domingo, 29 de junho de 2014

BRT - Transcarioca

Novas linhas alimentadoras do BRT Transcarioca começam a operar segunda (30/06)
Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2014.

O Consórcio BRT promove, a partir de segunda-feira (30/6), mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus da região de Jacarepaguá. A medida cumpre o planejamento definido pela Secretaria Municipal de Transportes e conclui a primeira fase de implantação do BRT Transcarioca. Veja o esquema abaixo:

• Início da operação da linha alimentadora 806A (Boiúna - Taquara via Estr. do Rio Grande), em subsituição a 806 (Boiúna - Barra da Tijuca), com integração ao BRT no Terminal Taquara - Bandeira Brasil, junto a estação .

• Início da operação da linha alimentadora circular 959A (Curicica - Recreio, via Av. Salvador Allende), em substituição à 758 (Cascadura - Recreio, via Salvador Allende – Circular), com Integração nas estações BRT Salvador Allende (Transoeste) e Praça do Bandolim (Transcarioca) e retorno na Estação Gelson Fonseca (Transoeste)

• Seccionamento da Linha 332 (Taquara - Castelo via Av. Sernambetiba) que passará a ser 332 (Alvorada - Castelo via Av. Sernambetiba)

• A linha 832 (Colônia - Joatinga será transformada na linha alimentadora 832A (Colônia - Hospital Sarah Kubitschek), com integração na estação BRT Hosp. Sarah (Transcarioca)

• A linha 808 (Colônia - Joatinga via Barra Sul) será transformada na linha alimentadora 808A (Colônia - Recreio via Curicica), com integração nas estações BRT Salvador Allende (Transoeste) e Taquara (Transcarioca)

• A linha 888 (Sulacap - Barra da Tijuca) será transformada na linha alimentadora 888A (Alvorada - Joatinga via Avenida das Américas), com integração na estação BRT Sta. Efigênia (Transcarioca) 
Promotores do Consórcio BRT estarão nas estações e principais pontos das linhas acima divulgando todas as mudanças para a população, com distribuição de folhetos explicativos. 


Fonte: http://www.brtrio.com/noticia/novas-...segunda-(30/06)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Greve dos Rodoviários em Curitiba - PR

Sindimoc diz que vai acatar decisão da Justiça, mas nenhum ônibus está circulando em Curitiba




                                                     Terminal do Guadalupe sem carros hoje de manhã 




Não há um ônibus sequer circulando em Curitiba e região nesta sexta-feira (27). Depois de cobradores cruzarem os braços ontem, hoje, os motoristas também não estão trabalhando.Às 10h30 de hoje o Prefeito Gustavo Fruet (PDT) afirmou em seu perfil na rede social Facebook que a justiça determinou a volta imediata ao trabalho dos motoristas e cobradores. “A Justiça do Trabalho acaba de determinar que Sindimoc e Setransp – coloquem em circulação 100% da frota com 50% de cobradores em terminais, ônibus e estações-tubo sob pena de multa diária de R$ 30 mil”, afirmou o prefeito.
O Sindimoc confirma que foi notificado pela Justiça e que vai acatar a decisão. Por sua vez, a Setransp afirma ainda não ter sido notificada. De acordo com a URBS, até as 12h30 nenhum ônibus estava circulando pelas ruas de Curitiba.
Ataque e contra-ataque
As empresas  alegam que deixaram os portões das garagens abertos, porém, piquetes organizados pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) não estariam deixando ninguém sair. Já os representantes do sindicato dizem que os empresários não permitiram a saída dos motoristas porque a greve dos cobradores continua e o prejuízo da catraca livre deveria continuar hoje. A Urbs admitiu que a greve atinge 100% dos ônibus.


                                                                Passageiros sem transporte no início do dia




Diante dessa guerra de versões, o fato é que cerca de 2 milhões de passageiros estão sem transporte hoje. Na madrugada, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Ana Carolina Zaina, reconheceu a legalidade da greve dos cobradores, já que houve indicativo da paralisação e a população não foi prejudicada. As 13h30 uma nova reunião no TRT entre Urbs, Comec, empresas e trabalhadores deve tentar por fim ao movimento.
Nas ruas, os trabalhadores protestam contra a falta de ônibus. “Até ontem quem mandava em Curitiba era a Fifa, hoje é a Urbs? Eles têm direito de lutar pelos seus direitos e nós não podemos ficar sem ter como ir e vir”, disse a vendedora Nadir Zeta, que aguardava transporte hoje cedo no Terminal Boqueirão.
“Até quando vamos ficar nas mãos de motoristas e cobradores? Já teve greve esses dias e olha a gente aqui de novo sem ônibus. Não sei o que vou fazer, mas tenho que chegar no meu trabalho hoje”, protestou o pedreiro José Zilioto.
A Urbs, desde cedo, já começou a cadastrar vans e carros particulares para circulação hoje. O preço máximo da passagem é R$ 5,00.  O cadastro está sendo feito na Rodoferroviária.
Ontem, na greve dos cobradores, os ônibus circularem sem a cobrança da passagem. O prejuízo, segundo a Urbs, chegou a R$ 2,5 milhões.  Pelo twitter, o prefeito Gustavo Fruet reafirmou que não seria possível sustentar a circulação dos ônibus sem cobrança da passagem nesta sexta-feira, o que já indicava uma paralisação total.
Em nota, a Urbs lamentou a paralisação. ” A Urbs diz que “o alto custo da operação impede a manutenção do serviço com catraca livre pelo segundo dia consecutivo.”
Coletiva
Ontem, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e região metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, repudiou as declarações da Urbs e do sindicato das empresas (Setransp) de que a greve dos cobradores seria ilegal. De acordo com ele, duas decisões liminares mostram que a justiça negou por duas vezes os pedidos dos patrões e confirmou a legitimidade do movimento.



“Temos todos os amparos jurídicos para manter o movimento e os trabalhadores lamentam essas notas da Urbs e da Setransp. Há mais de 20 anos temos trabalhadores em situação análoga escrava nas estações tubo e nada é feito. Não queríamos uma nota de repúdio e sim uma proposta a ser avaliada”, afirmou.
Segundo Teixeira, o objetivo dos trabalhadores não é prejudicar a população e sim exigir os seus direitos. “Queremos dignidade e respeito, que falta hoje no transporte coletivo de Curitiba. Neste momento 100% da frota está rodando por parte dos trabalhadores e cobradores que não quiseram aderir a greve também exercem suas funções normalmente”, comentou.

Sem acordo
Na quarta-feira, não houve acordo na reunião no Tribunal regional do trabalho entre Sindimoc, Urbs, Comec e empresas do setor. Ficou acertada uma nova reunião para sexta-feira (27), porém, com a deflagração da greve, este encontro poderá ser antecipado.
A audiência trouxe à tona diversos pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores, a exemplo da devolução dos valores descontados pelos dias de paralisação na última greve, o fim do assédio moral caracterizado pelas ameaças de punições, o uso de bermudas em dias quentes, a interrupção do desconto dos salários em razão da raspagem de pneus em calçadas, a concessão de vale-cultura e passes livres, a consulta aos trabalhadores nas alterações das escalas de trabalho, a concessão de um kit inverno (peças de vestuário para suportar as baixas temperaturas) e a adoção de medidas para minimizar as más condições de trabalho nas estações-tubo, entre outras solicitações.
Em relação às estações-tubo, alvos de frequentes reclamações, ficou decidido que a Urbanização de Curitiba (URBS) juntará ao processo, em 10 dias, um cronograma de trabalho para implantação de mantas térmicas nos tetos das estações e de banheiros químicos para uso dos trabalhadores, além da apresentação de projeto de estações-modelo, dotadas de estrutura capaz de garantir condições dignas de trabalho aos cobradores durante suas jornadas. A URBS se comprometeu ainda a reparar, no prazo de 60 dias, todas as estações que estão sem as portas ou com as mesmas danificadas.
Outro ponto de discussão foi a possibilidade de criação de uma comissão de trabalhadores, com indicação de representantes sindicais, para acompanhar os processos de aplicação de punição disciplinar pelas empresas de transporte.
A desembargadora Ana Carolina Zaina apresentou proposta inicial de conciliação contemplando toda a pauta de reivindicações dos motoristas e cobradores. Entre as sugestões apresentadas pelo Juízo estão a devolução dos valores indevidamente descontados em razão dos dias de paralisação da greve anterior, a necessidade de comunicação ao sindicato e a concessão de prazo para defesa quando houver punição aos trabalhadores, a criação de comissão com representação sindical para avaliar as questões de assédio moral e o não desconto nos salários de valores de multas aplicadas pela URBS e daqueles relacionados à raspagem de pneus em calçadas.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Projeto de extensão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, na Barra, sofre alterações






RIO - Uma obra que ganhará velocidade nos próximos meses, no Rio, é a expansão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico. O canteiro já foi instalado, mas o projeto para implantar sete estações a partir do Terminal Alvorada sofreu alterações de última hora, a pedido da Câmara Comunitária da Barra. O canteiro central da Avenida das Américas não será mais reduzido para a construção das pistas exclusivas. No acordo com a prefeitura, ficou acertado que uma das três faixas das pistas centrais já existentes em cada sentido será adaptada para receber os ônibus articulados do corredor expresso. A perda será compensada com a construção de novas faixas, eliminando-se parte dos canteiros laterais. O Transoeste liga hoje os bairros de Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra.
— A mudança fará diferença para a população. Esses canteiros (centrais), além de serem uma referência à história do bairro, são largos e contam com um grande número de árvores, que será preservado — afirmou o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck.
NOVA LOCALIZAÇÃO PARA TERMINAL
O prefeito Eduardo Paes negocia com o governo do estado outra mudança no projeto, sugerida pelos moradores. O terminal do BRT no Jardim Oceânico, atualmente previsto nas imediações do shopping Città América, pode ser deslocado para um ponto em cima da estação do metrô local. Pelo plano original, os passageiros do BRT no Jardim Oceânico teriam que percorrer uma longa passagem subterrânea até chegar à estação. Com a mudança, o terminal ficaria a poucos metros da entrada do metrô.
O Consórcio Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do metrô, confirmou apenas que estuda a mudança.


Read more: http://oglobo.globo.com/rio/projeto-de-extensao-do-brt-transoeste-ate-jardim-oceanico-na-barra-sofre-alteracoes-12988006#ixzz35mwqjEQy


Linha 334 derepente Inútil

Olá a todos voltei, novamente não vim postar fotos é sim falar sobre a inteligência da prefeitura em algumas ocasiões, desta vez vim falar da linha 334 Cordovil X INTO-CAJU CIRCULAR, como vocês já devem saber a linha foi encurtada pela prefeitura, sem praticamente nem um aviso prévio. A linha que em horários de pico quando ia até o seu antigo ponto final (localizado na Praça da Republica), carregava bem é era uma boa opção para que ia para Central é Leopoldina já que desafogava as linhas principais, com o encurtamento a linha ficou inútil já que poucas pessoas vão para o Caju (INTO), resultado em horários de pico a linha fica com poucos passageiros e fora do pico praticamente não existe passageiros, a alternativa encontrada pela prefeitura: colocar placas no trecho aonde a 334 não passa aconselhando pegar a linha 335 ( Cordovil X Praça da Republica ), só tem um problema a linha 335 é EXPRESSA indo pela seletiva da Av. Brasil. Com o encurtamento da 334 os passageiros dos Bairros de Penha Circular, Penha, Olaria, Ramos e Bonsucesso foram prejudicados pegar as linhas principais (498 e 497 que viviam cheias é agora sem a ajuda do 334 estão mais cheias).







Fonte : http://galeriabusrio.blogspot.com.br/2014/06/linha-334-derepente-inutil-024.html

sábado, 21 de junho de 2014

Mudanças nas linhas

Alimentadoras do BRT Transcarioca,Rio de Janeiro-RJ: Mudanças em algumas linhas de ônibus.



Mais três linhas passarão por mudanças em breve se tornarão Alimentadoras do BRT Transcarioca: 691 Méier x Alvora mudará para 691A Méier x Cidade de Deus operada pela Transurb e Redentor, 803 Senador Camará x Alvorada mudará para 803A Senador Camará x Taquara operada pela Transportes Barra e Andorinha, 865 Pau da Fome x Taquara mudará para 865A Pau da Fome x Taquara operada pela Transportes Santa Maria, 889 Sulacap x Alvorada mudará para 889A Sulacap x Taquara operada pela Transportes Barra.




Acidente na Transcarioca

Acidente com ônibus do BRT Transcarioca interdita a Avenida Nelson Cardoso.







RIO - Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas num acidente envolvendo um ônibus do BRT Transcarioca e duas motos na Avenida Nelson Cardoso, na altura da Estação Araci Cabral, na Taquara. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
De acordo com o Centro de Operações Rio, a via segue interditada e os motoristas são desviados para a Estrada do Tindiba. Além dos Bombeiros, agentes de tráfego e Polícia Militar atuam no local. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
Os acidentes têm sido frequentes no BRT Transcarioca, inaugurado no início do mês. Na semana passada, uma pessoa foi atropelada por um ônibus na pista do BRT na Avenida Nelson Cardoso. O coletivo não pertencia ao consórcio, que invadiu a pista expressa. Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu na altura do Largo da Taquara, próximo à Padaria Nobreza.
No início do mês, um outro acidente envolvendo um ônibus articulado do BRT Transcarioca e um veículo de passeio na Avenida Nelson Cardoso deixou uma pessoa ferida. De acordo com o consórcio que administra o BRT Transcarioca, o carro invadiu a pista na altura da estação Aracy Cabral, sentido o aeroporto do Galeão. No trecho foi implantado um desvio operacional.
No mesmo dia da inauguração do Transcarioca um ciclista se chocou contra um ônibus do BRT Transcarioca, na estação Recanto das Palmeiras, localizada na Estrada dos Bandeirantes, em Curicica. De acordo com o consórcio, o ônibus estava parado no local, quando, o cilcista provocou o acidente.










Novidades na Transportes Campo Grande

Enfim começam a chegar os primeiros Vip III alimentadores da Transportes Campo Grande, e já vieram.  




Pool na Rio Rotas/Andorinha Rio

 Ocorre na linha 786 um pool com o apoio das empresas: Bangu, Campo Grande e Jabour. Seria este o fim da Andorinha/Rio Rotas?






quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pégaso – Expresso Pégaso

> Pégaso – Expresso Pégaso
- Empresa sediada no Rio de Janeiro; capital.
- Consórcio: Santa Cruz.

- Filiada ao(s) sindicato(s): RIO ÔNIBUS
 _________________________________
 > CARACTERÍSTICAS DOS VEÍCULOS:

- Modelo: Spectrum Road 330
- Montadora: San Marino Neobus
- Chassis: 17.230 OD
- Fabricante: Volkswagen
____________________________
> ACESSÓRIOS DOS VEÍCULOS:

- Vistas eletrônicas: Dimelthoz, 2 unidades, âmbar.
- Ar condicionado: Spheros.
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> UNIDADES:

- 12 veículos conhecidos: D87703, D87704, D87709, D87710, D87711, D87713, D87723, D87724, D87725, D87735, D87752 e D87766.


























ÔNIBUS EXPRESSO – 1039 – CONSÓRCIO SANTA CRUZ – AUTO VIAÇÃO JABOUR LTDA



















EMPRESA: CONSÓRCIO SANTA CRUZ – AUTO VIAÇÃO JABOUR LTDA
CARROCERIA: MARCOPOLO AUDACE
CHASSI: MERCEDES BENZ OF-1721/59 BLUETEC 5
PREFIXO: D86699
QUANTIDADE: 05 UNIDADES
SEDE: RIO DE JANEIRO – RJ




Fonte :http://onibusexpresso.wordpress.com/

ÔNIBUS EXPRESSO – 1039 – CONSÓRCIO SANTA CRUZ – AUTO VIAÇÃO JABOUR LTDA

















EMPRESA: CONSÓRCIO SANTA CRUZ – AUTO VIAÇÃO JABOUR LTDA
CARROCERIA: MARCOPOLO TORINO
CHASSI: MERCEDES BENZ OF-1721/59 BLUETEC 5
PREFIXO: D86060
QUANTIDADE: 10 UNIDADES
SEDE: RIO DE JANEIRO – RJ




Fonte : http://onibusexpresso.wordpress.com/