terça-feira, 30 de setembro de 2014

Marcopolo vende 207 ônibus para uma das principais empresas urbanas do Uruguai

Fabricante de carroceria considera a venda uma das mais importantes negociações recentes na América do Sul.


Marcopolo anunciou nesta quinta-feira, dia 25 de setembro de 2014, a venda de 207 ônibus novos para transportes urbanos de Montevidéu, no Uruguai.
Os veículos foram adquiridos pela CUTCSA – Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S.A., uma das maiores empresas de ônibus do país.
Todos os ônibus foram encarroçados sobre chassi da Mercedes-Benz com motor traseiro.
Dos 207 veículos, 203 são do modelo Marcopolo Torino – Mercedes-Benz OH 1622L. Os veículos possuem configurações internas diferentes, por isso a capacidade varia entre 39 e 41 passageiros sentados. As unidades são dotadas de elevadores na porta traseira e boxes especiais para cadeira de rodas, preparação para validadores e equipamentos eletrônicos, além de poltronas do tipo urbano, de limpeza e manutenção mais fáceis.
As outras quatro unidades são do modelo Ideale 770 sobre chassi Mercedes-Benz OH 1518, segundo a Marcopolo. Estes ônibus também possuem duas portas (dianteira e traseira), acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e a capacidade é para 39 passageiros sentados.
Em nota, o diretor comercial da Marcopolo, Paulo Corso, diz que a entrega das primeiras unidades será feita ainda neste mês.
“A operadora tem forte programa de renovação de frota e realiza compras com frequência, com o objetivo oferecer ônibus diferenciados, que tragam mais conforto, comodidade e proporcionem ótimas viagens para os passageiros. As primeiras unidades serão entregues ainda em setembro”, explica o executivo.
A fabricante considera a venda uma das mais importantes realizadas recentemente na América do Sul.
Ainda na nota, a Marcopolo traz informações sobre a companhia de ônibus.

“A CUTCSA é uma das mais tradicionais companhias de transporte urbano do Uruguai e tem mais de 76 anos de atividades. A empresa possui frota com mais de 1.100 ônibus, utilizados em 100 diferentes linhas intermunicipais e urbanas.”


BRT Transcarioca opera com todas as estações a partir de sábado

A Secretaria Municipal de Transportes e o Consórcio BRT inauguram neste sábado (04/10) as seis últimas estações do BRT Transcarioca. Com isso, os passageiros poderão utilizar o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de 10 minutos nas estações: Penha (I e II), Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré, Fundão, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1. O serviço expresso que vinha fazendo o trajeto até a Penha passa a ser Fundão-Alvorada e funcionará das 5h às 23h, com saídas a cada 7 minutos. Não haverá corte de linhas convencionais nesta etapa.
O BRT Transcarioca já transporta 182 mil passageiros por dia, devendo chegar, com as entradas em funcionamento das novas estações, aos 192 mil nos próximos dias. Ao final da implantação da terceira e última etapa, a expectativa é de que 320 mil pessoas utilizem o corredor expresso. O primeiro BRT implantado na cidade, o Transoeste, já transporta 180 mil passageiros por dia, totalizando 362 mil pessoas diariamente em todo o sistema BRT.
O Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão) e é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. O tempo de viagem por ônibus no trecho já reduziu em 60%. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.
As mudanças serão divulgadas nas estações e principais pontos das linhas com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem mais de 120 mil seguidores.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

No Rio, fiscais recolhem 33 ônibus irregulares

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheram 33 ônibus e aplicaram 41 multas em operação especial hoje  (25), na Rodoviária Novo Rio e no Terminal Américo Fontenelle, na região central do Rio de Janeiro. Segundo o Detro, a ação é feita periodicamente, motivada por reclamações de usuários. Os dois terminais também foram escolhidos para a ação por concentrarem o maior número de linhas intermunicipais que têm o Rio como destino – a Rodoviária Novo Rio tem 87 linhas e o Américo Fontenelle 93.
A coordenadora da operação do Detro, Maria de Fátima Virgínio, disse que alguns dos problemas encontrados em outras fiscalizações ainda são frequentes. “A gente vem combatendo a dupla função, a questão da acessibilidade, se o elevador do cadeirante está operando normalmente, porque ainda é muito comum encontrarmos essas infrações. Alguns dos problemas que diminuíram, por outro lado, foram os carros com problemas de documentação e em mau estado de conservação”, contou.
Outras irregularidades encontradas se referem a problemas na iluminação, falta de despachante no ponto e não cumprimento dos horários. Os agentes do Detro também fizeram teste de bafômetro em 74 motoristas, mas em nenhum deles foi registrada presença de álcool no sangue. No Terminal Américo Fontenelle, um dos condutores que passaram pelo teste, Wallace Alves Barbosa, disse apoiar a fiscalização do órgão. “A gente costuma levar em média 72 passageiros por viagem. O motorista não pode dirigir alcoolizado, são muitas vidas em jogo”.
O assistente de tesouraria Victor Valente, de 22 anos, é um dos passageiros que circulam diariamente pelo Terminal Américo Fontenelle, e contou à Agencia Brasil alguns dos problemas que enfrenta nos ônibus. Segundo ele, “os veículos até que estão em boas condições, mas no horário de pico a frota não é suficiente na maioria das linhas, todos vão lotados. Na linha que pego, chegam a ficar duas filas de passageiros aguardando o próximo ônibus chegar. Outro problema é que na maioria dos veículos não há cobrador, é o motorista que acumula essa função”.
De acordo com o Detro, as multas aplicadas variam de R$ 560 a R$ 2,56 mil, e as empresas multadas podem recorrer. Também informou que os passageiros podem enviar suas queixas por meio do telefone da Ouvidoria do Detro (3883-4141) ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-09/no-rio-fiscais-recolhem-33-onibus-irregulares

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ordem de construção da via BRT Transoceânica é assinada

Empreendimento de 13 estações distribuídas por 9,3 quilômetros atenderá a 11 bairros da Região Oceânica do Rio de Janeiro.



Os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Occhi (Cidades) assinaram nesta quinta-feira (25) a ordem de construção da via expressa BRT TransOceânica, principal projeto de reestruturação urbana do Rio de Janeiro.
A via atenderá a 11 bairros da Região Oceânica da cidade e mais de 70 mil pessoas. Os 9,3 quilômetros do trajeto contam com um túnel de 1,3 quilômetros e 13 estações, num sistema integrado de ônibus BRT e barcas. Atualmente, a obra ocupa 700 trabalhadores, número que chegará a 1.036 no auge dos trabalhos. O prazo de execução da obra é de 24 meses.
Grande parte do projeto conta com ciclovias e bicicletário nas estações. O BRT TransOceânica é um projeto intermodal, integrando ônibus, bicicletas e estação hidroviária. O tempo de deslocamento até o centro do Rio de Janeiro, que atualmente dura aproximadamente duas horas, será reduzido para 30 minutos.
O BRT adotará um sistema modal inovador no Brasil, o Bus of High Level of Service (BHLS). Trata-se de um modelo de ônibus menor com portas nos dois lados, permitindo integração nos dois lados das pistas, também conhecido como 'MetroBus'. O BHLS permite que os passageiros possam embarcar em faixas que não são exclusivas e nos seus próprios bairros. Após o embarque, os ônibus retornam à faixa exclusiva.

Prefeitura do Rio cria cartão de controle de conduta para motoristas de ônibus



RIO — A Secretaria municipal de Transportes publica, nesta quinta-feira, no Diário Oficial (DO) uma resolução que cria o Cartão de Identificação do Auxiliar de Transporte (CIAT). O objetivo da Prefeitura é reunir um histórico dos profissionais que dirigem os coletivos na cidade. A secretaria passará a acompanhar a conduta dos motoristas que, em caso de irregularidades, poderão, inclusive, perder a permissão para operar veículos no sistema municipal. O município possui hoje 8.893 ônibus e 18 mil rodoviários.
— A partir da expedição do documento, todo o histórico do profissional será mantido na secretaria, que vai monitorar sua atuação e acompanhar sua conduta. Irregularidades vão impedir a contratação, inclusive, deste profissional por outras empresas do sistema — garantiu o Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
O documento será de porte obrigatório do motorista e deverá ser providenciado pelos consórcios junto à secretaria até no máximo 60 dias após a publicação da resolução no DO. A partir da expedição do CIAT, o condutor poderá ter o cartão recolhido sempre que for demitido por justa causa, tomar suspensão das funções por infrações do Código de Trânsito Brasileiro, perder o direito de dirigir por abusos contra o Código Disciplinar ou até mesmo cometer alguma irregularidade comprovada na direção dos coletivos. O motorista que não estiver portando o cartão durante o trabalho será multado.


Read more: http://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-do-rio-cria-cartao-de-controle-de-conduta-para-motoristas-de-onibus-14033933#ixzz3ELLPPlfV

Bairro em Campo Grande volta a ter ônibus

Hoje apresentamos a novidade do mês foi o bairro Carobinha em campo Grande volta a ter ônibus para o centro de campo Grande depois de 12 anos. A linha que estreia no bairro é a linha experimental LECD 11 Carobinha - Campo Grande (Via Estrada do Lameirão) operada pelas empresas Auto Viação Bangu, Expresso Pégaso, Auto Viação Jabour, Transportes Campo Grande e Viação Andorinha.






Ônibus que circulam no Centro do Rio terão mudança de itinerários e pontos finais.


A partir do dia 1º de novembro, as linhas de ônibus municipais, intermunicipais e executivas que circulam no Centro do Rio terão itinerários alterados e pontos finais transferidos para outros locais. A mudança foi apresentada à imprensa pela Secretaria municipal de Transportes na manhã desta quinta-feira. De acordo com o secretário Alexandre Sansão, os passageiros serão orientados nos próximos dias através de distribuição de panfletos e sinalização.
— O objetivo é dar mais fluidez às linhas que circulam no Centro e evitar que ônibus circulem vazios em algumas ruas. À medida que as obras na área Central avançam, também é preciso racionalizar essas linhas. Temos um acordo com o Ministério Público de que isso deve ser feito até o final do ano. Já fizemos uma boa parte desse reordenamento e estamos agora em mais uma etapa importante — explica Sansão.
Tanto as linhas intermunicipais quanto as municipais, que fazem ponto final em locais como a Avenida Augusto Severo, o Passeio Público e a Avenida Chile, terão os terminais transferidos para a Avenida Presidente Vargas e a Rua Camerino. Com isso, os ônibus deixarão de circular por ruas internas de outros bairros do Centro e irão trafegar apenas na Avenida Presidente Vargas.
— O ponto terminal é uma posição estratégica para as pessoas terem um acesso fácil e adequado e pegar o ônibus vazio. Claro que o itinerário fica simplificado. A maior parte dos passageiros já está próximo à Av. Presidente Vargas, então uma caminhada de cinco a dez minutos já vai ser suficiente para chegar ao ponto final. Hoje as pessoas já têm que caminhar para os pontos finais, a diferença é que agora terão que caminhar para a Av. Presidente Vargas — diz o secretário.
Apesar da concentração de linhas e pontos terminais na Avenida Presidente Vargas, Alexandre Sansão garante que tal mudança não irá agravar o trânsito na principal via do Centro.
— Segundo estudos da secretaria, a Av. Presidente Vargas teve seu volume de trafego reduzido por causa do fechamento do Mergulhão e do fim da Perimetral, o que permite que coloquemos esses pontos terminais em locais onde, inclusive, já havia pontos de ônibus.
Como fica
As linhas intermunicipais que fazem ponto final na Avenida Augusto Severo e no Passeio Público terão os terminais transferidos para a Av. Presidente Vargas (na altura da Candelária) e a Rua Camerino. Com isso, os ônibus deixarão de trafegar por bairros como Lapa e Glória e circularão apenas na Avenida Presidente Vargas.
Essa mudança vai atingir 20 linhas, entre elas: 110D (Passeio-São Gonçalo), 124B (Passeio-Nilópolis via Parada de Lucas), 129B (Duque de Caxias-Passeio via Vigário Geral), 463C (Piabetá-Passeio via Imbariê), 469C (Santa Cruz da Serra-Passeio), 471C (Saracuruna-Passeio), 478B (Mesquita-Passeio via Chatuba), 486C (Xerém-Passeio via Central do Brasil), 521D (Alcântara-Passeio), 565D (Passeio-Santa Rosa), 524B (Apolo III-Passeio), 559B (Parque São Vicente-Passeio), 722D (Monjolos-Passeio), 724D (Marambaia-Passeio) e 726D (Santa Luzia-Passeio).


As linhas municipais, provenientes da Zona Oeste, que atualmente fazem ponto final na Avenida Chile também terão o último terminal transferido para a Avenida Presidente Vargas, na altura da Candelária. Com isso, os ônibus deixarão de circular pelas ruas da Carioca.
Nessa mudança, estão contempladas as linhas: 300 (Sulacap-Carioca), 358 (Cosmos-Carioca), 369 (Bangu-Tiradentes), 370 (Padre Miguel-Carioca), 388 (Santa Cruz-Carioca), 389 (Vla Aliança-Carioca), 392 (Bangu-Carioca), 396 (Bairro Jabour-Carioca), 397 (Campo Grande-Carioca).




As linhas executivas, que fazem ponto final na Av. Churchill e no Terminal Menezes Côrtes, não terão alteração nos terminais, mas sim no itinerário. Em vez de trafegar pela Avenida Primeiro de Março, os ônibus passarão a circular por ruas da Lapa e da Glória.
As linhas executivas que sofrerão mudança de itinerário são: 2110 (Gardênia Azul-Castelo), 2111 (Praça Seca-Castelo via Av. Menezes Côrtes), 2112 (Taquara-Castelo via Linha Amarela), 2114 (Freguesia-Castelo), 2203 (Grajaú-Castelo), 2251 (Engenho de Dentro-Castelo), 2295 (Pavuna-Castelo), 2302 (Mariópolis-Castelo), 2332 (Campo Grande-Castelo via Av. Santa Cruz), 2336 (Campo Grande-Castelo via Av. Brasil), 2339 (Castelo-Estrada da Posse), 2342 (Bananal-Castelo via Linha Vermelha), 2343 (Ribeira-Castelo via Linha Vermelha), 2344 (Bancários-Castelo), 2345 (Vila Valqueire-Castelo), 2346 (Vila Valqueire-Castelo via Marechal Hermes).






Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/onibus-que-circulam-no-centro-do-rio-terao-mudanca-de-itinerarios-pontos-finais-14043941.html#ixzz3ELKAFKIr




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

TransOeste - BRT Barra da Tijuca <-> Santa Cruz

Alvorada:

Foram colocadas placas indicando o local de cada serviço o que ajudou um pouco a organizar a zona que está a Alvorada mas mesmo assim ainda falta indicar se o "ponto" é para parador, expresso ou direto, sempre acho difícil pegar ônibus por ali, fico lendo no próprio ônibus mas nem sempre tem ônibus parado...




Licitação prevê adequações do Terminal da Zona Oeste para BRT, em Londrina

A Prefeitura de Londrina abriu licitação para a entrega de projetos completos e aprovados para adequações do Terminal da Zona Oeste, já que o espaço vai receber o novo sistema de transporte municipal, o BRT - Bus Rapid Transit. A publicação da concorrência 0017/2014 foi feita no Jornal Oficial do Município desta terça-feira (23).

Apesar da publicação no Diário Oficial, o certame ainda não havia sido publicado no portal da Prefeitura de Londrina até as 14h40 desta quarta-feira (24). Segundo a Secretaria Municipal de Gestão Pública, ainda é preciso formalizar o processo de publicidade da concorrência em circulação nacional. O valor também foi mantido em sigilo.
Segundo o diretor de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a intenção é contratar uma empresa interessada em projetar as obras no local. "O IPPUL fez os anteprojetos para o BRT e agora uma empresa teria que apresentar o projeto executivo completo", comentou.
Diferente dos ônibus convencionais, o transporte do BRT tem embarque e desembarque pelo lado esquerdo. Além disso, segundo as propostas do novo sistema, será necessário implementar plataformas para contemplar a entrada dos passageiros. "É um embarque em nível. Não precisa subir escadas. Facilita para cadeirantes e para todas as pessoas em geral", comentou.
Inaugurado há cinco meses, o Terminal da Zona Oeste ainda deverá ganhar mais cobertura porque o número de passageiros deverá ser maior com o BRT. Ainda não há prazo para início das obras.
O sistema, similar ao modelo da Cidade do México e de Bogotá, está baseado em dois corredores, dispostos nos principais eixos que cortam a cidade nos sentidos Norte-Sul (Rodovia Carlos João Strass e Avenida Dez de Dezembro) e Leste-Oeste (Avenidas Luigi Amorese, Leste-Oeste, Attílio Octávio Bisatto e Pioneiros).
A obra, em sua totalidade, deve demandar investimentos de R$ 124 milhões, garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A contrapartida municipal será de R$ 19 milhões.

sábado, 20 de setembro de 2014

Empresas de ônibus que hoje operam o BRT também pagaram propina a PMs de Bangu


As empresas Algarve, Transporte Campo Grande e Pégaso, que atualmente compõem o consórcio Santa Cruz — que, entre outras funções, opera linhas alimentadoras do corredor expresso BRT Transoeste — também pagavam propina a policiais do 14º BPM (Bangu) para que seus ônibus urbanos “não fossem constantemente abordados”. A informação faz parte do relatório final da investigação da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança. Segundo o documento, cada empresa pagava pelo menos R$ 400 por semana aos policiais, totalizando no mínimo R$ 5 mil mensais.



Um inspetor de tráfego da Transporte Campo Grande contou, em depoimento, que ele mesmo era incumbido dos pagamentos. No documento, obtido pelo EXTRA, o funcionário revela que “a propina exigida pelos policiais era entregue, geralmente, em locais públicos fora da empresa, mas, algumas vezes, os policiais iam até a sede”. Ele acrescenta que os PMs “às vezes estavam fardados e em viaturas oficiais, mas também recolhiam propina sem farda e em veículos particulares”. Ao fim do depoimento, diz ainda que “não se sentia confortável para o encargo, mas não acreditava ter outra opção”.

Na casa do major Edson Góes, onde havia R$ 287 mil em espécie, também foram apreendidas planilhas que registram o pagamento feito por várias mototaxistas e operadores de transporte alternativo, como vans e kombis. Entre os nomes de localidades, consta o recebimento de R$ 1 mil mensais referentes à “397 rodoviária”. Uma das linhas em que atua a empresa Transporte Campo Grande é justamente a 397 (Campo Grande / Largo da Carioca, via Bangu). O major Edson se entregou à polícia nesta terça-feira.

Além das três empresas, pelo menos uma outra, que opera linhas intermunicipais que cruzam o bairro de Bangu, na Zona Oeste, também é citada pelo Ministério Público como tendo sido obrigada a pagar a propina. Procurada, o RioÔnibus afirmou que “não teve acesso à investigação conduzida pela Secretaria estadual de Segurança, mas reafirma que não aceita nem tolera práticas que podem ser consideradas ilícitas e em desacordo com a legislação

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/empresas-de-onibus-que-hoje-operam-brt-tambem-pagaram-propina-pms-de-bangu-13958870.html#ixzz3Drch3FPB

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ANP autoriza nova mistura para o diesel de ônibus

Santa Brígida, Gato Preto e Transpass em São Paulo e Redentor no Rio de Janeiro vão usar nova combinação.


A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autorizou a Amyris Brasil a utilizar uma nova mistura para o diesel de ônibus urbanos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 16 de setembro de 2014.
A composição é a seguinte: 84% de óleo diesel S-10, 6% de biodisel e 10% de óleo diesel de cana de açúcar.
A nova mistura será usada nas seguintes empresas:


As empresas terão de usar um limite de 1,5 milhões de litros em frota fixa para isso.
Não é necessário alterar os motores dos ônibus.
Em primeiro de novembro, esta mistura muda: 83% de diesel S10, 7% de biodiesel e 10% óleo diesel de cana-de-açúcar.
Em nota, a ANP diz que danos aos ônibus, eventuais prejuízos ao sistema e meio ambiente são de responsabilidade da Amyris e das empresas transportadoras:
“Caberá aos agentes envolvidos na comercialização e uso da mistura autorizada a responsabilidade pelos eventuais danos causados aos equipamentos empregados, ao meio ambiente e outros”
Os ônibus movidos com esta mistura devem ter um adesivo específico informando o uso da composição. O adesivo deve ser afixado em local de fácil visibilidade.
A Amyris tem de emitir relatórios a cada seis meses sobre os impactos ambientais gerados pela operação dos ônibus e análises mensais do diesel, seguindo as especificações da ANP.

Segundo a empresa, esta composição pode reduzir as emissões de poluentes no ar.

Diadema lança aplicativo que informa ônibus em tempo real

Programa “Cadê o Busão” engloba aplicativo para celulares, consulta pela internet e telões dentro de shopping.


O passageiro de ônibus de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, já pode contar com o auxílio da internet e com telões dentro de um dos principais shoppings da cidade para programar melhor seus deslocamentos.
Pelo programa “Cadê o Busão”, lançado nesta terça-feira, dia 16 de setembro de 2014, é possível saber exatamente onde os ônibus das linhas municipais estão e a previsão de passagem pelos pontos de cada linha. Tudo em tempo real, já que as informações são atualizadas a cada 90 segundos.
Pelo site da CittaMobi o passageiro pode selecionar a cidade de Diadema e em seguida escolher a linha de ônibus para saber a localização do veículo e quando ele deve passar. O endereço é: http://www.cittamobi.com.br . No campo “Digite Um Local”, basta escrever Diadema e clicar em cima do nome da cidade. Depois, no campo abaixo, é só clicar sobre uma “setinha” de opções. Vai aparecer a relação das linhas. O passageiro então escolhe o sentido ida ou volta do trajeto de interesse.
Também é possível baixar o aplicativo CittaMobi gratuitamente pelas lojas virtuais dos celulares.
Os serviços estão disponíveis para o sistema “Android” . Em breve também será possível baixar o aplicativo no sistema iOS.
Além disso, dentro do Shopping Praça da Moça foram instaladas quatro telas do Painel de Mensagem Variável (PMV).
Duas telas informam a posição dos ônibus e a previsão de chegada na ida e outras duas na volta de cada linha.
Os equipamentos foram instalados numa parceria entre o Shopping e as duas empresas que prestam serviços municipais:Mobibrasil Diadema e a Transportadora Benfica.
As informações são possíveis pelos equipamentos de GPS instalados nos ônibus.

Diadema é a segunda cidade do ABC Paulista a ter este sistema. A primeira foi São Caetano do Sul.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Transoeste - Lote 0



Símbolo do Largo do Tanque, chafariz desaparece após obras da estação do BRT

Monumento substituía tanque de pedra, construído em 1875, que deu nome ao bairro de Jacarepaguá.



RIO — No fim do século XIX, entre a Freguesia e a Taquara, em Jacarepaguá, uma área era utilizada como parada obrigatória por cavaleiros e condutores de bondes movidos a tração animal. Um grande tanque de pedra, construído em 1875, servia para burros e cavalos beberem água. O tempo passou e, em torno do chamado Largo do Tanque, formou-se o bairro com o mesmo nome. No século XX, já sem função, o tanque foi removido e, no local, a prefeitura instalou um chafariz. Motivo de orgulho para moradores, a obra desapareceu com a construção de uma estação do sistema BRT.

— O tanque de pedra foi retirado nos anos 40. O chafariz foi uma homenagem a um local muito utilizado pela população nos tempos do Império. Acho uma pena o chafariz não continuar ali, porque era um monumento que ajudava a entender a origem do nome do bairro — lamenta Carlos Araújo, historiador e morador.

Os moradores mais antigos também reclamam do desaparecimento do símbolo mais importante da história do bairro. É o caso do aposentado João Carlos de Oliveira, de 76 anos, que mora no Tanque desde 1948.

— Existe beleza em tudo que é antigo. É pena que não tenham valorizado nosso patrimônio — diz Oliveira.

A assistente social Sônia Miranda também se queixa da reforma no Largo do Tanque:

— Sumiram com o chafariz, que era muito lindo. Quando colocaram esse mar de cimento, deveriam ter aproveitado o chafariz. Foi uma agressão ao nosso bairro.

A Secretaria de Conservação de Serviços Públicos, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, informa que não recebeu para guarda o chafariz do Largo do Tanque, algo que é um procedimento padrão em caso de intervenções de empresas contratadas pela prefeitura em áreas com monumentos. O órgão destaca que, segundo o contrato firmado entre a prefeitura e o consórcio vencedor da licitação das obras do corredor expresso, a companhia se torna responsável por qualquer dano ao patrimônio.

A secretaria diz que vem cobrando a devolução do chafariz e estuda a possibilidade de instalar a peça em outro ponto da região. Promessa de mais polêmica.



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BRT - Viação Redentor

Futuro Alvorada x Madureira Direto abastecendo e na garagem da Redentor... Hoje, ele já fez testes no sistema.







terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moradores testam BRT Transcarioca com extensão do corredor até a Penha

Rio - O sábado de sol foi um convite para os moradores da região da Zona Norte passearem no BRT Transcarioca, inaugurado neste sábado de manhã, com as estações Penha 1 e Penha 2. As duas ficam lado a lado: a primeira no sentido Barra da Tijuca e a outra sentido Penha. A medida foi tomada para dar mais fluidez ao trânsito.
O Transcarioca já transporta 142 mil por dia, com a previsão de alcançar aproximadamente 320 mil daqui a três semanas, quando inaugurar as estações Ibapina, Olaria, Cardoso de Moraes, Santa Luzia, Maré e Fundão, as últimas seis do consórcio.


A diarista Renata Faria Teixeira Lima, de 33 anos, aproveitou a folga para levar a família inteira para passear. “Não tínhamos nada para fazer em casa, então trouxe meus filhos, irmã e sobrinho para darem uma voltinha na Barra.” Uma voltinha mesmo, pois ela nem pretendia descer da plataforma. “Queria experimentar logo, não podia perder a oportunidade”, contou.
A empregada doméstica Rosângela Ribeiro, de 56 anos, demorava até oito horas por dia para ir e voltar do emprego em Jacarepaguá. Com o BRT, acredita que levará duas, e planeja o que fazer com o tempo vago.“Vou visitar mais minha filha, que mora em Anchieta, e beber cerveja com minha sobrinha.” Para ela, o Transcarioca foi a melhor coisa que aconteceu para a Zona Norte. “Tinha dias em que o povo cansava e ia andando da Taquara para a Praça Seca. Agora, vai ser bem rapidinho!” Ainda assim, ela tem medo da lotação do transporte, já que segundo ela, será a melhor opção para os passageiros. “Sem contar os que não respeitam a sinalização, já vi vários atravessando fora da faixa”, conta.
O BRT possui 39 quilômetros de extensão, incluindo dez viadutos (sendo um estaiado); nove pontes (duas estaiadas); três mergulhões; 41 estações inauguradas e seis em fase de conclusão, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Vaz Lobo, Olaria e Ramos.
Comerciante sofre prejuízo 
Mas nem tudo são flores para os moradores da Penha. Com a construção do BRT, Monique Mendes e Silva, de 34 anos, que tem um salão de beleza no meio das saídas da estação Penha 2, tem visto sua clientela diminuindo a cada dia, mesmo com as promoções que tem feito para tentar amenizar os prejuízos.
“Disseram que iam fazer uma passagem bem aqui na porta, mas ela já amanheceu trancada. Acho que vão usar como saída de emergência”, lamenta ela, que planejava ampliar o negócio com a chegada da Transcarioca. “Eu ia colocar um anúncio semana que vem para contratar três cabeleireiras e três manicures. Mas, com isso da forma que está, nem sei o que vou acabar fazendo para manter as nove funcionárias que já tenho. Estou muito prejudicada!”


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

No BRT todo dia é Dia Mundial sem Carro



Na próxima segunda-feira, dia 22, será celebrado em diversos países o Dia Mundial Sem Carro e o Consórcio BRT lançou uma campanha em suas redes sociais para estimular o uso do transporte público e outras formas de mobilidade que não priorizem os deslocamentos por automóvel. Como o BRT é uma alternativa sustentável e de grande capacidade (os corredores Transoeste e Transcarioca já transportam juntos 320 mil passageiros por dia), criamos a campanha #TodoDiaMundialSemCarro, que mostra as vantagens do BRT.


Estudos indicam que até 2025 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. No Brasil, 85% da população já se encontra em cidades e isso implicará num aumento das viagens diárias na ordem de 50% nas áreas urbanas. Isso significa que investir em um bom planejamento urbano e no sistema de transporte público será essencial para alcançar benefícios econômicos, ambientais e sociais para o conjunto da população.


Todos os dias em nossa página do Facebook serão publicadas, até o dia 22, mensagens com os principais atributos do BRT: economia de tempo, economia de dinheiro, interação com a cidade e redução das emissões, entre outros aspectos. Em anexo, algumas das artes publicadas em nossa fan page (http://www.facebook.com/BRTRioOficial), que reúne 125 mil seguidores.


Criado na França, o Dia Mundial é um movimento internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, busca difundir o uso de formas sustentáveis de mobilidade e incentivar o uso dos transportes públicos integrados a bicicletas. O que se pretende nesta data é fomentar a discussão sobre o uso racional do automóvel não apenas em uma data específica do ano, mas continuamente, para reduzir a utilização do transporte individual, não para transformar o carro em um grande vilão ou proibir sua utilização, mas fazer com que seus proprietários restrinjam seu uso para as ocasiões em que ele realmente é necessário.


E para fazer com que essa tomada de consciência se transforme numa ação concreta e cidadã, o Rio de Janeiro está promovendo significativas mudanças em seu sistema de transporte público, tais como a implantação de uma rede de transporte de alta capacidade integrada aos trens e ao Metrô com quatro corredores de BRT até 2017 (Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil), totalizando 157 km. 


O BRT consiste num sistema tronco - alimentado, em cujo corredor segregado operam linhas troncais (serviços expressos e paradores) servidas por ônibus articulados e sendo alimentado nas suas estações por um sistema operado por ônibus convencionais que atenderem à demanda dos bairros próximos ao corredor. Esses veículos são equipados com motores do tipo Euro 5 (menos poluentes) e são movidos a biodiesel e diesel de cana. 


Este sistema racionaliza a rede municipal de transporte porque elimina ou reduz linhas convencionais para que elas não se sobreponham ao BRT. O que se obtém disso é um transporte mais rápido, confiável e confortável capaz de tanto melhorar o transporte público para quem já o utiliza quanto para atrair novos usuários. E é por isso que com o BRT no Rio todo dia é o Dia Mundial Sem Carro.

sábado, 13 de setembro de 2014

Giro pelas ruas

O giro pelas ruas de hoje apresenta 6 fotos de ônibus que tirei na praça da bandeira no dia 12/09/2014.

Veja as imagens abaixo: 


Empresa: Vênus Turísticas 
Numero: 2150


Empresa: Viação Vendun 
Numero: B71080


Empresa: Auto Viação Tijuca
Numero: A50138



Empresa: Transportes Vila Isabel
Numero: A27508 e A27646




Empresa: Rodoviária Matias
Numero:  B25582

Haddad recua e libera táxis em faixas exclusivas de ônibus


A prefeitura de São Paulo liberou o tráfego de táxis com passageiros nas faixas exclusivas para ônibus, sem restrição de horário. No total, serão 360 quilômetros de vias compartilhadas entre coletivos e táxis. A mudança será publicada no Diário Oficial da Cidade deste sábado, quando passará a valer a liberação. No entanto ainda há restrições: os táxis poderão apenas circular nas faixas exclusivas, localizadas à direita da via. A proibição do tráfego nos corredores de ônibus, à esquerda, continua durante os horários de pico.

Seis meses após proibir os táxis em corredores de ônibus, o prefeito Fernando Haddad criou uma comissão para avaliar o retorno dos veículos às faixas segregadas de transporte público. O grupo é formado por representantes da São Paulo Transporte (SPTrans), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transportes Públicos (DTP) e também da Secretaria Municipal dos Transportes.
"É sempre importante reavaliar esse tipo de medida", afirmou Ricardo Auriemma, presidente da Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax). "Qualquer tipo de veículo em corredor atrapalha", disse Horácio Augusto Figueira, especialista em transporte pela Universidade de São Paulo (USP).
(Com Estadão Conteúdo)