domingo, 31 de agosto de 2014

Obra para implantar o BRT segue a todo vapor no centro da cidade

Começaram a recapear o asfalto da avenida Leopoldino de Oliveira, ontem (30), para ser instalado o sistema BRT/Vetor


As obras de adequação da avenida Leopoldino de Oliveira e adjacentes para instalação do sistema de ônibus BRT/Vetor estão em estágio avançado. A empresa Nóbrega Pimenta, que foi uma das vencedoras do processo licitatório para realizar o serviço de adequação da via, começou, anteontem (29), o recapeamento no trecho entre a rua Hélio Luis Costa em direção ao bairro Mirante, onde está o terminal Leste, que está em fase de conclusão.  Ontem (30), seguiram com o serviço para o trecho da avenida que compreende a rua Senador Pena até o Estádio Mnicipal Engenheiro João Guido (Uberabão).
Para esta semana, a prefeitura garantiu que está previsto o início das obras de duas rotatórias também na avenida Leopoldino de Oliveira, bem como a avenida receberá duas vias exclusivas para o tráfego de ônibus, com o objetivo de fazer um corredor, assim como foi feito na rotatória do Mirante. O canteiro central, próximo ao cruzamento da avenida com a rua Barão de Ituberaba, também entrará em obras. Ainda nessa semana, será executado o piso de concretagem do Terminal Oeste, próximo ao Estádio Uberabão.
Além da Nóbrega Pimenta, responsável pelo trabalho de recapeamento asfáltico, também estão realizadas melhorias necessárias para implantar o BRT/Vetor pelas empresas RCA Construtora Ltda (prestação de serviços de adequação das obras viárias) e Sitran (Sinalização de Trânsito Industrial). A avenida Fidélis Reis já está recapeada e começou a receber a pintura da sinalização da faixa de ônibus e da separação das faixas de automóveis. Na praça Markito, o serviço de construção do canteiros e das rampas para deficientes está em andamento. O meio-fio está sendo levantado para separar o espaço da ciclovia e, nos próximos dias, serão removidos os postes na praça dos Correios para que seja construída a ilha no cruzamento da rua Governador Valadares. (LR).


Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/politica/16070/obra-para-implantar-o-brt-segue-a-todo-vapor-no-centro-da-cidade

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ônibus é flagrado circulando com a tampa do motor aberta na Avenida Presidente Vargas

Péssimo estado de conservação do veículo chama a atenção. Leitor diz que problemas da empresa Algarve são recorrentes.





RIO — O péssimo estado de conservação de alguns ônibus em circulação na cidade chama a atenção de passageiros que precisam, diariamente, usar o transporte público. Pneus carecas, vidros quebrados e bancos sem assento, além de motoristas imprudentes, são algumas das reclamações mais recorrentes. Em uma das avenidas mais movimentadas do Rio, a Presidente Vargas, no Centro, não é difícil encontrar coletivos deteriorados, como mostra a cena fotografada pelo estudante de ciências aeronáuticas Luís Felipe Telles, de 19 anos: um coletivo da linha 2303 (Carioca x Cesarão), da empresa Algarve, estava circulando com a tampa do motor aberta. O flagrante é do início do mês, mas, segundo Luís Felipe, a cena é recorrente.
— Estudo na Estácio da Praça Onze e todos os dias pego ônibus para a Ilha do Governador ali em frente. Não uso a linha 2303, mas sempre vejo algum veículo dessa empresa circulando assim, com a tampa aberta. Já vi até alguns andando com a tampa pendurada, quase caindo, o que pode causar um acidente — alerta o estudante, acrescentando que quem usa a linha reclama do estado de conservação dos ônibus da Algarve, que faz parte do Consórcio Santa Cruz. — Uma vez parou uma mulher no ponto em que pego ônibus e reclamou da má conservação dos veículos dessa empresa.
A Secretaria municipal de Transportes disse, em nota, que vai notificar o consórcio para verificar o motivo da ocorrência. Também em nota, a empresa Algarve admitiu que houve uma falha durante a manutenção do ônibus fotografado, esclarecendo que o funcionário responsável pelo serviço deixou a tampa do motor aberta, depois de verificar as condições do veículo. Segundo o comunicado, ele foi advertido pela “conduta inadequada”. A empresa lamentou possíveis transtornos que o problema possa ter gerado aos passageiros.


Fonte: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/onibus-flagrado-circulando-com-tampa-do-motor-aberta-na-avenida-presidente-vargas-13736728#ixzz3Bp5FyKWg

Após um dia, greve de ônibus termina em Mauá



A Prefeitura de Mauá confirmou, por volta das 12h30 desta sexta-feira (29) que a greve de motoristas e cobradores de ônibus, iniciada na quinta-feira (28) foi encerrada. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Grande ABC, em Santo André. O serviço, de acordo com a prefeitura, deve ser restabelecido até o final da tarde.
De acordo com o sindicato, a viação Cidade de Mauá se comprometeu a pagar 50 homologações ainda nesta sexta-feira e as 79 restantes na segunda-feira (1º). Diariamente, utilizam o sistema de transporte coletivo da cidade aproximadamente 100 mil pessoas. 
A frota de ônibus de Mauá tem 210 ônibus, distribuídos por 49 linhas. A Viação Cidade de Mauá opera 17 linhas e a Suzantur opera 32 linhas. A greve foi deflagrada pelos funcionários da viação Cidade de Mauá, mas eles também impediram os ônibus da Suzantur de circular, de acordo com a prefeitura.
Em nota, a prefeitura relata que neste mês de agosto foi concluído processo licitatório para escolher uma nova empresa concessionária, e a vencedora foi a Suzantur, que até dezembro deve assumir oficialmente o serviço, por meio de contrato com duração de dez anos, renováveis por mais dez.  
Esta é a segunda vez em menos de um mês que os trabalhadores Viação Cidade de Mauá cruzam os braços pelo não pagamento de verbas trabalhistas. No dia 11 de agosto, eles também fizeram uma paralisação pelo mesmo motivo.

Assalto a ônibus no oeste baiano deixa um morto e um ferido



Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na madrugada desta quinta-feira, 28, após serem baleados em um assalto ao ônibus interestadual em que viajavam. O veículo da empresa Guanabara, que fazia a linha Goiânia-Sobral, trafegava pela BR-020, na altura do km 140, próximo à cidade de Luís Eduardo Magalhães, quando foi abordado por quatro homens armados.
Segundo informações da polícia, dois assaltantes entraram no ônibus enquanto os outros permaneceram dentro do veículo utilizado na ação. Entretanto, eles foram supreendidos por um dos passageiros, que era policial militar e reagiu atirando.
Durante a troca de tiros, o passageiros Antônio Carlos Nunes Osório, de 35 anos, foi alvejado três vezes no abdômen e morreu no local. Já José Miterrand Barros Pereira foi baleado na mão direita e socorrido para o Hospital do Oeste, no município de Barreiras.
A dupla de criminosos não foi atingida e conseguiu fugir, efetuando outros disparos contra o ônibus. Nenhum integrante do bando foi identificado pela polícia.
O corpo de Antônio Carlos foi ecaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.

Cartaxo apresenta BRT orçado em R$ 188 mi



 Conforto, comodidade e eficiência. Estas são algumas das vantagens do BRT (Bus Rapid Transit), que está sendo implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O sistema consiste em um “metrô sobre rodas” e está em fase de licitação. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira (29), no Paço Municipal, pelo prefeito Luciano Cartaxo e pelo secretário de Planejamento, Rômulo Polari.



A obra, que conta com recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade, está orçada em cerca de R$ 188 milhões e, segundo Luciano Cartaxo, vai revolucionar o conceito de mobilidade em João Pessoa. “Haverá mais conforto, acessibilidade e eficiência nos transportes públicos. Isso vai estimular as pessoas a deixarem o carro em casa e irem trabalhar de ônibus”, disse.


Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, o projeto consiste na construção de cinco corredores por onde o BRT deve trafegar. São eles: Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade. “Os BRTs terão tudo o que o usuário precisa: conforto, eficiência e comodidade”, destacou.​


O secretário adiantou também que o sistema de tráfego do BRT, quando concluído, ficará online para a população poder acessá-lo, desde que possua um aparelho celular com internet. Segundo Polari, os BRTs deverão, inclusive, gerar uma mudança cultural para os pessoenses no que diz respeito à mobilidade urbana. “Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá de 40% a 50% o tempo gasto no trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, ressaltou.


Rômulo Polari frisou, ainda, que esta é uma gestão com um objetivo de metas e ações que está sendo cumprido fielmente, em todas as suas proposições, a exemplo do BRT, da reurbanização do Bairro São José e da Lagoa, do Parque Casa da Pólvora e da reforma da Cidade Antiga.


O projeto dos corredores - O corredor da Área Central englobará os bairros do Centro, Tambiá, Varadouro e Trincheiras. Ele contará com um Terminal de Integração Intermodal para o sistema metropolitano. A proposta para integração dos sistemas consiste na construção de uma nova área ao lado do Terminal Rodoviário, para integrar não só as linhas urbanas, mas também as intermunicipais. No Varadouro, ao lado do Terminal Rodoviário, será construído um terminal metropolitano que abrigará todas as linhas de João Pessoa e linhas intermunicipais, interligado ao sistema ferroviário.


O corredor de Cruz das Armas terá seu terminal de integração nas proximidades do Viaduto de Oitizeiro. Será feita a duplicação da avenida no trecho pertencente ao bairro Oitizeiro, transformando-a em pista dupla com canteiro central. Será executada a construção de estações de parada de ônibus com faixa exclusiva junto ao canteiro central ao longo de toda a avenida e investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos, já que na avenida principal será apenas uma via em cada sentido.


No corredor Pedro II, o terminal de integração construído pela Prefeitura servirá de convergência das linhas quando saem dos bairros, nas proximidades da Cehap; contará com estações de parada de ônibus e de faixa exclusiva ao longo das Avenidas Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo M. Brandão. Serão efetuados investimentos em vias paralelas para a circulação mista de veículos.


No Corredor Epitácio Pessoa será feita a implantação de uma faixa exclusiva e prioritária para o transporte público junto ao canteiro central. Duas faixas serão destinadas para o tráfego misto. Serão feitas ainda a construção de estações de parada de ônibus junto ao canteiro central e implantação de bicicletários nas imediações das estações. A faixa junto ao canteiro central será exclusiva para ônibus e existirão também linhas expressas. Ou seja, uma linha sai do centro da cidade e irá até Mangabeira sem parar em nenhum semáforo. Haverá um sistema de comunicação que informará aos usuários a proximidade dos ônibus e quanto tempo levará para chegar o próximo, com isso, o usuário terá a informação precisa do horário de chegada de seu transporte.


E para o corredor 2 de Fevereiro, haverá a construção de um viaduto na interseção da BR-230 com a Rua Valdemar Naziazeno, interligando os bairros Cristo Redentor e Ernesto Geisel, além da construção de um terminal de integração nas imediações do Estádio Almeidão e investimentos nas vias que compõe o corredor para melhorar a velocidade do ônibus.


O BRT – Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por ônibus é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, proporcionando excelência no serviço ao usuário.


O sistema BRT não propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo. Mas sim um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana. A implementação de sistemas de trânsito de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente da agenda política de planejadores urbanos e ambientais.


Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20140829114125&cat=paraiba&keys=cartaxo-apresenta-brt-orcado-r$-mi

BRT Transolímpico derrubará parte de igreja em Magalhães Bastos

Rio - A prefeitura voltou atrás e decidiu derrubar o salão paroquial da Igreja São José, na Rua Salustiano Silva, em Magalhães Bastos. O prédio dará espaço a um trecho da pista do BRT Transolímpico, que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro. Segundo o secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto, a demolição só vai ocorrer quando uma nova estrutura for construída pelo município. O terreno já foi escolhido. Pertence ao Exército e fica do lado da paróquia. 
Mas a mudança de endereço, no entanto, só deve ocorrer, de acordo com o secretário, no segundo semestre do ano que vem. O projeto está sendo feito com o aval da Arquidiocese. “O salão paroquial vai ficar do lado esquerdo da igreja, em um terreno do Exército, onde ficará também a vila de tratadores para as Olimpíadas”, afirmou Alexandre Pinto. A Igreja de São José foi doada pelo Exército, na década de 20, à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. 



Para implantar o sistema BRT no bairro, serão colocados abaixo um posto de vistoria do Detran, o 11º Batalhão da Polícia do Exército (11º BPE), que abriga cerca de 300 homens, partes de outros três quartéis — 25º Batalhão Logístico, o Parque Regional de Manutenção e a Escola de Equitação do Exército — e 24 casas de soldados e cabos, que serão reconstruídas na Estrada do Camboatá, em Deodoro. 
O corredor está previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2016. Segundo o secretário, a opção por demolir estas estruturas foi para impedir que pelo menos 600 desapropriações fossem feitas na região. O 11º BPE será comprado pela prefeitura, que não quis falar em valores.
Nos bastidores comenta-se que o prédio está avaliado em R$ 20 milhões. As negociações não foram fechadas. Isso, no entanto, segundo a Secretaria Municipal de Obras, não vai atrasar a entrega da obra de mobilidade. O Comando Militar do Leste informou “que os trâmites para a venda do imóvel seguem regularmente, conforme as normas que regem a administração de áreas da União jurisdicionadas ao Comando do Exército e de acordo com valores atribuídos por laudo realizado por avaliador credenciado”. 
A área está prevista para ser liberada para a prefeitura até 31 de janeiro de 2015. O BRT Transolímpico terá 23 quilômetros e vai passar por Barra, Recreio dos Bandeirantes, Camorim, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Vila Militar e Deodoro.

Greve de ônibus prejudica 110 mil pessoas em Mauá (SP)

Além das linhas municipais, 12 linhas intermunicipais que ligam Mauá a São Paulo e a outras cidades do ABC Paulista não estão circulando.





São Paulo - Greve de motorista e cobradores de ônibus paralisa todas as linhas municipais de Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 29. A paralisação afeta cerca de 110 mil pessoas.

Além das linhas municipais, de acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), 12 linhas intermunicipais que ligam Mauá a São Paulo e a outras cidades do ABC Paulista não estão circulando.
Ainda segundo a EMTU, medidas operacionais foram tomadas para reforçar linhas de outros municípios, como o aumento da frota de nove linhas de três outras empresas que tem a cidade de Mauá como percurso, possibilitando o trajeto à capital paulista e a Santo André.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauá tem população estimada em 448.776 e é o 10º maior município do estado de São Paulo.
Com a paralisação, a Estação Mauá da Companhia de Trens Metropolitanas está sobrecarregada. Funcionários da Viação Cidade de Mauá iniciaram a greve na tarde desta quinta-feira, 28, para cobrar verbas rescisórias atrasadas.
Trabalhadores de outras empresas aderiram à paralisação em solidariedade.
Uma reunião entre empresa, sindicato e a prefeitura de Mauá estava marcada para a manhã desta sexta-feira para discutir uma possível suspensão da greve.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

BRT Transcarioca terá superônibus para até 270 passageiros

Rio - Parece um trem de tão comprido e carrega mais gente até do que muitos aviões comerciais. Mas não está sobre trilhos, tampouco acima das nuvens. A partir de setembro, o BRT Transcarioca vai operar com dois ônibus de 28 metros de comprimento, os maiores já fabricados no Brasil. Construídos no país pela Volvo, os superônibus biarticulados, com duas sanfonas, transportam até 270 passageiros, quase quatro vezes a capacidade de um ônibus comum e 85% superior à lotação máxima dos modelos articulados de 18 metros, também em circulação na cidade.

O ônibus de 28 metros está hoje entre os maiores do mundo. Em alguns países europeus e asiáticos, circulam veículos de 31 metros, mas com capacidade inferior, de 256 passageiros. Os coletivos biarticulados, de 28 metros, trafegam atualmente em algumas cidades latinas, entre elas Curitiba, São Paulo e Bogotá — a capital colombiana, cujo sistema BRT transformou-se em referência mundial no setor.







Inicialmente, os dois veículos biarticulados que chegarão ao Rio vão operar na linha Madureira-Alvorada do Transcarioca. O corredor já funciona com ônibus articulados de 21 e 23 metros. Este último, chamado de superarticulado, tem capacidade para até 200 pessoas. Para se ter uma comparação, os coletivos convencionais têm 11 metros. De acordo com o Consórcio BRT, cada ônibus biarticulado custou em torno de R$ 1 milhão — um coletivo convencional vale hoje cerca de R$ 350 mil. No corredor Transoeste, 14 ônibus de 23 metros já circulam preferencialmente nos serviços diretos Santa Cruz-Alvorada e Mato Alto-Alvorada.
Transcarioca leva 113 mil ao dia

Inaugurado em 2 de junho, o BRT Transcarioca atingiu, na semana passada, a marca de 113 mil passageiros transportados por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e o Consórcio BRT. Atualmente, o Transcarioca funciona serviço funciona com 25 estações, entre Madureira e a Barra, mais duas paradas no Aeroporto Internacional e uma em Vicente de Carvalho, onde há a integração com o metrô.
Como antecipou O DIA , a terceira e última fase de implantação do Transcarioca será iniciada até meados de setembro, com a abertura das estações da área da Penha. “Nossa ideia é iniciar a terceira fase em setembro e concluí-la este ano”, disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, por meio de nota. Quando estiver funcionando plenamente, com as 45 estações abertas, a expectativa da prefeitura é de que o Transcarioca transporte diariamente 320 mil passageiros.
Nesta segunda-feira, a prefeitura deu a partida em mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões abrangidas pelo Transcarioca. Ao longo desta semana, oito linhas vão sair de circulação gradualmente: 816, 690, 732, 747, 749, 758SV, 875 e 691. Também progressivamente, entram em operação nove linhas alimentadoras do sistema nas Zonas Norte e Oeste: 816A (Capela – Tanque), 690A (Méier – Madureira), 890A (Tanque – Alvorada, via Cidade de Deus), 932A (Gardênia Azul – Tanque, via Pau Ferro), 810A (Pontal - Curicica), 809A (Curicica – Recreio, via Vargem Grande), 954A (Curicica – Recreio), 875A (Praça Seca – Chácara circular) e 991A (Taquara – Alvorada, via Cidade de Deus).

Estão previstos mais três serviços de BRT para a etapa final de implantação do corredor: Penha – Madureira (com 14 paradas), Fundão – Alvorada (com 12 estações) e Galeão – Penha (com dez paradas).
Estação da Linha 4 fica pronta

A futura estação Nossa Senhora da Paz, da Linha 4 do Metrô, em Ipanema, está totalmente escavada, informou ontem a concessionária responsável pelas obras. Embora ainda sirvam de depósito de material, as bilheterias do mezanino da estação já estão totalmente construídas.

O acesso de passageiros da Rua Maria Quitéria, na esquina com a Avenida Visconde de Pirajá, está plenamente aberto, e recebeu as escadas. O acesso localizado do outro lado da praça também está pronto. A Nossa Senhora da Paz é uma das seis estações da Linha 4, que, a partir de 2016, ligará a Barra a Ipanema. Cerca de 300 mil pessoas serão transportadas diariamente na Linha4.

Fonte:  http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-08-25/brt-transcarioca-tera-superonibus-para-ate-270-passageiros.html

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Experiência do BRT Rio inspira projeto de corredor exclusivo em Campinas


A operação de corredores BRT no Rio de Janeiro inspira cada vez mais cidades brasileiras a implantar o sistema. O secretário de Transportes de Campinas (SP), Carlos José Barreiro, esteve na manhã desta quinta-feira no Centro de Controle Operacional do BRT Rio, junto ao Terminal Alvorada.

Recebido pelo gerente-geral do Consórcio BRT, Alexandro Castro, Barreiros recebeu informações sobre as várias fases de um projeto de implantação de corredores exclusivos, desde o planejamento até a operação do sistema. O secretário disse ter ficado impactado positivamente pelo que viu.

 Vocês têm uma metodologia, um conceito que é última palavra em termos de melhoria do que tem no mercado aplicado ao sistema. Dificuldades de implantação de um projeto como esse são conhecidas e o BRT Rio enfrentou e está sabendo como superar as dificuldades, avaliou.

De acordo com Barreiro, o BRT Rio acerta ao apostar na integração desses diversos modais como o Metrô, trem e ônibus convencionais e elogiou a preocupação de fazer de forma gradual a eliminação do sistema convencional para o BRT ou as integrações entre os dois sistemas.

Barreiro explicou que Campinas, cidade com um milhão de habitantes, vai construir dois corredores de BRT totalizando 40 km de extensão. Lá, no nosso município, vamos aprimorar alguns conhecimentos que pegamos aqui hoje, avisou o secretário, que chegou ao Centro de Controle após embarcar num ônibus do serviço Galeão - Avorada (semi-direto). Meu deslocamento durou uma hora e vinte do aeroporto até aqui. É excelente existir um serviço desta qualidade e com essa tarifa saindo do aeroporto, comentou. 


Prefeitura de João Pessoa abre concorrência pública para obras do BRT

Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançará, nesta terça-feira (26), o edital de licitação para empresas interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), que consiste em um sistema de “metrô sobre rodas”, para melhoria do transporte público na capital paraibana. A totalidade do projeto está orçada em R$ 188 milhões e conta com recursos do Governo federal, através do Ministério das Cidades, o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade.



A partir desta terça, com a divulgação do certame, as empresas interessadas terão 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida. Ao final do prazo, será feita a abertura dos envelopes e a vencedora será divulgada.
A contratação de empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus. Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, a licitação vislumbra as obras de construção dos cinco corredores por onde o BRT deve trafegar. São eles: Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade. “Os BRTs terão tudo o que o usuário precisa: conforto, eficiência e comodidade”, destacou.
O secretário adiantou que o sistema ficará online para população poder acessá-lo, desde que possua um aparelho celular com internet. Segundo Polari, os BRTs deverão, inclusive, gerar uma mudança cultural para os pessoenses no que diz respeito à mobilidade urbana. “Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% à 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, ressaltou.

O secretário frisou ainda que esta é uma gestão com um plano, um objetivo de metas e ações que está sendo cumprido fielmente, em todas as suas proposições, a exemplo do BRT, a reurbanização do Bairro São José e da Lagoa, Parque Casa da Pólvora, reforma da Cidade Antiga, entre outros.
“Pela primeira vez a Prefeitura de João Pessoa elaborou um plano de metas e ações que está sendo realizado e executado de forma que a sociedade pode avaliar de perto o que está sendo planejado e executado”, completou Rômulo Polari.
O BRT  – Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, proporcionando excelência no serviço ao usuário.
O sistema BRT não propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo. Mas sim um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana. A implementação de sistemas de trânsito de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente da agenda política de planejadores urbanos e ambientais.

Nova Estação da Lapa vai integrar ônibus, metrô e sistema BRT

A prefeitura deve lançar até a próxima sexta-feira (26) o edital de licitação para a reforma da Estação da Lapa. A empresa vencedora da licitação poderá operar no local durante 35 anos, nos termos da Lei Municipal nº 8.545/2014, e terá que pagar, no mínimo, R$13 milhões como investimento.
Segundo o secretário da Semut, Fábio Mota, durante esse período, a concessionária  vai poder construir e explorar um shopping center e, no final deste período, todo o patrimônio será de propriedade do município.A empresa que ganhar a licitação será responsável pela execução das obras,  da completa recuperação e modernização da estação, além da contratação de mão de obra e serviços de segurança específicos para os funcionários e  usuários da estação.



Ainda de acordo com o secretário,  além dos ônibus, a estação da Lapa vai funcionar integrada ao sistema BRT e o metrô. As empresas interessadas em participar do processo licitatório devem fazer a solicitação ainda esta semana  na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), localizada na Rua Agnelo de Brito, 201, no bairro da Federação.

sábado, 23 de agosto de 2014

Usuários fazem manobras perigosas em pequena área para não pagar passagem no Transoeste




RIO - Pouco mais de dois anos após a sua inauguração, o BRT Transoeste, que transporta cerca de 170 mil passageiros por dia, entre a Barra da Tijuca e bairros como Santa Cruz e Campo Grande, está se transformando em palco de uma transgressão perigosa. Para não pagarem pela passagem, em vez de passarem pela roleta que fica dentro das estações, usuários estão se espremendo do lado de fora, numa pequena plataforma de acesso aos ônibus, de não mais do que meio metro de largura, para entrar nos coletivos. Na última quinta-feira, repórteres do GLOBO flagraram, entre 10h e 14h, pelo menos 30 casos do novo tipo de calote em sete pontos. O consórcio que administra o serviço admite o problema, mas diz que não há como contabilizar precisamente o prejuízo causado pela prática. Estimativas dão conta que a quantidade de passageiros que cometem a irregularidade pode variar entre 5% e 10% do total.
As situações mais críticas detectadas foram nas estações Cesarão 1 e 3, que beiram a comunidade homônima, localizada em Santa Cruz. Lá, algumas das portas automáticas, que deveriam ficar fechadas até a chegada dos veículos, foram quebradas e estavam abertas o tempo todo. A consequência foi que muitos usuários nem precisavam se equilibrar do lado de fora para esperar os ônibus: entravam direto pelo lado de fora sem pagar. Na Cesarão 3, a porta, além de quebrada, está cheia de pichações e até com uma marca de tiro num dos vidros. A prática do calote era feita por jovens, adultos e mesmo crianças. Um adolescente, aluno de uma escola municipal, disse por que às vezes dá o calote, apesar de ter gratuidade para ir ao colégio:
— Para ter a gratuidade, a gente precisa passar o cartão na escola para comprovar que foi à aula. Então, quando a gente falta, não tem passagem, mesmo que esteja com a camisa do colégio.
Além das estações Cesarão 1 e 3, o GLOBO também flagrou o calote na Cesarão 2; Icurana; Julia Miguel; Mato Alto e Santa Eugênia. Na última, em frente à estação de trem de Paciência, primeiro uma mulher e depois dois jovens correram pelo meio da via, fora da faixa de pedestres, assim que o ônibus passou. Tudo para poderem entrar pela pequena plataforma do lado de fora, mesmo com o risco de atropelamento.
Nos locais onde foram detectadas as irregularidades, havia funcionários dentro das estações, mas nenhum foi visto repreendendo a prática. Nas paradas que beiram a comunidade do Cesarão, há relatos de que eles teriam medo de represálias de bandidos caso abordem os infratores. O Consórcio BRT informou que mantém uma equipe de segurança, composta por policiais militares de folga, que trabalham através de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública. E acrescentou que “sempre que um caso dessa natureza é presenciado, os PMs têm como procedimento conduzir o infrator à delegacia”.
Sem citar a quantidade de registros, o Consórcio BRT ressaltou que o calote constitui-se “em crime previsto no artigo 176 do Código Penal (tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento), com pena de 15 dias a dois meses de detenção, que pode ser convertida em multa”. Além de páginas no Facebook e no Twitter, as empresas de ônibus também disponibilizam o telefone 0800 886-1000 para denúncias.
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A prática de entrar nos ônibus sem pagar, o popular calote, é antiga e costumava ser mais comum nos ônibus regulares, quando os passageiros entravam pela parte de trás e saíam assim que a porta se abria para a entrada de outras pessoas. O principal agravante no BRT é que, como a maioria das pessoas se equilibra na pequena plataforma, há risco de quedas. Para o engenheiro civil, urbanista e conselheiro do Crea-RJ Antônio Eulálio, mais do que se pensar numa solução arquitetônica, o caminho é a educação:
— É preciso conscientizar as pessoas dos riscos. E para isso, além de campanhas, o poder público tem que aplicar punições mesmo, multas para que os usuários sintam no bolso. Essa prática também prejudica o embarque das pessoas que estão agindo da forma correta, entrando na estação pagando a passagem.
Outro problema causado pelo calote que, segundo o consórcio, também é comum em outros países, como Chile e Colômbia, é a dificuldade de manter o planejamento correto de veículos de acordo com a demanda, pois os passageiros que não pagam não são contabilizados oficialmente. Sobre o vandalismo nas estações do Cesarão, as empresas de ônibus informaram que “o setor de manutenção realiza cerca de mil ações de conserto nos mecanismos de aberturas de portas por mês e a troca de 90 portas no mesmo período. O efetivo de manutenção foi aumentado, mas ainda lidamos com problemas de vandalismo de passageiros que forçam a abertura das portas e quebram os mecanismos. Nas estações de maior movimento, foram colocados operadores de embarque nas portas dos embarque expressos”, conclui a nota.



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Jovem morre atropelada por ônibus do BRT Transoeste

Rio - Uma jovem morreu na manhã desta sexta-feira atropelada por um ônibus do BRT Transoeste. Segundo informações dos Bombeiros, a universitária Marianna Braga Kahn, de 19 anos, atravessou a pista e não viu o ônibus que vinha na direção da Estação Interlagos, na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes.
No momento do acidente, ela estava acompanhada de uma amiga que nada sofreu. Bombeiros do Quartel da Barra da Tijuca foram acionados para socorrer a vítima, mas ela não resistiu e morreu no local. Foi montado esquema de desvio dos ônibus do corredor para garantir a regularidade das viagens do BRT no sentido Alvorada.




quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Nove novas linhas alimentadoras do BRT Transcarioca começam a operar segunda



O Consórcio BRT promove, a partir da segunda-feira (25/8), mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões de Recreio, Jacarepaguá e Madureira. A medida cumpre o planejamento definido pela Secretaria Municipal de Transportes. Veja o esquema abaixo:


  •        Início da operação da linha alimentadora 816A (Capela – Tanque), em substiuição a 816 (Taquara – Hospital Cardoso Fontes), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.



  •        Início da operação da linha alimentadora 690A (Méier - Madureira). em substituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira),  com integração ao BRT nos terminal Paulo da Portela, em Madureira.



  •        Início da operação da linha alimentadora 890A (Tanque – Alvorada via Cidade de Deus), em subsituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira),  com integração ao BRT nos terminalis Mestre Candeia (junto a estação Tanque) e Alvorada.



  •        Início da operação da linha alimentadora 932A (Gardênia Azul – Tanque via Pau Ferro), em substituição a 732 (Gardênia Azul – Cascadura), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.



  •        Início da operação da linha alimentadora 810A (Pontal - Curicica), em substituição a 747 (Vargem Grande - Cascadura), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).



  •        Início da operação da linha alimentadora 809A (Curicica – Recreio via Vargem Grande), em substituição a 749 (Cascadura – Recreio via Vargem Grande), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).



  •        Início da operação da linha alimentadora 954A (Curicica – Recreio via Benvindo de Novaes), em substituição a 758SV (Cascadura – Recreio via Benvindo), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).



  •        Início da operação da linha alimentadora 875A (Praça Seca – Chácara circular), em substituição a 875 (Praça Seca - Chácara), com integração ao BRT na estação Praça Seca (Transcarioca).



  •        Início da operação da linha alimentadora 991A (Taquara – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição a 691 (Méier – Alvorada via Taquara), com integração ao BRT nos terminais Bandeira Brasil (Taquara) e Alvorada.


A criação das linhas alimentadoras dos corredores BRT segue a lógica de racionalização do sistema de ônibus no município. Linhas convencionais são extintas ou passam a ter seus itinerários reduzidos, tornando-se parte do Sistema BRT. Com isso, os passageiros passam menos tempo no trânsito comum e, após a integração com os corredores BRT ganham mais rapidez em seus deslocamentos. Os cortes de linhas convencionais acontecem de forma gradual. 

Portadores dos cartões Riocard, Vale Transporte, Bilhete Único (Estado) e Bilhete Único Carioca (Prefeitura) têm o benefício de fazer até três viagens (que incluam um BRT e uma linha alimentadora) pagando apenas uma passagem desde que as validações sejam feitas dentro de um período de duas horas e meia.

Promotores do Consórcio BRT estarão nas estações e principais pontos das linhas acima divulgando todas as mudanças para a população, com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem até 120 mil seguidores.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Giro Pelas Ruas - PARTE 2

Agora a linha 759 umas das principais linhas do bairro que liga ao bairro de Santa Cruz a Coelho Neto.





Neobus Spectrum

Empresa : Empresa de Viação Algarve

Linha: 759 - Cesarão - Coelho Neto

Carro: D90012

Giro Pelas Ruas - PARTE 1

Hoje trago as fotos que eu tirei no ponto final das Linhas 759 e 871A no Conjunto Cesarão em Santa Cruz.


Marcopolo Senior Midi

Empresa: Empresa de Viação Algarve

Linha: 871A - Cesarão - Praia da Brisa ( Alimentador Transoeste )

Carro: D90133

Ônibus & Antiguidades - PARTE 2

Bom é nova série mostrando empresas de ônibus que foram extintos no estado.

Hoje: Auto Diesel

                Ônibus Urbano









Novos BRTs na Transportes Santa Maria

Novos BRTs da Transportes Santa Maria que vão rodar no BRT Transcarioca.







Fonte: http://onibusbrasil.com/empresa/transportes-santa-maria/

Novos BRTs na Expresso Pégaso

Novos carros BRTs na Expresso Pégaso confiram as imagens dos novos carros.




Fonte: http://onibusbrasil.com/empresa/expresso-pegaso/

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Novas linhas do BRT Transcarioca entram em funcionamento

Usuários estavam insatisfeitos com demora na viagem e baldeações.
Linhas convencionais serão mantidas, diz BRT.





As novas linhas do BRT Transcarioca entraram em funcionamento nesta segunda-feira (18) para substituir as linhas antigas convencionais. Segundo informações do RJTV 2º edição, os usuários do transporte público estavam insatisfeitos com a demora na viagem e da necessidade de baldeações, o que aumenta o gasto com as passagens.

O consórcio responsável pelo BRT alegou que cumpre a política tarifária imposta em contrato com a prefeitura. A empresa ainda afirmou que, para não ter despesas extras, os usuários podem adquirir o bilhete único em qualquer estação do corredor expresso. E que até a população se adaptar às alterações, as linhas convencionais serão mantidas em circulação.