o contrato com o município, soma R$ 10 milhões. Questionada por que não cassa a concessão da empresa, a prefeitura não respondeu.
— Já peguei ônibus sem vidro na janela e com bancos soltos — relatou Caroline Cunha, de 25 anos, usuária do 366.
Na quinta-feira, o Procon interditou 45 dos 50 ônibus vistoriados na garagem da Pégaso. Alguns já haviam sido pegos em operações anteriores. Segundo o diretor de fiscalização do órgão, Fábio Domingos, se toda a frota — de 400 ônibus — fosse vistoriada, “possivelmente a empresa é que seria interditada”:
— Evitamos fazer isso para não levar a um colapso do serviço que prejudique o usuário.
Fiscalização do Procon na empresa de ônibus Expresso Pegaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades
Fiscalização do Procon na empresa de ônibus Expresso Pegaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Especialista vê omissão do poder público
O advogado Armando de Souza, presidente da Comissão de Legislação de Trânsito da OAB-RJ, diz que só vê um motivo para a concessão da Pégaso ainda não ter sido cassada: omissão do poder público.
— Os problemas são públicos e notórios. As autoridades são omissas na obrigação de fiscalizar e podem ser responsabilizadas em caso de acidentes — afirma.
Na avaliação do especialista, ao prestar um mau serviço, a empresa está violando o direito do passageiro a viajar com conforto e em segurança. Também está ferindo o direito constitucional da dignidade da pessoa humana. Ele diz, inclusive, que o próprio usuário pode recorrer à Justiça, se se sentir prejudicado.
Para o advogado Bruno Navega, especialista em direito administrativo, num caso como o da Pégaso, o que a prefeitura poderia fazer seria determinar ao consórcio a substituição da empresa. Mas antes, alerta, deveria abrir um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades, dando direito à ampla defesa.
Fiscalização do Procon-RJ na empresa de ônibus Expresso Pegaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades
Fiscalização do Procon-RJ na empresa de ônibus Expresso Pegaso, em Campo Grande, encontra várias irregularidades Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Empresa culpa vândalos
A Pégaso alega que, dos veículos lacrados na quinta-feira pelo Procon, 26 apresentavam problemas causados por depredações, como cordas de cigarras subtraídas. Os problemas elétricos, como lâmpadas queimadas, segundo a empresa, seriam sanados na manutenção, “realizada durante todas as madrugadas”. Só após os reparos, os veículos voltariam a circular. Sobre os 57 ônibus interditados na ação anterior, informou que 50 já haviam sido liberados pelo Procon e voltado a operar.
A empresa alegou ainda que o Consórcio Santa Cruz passa por reestruturação e, com a saída das empresas Andorinha e Rio Rotas, as linhas estão sendo redistribuídas. A Pégaso informou que investe na renovação da frota e deve colocar em circulação nos próximos dias 110 ônibus novos.
O veículo campeão de multas atende a uma linha alimentadoras do BRT. As 153 infrações cometidas são: excesso de velocidade (120), fugir da faixa (7), avanço de sinal (6), não identificar o condutor (6), estacionamento irregular (5), desobedecer a ordem de autoridade do trânsito (2), desobedecer a cuidados com segurança, furar bloqueio, parar na pista de rolamento rápido, transitar em horário e local proibidos, deixar de dar passagem à polícia, dirigir falando ao celular e boquear a via com veículo (1 cada). A Pégaso informou que o veículo “só voltará a circular após ter a situação regularizada”.
‘Carro com problema, eles maquiam e mandam pra rua’
Um motorista da linha 366 (Campo Grande-Tiradentes) fala sobre as condições precárias dos veículos:
“Os ônibus enguiçam todos os dias. É a maior vergonha que passamos. O pior é que os passageiros vêm em cima da gente. Somos esculachados nas ruas diariamente. Isso é injusto. A firma é que deveria passar por esse vexame e não nós, os motoristas. Carro com problema eles maquiam e mandam pra rua de novo. Nós sempre avisamos na garagem o estado em que eles se encontram, mas ninguém toma providência. Não adiante nada. No fim da semana passada, estava de folga e o carro que dirijo pegou fogo na rua, com outro colega, por causa de uma pane na parte elétrica”.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/empresa-de-onibus-do-rio-tem-90-dos-onibus-sem-condicoes-de-circular-16509104.html#ixzz3dhfIsh5L

domingo, 14 de junho de 2015

Crise na algarve ?

Área anexa da garagem da Algarve em Paciência.







Marcopolo recebe prêmio internacional de inovação

Empresa foi a única brasileira que recebeu a premiação, uma das principais sobre produtos e conceitos que ajudam o desenvolvimento social.
Ônibus da Marcopolo. Empresa vai receber prêmio internacional na Europa por inovações que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Foto: Adamo Bazani.
Ônibus da Marcopolo. Empresa vai receber prêmio internacional na Europa por inovações que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Foto: Adamo Bazani.

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo vai receber na próxima terça-feira, dia 16 de junho de 2015, o Hermès de l’Innovation 2015, premiação concedida pelo Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação e pelo Clube de Paris de Diretores de Inovação.
O prêmio procura reconhecer empresas e organizações que fazem produtos ou prestam serviços que de alguma maneira contribuem para o desenvolvimento da sociedade. E o ônibus tem exatamente esta função de desenvolvimento social interligando pessoas, regiões e permitindo o acesso da população a serviços como saúde, educação, lazer e a polos geradores de emprego e renda. O ônibus também transporta sonhos de uma vida melhor de milhões de trabalhadores e estudantes em todo o mundo todos os dias.
A Marcopolo foi, na edição deste ano, a única empresa brasileira a receber a premiação internacional que contemplou oito organizações. O reconhecimento ocorreu pela inovação aplicada na concepção e produção de ônibus.
“Devemos aproveitar este reconhecimento inédito e mostrar para a sociedade todos os avanços e contribuições que a companhia, por intermédio da inovação e tecnologia, proporciona para a melhoria da mobilidade, do transporte coletivo e do bem-estar da sociedade”, enfatiza o gerente de design e inovação da Marcopolo, Petras Amaral, que receberá a premiação em nome da empresa.
A inovação, segundo ele, não se dá apenas na criação dos modelos de ônibus, mas nos processos de produção com vistas a ganhos de rentabilidade e produtividade levando, entretanto, em conta aspectos que trazem ganhos para os passageiros, comunidade em geral e meio ambiente.
“O Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação foi fundado em 2003, por Marc Giget, um dos maiores especialistas em inovação do mundo. O instituto atua como articulador de ideias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo. A entrega do Hermès de l’Innovation 2015 acontecerá durante o 8º Encontro Nacional de Diretores de Inovação, que será realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Paris, e que reunirá em torno de mil profissionais de inovação e diretores de grandes empresas de todo o mundo.” – explica nota da Marcopolo.

BRT Metropolitano no Pará terá audiências públicas

Edital para a obra do corredor de ônibus deve ser lançado até o final de julho, promete o governo.
Planta geral do BRT Metropolitano do Pará. Governo promete dobrar capacidade de transportes e reduzir pela metade tempo de deslocamento. Reprodução.
Planta geral do BRT Metropolitano do Pará. Governo promete dobrar capacidade de transportes e reduzir pela metade tempo de deslocamento. Reprodução.

O Governo do Estado do Pará vai realizar nos dias 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira) audiências públicas para sugestões sobre o BRT – Bus Rapid Transit, sistema de corredores com ônibus de trânsito rápido, da região metropolitana de Belém.
No dia 17, a reunião será em Ananindeua e no dia 18, em Marituba. As inscrições e os endereços podem ser obtidos no site do NGTM – Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano. Pela página da internet, quem não for às reuniões pode também enviar sugestões: http://www.ngtm.com.br/site/
De acordo com nota do governo estadual, o edital de licitação para as obras deve ser lançado até o final de julho. O processo licitatório deve ser concluído em até 120 dias e, se não houver atrasos, o BRT vai ficar pronto em julho de 2017.
A capacidade de transportes no trecho onde vai ser implantado o corredor vai ser ampliado dos atuais 11 mil passageiros por hora/sentido para 24 mil passageiros por hora/sentido.
O corredor BRT Metropolitano vai ser operado por ônibus articulados com quatro portas do lado esquerdo. As paradas serão estações que permitem embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho dos veículos, pré-embarque, que é o pagamento da passagem antes da chegada do ônibus, isolamento do sol, chuva e vento e, além disso, as estações terão painéis eletrônicos informativos com os horários de partidas e previsão de chegada. Ao todo serão 26 estações, sendo 13 em cada sentido. A extensão inicial será de 10,7 km, ligando a cidade de Marituba até a capital Belém pela rodovia BR 316.
Os ônibus vão circular em pistas separadas dos demais veículos, feitas de concreto para suportar o peso maior dos coletivos. A instalação de bicicletários e passarelas de acesso também está prevista para as estações, além de áreas ajardinadas e pistas de caminhada.
Os semáforos serão programados para dar prioridade à passagem dos ônibus nos cruzamentos.
A gestão operacional do sistema será feita por um consórcio entre o governo do estado e as prefeituras cuja população será beneficiada pelos serviços de ônibus. Já a operação será feita pelas empresas do sistema de transportes.
Em nota, ao NGTM detalha como serão os terminais de ônibus deste BRT:
“O ponto inicial do BRT será o Terminal Marituba, localizado no km 10,7 da Rodovia BR-316, próximo a Alça Viária, e permitirá a integração das linhas alimentadoras que vêm de Marituba ao BRT. O Terminal será composto por duas plataformas, sendo uma para as linhas troncais e outra para as linhas alimentadoras, área de expansão e de estocagem, praça e estacionamento para motos, veículos e bicicletas, possibilitando a integração desses usuários. Nesse terminal, também serão ofertados outros serviços à população através de programas do Governo, como o “Navega Pará”, com acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi), e a “Estação Cidadania”, onde seus usuários terão acesso a órgãos públicos e demais serviços sem ter que se deslocar até o Centro de Belém. Já em Ananindeua, o Terminal será localizado no km 6,5 da Rodovia BR-316, em frente à Sede Campestre da AABB. Será o principal ponto de integração das linhas alimentadoras de Ananindeua ao BRT. Esse terminal contará com acessos através de passagens subterrâneas para as linhas troncais, três plataformas para as linhas troncais e alimentadoras, área de expansão e de estocagem, estacionamento para motos e veículos e bicicletas, acesso à internet sem fio (Wi-Fi), praça e outra unidade da “Estação Cidadania”. Localizado junto ao Terminal Ananindeua, o Viaduto Ananindeua atravessará a Rodovia BR-316 e terá quatro pétalas, possibilitando todos os retornos no local, tanto para os ônibus quanto para os veículos particulares.” – diz o governo do estado, pelo Núcleo, em nota.

Fonte:  http://onibusbrasil.com/blog/2015/06/13/brt-metropolitano-no-para-tera-audiencias-publicas/

Em crise Itapemirim se desfaz de linhas e vende 40% dos ônibus

Viação ainda opera 50 trechos, 43% da fatia de mercado em que atuava antes da venda
Na tentativa de segurar seus negócios e manter-se de pé mesmo diante de um cenário difícil para empresas de transportes de passageiros em todo o país, a Viação Itapemirim, umas das mais tradicionais empresas de transporte do Brasil, vendeu cerca de 40% de sua frota de veículos e transferiu mais da metade das linhas em operação para a também cachoeirense Viação Kaissara. A empresa foi fundada em 1953, pelo empresário Camilo Cola, em Cachoeiro de Itapemirim.
Apesar de estarem situadas na mesma cidade e dividirem, inclusive, espaços, as duas transportadoras garantem que são “empresas distintas”. No total, foram repassadas à Kaissara 68 das 118 linhas que eram operadas pela empresa.
Foto: Divulgação
Foram repassadas à Kaissara 68 das 118 linhas que eram operadas pela Itapemirim
Com a negociação, a Itapemirim permanece operando 50 trechos, o que corresponde a 43% da fatia de mercado em que atuava antes da venda. Na resolução (nº 4662) que oficializa a transferência, publicada no “Diário Oficial da União”, constam o repasse de linhas importantes, como a São Paulo (SP) - Rio de Janeiro (RJ), a Cachoeiro de Itapemirim - RJ, e a SP - Curitiba. O valor da venda não foi divulgado por nenhuma das empresas.
O diretor de Operações da Itapemirim, Marcos Poltronieri, nega que a empresa esteja em processo de falência, mas admite que o volume de passageiros caiu nos últimos anos. Segundo ele, as dez maiores empresas de ônibus do país passam por momentos difíceis. Enquanto sobem os custos com pneus, combustível, pedágio e manutenção, e se expandem as políticas de gratuidades, o valor da passagem não é reajustado na mesma velocidade, argumenta. “Ganhar dinheiro com ônibus, hoje, não é tarefa fácil. A gente trabalha muito para ter pouco resultado”, completa. 
De acordo com o Diretor de Operações da Kaissara, Fernando Santos, as linhas assumidas pela empresa começam operando com 271 ônibus. “A atual situação econômica crítica do nosso país fará e já está fazendo com que as empresas busquem soluções estratégicas para se adequarem a esse novo cenário. A Kaissara inicia suas operações fazendo seus investimentos de maneira responsável, buscando principalmente a manutenção dos seus postos de trabalho”, aponta.
Pendências
De acordo com o Sindicato dos Motoristas, Ajudantes, Cobradores e Operadores de Máquinas do Sul do Espírito Santo (Sindimotoristas), cerca de mil funcionários estão em processo de migração de uma empresa para a outra. O número foi confirmado pela Viação Kaissara. 
O Sindimotoristas reclama que ainda não foi procurado pela Itapemirim para explicar como vai ficar a situação dos motoristas. “Todos estão apreensivos. O que piora é o fato de a empresa ter várias pendências trabalhistas. A gente liga para lá, ela diz que vai pagar, mas não dá um prazo”, argumenta o presidente da instituição, Elias Brito Spoladore.
Marcos Poltronieri nega que a Viação Itapemirim tenha descumprido obrigações trabalhistas.
Minientrevista
O diretor de Operações da Kaissara falou com A GAZETA sobre o processo de compra de parte da frota e das linhas da Itapemirim.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/arquivo
A Kaissara tem ligação com o Grupo Itapemirim?
São empresas distintas. Não ocorrerá migração, mas sim assunção da nova empresa para com todas as obrigações trabalhistas. A Kaissara ficará integralmente responsável por regular o cumprimento do contrato doravante, respondendo por todo o passado, após a aquisição de parte significativa das linhas da Viação Itapemirim. Não existirá prejuízo para qualquer trabalhador. Nosso objetivo principal é garantir a manutenção dos empregos dos nossos motoristas e demais colaboradores. 
Essas 68 linhas representam cerca de 80% da frota da Itapemirim, como estimam os sindicatos?
Não, as linhas assumidas pela Kaissara operam com 271 ônibus. Cerca de 40% da frota original da Itapemirim.
Os sindicatos alegam que não foram procurados para tratar da transferência das linhas e migração da mão de obra de uma empresa para a outra...
Por ser uma empresa de abrangência nacional, a Kaissara promoveu encontros com a Comissão de Negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Transportes Terrestres (CNTTT). Nessas reuniões, foram comunicadas as mudanças e garantidos todos os direitos trabalhistas dos colaboradores. Agora, estão acontecendo reuniões com os diversos sindicatos estaduais. São mais de 40, e as reuniões estão sendo agendadas com todos. Com os sindicatos do Espírito Santo, as reuniões devem acontecer ainda nesta semana.
Fusão seria uma tentativa de salvar a viação
Uma das gigantes do transporte de passageiros no país, a Itapemirim enfrenta um cenário onde grandes empresas do setor já declaram encontrar dificuldade para manter-se intactas no mercado em tempo de crise. 
Fundada em 1953, em Cachoeiro de Itapemirim, pelo empresário Camilo Cola, a empresa começou com 16 veículos e 70 funcionários. Em 1967, entraram em operação as primeiras linhas para o Nordeste e, com o passar dos anos, novas cidades foram integradas aos itinerários. Em 2006, foi legitimada como marca de alto renome pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 
Entre as décadas de 1970 e 1990, as atividades do Grupo Itapemirim foram diversificadas, passando a abranger os segmentos como mineração, agropecuária, restaurantes, hotéis, turismo e concessionárias de veículos.
Executivos do setor de transportes ouvidos por A GAZETA relatam que, há anos, a Itapemirim estaria passando por uma séria crise financeira, que teve início após investidas malsucedidas da empresa no ramo de aviação civil. A fusão com a Kaissara seria uma tentativa de salvar a viação. A estratégia seria utilizar uma marca diferente para tentar atrair investidores e aumentar a credibilidade no mercado, disse uma das fontes ouvidas pela reportagem.

Novos carros na N.S da Penha. Exclusivo: Novos carros na Pendotiba.

A Viação Nossa Senhora da Penha esta prestes á adquirir mais 12 novos ônibus com ar condicionado.
Dos 12 novos, 6 serão do modelo Marcopolo Torino 2014 montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1519 Blue Tec 5 e os outros 6 serão do modelo Neobus Mega Plus montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1519 Blue Tec 5.



A Viação Pendotiba de Niterói adquiriu nesta semana unidades do modelo Caio Apache Vip IV montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF -1721L Blue Tec 5 para suas linhas Intermunicipais.



Fonte: http://histurbana.blogspot.com.br/2015/06/portal-noticias-de-onibus-novos-carros.html