domingo, 27 de maio de 2012
Série ANOS 80 - Reviravoltas - Auto Viação Paraense
Extinta no fim da década
de 80, a Auto Viação Paraense pertencia a Grupo da Viação Nossa
Senhora do Amparo e mantinha linhas conceituadas, como
a 484 (Olaria - Copacabana) e 485 (Olaria - Copacabana (Via Túnel
Santa Bárbara) hoje com a Breda Rio / 274 (Castelo - Maria da Graça),
que foi assumida pela Braso Lisboa e descontinuada algum tempo depois /
357 (Praça XV - Bento Ribeiro), da antiga Auto Viação Caju,
posteriormente da Viação Acari, que passou para a Paraense, mas com
seu encerramento, a linha foi descontinuada. Mantinha ainda a linha 342
(Tiradentes - Vaz Lobo),
que atualmente é operada pela Pavunense. Ainda foi também dela a linha
664 (Maria da Graça - Triagem), mas descontinuada ainda em sua gestão.
Série ANOS 80 - Reviravoltas - Columbia Auto Ônibus
Extinta no início da década
de 80, a Columbia tinha apenas 2 linhas, mas linhas muito conceituadas.
Ela foi extinta e as linhas 343 e 497 foram para a Madureira Candelária
e a Auto Diesel, respectivamente. No caso da 497 ela passou a ser da
Breda Rio em 1998.
Série ANOS 80 - Reviravoltas - VIAÇÃO SUBURBANA
Mais uma empresa que marcou época, a
Viação Suburbana, extinta em 1980. As linhas 638,781 e 782 passaram
para a Três Amigos. Bem estas linhas quando foram para TA, não se
“misturaram” com a 676,712,721,956 e 904. Do 44501 ao 44573 eram da
676,712,721,956 e 904. e do 44574 ao 44656 da 638,781 e 782. Os anos se
passaram e as coisas foram se modificando. Em 87, a TA participou do
POOL da 296, e adquiriu dois Padron Alvorada, 44657,658. Em 1989, mais
um Padron Alvorada:,44660, e um Caio Vitória 44659. E o 44661 foi um
Padron Alvorada que circulou na 638. Em 1991, Torinos G4 numerados do
44662 a 44667, e em 1996 Torino GV 44668 e 669. Pela primeira vez a 676 e
suas companheiras tiveram uma numeração 446XX. E em seguida Micros
Sênior 44670 a 44686, circulando em todas as linhas da TA. Em 1996 a
Santa Maria criou uma espécie de variante rápida da 952, De Vaz Lobo ia
direto pra Praça Seca, pela Candido Benecio, Ai a Três Amigos ficou
doida e criou o 782B, que fazia o mesmo itinerário da 952. Comprou
Torinos GV, um deles era o 44608. A 952 rápida acabou, e depois a TA
acabou com a 782B. Coisa de concorrência.... Eu lembro que o 44608
circulou um bom tempo na 721, mais depois voltou pro eixo 638 a suas
companheiras. O 44574 se “uniu” ao 676 e suas companheiras. Hoje, isso
acabou, houve a mistura, mais acontece que agora somente a 638 recebe
carros novos (num sábado, eu vi o Citmax 44639 fazendo a 712) e a 721
foi micrada, somente um carro grande circula nesta linha. A Três Amigos e
meio tradicionalista, mantém a pintura amarela e azul há muitos anos.
A linha 640 foi para Caprichosa, que em 1983 criou a 639, a 639 não existia na Suburbana. Em 1988, a 640 é extinta (um dos grandes absurdos da Caprichosa) A Caprichosa tinha 98 veiculos, e com a aquisição da 640 passou para 121 veiculos. Quase todos Ciferal Urbano, e três Fênix: 27099,27115,27117.
A linha 640 foi para Caprichosa, que em 1983 criou a 639, a 639 não existia na Suburbana. Em 1988, a 640 é extinta (um dos grandes absurdos da Caprichosa) A Caprichosa tinha 98 veiculos, e com a aquisição da 640 passou para 121 veiculos. Quase todos Ciferal Urbano, e três Fênix: 27099,27115,27117.
Série ANOS 80 - Reviravoltas - VIAÇÃO FORTE
A Viação Forte foi extinta em 1980, a Mosa adquiriu as
linhas 919 e 346 e a Madureira Candelária a 673 e a 349. Me lembro que
sua garagem era na Rua Citéria, onde hoje é a da Manduquinha. Eu lembro
um pouco desta época, via da Rua Prof. Sá Nunes as transformações.
Agora, esta foto me intriga, olha este veiculo fazendo a linha 350... no
site Cia de Onibus eu vejo ela operando tambem a 310 e 313. Vamos
participar contando o que cada um sabe sobre a historia da Forte.
Assinar:
Postagens (Atom)