domingo, 27 de maio de 2012

Série ANOS 80 - Reviravoltas - Auto Viação Paraense

Extinta no fim da década de 80, a Auto Viação Paraense pertencia a Grupo da Viação Nossa Senhora do Amparo e mantinha linhas conceituadas,  como a 484 (Olaria -  Copacabana) e 485 (Olaria - Copacabana  (Via Túnel Santa Bárbara) hoje com a Breda Rio / 274 (Castelo - Maria da Graça), que foi assumida pela Braso Lisboa e descontinuada algum tempo depois / 357 (Praça XV - Bento Ribeiro), da antiga Auto Viação Caju, posteriormente da Viação Acari, que passou para a Paraense, mas com seu encerramento, a linha foi descontinuada. Mantinha ainda a linha 342 (Tiradentes - Vaz Lobo), que atualmente é operada pela Pavunense. Ainda foi também dela a linha 664 (Maria da Graça - Triagem), mas descontinuada ainda em sua gestão.

Série ANOS 80 - Reviravoltas - Columbia Auto Ônibus

Extinta no início da década de 80, a Columbia tinha apenas 2 linhas, mas linhas muito conceituadas. Ela foi extinta e as linhas 343 e 497 foram para a Madureira Candelária e a Auto Diesel, respectivamente. No caso da 497 ela passou a ser da Breda Rio em 1998.

Série ANOS 80 - Reviravoltas - VIAÇÃO SUBURBANA

Mais uma empresa que marcou época, a Viação Suburbana, extinta em 1980. As linhas 638,781 e 782 passaram para a Três Amigos. Bem estas linhas quando foram para TA, não se “misturaram” com a 676,712,721,956 e 904. Do 44501 ao 44573 eram da 676,712,721,956 e 904. e do 44574 ao 44656 da 638,781 e 782. Os anos se passaram e as coisas foram se modificando. Em 87, a TA participou do POOL da 296, e adquiriu dois Padron Alvorada, 44657,658. Em 1989, mais um Padron Alvorada:,44660, e um Caio Vitória 44659. E o 44661 foi um Padron Alvorada que circulou na 638. Em 1991, Torinos G4 numerados do 44662 a 44667, e em 1996 Torino GV 44668 e 669. Pela primeira vez a 676 e suas companheiras tiveram uma numeração 446XX. E em seguida Micros Sênior 44670 a 44686, circulando em todas as linhas da TA. Em 1996 a Santa Maria criou uma espécie de variante rápida da 952, De Vaz Lobo ia direto pra Praça Seca, pela Candido Benecio, Ai a Três Amigos ficou doida e criou o 782B, que fazia o mesmo itinerário da 952. Comprou Torinos GV, um deles era o 44608. A 952 rápida acabou, e depois a TA acabou com a 782B. Coisa de concorrência.... Eu lembro que o 44608 circulou um bom tempo na 721, mais depois voltou pro eixo 638 a suas companheiras. O 44574 se “uniu” ao 676 e suas companheiras. Hoje, isso acabou, houve a mistura, mais acontece que agora somente a 638 recebe carros novos (num sábado, eu vi o Citmax 44639 fazendo a 712) e a 721 foi micrada, somente um carro grande circula nesta linha. A Três Amigos e meio tradicionalista, mantém a pintura amarela e azul há muitos anos.
A linha 640 foi para Caprichosa, que em 1983 criou a 639, a 639 não existia na Suburbana. Em 1988, a 640 é extinta (um dos grandes absurdos da Caprichosa) A Caprichosa tinha 98 veiculos, e com a aquisição da 640 passou para 121 veiculos. Quase todos Ciferal Urbano, e três Fênix: 27099,27115,27117.

Série ANOS 80 - Reviravoltas - VIAÇÃO FORTE

A Viação Forte foi extinta em 1980, a Mosa adquiriu as linhas 919 e 346 e a Madureira Candelária a 673 e a 349. Me lembro que sua garagem era na Rua Citéria, onde hoje é a da Manduquinha. Eu lembro um pouco desta época, via da Rua Prof. Sá Nunes as transformações. Agora, esta foto me intriga, olha este veiculo fazendo a linha 350... no site Cia de Onibus eu vejo ela operando tambem a 310 e 313. Vamos participar contando o que cada um sabe sobre a historia da Forte.