sábado, 10 de setembro de 2011

Premium Auto Ônibus LTDA. A nova empresa de onibus





A Premium Auto ônibus surgiu da separação do setor rodoviário da Real Auto Ônibus.
2014: PRAÇA MAUÁ - GÁVEA
2015: CASTELO - LEBLON
2017: RODOVIÁRIA - LEBLON
2018: AEROPORTO INTERNACIONAL - ALVORADA (Via Linha Amarela)
2019: CASTELO - SÃO CONRADO
2101: AER. SANTOS DUMONT - AER. INTERNACIONAL (Via Linha Vermelha)
ANTIGA 2145 LINHA VERMELHA
2145: AER. SANTOS DUMONT - AER. INTERNACIONAL (Via Av. Brasil)
2918: ALVORADA - AEROPORTO INTERNACIONAL (Via Orla)

Rio Rotas Transportes e Turismo S.A

Rio Rotas Transportes e Turismo S.A

RIO ROTAS TRANSPORTES E TURISMO
SMTR: 81000
FOTOS:  Onibus Brasil






Rio Rotas é uma empresa de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, criada em 2010 a partir das empresas Ocidental e Santa Sofia. A empresa opera as linhas 689 e 817 da Viação Oeste Ocidental e 786, 738 (S-27), 358 (S-11), 828, 846, 847 e 848 que eram de concessão da então Viação Santa Sofia (linhas estas que estavam sob poder da Viação Oeste Ocidental, exceto a S-11, por determinação da SMTU/Prefeitura, que realizou intervenção na empresa Santa Sofia em 2005/2006. Houve a obrigação legal, de se utilizar junto ao algarismo das linhas, a letra B, designando pool emergencial das linhas, pois elas era ainda de concessão da Viação Santa Sofia). A criação da empresa foi uma necessidade vista pelos novos controladores acionários que compraram 50% da Viação Oeste Ocidental e da Viação Santa Sofia, pois as empresas não puderam participar da licitação que do novo sistema de transportes por ônibus na cidade do Rio de Janeiro, já que possuíam dívidas e ações judiciais. A empresa Rio Rotas utiliza-se do prefixo D810XX e tem na sua frota carros que pertenciam as empresas Vila Real, Matias, Braso Lisboa, Ocidental, Amigos Unidos e Andorinha Rio (sua gestora). A empresa funciona nas mesmas dependências da Viação Santa Sofia, onde também são guardados carros da empresa Andorinha Rio. A garagem da Viação Oeste Ocidental, no entanto, está desativada e deverá ser vendida.
Empresa formada com a união das extintas Viação Oeste Ocidental e a Viação Santa Sofia, a Rio Rotas opera linhas na área de Campo Grande, Bangu e adjacências.
358: CARIOCA - COSMOS (Expresso) ANTIGA S11
689: MÉIER - CAMPO GRANDE
738: MARECHAL HERMES - URUCÂNIA ANTIGAS S27 e 897
786: MARECHAL HERMES - CAMPO GRANDE
828: AUGUSTO VASCONCELOS  - SÃO JORGE
846: CAMPO GRANDE  - RIO DA PRATA (Via Cabuçú - Circular)
847: CAMPO GRANDE  - RIO DA PRATA (Via Lameirão - Circular)
848: CAMPO GRANDE  - MONTE SANTO (Circular)
937: CAMPO GRANDE  - FAZENDA BOTAFOGO ANTIGA 817
SN689: MÉIER - CAMPO GRANDE
SN786: MARECHAL HERMES - CAMPO GRANDE
SN846: CAMPO GRANDE  - RIO DA PRATA (Via Cabuçú - Circular)
SV358: CARIOCA - COSMOS (Parador) ANTIGA S11

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Auto Viação Jabour LTDA

Auto Viação Jabour é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro.

Área de atuação

AUTO VIAÇÃO JABOUR 
SMTR:C86000 - D86000
A Auto Viação Jabour atua principalmente na ligação da Zona Oeste à Barra e ao Centro do Rio de Janeiro. Tendo o Bairro de Campo Grande como predominante.
Sua história começa no início dos anos 60, explorando as distantes e remotas regiões dos Bairros de Campo Grande,J. Monteiro e Santa Clara). Ainda nesta década, há indícios que Jabour se expandiu absorvendo (áreas/ou) empresas-lotações das regiões de Santa Cruz, Paciência, (Pedra/Praia do Cardo), tais como, extinta Viação Sepetiba (e/ou) Transp. Coletivos Santa Cruz, além de absorver a concessão das linhas 850, 866 e 867 da extinta Viação Garcia. Existem relatos que indicam que a Jabour adquiriu a linha 918 da Viação Três Amigos nesta ocasião.
Em 1969 a empresa alcançou o topo de 87 carros.
Em 2009 a empresa operou as linhas 786; 846 ;847 ;848 e S27 devido a intervenção judicial imposta a empresa oeste Ocidental.
A partir daí a AVJ foi crescendo em frota, serviços e qualidade mesmo com a cirrada concorrência da emergente Expresso Pégaso que a partir de 1975 passou operar linhas modais e a união temporária (anos 80) da transportes (antes viação) Campo Grande e Viação Santa Sofia que juntas tornaram-se uma "gigante". Com o passar do tempo houve algumas negociações de linhas e carros com as concorrentes, idas e vindas de sócios em comum, encampação no governo Brizola, a cisão da empresa com a criação da Empresa de Viação Algarve (EVA). Entretanto, a Jabour sempre superou as adversidades, mantendo-se íntegra.
Hoje em dia a Auto Viação Jabour é uma das maiores e melhores empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro (vide frota abaixo), inclusive, com linhas de integração com o Metrô à Barra da Tijuca. A Auto Viação Jabour passou a atuar dentro do Consórcio Santa Cruz.
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Auto Viação Bangu S.A

Auto Viação Bangu é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. Quanto a sua origem, existem duas versões sustentadas por relatos de testemunhos, impressos ou a oficial (NTU), entretanto, esta versão oficial, não corresponde aos documentos (editais, guia rex etc...) da época (anos 60). Exitem afirmações e entrevistas arquivadas de pessoas ligadas diretamente a Bangu que afirmam que a empresa começou com a inédita linha 746 (Sen.Camará x Cascadura), sem ter nada a ver com a Viação Camará que pode "até" ter sido extinta para formar o consórcio da inauguração da AVB. Pois bem, em torno de 1965 ela própria inaugura a linha 744' (J.novo x Cascadura) e em 1968 absorve a Transportes Princesa dona das linhas 745 (Bangu x Cascadura)e a outra linha é uma imensa icógnita; 745 (via Rio da Prata), 270 (Hosp. Servidores x Realengo) ou 650 (Mal Hermes x Eng. Novo), existem, fontes para as três hipóteses. Logo após, a AVB transfere-se para chácara das flores, transformada em garagem, localizada na rua Boiobí, em Bangu. A partir de 1970, não há mais duas versões para a história.
Eis a outra versão:
De acordo com os arquivos da Associação Nacional de Transportes Urbanos: " Dez empresários formaram um consórico e criaram a Auto Viação Bangu, que operava na linha Cascadura-Bangu. Dali em diante, compraram outra empresa, a Transportes Princesa. Em 1981, a Bangu deu outro passo para a expansão ao adquirir a Viação Andorinha".
A Viação Bangu surgiu em 1962 com a linha 745 (Cascadura - Bangu). Segundo relatos históricos, na década de 60 ela adquiriu a linha 746 da extinta Viação Camará ltda, prefixo 59000 e a linha 744 (Cascadura - J. Novo / Realengo da Transportes Princesa ltda, prefixo 23000 . Em 1969 sua frota era de 60 carros, já em 1979 subiu para 82 carros com a criação das linhas 739 Capelinha x Bangu, via J. Novo / Av. Brasil - 794 (Capelinha x Cascadura) - 795 (Capelinha x Sen. Camará, via Av. Santa Cruz) - 796 (Capelinha x Sen. Camará, via rua Boiobí), 797 (INPS x Sandá) e 798 (Bangu x J. Água Branca ). Estas linhas foram modificadas ou não existem mais.
Entretanto, sua expansão maior aconteceu quando em 15 de fevereiro de 1981, a AVB adquiriu 40 carros da linha 391 Tiradentes x Realengo (bem antes, em 1976 a extinta Viação São Ricardo S/A , prefixo 43500 trouxe a linha 269 de Marechal Hermes para Realengo mudando o nº da linha para 391). Em setembro de 1981 a empresa inaugurou a linha 383 (Tiradentes x Realengo, via Sulacap) e meses depois, associou-se (sendo majoritária na sociedade) com a antiga Viação Andorinha ltda, prefixo 14000, unindo suas operações, de fato, em maio de 1982, totalizando, até então, aproximadamente 240 carros. Neste consórcio, a empresa deixou de ser S/A, tornando-se LTDA. No acordo, as cores que permaneceram eram da antiga Andorinha (vermelho e creme). Antes da fusão a Bangu tinha suas cores bem brasileiras (amarelo/verde com faixa branca).
Em 1995, houve uma cisão da Bangu, onde foi criada a nova Viação Andorinha, cujo prefixo (59000) pertenceu a extinta Viação Camará ltda. Esta nova empresa não tinha qualquer relação com a que existia antes . A Bangu ficou com a garagem de Magalhães Bastos (garagem original da antiga Andorinha).
Atualmente a Viação Bangu pertence a empresários que atuavam no ramo de vendas e distribuição de bebidas. Vale lembrar que a empresa antes da nova gestão, passava por dificuldades.
Certamente a Bangu está passando por sua melhor fase:
  • Comprou a concessão da empresa de turismo Lacosta, permanecendo o mesmo nome e prefixo (RJ 573)
  • Após renovar sua frota com unidades Mascarello/Volkswagen, reativou suas linhas antigas (725,739,742).
  • Assumiu, em caráter emergencial, as linhas 379, 394, 395, 810, 816, S07, S05 e S10 da Transportes Oriental e as linhas 389 e 397 da Viação Oeste Ocidental que passam por dificuldades administrativas.
  • Implantou um sistema informatizado tanto no (RH/oficina/escalas) quanto na frota (GPS), além da valorização profissional.
Recentemente, a empresa adquiriu mais de 70 carros desde micros até convencionais automatizados (Mascarello), chegando ao n° de ordem 58780. Em 2008, a empresa se destacou ao ser premiada com o primeiro lugar no 40º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota, realizado em âmbito nacional pela revista Transporte Moderno[1]
Neste dia 23 de março de 2010, a Auto Viação Bangu passou a operar a linha 367 (ex-Feital), que estava sendo operada, em caráter emergencial, pela Transportes Campo Grande. Segundo informações, a TCG teve que entregar a linha, pois a mesma está passando por dificuldades de manutenção em seus carros. E ainda, no início do mês de abril de 2010, assumiu a linha S11 em caratér emergencial, devido a transição operacional e empresarial no qual passa a Viação Santa Sofia (a linha usa um B, para determinar pool).
A Viação Bangu passou a atuar dentro do Consórcio Santa Cruz.

SÉRIES EXTINTAS HOJE :Transportes Mosa S.A

A Transportes Mosa foi uma empresa de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, que teve a falência decretada em 2002. Foi uma das mais antigas e maiores empresas de ônibus cariocas, operando linhas no Centro da cidade e nas zonas Norte e Sul.
Do mesmo grupo da Transportes Amigos Unidos, entrou em crise a partir de 1998 devido a dívidas da Viação Santa Sofia e da Faça Turismo, empresas da qual a Mosa era sócia. Em 1999 vendeu metade da frota e das linhas de ônibus para a Erig Transportes. Outras linhas foram repassadas para a coligada Amigos Unidos.
Com o agravamento da crise e o sucateamento da frota, teve suas três linhas cassadas pela Prefeitura em março de 2002, deixando de operar na cidade do Rio de Janeiro no mês seguinte. Sua frota foi agregada à empresa Santa Rita, nome comercial da Turismo Santa Rita dos Milagres Ltda., de Itaguaí.
Afundada em dívidas, sua falência foi decretada logo após a celebração da sociedade com a Santa Rita. Após a falência da Mosa, seus administradores participaram da operação da cooperativa de ônibus CT Rio, extinta em 2004 operando com alguns veículos remanescentes da Mosa.