domingo, 26 de outubro de 2014

EMPRESA DE AUTO VIAÇÃO JUREMA S.A. – DUQUE DE CAXIAS/RJ

Novos Carros modelos CAIO APACHE VIP II MBB OF-1721 EURO V.


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Bilhetes de papel vão sair de circulação do metrô de SP em janeiro de 2015

Integração EMTU/METRÔ só poderá ser feita pelo Cartão BOM
Ônibus intermunicipal. Bilhetes de papel unitários que permitem integração entre Metrô e ônibus gerenciados pela EMTU perdem a validade em janeiro de 2015. Passageiros não serão reembolsados e bilhetes não serão substituídos. Foto: Adamo Bazani
Ônibus intermunicipal. Bilhetes de papel unitários que permitem integração entre Metrô e ônibus gerenciados pela EMTU perdem a validade em janeiro de 2015. Passageiros não serão reembolsados e bilhetes não serão substituídos. Foto: Adamo Bazani
O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2014, informação sobre o fim do uso bilhetes de papel com tarjeta magnética nas estações do Metrô, nos ônibus intermunicipais e no sistema do Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra.
De acordo com a companhia do metropolitano, os passageiros que possuem bilhetes unitários deste tipo para integração METRÔ/EMTU e EMTU/METRÔ só poderão utilizá-los até o dia 31 de janeiro de 2015. Após esta data, os bilhetes não serão mais aceitos, perderão a validade e os passageiros não serão reembolsados. Também não será possível a troca destes bilhetes.
A integração só será feira pelo Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano.
No final de agosto, todas as estações do Metrô passaram a aceitar o Cartão BOM. A comercialização dos bilhetes de integração unitários, tipo Edmonson, que são justamente os de papel com tarjeta, deixou de ser realizada no dia 11 de outubro de 2014.
As empresas que cedem Vale-Transporte para os funcionários e estudantes, em sua maioria, já usam o cartão BOM.
Passageiros da modalidade comum devem fazer o cartão gratuitamente.
O site para pedir o cartão, cuja primeira via é gratuita, ou para mais informações é: https://www.cartaobom.net/
O Bilhete Único da cidade de São Paulo também pode ser usado para pagar a passagem do metrô, mas não serve para a integração entre metrô e ônibus intermunicipais.

Mais cinco terminais de ônibus de SP recebem aluguel de bicicleta

Com novas estações, são 169 em funcionamento; meta é de 300.
Projeto em parceria com a Prefeitura permite integração com Bilhete Único.


Os terminais Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro II, Bandeira e Pinheiros ganharam nesta quinta-feira (23) uma estação do BikeSampa, projeto de aluguel de bicicleta em parceria com a Prefeitura de São Paulo que permite a integração com o Bilhete Único.
Com as novas estações, são 169 em funcionamento. A previsão é que este número chegue a 300 até março de 2015.
Segundo a Secretaria de Transportes, o projeto está em sua terceira fase e tem foco nas regiões central e Leste da cidade. A localização é definida em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e inclui a análise do entorno, atratividade e viabilidade, de modo a não prejudicar a circulação de pedestres e o acesso às edificações.
Bike Sampa
Atualmente, já é possível fazer empréstimo de bicicletas usando o Bilhete Único na capital paulista em parte das estações da Bike Sampa, convênio entre a Prefeitura e o Banco Itaú.
O objetivo é aumentar o uso da bicicleta não só para lazer e esporte, mas também como transporte de pequeno percurso.
Para fazer o empréstimo basta fazer um cadastro no site do projeto Bike Sampa informando o número do Bilhete Único. O site também possui o mapa com os endereços das estações de empréstimo.
As regras para a utilização das bicicletas com o Bilhete Único são as mesmas que já valem atualmente no Bike Sampa. O veículo pode ser usado gratuitamente por 30 minutos e deve ser devolvido em qualquer estação do projeto, ainda que esta não possua um validador do cartão. Apesar da gratuidade, o sistema faz um bloqueio de R$ 10 no cartão de crédito fornecido, que funciona como caução. Após o período de uma hora, o usuário será cobrado em R$ 5 a cada meia hora. Caso a pessoa não utilize o veículo por mais de uma hora, o valor não será descontado. Se o usuário decidir finalizar o cadastro no sistema, o valor não será debitado e o crédito, desbloqueado.



A música gaúcha em ônibus de grande estilo

Comil vende veículo de alto padrão para Banda “Os Monarcas”, uma das mais tradicionais que leva para todo o País a cultura do Sul.
Uma casa de luxo sobre rodas. Assim pode ser considerado o Comil Campione DD do grupo tradicional do Sul, “Os Monarcas” Veículo possui até suíte completa. Foto: Divulgação Comil. Texto: Adamo Bazani
Uma casa de luxo sobre rodas. Assim pode ser considerado o Comil Campione DD do grupo tradicional do Sul, “Os Monarcas” Veículo possui até suíte completa. Foto: Divulgação Comil. Texto: Adamo Bazani
A música e os costumes do Rio Grande do Sul agora viajam por todo o País em grande estilo.
A encarroçadora gaúcha Comil, da cidade de Erechim, anunciou a venda de um ônibus de alto padrão para o grupo “Os Monarcas”.
O grupo é considerado um dos principais conjuntos do país de música tradicionalista do Sul.
O modelo Comil Campione DD foi personalizado para atender às necessidades dos músicos. Além de ter recebido pintura especial, o ônibus conta com uma configuração interna que oferece, segundo a encarroçadora, praticidade e conforto.
O veículo se tornou um misto de Motor Home e ônibus de luxo.
No primeiro andar, o Campione DD para a banda possui mesa retrátil, sanitário, equipamentos de som e DVD, uma suíte completa, duas camas na região do conjunto de rodas para o descanso dos motoristas. Foram colocadas três poltronas do tipo leito total e uma geladeira.
Já no segundo pavimento do ônibus, há 12 camas personalizadas, uma segunda geladeira, armários e um closet.
Todos estes equipamentos são considerados essenciais em viagens de longa distância de bandas.
Uma carroceria de luxo e um conjunto chassi/motor de força. Toda esta sofisticação foi montada sobre um chassi de quatro eixosScania K 440 IB 8X2.
Em nota à imprensa, o representante da Comil no Sul do País, João Anselmo Busatta, diz que o ônibus do grupo “Os Monarcas” servirá como vitrine da marca em todo o País para este tipo de segmento de transporte especial.
“Esta venda foi muito significativa para nós, pois o ônibus servirá como forma de divulgação da Comil nas inúmeras viagens e eventos que o grupo Os Monarcas participa, mostrando as potencialidades e qualidades que a encarroçadora tem para oferecer a todos os seus clientes”
“Os Monarcas” já havia adquirido um Comil Campione HD, modelo com altura semelhante ao de dois andares, mas cujo pavimento do motorista fica num nível inferior ao salão dos passageiros que é único. Isso possibilita mais espaço para os bagageiros.

Consórcios assinam contrato para novo sistema de transportes em Salvador

Até dezembro serão colocados 630 novos veículos no sistema que foi dividido em três lotes.
Ônibus em Salvador. Consórcios assinaram contratos para a operação de novo modelo de transporte. Foto: Leandro de Souza Barbosa.
Ônibus em Salvador. Consórcios assinaram contratos para a operação de novo modelo de transporte. Foto: Leandro de Souza Barbosa.
Os consórcios Plataforma, Ótima e Salvador Norte vencedores da licitação dos transportes de Salvador assinaram nesta quinta-feira, dia 23 de outubro de 2014, o contrato de concessão para o novo sistema integrado da capital baiana.
O Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO) terá o novo modelo de serviços colocado em prática já a partir de janeiro de 2015, quando a tarifa passa a ser de R$ 2,80. Os reajustes serão anuais com base no IPC-A –Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Este sistema também terá integração com os serviços de metrô.
Entre os ônibus, o passageiro terá três horas para pegar outro coletivo pagando metade do valor da tarifa na segunda condução. Hoje este prazo é de duas horas.
Até o final de dezembro serão colocados no sistema 630 ônibus novos, com equipamentos de acessibilidade para portadores de mobilidade reduzida e motorização que segue os atuais padrões de restrição à emissão de poluentes. Os ônibus também contarão com equipamentos de GPS. Uma central de monitoramento será usada para acompanhar os serviços e dados como localização dos ônibus, trajetos, horários e previsão de chegada ao ponto poderão ser consultados pela internet, seja por computador convencional ou por aplicativos para celulares, pelos passageiros.
A divisão do sistema será em três lotes:
  • Subúrbio: região atendida pelo Consórcio Plataforma, formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. A cor dos ônibus será amarela. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 35 milhões 480 mil.
  • Centro ou “miolo” de Salvador: área atendida pelo Consórcio Ótima, formado pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahiax. Os ônibus serão de cor verde. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 86 milhões 377 mil.
  • Orla: região operada pelo Consórcio Salvador Norte composto pelas empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde. A cor dos ônibus será azul. A outorga para operação foi de R$ 57 milhões 899 mil.

Eleições com BRT: frota máxima neste domingo


Em cumprimento à determinação da Seceretaria Municipal de Transportes, o BRT Rio informa que no próximo domingo (26/10/2014), o serviço nos corredores Transoeste e Transcarioca funcionará com a frota determinada para os dias úteis no horário de pico, de modo a atender todos os eleitores do município. Vamos exercer nossa cidadania com mobilidade!

Fonte: http://www.brtrio.com/noticia/eleicoes-com-brt:-frota-maxima-neste-domingo

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Motoristas de ônibus paralisam quatro terminais em SP

Motoristas de ônibus de São Paulo paralisaram quatro terminais na tarde desta quinta-feira, 23, em ato contra a falta de segurança da categoria. Os ônibus nos terminais Lapa, na zona oeste, e Pirituba, Cachoeirinha e Casa Verde, na zona norte, ficaram parados por cerca de 40 minutos a partir das 16h. O ato foi pacífico e a Polícia Militar acompanhou a paralisação em alguns pontos.

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), que organizou a manifestação, escolheu esse horário por coincidir com o momento do velório de John Carlos Soares Brandão. O condutor teve o corpo queimado durante um ataque ao ônibus que dirigia na zona norte da capital paulista no sábado, 18, e morreu nesta quarta-feira, 22. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta-feira.

"Nosso objetivo é alertar para a falta de segurança a que estamos submetidos. Agora qualquer manifestação tem ônibus queimado e não podemos aceitar que incendeiem o motorista junto", afirma Edilberto Gonçalves de Carvalho, de 35 anos, um dos líderes da paralisação na Casa Verde. "Ele (John) era um cara sossegado, que deixou cinco filhos, sendo um de dois meses. É lamentável", disse Carvalho.

Ele explica ainda que a categoria sofre ameaças com frequência. "Querem saquear o ônibus, agredir. Especialmente no fim de semana, quando as pessoas bebem mais e ficam alteradas".

O sindicato planeja outro ato para a próxima terça-feira em frente à Prefeitura. Os manifestantes pretendem usar camisetas com a foto do motorista morto. 

Fonte: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Geral/215203,,Motoristas+de+onibus+paralisam+quatro+terminais+em+SP.aspx

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PMJP mantém diálogo para reverter paralisação de obras do BRT: ‘há questionamentos, mas nada que inviabilize investimento’

As obras do Bus Rapid Transit (BRT) e estão dentro do cronograma, de acordo com o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, além disso, o secretário destacou que o calendário das obras é feito visando as possibilidades de acontecer alguma pendência, por isso, as obras estão dentro do tempo estabelecido.

Em entrevista ao portal paraiba.com.br nesta segunda (20), Fulgêncio explicou que o prefeito está indo para Brasília onde deve conversar com o Ministro das Cidades e outros ministérios envolvidos para acompanhar o andamento dos investimentos.

Questionado sobre o Tribunal de Contas ter embargado e mandado suspender a licitação por problemas no edital, Fulgêncio minimizou. De acordo com ele, todas as pendências por ventura, os órgãos de controle do Tribunal de Contas do Estado e da União ou Procuradoria interna já fazem parte de qualquer processo de intervenção de qualquer processo mais vultuoso como é o caso dos BRTs.

“É uma intervenção na cidade como um todo, melhora a qualidade de vida, possibilita mais mobilidade, qualquer pendência de ordem burocrática que os órgãos de controle possam identificar, vamos dialogar”, diz.

De acordo com o secretário “há alguns questionamentos, mas nada que inviabilize o investimento, o projeto e a obra. O Brasil hoje é muito controlado, tem Ministério Público, a própria imprensa, a Controladoria Geral da União, Polícias estaduais e Federal, eles agem nesses investimentos, convênios e execução de obras e encaramos com naturalidade”, conta.

Fulgêncio garantiu que as obras ainda não iniciaram e estão em preocesso. Ele explicou que o cronograma de execução físico-financeira estabelece tudo o que porventura possa atrapalhar, que eventualmente possa ter por exemplo uma solicitação do TCE para esclarecimentos de alguma questão relacionada ao projeto e garantiu que o cronograma de execução das obras está dentro do previsto.

domingo, 19 de outubro de 2014

Atenção para as alterações nos transportes por causa do Horário de Verão

Serviços urbanos vão ter uma hora a mais de operação. Nos principais terminais rodoviários de São Paulo não haverá partidas programadas entre 00h00 e 00h59.Ônibus rodoviários não terão partidas programadas entre 00h00 e 00h59 por causa do horário de verão nos principais terminais de São Paulo. Já os serviços urbanos vão operar por mais uma hora. Foto: Adamo Bazani.     Ônibus rodoviários não terão partidas programadas entre 00h00 e 00h59 por causa do horário de verão nos principais terminais de São Paulo. Já os serviços urbanos vão operar por mais uma hora. Foto: Adamo Bazani.
Passageiros dos transportes urbanos e rodoviários devem estar atentos em relação às alterações nos serviços por causa do horário de verão, que entra em vigor na virada de sábado para domingo.
O Metrô e os trens da CPTM que de sábado para domingo operam até a uma da madrugada vão funcionar até às duas horas da manhã do horário de verão.
No domingo, a abertura das estações já segue o novo horário. As estações abrem às 4h40 da manhã. Neste domingo, a exceção é a linha 5 Lilás do Metrô, que não opera até às 9 horas para obras programadas de manutenção.
Os ônibus municipais de São Paulo que também possuem partidas programadas após a meia noite terão uma hora de operação a mais. Isso porque, muitos passageiros entram no trabalho ainda no horário habitual e só saem já quando estiver em vigor o horário de verão.
Já quem vai usar ônibus rodoviários intermunicipais e interestaduais que servem os terminais do Tietê, Jabaquara e Barra Funda precisa conferir a passagem. De acordo com a administradora destas rodoviárias, a Socicam, não haverá partidas programadas entre 00h00 e 00h59.
As partidas programadas para até 23h59 seguem o horário habitual. Já a partir de 01h00, os ônibus obedecem ao horário de verão.

BID aprova empréstimo de US$ 57,9 mi para mobilidade urbana em Fortaleza

Recursos serão usados para 11 quilômetros de vias para ônibus e 22 quilômetros de ciclovias.Ônibus para o sistema de  Fortaleza. Mobilidade urbana na cidade vai receber US$ 57,9 milhões de empréstimos do BID. Foto: Alexander Guimarães.
Ônibus para o sistema de Fortaleza. Mobilidade urbana na cidade vai receber US$ 57,9 milhões de empréstimos do BID. Foto: Alexander Guimarães.

O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou nesta quinta-feira, dia 16 de outubro de 2014, a liberação de um empréstimo de US$ 57,9 milhões para a mobilidade urbana em Fortaleza.
Os recursos serão usados para a criação de onze quilômetros de vias exclusivas para ônibus e vinte e dois quilômetros para ciclovias.
O prazo para pagamento é de 25 anos e a carência para o poder público começar a pagar é de cinco anos.
A contrapartida será de US$ 57,9 milhões.
A cidade de Fortaleza tem 2,45 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 1 milhão usam o transporte coletivo.
Em novembro deste ano deve ser inaugurada a primeira fase do BRT (sistema de corredores de trânsito rápido para ônibus) Antônio Bezerra / Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. O trajeto total Antônio Bezerra / Papicu terá extensão de 17,4km.
Este sistema de BRT deve custar R$ 718 milhões e a maior parte das verbas virá do Governo Federal.
Os recursos do BID serão usados para outras intervenções de mobilidade.

Tarifa de ônibus em Chapecó fica 12% mais cara a partir deste domingo

Estudantes não vão ter alterações no valor da passagem.
Na compra antecipada no cartão, preço passa de R$ 2,20 para R$ 2,47.


A tarifa do transporte público de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, fica mais cara a partir deste domingo (19). O reajuste, aprovado pela Prefeitura, é superior a 12%. Os estudantes não vão ter alterações no valor da passagem, continuam pagando R$ 1,10, conforme a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
Na compra antecipada no cartão, a tarifa passa de R$ 2,20 para R$ 2,47. Para quem comprar a passagem na hora, o valor sobe de R$ 2,40 para R$ 2,70. Idosos e pessoas com deficiência são isentos da tarifa.

Segundo a Prefeitura, o aumento levou em conta fatores como mão de obra, combustível, depreciação dos veículos, entre outros. O último reajuste da tarifa do transporte público havia sido feito em outubro de 2012.
Em julho do ano passado, a Prefeitura de Chapecó anunciou a redução de R$ 0,10  no valor da passagem em compra direta. A partir dessa decisão, o preço passou de R$ 2,50 para R$ 2,40.
A empregada doméstica Neli Kroth precisa pegar o ônibus duas vezes por dia e em seis por semana. Com o reajuste no valor da passagem, ela deve gastar cerca de R$ 13 a mais todos os meses. "Vai ficar bem pesado. Se eu não ganhar os passes, não vale nem a pena sair de casa", acredita.

São Paulo terá primeiro túnel exclusivo para ônibus

Como parte do futuro BRT (Bus Rapid Transit) na Radial Leste, a prefeitura de São Paulo deve construir um túnel com 700 metros de extensão nas imediações do Parque Dom Pedro II para uso exclusivo dos ônibus.
O prefeito Fernando Haddad apresentou nesta sexta-feira (17) o projeto da estrutura que ligará o viaduto Antonio Nakashima, na região da avenida do Estado, à avenida Alcântara Machado. “Vamos fazer um túnel de acesso ao Parque Dom Pedro. É o primeiro túnel construído exclusivamente para transporte coletivo, e só com isso vamos economizar 15 minutos porque vai evitar um contorno irracional. O ônibus vai chegar diretamente no terminal”, afirmou Haddad. “É a maior obra de mobilidade urbana da história de São Paulo”, completou o prefeito.
O BRT da Radial terá piso rígido em concreto, faixa de ultrapassagem nas paradas, além do pagamento de tarifa nas próprias paradas, dando agilidade ao sistema. O corredor deverá beneficiar 220 mil pessoas por dia. Outros dois corredores, o Radial Leste 2, com 5 quilômetros e o Leste com 14 quilômetros, completarão todo a extensão da avenida até chegar ao Terminal Itaquera. As obras estão previstas para iniciar ainda neste mês.



sábado, 18 de outubro de 2014

Cheia de remendos, pista do BRT Transoeste será trocada no Recreio

Rio - Dois anos após ser inaugurado, o BRT Transoeste terá cerca de três quilômetros da sua pista totalmente refeitos. Sem solução para os buracos e remendos diários no asfalto da via expressa, a Prefeitura do Rio decidiu bancar com recursos próprios o trabalho para refazer o trecho que vai da estação Pontal até o Recreio Shopping, na Barra da Tijuca.
O corredor de ônibus custou aos cofres do município cerca de R$ 1 bilhão. Mas, poucos meses após sua inauguração, começaram os problemas de desníveis no asfalto. O custo para colocar a pista nova pela segunda vez não foi revelado. As obras de fresagem e recapeamento estão sendo feitas à noite, desde a última quarta-feira, e vão durar cinco semanas.



O horário foi escolhido para não atrapalhar a circulação dos ônibus. Serão aplicadas três mil toneladas de asfalto SMA (Stone Matrix Asphalt) avermelhado — o mesmo utilizado em pistas automobilísticas, como a de Interlagos, em São Paulo—, produzido pela Usina de Asfalto do Caju. O trabalho será feito a cada trecho de 800 metros, até a sua totalidade. 
Os desníveis da pista no Transoeste não são novos e preocupam, inclusive, motoristas do BRT, que temem por acidentes provocados pelas ondulações e declives. Em janeiro, O DIA mostrou que o trecho de 31 quilômetros, que vai do Terminal Alvorada até a Estação Pingo D’Água, tinha, na ocasião, 270 remendos de buracos no asfalto, considerando as duas pistas (ida e volta). Alguns reparos chegavam a ter 10 metros de comprimento. Foram constatados remendos em retoques já feitos. 

Apesar de ter sido um corredor construído pela iniciativa privada — os lotes foram divididos pela Odebrecht e a Sanerio Construções —, é o município que tem gastado para fazer os reparos na pista. Questionada sobre o motivo de bancar os consertos no asfalto, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) informou que as “ garantias das obras não cobrem o desgaste decorrente do uso das pistas”, afirmou, por nota. 
Os custos com os serviços de tapa-buraco no BRT — e agora com o trabalho para refazer todo o trecho — não foram revelados pela Seconserva. De acordo com a Secretaria, não é possível dizer quanto será gasto com o conserto. “(...) já que toda a produção asfáltica é feita pela própria Conservação e a mão de obra utilizada é composta por profissionais da própria usina e gerência local”, explicou, por nota.
Lei prevê que construtora responda 
Apesar da prefeitura alegar que a garantia dada pelas empreiteiras que fizeram o corredor Transoeste já expirou, o artigo 618 do Código Civil prevê carência de cinco anos — a partir do aparecimento do defeito — para que a responsável pela obra responda ‘pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo’. 
A questão é que a decisão sobre acionar ou não a empresa construtora deve partir de uma análise técnica do município. Se houvesse um laudo da prefeitura que constatasse que o problema no asfalto é de vício de construção, haveria a possibilidade de enquadrar essa situação do BRT no artigo 618. Com isso, o reparo não viria dos cofres públicos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Protesto fecha via em Madureira e interrompe serviço do BRT

Um protesto de moradores do Morro da Serrinha fechou Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira. Leitores relataram, pelo WhatsApp do Jornal EXTRA (21 996441263 e 21 998099952), que a manifestação foi motivada pela ação policial que aconteceu nesta quarta-feira na comunidade, que teria deixada moradores sem luz.
— Os policias colocaram fogo em cabanas do morro da Serrinha, queimando casa de moradores, fiação elétrica e tubulação de água. — comentou uma moradora que acompanhava o protesto.
A manifestação interrompeu também a circulação de ônibus na pista exclusiva do BRT Transcarioca, na altura da Estação Otaviano. O consórcio informou, via Twitter, que as pistas estão sendo liberadas lentamente e que o serviço será retomado.
O 9º BPM (Rocha Miranda) informou apenas que seria sobre a falta de luz, não confirmando a afirmação sobre a operação policial por moradores.
A Light informou que os cabos de energia foram danificados na terça-feira por causa de um incêndio e que uma equipe está no local fazendo repara. A concessionária disse ainda que polícia está investigando para saber se o ato foi criminoso.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

'Transtorno vai valer a pena', diz Paes ao assinar contrato de BRT Transbrasil

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminarem no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

"O grande desafio do Transbrasil é que ele está em uma das vias mais movimentadas da cidade, e sabemos que a população já está estressada com tanta obra e engarrafamento, então o planejamento da obra é muito importante. Ele vai trazer um transtorno inevitável para quem passa pela Avenida Brasil, mas o transtorno vai valer a pena no futuro", afirmou o prefeito.

Paes descartou a hipótese de o Transbrasil ficar pronto até as Olimpíadas de 2016, o que chegou a ser cogitado pela prefeitura. "É fora de cogitação sempre ficar pronto para Olimpíada, nunca teve ligação nenhuma com a Olimpíada, não estava na proposta.  É uma obra de mobilidade pra cidade, inspirada num conjunto de investimentos importantes em parceria com o governo federal. Provavelmente vamos chegar a 2016 com 150 km de BRT na cidade", estimou.

Corredor
A previsão é que o Transbrasil tenha cerca de 32 quilômetros de pistas, com quatro terminais (Deodoro, Margarida, Missões e Centro), 28 estações e 15 passarelas. O lote 2 terá 23 quilômetros, ligando Deodoro ao Caju, na altura da passarela 2 da Avenida Brasil. Somente este trecho terá 16 estações. Em Deodoro, será interligado com o corredor Transolímpico, que está em andamento e vai deste bairro à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes. A expectativa é de que sejam atendidos 900 mil passageiros por dia.

"Hoje a gente está assinando com o ministro da cidade quando vamos detalhar o projeto que sai de Deodoro e vai até Santa Cruz, encontrando com a Transoeste. E um outro BRT, que estamos anunciando hoje, que liga a área da Transoeste até o Transbrasil passando por Campo grande. A licitação do projeto demorou a sair porque é um projeto sofisticado e complexo", concluiu o prefeito.

Edital para projetos do BRT fracassa e será republicado em Londrina

O edital lançado pela Prefeitura Municipal de Londrina para a elaboração dos projetos do Bus Rapid Transit (BRT) não teve interessados. A Comissão de Licitações publicou na segunda-feira (13) que a concorrência avaliada em R$ 195.444 foi deserta. O secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, informou que o processo será republicado até esta quinta-feira (16).

O BRT é a proposta da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana de Londrina, com ônibus do transporte coletivo de grande porte que circulam por canaletas exclusivas em duas linhas que cortam a cidade de norte a sul e de leste a oeste. O investimento na obra deve ser de R$ 124 milhões vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
As empresas deveriam apresentar suas propostas até segunda-feira (13), mas ninguém procurou a administração. O secretário de Gestão Pública informou que vai republicar o edital sem modificações, assim como permite a Lei de Licitações.
Divulgação
Edital para projetos do BRT fracassa e será republicado em Londrina
Prefeitura precisa de projetos dos corredores do BRT
"Analisando o que está no edital, é um edital padrão, não tem qualquer alteração, com exceção da capacidade técnica que a empresa precisa ter nesse caso. Não tem nada que as empresas não tenham condições de fazer", comentou.
Questionado sobre o motivo do fracasso da licitação, Dias ponderou se há uma sobrecarga no mercado ou mesmo um descaso das empresas. No processo de contratação para projetos de modernização do prédio da prefeitura também houve dificuldade. Na contramão, as empresas se apresentam quando são chamadas por carta-convite em obras de valor menor.
"Só posso pensar que o mercado de projetos está saturado em Londrina e região. Não tem nenhuma manifestação do CREA, do sindicato das indústrias, na ACIL não tem nenhum tipo de reclamação, não temos nenhum pedido de impugnação. Isso me traduz que o diagnóstico é de mercado saturado", comentou.

Passageira filma ônibus do BRT Transcarioca infestado de baratas

Rio - O que era para ser uma viagem rápida e tranquila, acabou se transformando em algo irritante e asqueroso. Uma passageira do ônibus BRT Transcarioca da alimentadora 882-A (Tanque x Alvorada) estava sentada sem nenhum tipo de preocupação quando sentiu várias baratinhas subindo por suas pernas. Ao constatar que o assento que ela havia escolhido estava infestado de insetos, a mulher decidiu fazer um registro. O caso ocorreu nesta segunda-feira.
"Eu não acreditei quando um passageiro me chamou atenção que estava subindo baratas em minhas calças. Levantei e me deparei com essas baratas que estão no vídeo", disse ela.

A passageira filmou os insetos dentro do veículo e fez um alerta ao motorista. Segundo ela, o condutor comunicou à fiscal do Terminal Alvorada e a profissional liberou o ônibus. "Quando cheguei na Alvorada, o motorista falou para uma fiscal que liberou o carro". 
A assessoria do Consórcio BRT informou que o motorista relatou o problema para a fiscal, que mandou o veículo para a detetização. Ainda de acordo com concessionária, o problema foi pontual e não se estende para todos os veículos. O carro já voltou a circular nesta terça-feira. 
"Independente das causas, o importante é reforçar o trabalho de manutenção e limpeza dos veículos. Isso foi feito. Sempre que o passageiro encontrar uma situação dessas, ele deve fazer contato imediato com Consórcio BRT para que possamos averiguar o ocorrido", informou o consórcio. 

sábado, 11 de outubro de 2014

Mercedes-Benz vai paralisar em dezembro toda produção de ônibus e caminhões

Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e para a planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que produz dois modelos de caminhão.
O mau desempenho da economia brasileira, com PIB – Produto Interno Bruto podendo ter irrisório crescimento de 0,3% em 2014, e problemas relacionados ao setor de veículos pesados, como desaceleração das obras públicas e problemas em licitações de transportes coletivos, fizeram com que a Mercedes-Benz ajustasse seu nível de produção aos estoques e à demanda.Objetivo é contornar a crise que afeta o setor automotivo, em especial o de veículos comerciais pesados, diante da desaceleração da economia brasileira.
Ônibus na planta da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo. Montadora anunciou que para tentar contornar a crise que afeta o setor de veículos pesados, vai parar a produção em todo o mês de dezembro. Foto: Adamo Bazani.
Ônibus na planta da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo. Montadora anunciou que para tentar contornar a crise que afeta o setor de veículos pesados, vai parar a produção em todo o mês de dezembro. Foto: Adamo Bazani.
Mercedes-Benz decidiu paralisar a produção de todos os modelos de ônibus e caminhões da marca durante o mês de dezembro. Normalmente, as montadoras param as atividades apenas nos últimos dias do mês.
A medida vale para a planta que fabrica caminhões e ônibus em São  A montadora prevê uma redução de 26% na produção de 2014 em comparação com 2013.
De acordo com balanço da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgado nesta semana, a produção de ônibus de todas as marcas teve queda de 12,2% e a de caminhões registrou baixa de 23,6% entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2013.
Em relação à Mercedes-Benz, ainda segundo a Anfavea, nos nove meses deste ano, o licenciamento de caminhões teve queda de 8,2% e o de ônibus amargou baixa de 16,8%.

MANUTENÇÃO DE EMPREGO

Neste primeiro momento, a Mercedes-Benz não cogita realizar demissões, mas nem todos os funcionários estão trabalhando.
Na planta de São Bernardo do Campo, há um excedente de 1,7 mil trabalhadores. Deste total, 1,2 mil estão afastados por meio do instrumento chamado lay-off, que é a suspensão do contrato de trabalho sem desligamento da empresa, e 500 funcionários estão em férias coletivas.
Já em Juiz de Fora, os metalúrgicos estão em greve. De acordo com o sindicato da categoria, 450 empregos estão ameaçados em Minas Gerais.

READEQUAÇÃO DA PRODUÇÃO

A Mercedes-Benz anunciou investimentos de R$ 730 milhões para readequar as linhas de produção tanto em São Bernardo do Campo como em Juiz de Fora.
A planta de São Bernardo do Campo vai continuar fazendo todos os ônibus da marca e a maior parte dos caminhões. Em Juiz de Fora, apenas devem ser feitas as cabines e a pintura de dois modelos que passarão a ter montagem final na sede do ABC Paulista.

METALÚRGICOS SEM AUMENTO

Este investimento foi uma contrapartida de um novo acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A readequação das linhas pode manter o nível de emprego. Neste ano, os metalúrgicos da região que trabalham na Mercedes-Benz não vão ter aumento. O novo acordo vale até 2017. Entre 2015 e 2017, os reajustes salariais não serão acima da inflação. Os salários vão ser corrigidos pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Além disso, a fórmula de cálculo da PLR – Participação dos Lucros e Resultados foi modificada e os funcionários que forem contratados a partir de 2015 vão ganhar 10% a menos que empregados mais antigos mesmo com cargos iguais.
O acordo salarial em Juiz de Fora não foi alterado e vale até 2016.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prefeitura vai contratar segurança armada para estações do BRT/Move

Anúncio foi feito pelo prefeito Márcio Lacerda nesta sexta-feira. Enquanto o processo de contratação não é concluído, guardas municipais devem reforçar a segurança nos locais.


O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), informou, nesta sexta-feira, que há uma licitação em andamento para contratar segurança privada armada para as estações de integração e transferência do BRT/Move da capital.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que sejam contratados 150 vigilantes para conter os casos de roubo, violência e vandalismo. As plataformas já contavam com segurança comum, contratada pela BHTrans. Ainda segundo Lacerda, enquanto a licitação não é concluída, guardas municipais serão deslocados de outras áreas para reforçar a segurança na estações. 

Algumas estações do transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte já foram alvos de assaltos e furtos desde o início da operação do sistema. O último caso registrado aconteceu no dia 3, quando bandidos renderam funcionários da Estação Pampulha pela manhã. 

Segundo a Polícia Militar, um dos bandidos estava armado e ameaçou as funcionárias do guichê. Primeiro as trabalhadoras ouviram alguém bater na porta da bilheteria, mas quando foram atender não encontraram ninguém. Logo depois, os ladrões aproveitaram a chegada de outra funcionária para entrar na cabine. 

No Centro de Belo Horizonte, o problema são os furtos de placas de alumínio das estações. Em setembro, um adolescente de 17 anos foi detido após arrancar as peças da fachada de uma das estações, durante a noite.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/10/10/interna_gerais,578383/prefeitura-vai-contratar-seguranca-armada-para-estacoes-do-brt-move.shtml

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Giro pelas ruas - Expresso Recreio




Criação de ciclovias deve cria tendência de mobilidade urbana, dizem fabricantes do setor

Produtores identificam um novo perfil de consumidores de bicicletas e dizem que integração com transporte de massa deve ser maior.


As políticas de mobilidade urbana que incluem as bicicletas como meio de deslocamento diário começam a ser sentidas aos poucos pelos fabricantes do setor.
De acordo com estimativas da Abraciclo, entidade que reúne as indústrias de motos e bicicletas, neste ano, as vendas e produção de bicicletas devem ser 10 por cento menores na comparação com 2013. Apesar disso, o faturamento com as vendas de bicicletas devem ser 10 por cento maior em 2014.
Para o vice-presidente da Abraciclo, e responsável pelo segmento de bicicletas, Caetano Roberto Ferraiolo, estes números refletem uma mudança de público e comportamento, com pessoas comprando bicicletas de maior valor para os deslocamentos diários.
Neste ano, a entidade estima comercializar 3 milhões e 800 mil bicicletas produzidas no Brasil.
Se não fosse o baixo crescimento econômico do País, este número poderia ser maior, de acordo com o executivo.
Ele acrescentou, porém, que os espaços para bicicletas devem criar uma tendência na mobilidade das principais cidades brasileiras.
O nível de renda das pessoas que têm procurado as bicicletas também é maior, o que mostra para a entidade que as pessoas que costumeiramente se deslocavam somente de carro, aos poucos migram para as bicicletas, pelo menos em alguns trajetos. Outra aposta das fabricantes são as obras para o transporte público de massa que se integram às ciclovias, como os corredores de ônibus previstos para a Capital Paulista, e o novo sistema Linha Verde, de corredores de ônibus de Curitiba.
Já em relação às motos, o cenário não é positivo.
De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira pela Abraciclo, a produção de motos caiu de janeiro a setembro deste ano, oito pro cento em relação à semelhante período do ano passado. Em nove meses deste ano, foram fabricadas um milhão 162 mil motos enquanto foram feitas um milhão 263 mil motocicletas entre janeiro e setembro de 2013.

Para a Abraciclo, a queda na oferta de crédito para as classes C e D é um dos motivos que explicam os números negativos.